Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

jessdafre 02/04/2023

Livro bastante impactante, muito realista em suas descrições das condições desumanas que infelizmente milhares de pessoas viveram e morreram durante a guerra.
As histórias de Anka, Priska e Rachel são simplesmente incríveis, mas achei que a autora foca muito mais em descrever as torturas sofridas, as vezes se repetindo, do que explorar a parte mais humana da história.
É um livro pesado, na minha opinião um pouco repetitivo, mas importante para repensarmos algumas violências que até hoje acontecem com grupos de minorias.

eloisa 19/03/2023

Eu gosto muito de ler relatos sobre o Holocausto e esse é mais um livro que contém histórias emocionantes de sobreviventes desse genocídio.
Todo e qualquer livro que retrate essa parte da história do mundo deveria ser lida por todos, como inúmeras obras assim afirmam, é necessário ser lembrado para que não se repita.

Patricia.Rosa 15/03/2023

Impressionante!
Estou impressionada com a história de Priska, Rachel e Hanka.
Esse foi o livro mais forte que li sobre o tema.
Estou chocada, impactada com os relatos apresentados pela autora.

anaclarag 08/03/2023

Incrível e devastador
Os Bebês de Auschwitz conta a história de três mulheres grávidas durante o holocausto, retratando experiências desumanizantes e pesadas de forma sensível e com respeito e admiração pelas sobreviventes. É claro pela leitura que a autora fez uma pesquisa enorme e teve ajuda dos filhos dessas mulheres no processo, o que faz dessa obra um exemplo de como escrever um livro de não-ficção.
Priska, Rachel e Anka são mulheres de força e resiliência indescritível, sobrevivendo à todo tipo de situação insalubre. Os filhos que carregam no ventre se tornam motivos para não desistir, dia após dia, e acreditar que haverá um futuro. Cada detalhe é tratado como sendo de extrema importância por Wendy, e o resultado é um livro que retrata os horrores do nazismo de forma realista e a partir dos relatos de quem os viveu.
Àqueles que sentem vontade de ler, recomendo cuidado e cautela durante a leitura. Não é vergonha nenhuma abandonar um livro que prejudique sua saúde mental.

Rafaela Tulino 16/02/2023

Gente, eu não tenho nem palavras pra esse livro.
Ele abriu portas na minha mente sobre o assunto "Holocausto" que nunca haviam sido abertas antes.
Eu sempre me interessei pelo assunto mas depois de ler esse livro, percebi que eu nunca estudei e nem aprendi nem 1% sobre essa tragédia na história da humanidade.

Mesmo a maneira realista com que a história das três mulheres é contada, é praticamente impossível se colocar no lugar delas, porque é humanamente impossível você acreditar que as pessoas sofreram da maneira como foi.

Deixo minha recomendação para todos aqueles que se interessam pelo assunto, mas, também, para todos num geral pois como está descrito no livro:

"ESTA HISTÓRIA SERVE PARA MOSTRAR ÀS PESSOAS QUE UMA COISA DESSAS NÃO PODE SE REPETIR"

Mayara1111 28/01/2023

Há quanto tempo
não havia eu lido um livro tão triste?

Escrita honesta, livre em detalhes. Confesso que as vezes fiquei um pouco confusa com o que estava acontecendo por como o livro performa as histórias, mas sem sombra de dúvidas um livro incrível.
Sarah 28/01/2023minha estante
Uau. Me convenceu a ler.

Andrielly.Luiza 06/01/2023

"Nenhum dia vos apagará da memória do Tempo."
Uma leitura pesada, porém importante e necessária. De tempos em tempos eu mantenho o hábito de aprender mais sobre o passado, e sobre até onde a maldade humana já foi capaz de ir. E me entristece muito ler esses relatos, imaginar o sofrimento dessas pessoas e ainda ver esse discurso assassino sendo reproduzido nos dias de hoje.

Elton.Oliveira 11/12/2022

Esse realmente escancarou o Holocausto
Já li alguns livros sobre essa desgraça q assolou o povo judeu mas sem sombra de dúvidas, esse livro destrinchou nos mínimos detalhes todo o sofrimento desse grupo !

É chocante a desumanidade sofrida em cada etapa , cada transporte, cada campo até q enfim foram libertados , ainda assim, passaram por sufoco na sua vida pós guerra ....

Esses bebês, sobreviveram por pura sorte e toda força e garra de suas mães... Não tinham chances nenhuma de estarem vivos , diante da famigerada máquina de aniquilação nazista ....

Pra quem tem estômago, recomendo a leitura ! Vc vai sentir um pouco , imaginar tudo de ruim q foi esse episódio maligno da história mundial !

Gaua 16/11/2022

Impossível não dar 5 estrelas para esse livro. É emocionante a forma como essas mulheres (todos no holocausto, mas o foco do livro são as 3 mulheres) trabalhavam o corpo de 30 quilos e a mente humilhada e despedaçada, com o único objetivo de salvar seus bebês.
E depois de todo sofrimento, ainda descobrir que a maioria da família morreu (não é spoiler. Quem estuda sabe que foram mais de 6 milhões de mortos e menos de 40% conseguiram escapar) e a força que tiveram para se reerguer e conseguir criar os filhos em um país pós guerra e sozinhas.
Eu não consigo imaginar tamanho sofrimento. Apenas posso agradecer por compartilharem suas histórias com o mundo e torcer para que uma atrocidade desse não venha a se repetir.

anarontani 05/09/2022

q livro triste !!
mas ao msm tempo, q histórias!!!
affe
eu não conseguiria ?
tem q ter muita vontade de viver, muita força interna, sei lá ?
chocada com os relatos detalhados.
com a maldade dos alemães?
com a indiferença das pessoas das cidades?
chocada com os sobreviventes!
esse livro dói.

Viik 21/08/2022

Desesperador
Esse livro é algo que deixa você totalmente sem palavras. Ouvir cada relato, conhecer a história de cada sobrevivente, principalmente das três mães que se tornaram, não apenas as heroinas de seus filhos, mas também de muitas outras mulheres que lutaram pela vida durante o Holocausto, mesmo que essas não tenham vivido a mesma situação.

A história de Anka, Rachel e Priska vai além de tudo que eu já tinha lido e pesquisado sobre a Segunda Guerra. Eu sou historiadora e pude perceber com esse livro que ainda existe muito para aprender, sempre vai existir e não apenas para mim.

Essas três judias passaram por muita coisa e perderam muitas pessoas, incluído seus maridos, pais de seus filhos, mas continuaram lutando, principalmente depois de serem levados para Auschwitz e terem que esconder sua gravidez para não serem mortos.

Os Bebês nasceram nas piores circunstâncias possíveis e em um momento onde suas mães poderiam ser mortas a qualquer momento.

Esse livro me trouxe várias emoções; nojo, assombro, indignação, compaixão e muitas lágrimas no final ao saber que todos sobreviveram e viveram do melhor jeito possível.