Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Nany 20/03/2022

O livro relata o que três mulheres de lugares diferentes, que não se conheciam, mas tinham uma coisa em comum, estavam grávidas e ambas foram enviadas a Auschwitz, e todas encararam o anjo da morte – Josef Mengele.

Conhecemos então Priska, Rachel e Hanka, como eram suas vidas, seus casamentos, seus familiares, como cada uma lhe deu com a guerra dos nazistas os cercando e como cada uma foi parar no campo de concentração nazista, grávidas. O livro foca mais na vida de cada uma delas durante o regime nazista e como elas tinham que lutar para sobreviver e esconder a gestação, o medo constate de serem descobertas, e a péssima situação de vida que eles eram submetidos a viver, enquanto faziam trabalhos forçados. O livro é agonizante, o li na minha gestação, e foi o que torno mais hediondo todos os acontecimentos, era lamentável, há relatos que simplesmente me desabei a chorar, mas temos essas três mulheres fortes, que fizeram de tudo para manter seus filhos vivos, mesmo não sabendo o dia de manhã.

Recomendo para quem gosta de livros sobre sobrevivente da segunda guerra, história e biografia.

Mori.Tudorache 15/03/2022

Já li muitos livros sobre o tema, e sempre me impressiona a que ponto a desumanidade pode chegar, esse livro trás muitas datas, locais, fatos históricos pra relatar a trajetória de três mulheres vindas de países diferentes e tendo um fim parecido, ficou um pouco repetitivo em alguns trechos, mas é sem dúvida um livro que vale a pena ser lido.

Evva_sec 08/03/2022

Emocionante...
Ler sobre as atrocidades da II Guerra Mundial é sempre um grande desafio. É difícil imaginar como uma.pessoa pode desumanizar tanto o próximo, mas apesar dos inúmeras excessos de maldade também é possível ter esperança de mãos que acolhem, pessoas que doam o quase nada que tem, pessoas que ajudam e arriscam a vida para amenizar o sofrimento alheio.

O relato do nascimento das crianças de Auschwitz é inspirador e as memórias compartilhadas nessa obra provocam emoções inimagináveis e alertam o mundo para evitar que novas catástrofes ocorram.

Hudson.Furtado 25/02/2022

Sem palavras!
Adorei este livro, está muito bem escrito. Três histórias numa só. Tudo muito bem descrito, bem explícito.

juliapassos14 24/02/2022

O livro conta a história de Priska, Rachel e Hanka. Três mulheres inteligentes, cultas e felizes, que foram submetidas à situações inimagináveis nos campos de concentração nazistas, sob a justificativa de serem judias. O que une a história das três, é não somente o fato de terem desafiado a morte nesse período, mas também terem gerado uma vida que sobreviveu.

Ao ler o livro me senti vendo um documentário. As histórias são muito reais, e a forma como são contadas embrulha o estômago e traz lágrimas aos olhos em diversos momentos. São relatos e fotos que reforçam a importância de se contar o que aconteceu nesse período, para que isso nunca mais se repita.

Juliana 23/02/2022

Emocionante
Impossivel acompanhar as histórias de Priska, Rachel e Anka sem derramar lágrimas e admirar a sua força e vontade de viver para seus bebês. Maravilhoso.

Carol 04/02/2022

Me emocionou demais
É difícil um livro me fazer chorar mas esse foi um dos que fizeram. Uma leitura muito emocionante, com três histórias diferentes e iguais em muitos sentidos. Vai contar a história de três mulheres e sua luta para conseguirem ficar vivas e manter seus filhos vivos quando as circunstâncias da época queriam justamente o contrário.

Camila 03/02/2022

"Com Deus por testemunha, eles não vão me derrubar"
Guerras são infinitamente suportáveis em fantasias e outros gêneros, mas na vida real ultrapassam o limite do que consideramos humano. O livro é pesado, poucos são os momentos em que se pode sentir algum tipo de alegria ou conforto. Ele também elucida o caráter ego/etnocentrista exageradamente inumano.

Quero acreditar que hoje as coisas seriam diferentes, a situação em que vivemos não condiz em quase nada com o genocídio, a não ser alguns crimes específicos de pessoas que ainda hoje convivem com uma mente fechada e cheia de idéias violentas. A essência da guerra não mudou totalmente, somente os alvos e possibilidades, visto que não são poucos os que são homofóbicos, racistas, machistas...

Só me resta rezar para que a história seja de conhecimento geral e cause a mesma repulsa que tive, para que a história não se repita mais um vez.

Aline 01/02/2022

Histórias Necessárias
Já li alguns livros sobre o período da II Guerra Mundial, e a cada novo título, surpreendo-me com os relatos acrca do horror provocado pelos nazistas. Como Anka, o questionamento permanece, porquê? Mas essa história tem um quê a mais, uma dubiedade causada pela morte aguardando ali ao lado e a vida que insiste em renascer a cada novo amanhecer.

Fran 15/01/2022

Holocausto
Os bebês de Auschwitz foi um dos livros mais chocantes que eu já li sobre a segunda Guerra mundial. A descrição acurada e detalhada dos fatos, nos fazem compreender e reviver o que essas mulheres guerreiras passaram.

Nalu 13/01/2022

MAGNÍFICA LEITURA
Um livro grandioso, sem precedentes! Completamente digno das estupendas histórias de todos os sobreviventes dos campos de concentração nazistas. Aplausos de pé! Gratidão imensa à autora!!

Joao.Antonio 28/12/2021

Os bebes de Auschwitz
Três mulheres grávidas. Três casais rezando por um futuro melhor. Três bebês nascidos com poucas semanas de diferença, em circunstancias inimagináveis. No momento em que nascem, pesando menos de um quilo e meio, suas mãos são ?esqueletos humanos?, vivendo com podem no campo de concentração.De alguma forma, as três mulheres conseguem sobreviver. Contrariando todas as probabilidades, seus filhos também sobrevivem. Setenta anos depois, esses irmãos de coração se encontram pela primeira vez para contar a incrível história das mulheres que desafiaram a morte para trazê-los à vida. Três bebês de Auschwitz.

Flavinha 27/12/2021

Uma leitura pesada, mas necessária ser lembrada do que o ser humano é capaz e de tanta atrocidade. Vale a leitura.

Nathália 26/12/2021

Uma das ambientações mais ricas dos campos de concentração!
Eu adoro ler livros nesse cenário de segunda guerra e este em particular mexeu comigo porque é muito rico em detalhes e fez com que eu me teletransportasse pro cenário num piscar de olhos. é um livro triste no seu desenvolvimento, mas que em meio a tantos finais catastróficos, traz uma pontinha de esperança ??

Jane.Mello 04/12/2021

Sofrido ...
Quanto mais pessoas souberem do que aconteceu, menor a probabilidade de que aconteça de novo, assim espero?, disse Anka. ?Esta história serve para mostrar às pessoas que uma coisa dessas não pode se repetir.?

Eu fico chocada e ainda sem compreender como e por que levou Hitler e seus subordinados a cometer tantas atrocidades com o povo judeu, simplesmente não tem justificativa nenhuma ...
Nesse livro vemos relatos de mulheres grávidas tento todo tipo de sofrimentos cometidos nos campos de concentração ...
Li muitas histórias sobre o holocausto mas essa me tocou a alma... A força que essa mães tiveram para salvar seus filhos é surpreendente ...