Destinos Quebrados

Destinos Quebrados Sofia Silva

Resenhas - Destinos Quebrados

Priii Reis 15/04/2024

O livro é bom mas se perde muito no excesso de repetições,de retornos ao passado. Em não ser objetivo ou pelo menos resumir algumas questões.

Nesse drama temos como tema a doença mental,violência seja ela infantil,psicológica e negligência médica e hospitalar em clinicas de atendimento psiquiátrico.

Quando pequena Rafaela e sua irmã mais velha Joana sofreram muito pela ausência do pai,que foi internado por ser esquizofrênico. Em um dia tudo estava certo,e tempos depois os episódios se tornaram frequentes e perigosos.
A mãe que era uma pessoa violenta ficou com a guarda das meninas,e ainda colocou um homem em casa que também as agredia.(ninguém podia saber as ameaças eram infinitas)

Na última visita ao pai quando Rafaela não aguentava mais e implorou para que ele voltasse e que deixassem eles juntos,ele cometeu suic...
Foi o dia mais sofrido para elas de raiva pela mãe ter o internado,e pelas imensas agressões.

Anos depois,Rafaela vai fazer uma especialização em Portugal muito concorrida. Claro como irmã mais velha,Joana,que passou por muitos traumas e ainda levou um tiro no Rio de Janeiro,não a deixaria ir se não fosse pra manter contato sempre.

"Papai iria se orgulhar da mulher que você está se tornando. Onde quer que esteja, ele é o seu maior fã e sei que está contando para todo mundo como a caçula dele vai mudar o mundo. Durma bem. Beijo."

Desse curso surgiu uma sincera amizade que se torna algo a mais por Leonardo,que é também seu mentor na faculdade.
Ele tem uma namorada,e tem ficado cada dia mais difícil separar às coisas.

O propósito do curso era administrar sua própria clínica de tratamentos amplos e alternativos,que ia além do remédio e tratamentos de tortura.
Ela sonhava em ter uma clínica livre onde seus pacientes fossem tratados como pessoas,e não como animais enjaulados tão drogados a ponto de ficar sem sentimentos.

Ela sabia que realizaria seu sonho, mas nunca que não teria sua irmã para vibrar junto seus sobrinhos e cunhado.
A única sobrevivente é a sobrinha mais velha que luta contra a depressão depois de perder tanto emocional e fisicamente.
E desse momento Rafaella retoma contato com seu passado, e ainda faz um bem enorme pra sua sobrinha.

"? O amor não é a sobra, mas o que temos, e mesmo assim queremos partilhar. Damos sem nos preocuparmos com o que ?ica para nós. Não devemos dizer eu tenho amor para os dois ou tenho amor de sobra. O amor é um sentimento único. Amamos ou não, e isso é o importante. Tudo que eu quero é ser feliz, mais nada. E com a Emília aprendi que temos que dizer adeus aos fantasmas do passado para prosseguir."
_________________________
R E S U M O C O M S P O I L E R
_________________________

Quando conhece Leonardo como aluno de Doutorado,que a ajuda como supervisor e este a julga por seu modo de vestir e modos de falar e lidar com compromissos. Passando a debochar de seus planos,ela logo defende com unhas e dentes suas vontades.

"O mundo não se transformou porque todos resolveram fazer algo ao mesmo tempo, mas por pessoas normais que acreditaram nos seus sonhos, até quando outros riram e debocharam das suas ambições."

Leonardo se desculpa depois de um mês,e passa a fazer companhia para Rafaela.
E a entender com profundidade mesmo cheio de pessimismo onde Rafaela quer chegar,ainda que não conheça de onde venha tamanha paixão.

Eu sei o que quero, pode parecer utópico e louco, mas sei que um dia alguém vai sorrir porque encontrou na minha clínica tudo de que precisava.

Quando os amigos começam a falar da Rafaela e um deles diz que a quer de maneira explicita, ele se sente tão mal que vai atrás dela e a encontra em casa chorando e mal.

Em um momento de conversas e abraços ele se convida a ficar com ela e estudar,e percebe como mentiu para a namorada que ia beber com os amigos,e agora para Rafaela dizendo que ia mesmo estudar.
Os dias viram meses,e e eles se tornam próximos e muito amigos.
Quando se perguntam qual seu maior defeito Leonardo diz que o dele é o orgulho,e Rafaela é a dificuldade para perdoar

Leonardo se declara mas em nenhum momento fala em terminar seu relacionamento,
só diz ser impossível ficar sem Rafaela. E ela também estava confusa e preferiu se distanciar emocional e fisicamente dele,a não ser nas aulas e com outros alunos. Mesmo que ele preferisse irritar ela com assuntos polêmicos.
Meses depois ele decide terminar seu relacionamento e ficam juntos.

Retornando ao passado: Rafaella lembra como foi dramático sair de casa,e como a sua mãe tóxica fez de sua vida um inferno.
E lembra de como a irmã chegou a ter que se defender das agressões dela,até finalmente conseguir sair e como foi amaldiçoada pela própria mãe.

"? Rafaela ? o tom de voz é baixo, mas gélido ?, se ousar sair daqui, saiba que Deus vai castigá-la como fará com a outra. Se me der as costas, Ele vai usar o poder que tem. Tudo que acontecerá será por culpa de vocês. As ingratas não merecem uma vida de paz, e muito sangue será derramado, pois Ele, a quem eu entrego a minha existência, castiga quem maus caminhos escolhe."

Num fatídico dia,a irmã Joana,o cunhado com os dois sobrinhos gêmeos perderam a vida num trágico acidente de carro.A única sobrevivente foi a sobrinha mais velha,mas ficou com o corpo todo marcado,tendo que amputar parte de uma perna. Além de perder a família inteira,o covarde do noivo desapareceu de forma vil da sua vida,fazendo-a entrar em depressão profunda. Já se passaram 10 anos desde então...

Rafaela e Leonardo namoraram por 2 anos ele foi o primeiro homem de sua vida,o acidente aconteceu. Ela descobre uma traição,e nunca mais falou com ele.

Um email chega com o caso de um paciente de Leonardo e ela tem a ideia de colocar os dois pacientes trocando mensagens juntos,e dividindo a dor,o experimento seria algo arriscado e um último caso,a sobrinha dela já tentara diversas vezes suicidio.
Ele tenta falar com ela, e conversar sobre a vida mas ela logo o corta e ele não entende o tratamento que recebe.

Acabou que a sobrinha gostou de Diogo,o ex combatente e eles começaram um relacionamento a distância. E apesar de todas as dúvidas a tia sempre reforça que ele é um bom homem e que vai ama-lá exatamente como é.

Rafaella acolhe vários casos de caridade,e quando um garoto chegou com sua irmã nos seus braços ela sentia que os adotava de corpo e alma e faria de tudo para que ninguém mais os ferisse.

Desde então os protege e cuida como seus filhos,e mesmo que Cauê tenha traumas de abuso ele se abre com ela,e permite que ame sua irmã que a mime como uma mãe,desde que se lembre que ela teve uma.
Foram ambos abusados pelo pai a menina teve danos irreparáveis.
Ele foge com a irmã e nas ruas para sobreviver aceitou ser abusado por outras pessoas,e desencadeou Bulimia,automatilação e só quem o acalmava era sua irmã.
Rafaella subornou várias pessoas para que forjassem documentos declarando que ela era a responsável pelos dois.

Leonardo e Rafaella tem uma noite juntos e depois ela diz que foi um encerramento. Ele não satisfeito arranja um jeito de trabalhar na clínica com ela,e uma forma que ela não possa desfazer.

Passa meses,e nada de eles conversarem sobre o passado e se acertarem. A sobrinha dela casa com Diogo,o paciente do Leonardo.

Uma confusão aconteceu e o pai de Leonardo fez ele pensar que o dinheiro que ela tinha para a clínica e que estava processando a mãe,e o avô que lhe deu um golpe era um sinal de que usava os outros. E quando o dinheiro do avô de Leonardo aparece ele encaixa como suspeito,assim como o de Arthur.
Quando Rafaella veio embora,ela estava grávida de uma menina,mas ela...não resiste.
Era um sonho,chegou tão perto e foi mais um sofrimento,fora todos o que passou sozinha...

No fim ela consegue construir sua família com Leonardo,Cauê,Lifted e Felicidade a filha dos dois o pequeno milagre.
Sua sobrinha já tem 3 filhos e é plenamente feliz com seu companheiro.
E a clínica dos seus sonhos continua cada vez melhor.

Queria Estar Lendo 30/01/2020

Resenha: Destinos Quebrados
Destinos Quebrados é o terceiro volume da série Quebrados que resenhamos por aqui. Eu ainda não li o primeiro, porém, as histórias são independentes. Esse exemplar foi cedido pela editora Valentina como cortesia para a resenha.

Se você acompanhou a resenha do volume anterior, deve ter visto que fiquei apaixonada pelo livro e muito impactada com a escrita. Este volume não foi diferente. A história dessa vez é sobre Rafaela e Leonardo.

Rafaela é brasileira e foi estudar em Portugal, onde conheceu Leonardo. Os dois tiveram um romance, mas se separaram de forma dolorosa para ambos. Depois da separação, nenhum dos dois realmente seguiu em frente. Rafaela voltou para o Brasil e Leonardo continuou em Portugal, cada um com a sua vida, mas nunca esqueceram o amor que viveram.

"Só valoriza a quantidade quem nunca provou algo de qualidade ou quem já provou e perdeu."

Um belo dia o destino uniu os dois novamente e eles têm muito o que resolver. Esse capítulo da vida dos dois continua em aberto e ele precisa de um fechamento ou uma continuação. Cabe aos dois decidirem que caminho vão escolher.

O livro conta com diversos flashbacks do casal na época em que se conheceram. Por meio deles vemos como foi a primeira impressão de cada um, como começaram realmente a se relacionar e quando a amizade virou mais do que isso.

Cada etapa que vemos desse relacionamento crescendo, nos envolvemos mais. Não é todo autor que consegue prender a gente na história, isso não é algo fácil de ser feito, mas Sofia Silva envolve a gente sem que percebamos.

O envolvimento foi tanto que fiquei dois dias dormindo tarde por simplesmente não conseguir largar o livro. Foi muito difícil me separar da história e continuar a vida. Já não é o primeiro título dela que leio, mas me senti muito mais amarrada nesse do que em Corações Quebrados.

"E, se alguém falar que amor a primeira vista não exite, eu não terei como discordar, porém amor ao primeiro toque é real, porque é o que sinto quando os dedos da Liedfe apanham os meus com toda sua pouca força e ela sorri como se soubesse mais do que todos."

O livro é dividido em três partes, acho interessante quando existe essa divisão no livro. Principalmente porque no caso desse em específico muda o foco da relação de Rafaela e Leonardo. Apesar de parecer estranho, durante a leitura isso é bem fluido e não atrapalha em nada, a história segue seu curso normalmente.

As narrações são em primeira pessoa, então ficamos ainda mais envolvidos com os personagens. Acho incrível essa mudança de narração de um personagem para outro, pois dá para perceber nitidamente as peculiaridades da personalidade de cada um.

Apesar da autora ser portuguesa, isso não influencia a narrativa da Rafaela que tem uma linguagem mais brasileira. Tornaria muito mais fácil para a autora, na minha opinião, usar o Leandro como narrador na maior parte do tempo, mas não é isso que vemos.

Falando da história propriamente dita, os personagens são muito bem construídos e por ser uma história que tem um certo pulo de tempo, é nítido o amadurecimento de cada um dos personagens.

"Você decide se tem espaço na tábua para ele subir ou se solta as mãos dele e o deixa afundar."

Rafaela é uma mulher doce, mas se torna muito “durona” depois de todos os tombos que leva da vida. Vemos como não foi fácil chegar onde ela está hoje e ser a mulher bem-sucedida, exigiu muito sacrifício e dor. Já a vida de Leonardo, apesar de parecer mais fácil e ele tinha tudo para ser um homem mais maleável e sensível, não é bem o que vemos. Os dois são o típico casal oposto, mas que se completa. Por isso acredito que dói tanto ver a separação dos dois e ambos tentando descobrir a vida sem o outro.

Para quem já leu o livro anterior, alguns personagens são conhecidos. Mas para quem não leu, isso não atrapalha e nem ajuda de nenhuma forma. Dois personagens que já tinham aparecido antes e são bem explorados nesse livro são o Cauê e a Liedfe, já que ambos têm um papel muito importante na vida da Rafaela.

Essas duas crianças moram na clínica psicoterápica que a Rafaela montou sozinha, com muito esforço. Muito do que a Rafaela faz não seria muito aceito do ponto de vista ético da profissão, mas ela é muito convicta naquilo que acha certo.

"[...] Não importa o número de vezes que erramos, mas a quantidade de vezes que repetimos a dança."

Esse é um dos pontos que Leonardo distoa totalmente da Rafaela. Apesar de acreditar e ver que os métodos não convencionais de Rafaela funcionam, ele é certinho demais para quebrar essa barreira entre o que é ético e o que é certo.

As duas crianças tem as suas dificuldades e diferenças, são irmãos. Liedfe tem síndrome de down e é uma garota muito doce e simpática, sempre disposta a distribuir o amor que lhe sobra. Já Cauê é um pouco mais arisco, não gosta de tocar nas pessoas e muito menos de ser tocado, com exceção de Liedfe, mas ninguém resiste a ela de qualquer forma.

É muito curioso como facilmente você já está envolvida com os dois personagens e já ama esses dois irmãos a ponto de sofrer junto com eles e ficar feliz a cada evolução. Eu não sei explicar como a autora faz isso, mas a carga sentimental do livro é quase palpável.

"Contudo, amar é felicidade. Amar cura. Amar torna-nos fortes. Amar é tudo que existe na vida."

A leitura foi muito rápida e fluida e eu realmente não tenho do que reclamar, exceto pelo motivo de que o livro acaba. Ele é bem curto, com poucas páginas, talvez a autora pudesse ter explorado um pouco mais o Leonardo e a relação familiar dele. Ela faz isso muito bem com a Rafaela, mas deixa um pouco a desejar quando se trata do Leonardo.

Se você está disposto a se emocionar e se transportar para dentro dessa história, recomendo demais que saia correndo daqui e vá comprar o livro. Mas já deixo avisado para separar a caixinha de lenço, talvez você precise.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/01/resenha-destinos-quebrados.html
Thais.S 31/01/2020minha estante
Eu simplesmente amei esse livro, até me surpreendi por ter gostado tanto,pq os dois anteriores foram um desastre para mim.....

Fabi | @ps.leitura 19/05/2021

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Há amores que nunca terminam. Em Destinos Quebrados, publicado pela Editora Valentina e escrito por Sofia Silva, vamos conhecer a história de Rafaela e Leonardo.

RESENHA DO TERCEIRO LIVRO SEM SPOILER

Após um término de relacionamento amargo e sofrido, Rafaela e Leonardo seguiram com as suas vidas. Ela no Brasil e ele, em Portugal. Embora sejam profissionais renomeados em suas áreas, ambos continuam presos no passado e com questões que ficaram sem respostas.

Dez anos depois, eles são forçados a um reencontro. O que Rafaela e Leonardo não esperavam era que, além de doloroso, esse momento traria segredos que ficaram enterrados por todos esses anos, mas que talvez tivesse sido melhor que nunca fossem revelados.

Li Destinos Quebrados no ano passado, mas desde então, fico me perguntando em como devo abordar essa obra. Lembro-me quando li Sorrisos Quebrados e Corações Quebrados, eu me encantei pelas obras. Não conseguia tirá-las da minha mente e fiquei totalmente envolvida com os personagens. Infelizmente, não foi o que senti com esse terceiro livro.

Apesar de fazer parte de uma série, cada obra conta a história de um personagem diferente e Destinos Quebrados não me conquistou. Não consegui me ambientar na ordem cronológica apresentada durante a narrativa. Tudo acontecia de uma forma rápida e sem grandes explicações.

Ao longo dos capítulos, a Sofia Silva nos apresenta o porquê Rafaela e Leonardo foram obrigados a se separarem. Nos apresenta, também, dois personagens cheios de inseguranças, com traumas do passado e sem grande perspectiva. É visível a forma como isso atrapalha a vida de ambos.

Com toda a carga emocional, algo que eu realmente sou apaixonada nos livros, infelizmente esse não me conquistou. Apesar de tudo acontecer de uma forma rápida e apresentar poucos capítulos, ainda assim, foi uma leitura difícil de finalizar.

Para mim, o ponto alto da história foram as frases de efeito. São quotes que realmente nos fazem refletir e tocam o coração. Mas, dos três livros da série, o primeiro ainda é o com melhor desenvolvimento e que conquista imensamente.

site: https://www.psamoleitura.com/2021/05/resenha-destinos-quebrados-sofia-silva.html

Maria, lua do Lucy 08/02/2023

Leonardo e Rafaela, muita dor para serem felizes.
?A vida é uma canção sem coreografia e para acertarmos é preciso falharmos alguns passos. Podemos pisar ou ser pisados, contudo, se encontrarmos o parceiro ideal, não interessa o número de vezes que erramos, mas a quantidade de vezes que repetimos a dança.?

Criei expectativas, depois do segundo livro.

Durante a leitura, gostei de terem mostrado os flashbacks de como Rafaela e Leonardo, se conheceram na faculdade de medicina em Portugal. Os dois papeando no porto e contando dos sonhos de cada um de abrir uma clínica. Com críticas bem feitas sobre o nosso Brasil, as pessoas imigrantes e as que sofrem com problemas psicológicos de todos os tipos.

O que estava bom era isso, no passado, antes de vim ao presente que faltou muito a desejar.

As cenas mais impactantes que tinha no segundo livro com o trecho da Rafaela, foi muito resumida. Sei que a autora, não queria repetir a mesma coisa pra ficar massante, mais custava deixar como estava?

Nem aprofundou direito a relação do Cauê e do Leonardo como teve com o Diogo! Esperava isso!

Fui me arrastando pra continuar a ler, se eu não estivesse compromissada de terminar a trilogia.

Queria uma nova saga de livros com os filhos dos protagonistas, seria batido, claro. Iria amar demais se fosse póssivel!

O epílogo deu muito a entender que poderia contar mais da história do Cauê e dos filhos deles.

O epílogo deu muito a entender que poderia ter contar mais.
CirAaco 08/02/2023minha estante
Confesso que quando eu li também achei que em certas partes que a autora deixou a desejar em comparação aos dois primeiros livros.

Bia 14/07/2020

Trilogia Quebrados
Muito emocionante , Rafaela passou por muitas perdas e ainda conseguir ajuda várias pessoas uma verdadeira guerreira. Gostei muito, ainda prefiro o primeiro, mais esse também é muito bom.

Leo e flor .
Agora quero muito ler sobre o Cauê.

Mi Rubin 07/02/2021

Só não dou mais estrela porque Leo me irritou em nível muito alto.
Apesar de torcer para ficarem bem, odiei muito o personagem rs

Mas foi uma narrativa que me emocionou muito. Foi triste ver a Rafaela se fechar pro mundo por causa de tantas dores.

E Sofia conseguiu transpassar tudo isso para quem está lendo. É visceral.

Sobre perdoar a si mesmo acima de qualquer coisa.

Minha segunda experiência com a autora, e novamente, valeu muito a pena.

Daris 25/03/2021

Eu já havia lido o livro sorrisos quebrados do qual gostei muito e acreditei que também gostaria desse. Ele conta a história de Rafaela a dona da clínica da qual fala no outro livro.
Rafaela vive com sua irmã Joana e sua mãe, o pai dela tem esquizofrenia e vive num hospital psiquiátrico. A alegria da Rafaela quando criança era visita-lo. Ela sempre fingia que estava tudo bem em casa para não deixá-lo preocupado, quando na verdade ela e Joana viam sofrendo muito desde que a mãe delas aderiu à uma religião da qual falava muito sobre punição.
No futuro. Rafaela vai estudar em Portugal e conhece Leonardo a quem foi muito apaixonada, eles namoraram algum tempo, porém o pai dele o fez duvidar dela de coisas muito pesadas e ele acaba acusando-a de coisas absurdas.
Ela então retorna ao Brasil para continuar em busca de seu sonho: criar uma clínica diferente, da qual as pessoas sintam-se confortáveis, sejam elas portadores de deficiência física ou mental e eis que ela consegue.
Dez anos depois Leonardo reaparece na vida dela e começa a descobrir quanto sofrimento Rafaela ainda teve em sua vida e parte dele por sua culpa.
Esse livro de passa em primeira pessoa, revezando entre Rafaela, Leonardo e um menino da clínica chamado Cauê. Se reveza também entre passado e futuro.
É um livro muito cansativo, achei que não foi muito bem construído principalmente na parte dos diálogos. Na maioria dos diálogos entre Léo e Rafaela eles falam textos enormes e poéticos, coisa que fica muito longe da vida real. Algumas partes Rafaela muda de ideia repentinamente e já muda o discurso. Me decepcionei bastante com o livro.
Mari.Butrico 25/03/2021minha estante
Os livros desta autora são surpreendentes!

Daris 25/03/2021minha estante
Sorrisos quebrados realmente é muito bom, mas esse infelizmente não achei.

Camila | Book Obsession 01/07/2020

A escrita da Sofia é poética, delicada e mesmo abordando temas fortes e dramas que muitas vezes pensamos que vai ser impossível de resolvê-los, curá-los, sua sensibilidade ao desenvolvê-los é tocante, acolhedora e nos mostra mais uma vez que o tempo é implacável para nos dar clareza, amadurecimento e forças para colarmos os cacos que se espatifaram ao longo do caminho.
Leitura mais que recomendada. Tenho certeza de que irá se emocionar e refletir sobre esse ciclo que chamamos de vida com todas as suas nuances: amor, perdão, cura e recomeços.

Resenha completa no blog.

site: https://www.bookobsessionblog.com/2020/07/resenha-destinos-quebrados-sofia-silva.html

@jana450 27/08/2020

Recomendo mil vezes com lenços
Eu li SORRISOS QUEBRADOS e CORAÇÕES QUEBRADOS daí resolvi que leria a série inteira, apesar de chorar não é que eu goste de sofrer é por se tratarem de histórias envolventes tão cativantes.
As lágrimas descem ao recordarem o passado e ao superarem também porque não é por uma fórmula mágica, mas por passinhos lentos de muita emoção.
Façam como fiz e farei leiam todos e em ordem.
Vitória 27/08/2020minha estante
Esse Livro é fantástico estou lendo ele em epub quanta emoção, nunca pensei que a Rafaela tivesse passado por tudo isso a Sofia tem mesmo um dom de nos tocar lá no fundo da alma em sorrisos quebrados eu chorei horrores também!

@jana450 27/08/2020minha estante
Como não chorar? MARAVILHOSO Lay, acabei sonhos quebrados agora e nem encontrei aqui pra marcar. Vou ler o futuro que nos roubaram e ver se será diferente da série, sem choro.

@sandraalmeidaeseuslivros 20/05/2021

O que falar deste livro?. Maravilhoso?.toca no fundo do nosso coração?? uma lição de vida.

Este livro fala sobre como muitas vezes fazemos escolhas pautadas pelo o que os outros gostariam ou esperam de nós e como somos influenciados pela sociedade.

A autora nos traz dois personagens que como ela mesma diz são espelhos da nossa humanidade e da nossa própria fragilidade.

Rafaela vai estudar em Portugal e leva com ela todas as suas aspirações e seus sonhos de ter uma clínica para cuidar das pessoas de uma forma única, onde o amor está em cada detalhe. Fiquei apaixonada por ela e por sua força.

O último paragrafo do livro é lindíssimo assim como toda a construção da história. A importância de perdoar e de seguir seu coração e permitir-se ser feliz.

Lindoooooo

Tabitha.Luizi 01/09/2023minha estante
A Sofia Silva é uma escritora maravilhosa né ?????

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Vamos falar de um livro que nos leva de volta ao início da série e nos deixa com o coração repleto dos mais belos sentimentos, que nos mostram mais uma vez o porquê do amor pela escrita da Sofia Silva, e de onde vem o orgulho de #souquebrada.

Começo alertando que para ler esse livro não é preciso ter lido o primeiro da série, mas é fundamental ter lido o livro anterior, porque as histórias se entrelaçam em determinado momento e seguem juntas. Fazendo muito mais sentido a quem conhece o livro anterior e evitando spoilers do que houve e, de certo modo, tendo te preparando para o que virá.

Essa história começa nos contando sobre a ida de Rafaela, como jovem prodígio, a Portugal para estudos e que, desde o início, as coisas não sairiam exatamente como planejado. Assim vamos conhecendo e entendendo todo o idealismo, garra e coragem que fizeram a clínica que conhecemos no primeiro livro Sorrisos Quebrados (clique aqui para ler a resenha) existir e receber pessoas como a nossa Paola; mostra também o caminho que não foi fácil. O mistério do porquê do fim do relacionamento dela com Leonardo, um final de relacionamento amargo, sofrido, Rafaela e Leonardo seguiram as suas vidas. Ela no Brasil e ele em Portugal.

Em meio a essa parte da história, Sofia Silva habilmente prepara nossos corações para o que já de antemão sabemos que virá. Mas o que é brilhante nessa parte é que ela mostra várias facetas sobre um relacionamento que começa. Como o preconceito para com o estrangeiro, as dificuldades em absorver uma nova cultura e a solidão que acompanha quem deixa tudo para trás em busca de um sonho, um lugar ao sol ou simplesmente de se encontrar.

Como sabemos em Corações Quebrados (clique para ler a resenha), a vida mais uma vez acrescenta dor ao coração de Rafaela, onde ocorre um acidente, tendo como vítimas a família de sua irmã, trazendo para a clínica a jovem Emília, sem conseguir lidar com o que houve e sem grandes avanços em seu tratamento. Forçando a Rafaela a abrir mão de sua cautela quanto ao passado e buscar um reencontro que ela sempre soube que seria doloroso, caso viesse a acontecer.

Dentro dessa narrativa, a história mostra outra faceta do amor, o que somos capazes de fazer por quem amamos, para ajudar ao nosso próprio sangue mesmo sabendo que isso terá grandes consequências. Mas que nunca, mesmo nos pensamentos mais pessimistas, poderia ter imaginado as reais consequências que teria sobre sua vida presente e futura. Afinal ela, assim como Leonardo, acompanhava a carreira um do outro, sem conseguir seguir com a vida por carregarem um peso do passado, um assunto mal resolvido que faz com que o presente exista, mas um novo futuro não.

Resiliência. Que no dicionário significa, “a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas — choque, estresse, algum tipo de evento traumático, etc. — sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades”; e que nesse livro poderia ser definido como Rafaela.

Não existe uma maneira doce de dizer o quanto Rafaela se dobra para não quebrar, o quanto ela busca dentro de si o motivo para continuar seu sonho, e como ela se torna uma sombra do que foi e que passa a viver através da clínica, que resume em si seu propósito de existir. Que de tanto não viver, não consegue permitir que vejam sua dor e a ajudem a colocar os pedaços de volta em seu lugar e fazer com seu sorriso chegue aos olhos.

Mas antes que você me pergunte porque amei tanto essa história, deixo aqui a maior lição que tiro de cada livro da Sofia, ESPERANÇA. Enquanto existir vida, existe a chance de que ela possa ser vivida de uma forma plena mesmo com suas dores. Que à medida que deixamos no passado o pior do que vivemos e trazemos para nosso presente apenas o aprendizado; o amor e o perdão serão a liga que unirá os pedaços em que nosso coração foi partido. Que nos perdoar é tão importante quando liberar o perdão e que o amor, mesmo que perdido, pode ser reencontrado, não no passado, mas em um novo presente que vai construir o futuro em que será vivido.

É de uma forma brilhante e verdadeira que a Sofia Silva entrelaça as histórias de seus personagens anteriores e futuros numa trama que emociona e fascina desde as primeiras páginas. Que mostra de forma brilhante e bem construída uma história de amor, que começa e termina e que luta para recomeçar e permanecer. Que mostra que o amadurecimento, tanto físico quanto emocional, pode ser necessário para superar a cegueira dos nossos conceitos pré-concebidos e o orgulho que nos impede de ver a verdade a frente dos nossos olhos.

Por fim, eu quero deixar registrado que Sofia conseguiu escrever lendo a alma de seu personagem, colocando nas páginas algo que só quem viveu sabe a dor que é passar por aquilo. E mais uma vez, me senti representada, entendida, acarinhada. Obrigada, Sofia, por mais uma bela história sobre ser humana e sobre como encontrar o próprio caminho para ser feliz, apesar de tudo.

site: http://www.clubedofarol.com/2019/09/resenha-destinos-quebrados.html

Larinye 03/08/2021

Foi muito lindo!!!
Umas das séries mais emocionantes que já li, e com certeza eu recomendo que todos leiam. Essa série foi incrível e certamente emocionante. A história foca no amor e nos desafios que o casal Rafaela e Leonardo tiveram que enfrentar e foi uma conclusão muito linda, que nunca vou esquecer.

Esse livro te emociona com sua mensagem muito linda sobre como amar e ser amado muda completamente sua vida.

"[...]o amor é transformador."

Além disso, vemos situações com uma carga emocional muito grande dentro do livro que me pegou muito, isso sem contar que reencontrar os outros casais dos outros livros e vê o quão estão felizes é muito gratificante.

Com certeza eu indico quem estiver procurando uma história emocionante, envolvente e te faça refletir sobre vários assuntos importantes. Eu gostei bastante do livro e recomendo muito. ??

somaisalgumaspaginas 10/12/2023

Emocionante
A cada livro dessa série eu fico mais apaixonada com a escrita da autora. O livro é muito emocionante, em diversos momentos me peguei chorando. Os personagens me cativaram ainda mais, pude entender a estória dos protagonistas e como eles haviam sofrido por conta de orgulho bobo. Super recomendo a leitura dessa série inteira.
Rafaela me mostrou como ser resiliente, mesmo que tudo esteja dando errado, mesmo que as pessoas não acreditem em você, o importante é não desistir. O Leonardo me ensinou, a não deixar o orgulho e a opinião alheia influenciar as minhas decisões.
O arrependimento é preço caro a se pagar, quando se trata da pessoa que amamos.