Homens sem mulheres

Homens sem mulheres Haruki Murakami

Resenhas - Homens Sem Mulheres

Jess 13/11/2023

"De uma forma ou de outra, você também vai ser um dos homens sem mulheres. E, uma vez que você se tornar um dos homens sem mulheres, a cor da solidão se impregnará no seu corpo."

Mayra118 09/11/2023

Cumpre oq promete, alguns contos sobre homens sem mulheres kkkkkkkkk, nada interessante, nada diferente, destoante do resto apenas o marido 🤬 #$%!& manso que queria saber pq a mulher traia ele.

Roberto.Cassano 05/11/2023

O que seria de nós sem Murakami?
Três contos formam a base do belíssimo e longo filme Drive My Car, ganhador do Oscar: Drive My Car, Kino e Sherazade. Uma característica marcante (e por vezes irritante) de Murakami funciona bem em contos, que são os finais súbitos e abertos de suas histórias. Em contos, são parte do jogo, não é uma catástrofe se Murakami diz que vai comprar cigarro ou virar o lado do Revolver na vitrola assim que termina de tocar “She Said She Said” e some no meio da narrativa.

A coleção é uma boa amostra para quem ainda não teve coragem de dar chance a romances como 1Q84, Kafka à beira-mar, Norwegian Wood e Caçando carneiros. São personagens reais, humanos, com um mergulho em ruas, estações de trem e bairros do Japão. E construções belas como “Aceitou o isolamento, o silêncio e a solidão de forma bem natural, como a terra seca aceita a chuva.” (do conto Kino).

site: https://cassano.com.br/2023/08/02/diario-de-viagens-leituras-de-julho/

Luiz 03/11/2023

A cabeça desse homem precisa ser estudada
Não é um livro ruim, mas sete contos de homens sofrendo, sério? Mais enfim, sabia aonde estava me metendo. O livro não é ruim - Murakami tem uma escrita abençoada - ,contudo, ficou maçante. No 5 conto não estava fluindo tanto.
Nisso, só queira destacar que, adorei a forma de sofrencia e a histórias que contava o enredo até chegar neste ponto. Meu conto favorito foi " Kino", tem minhas teorias pelo o que aconteceu com ele.

Joao.Vitor 27/10/2023

1º livro que eu leio do autor e gostei muito do estilo de escrita, já tinha ouvido falar dessa narrativa oriental onde a história é construída através de plots naturais, relativos ao dia a dia dos personagens, como na vida real, e me agradou muito. Sinto que se forem relidos trarão sempre novas interpretações do texto. Único conto que me desagradou foi "Órgão independente?, uma história com frases um tanto clichês.

pitypooralfie 26/10/2023

07.11.21

?Um dia, de repente, você vai ser um dos homens sem mulheres. Esse dia chegará subitamente, sem nenhum aviso prévio nem sinal, sem premonição nem pressentimento, sem uma tosse que seja ou uma batida na porta?

Murakami como sempre maravilhoso! Não canso de admirar sua escrita e a construção de suas personagens. Cada conto de homens sem mulheres traz um pequeno universo fascinante que me deixou louca por mais. Em poucas páginas me vi apegada às personagens e com saudades destas quando cada conto terminava. Algumas histórias me deixaram pensativa e trouxeram várias reflexões. Gostei especialmente de kino e homens sem mulheres.

joaoggur 12/10/2023

Homens sem mulheres, eu sem Murakami; sou eu assim sem você.
?? Mas será que nós conseguimos compreender alguém por completo? Mesmo que amemos esse alguém profundamente??

A reunião de contos ?Homens sem mulheres? é o meu primeiro contato com o premiado escritor Haruki Murakami.

Os contos tem uma linguagem muito simples, mas cheia de significado. A escrita de Murakami prova que simplicidade linguística não é sinônimo de superficialidade narrativa. As histórias, em suma, perpassam a solidão das relações humanas, mostrando as crises internas que todos nós vivemos (ou um dia vamos viver), e que por pressão social tentamos torná-las implícitas.

Senti que cada conto canaliza um dilema humano, descreve (de forma muito poética!) alguma questão do psiquê. Sobre a solidão, temos ?Drive my Car? [um ator, viúvo e já chegando a meia idade, contrata uma motorista para levá-lo até os teatros em que trabalha. A mulher, que demonstra ser taciturna, vai cada vez mais perguntando sobre a vida do ator, e recordações do passado voltam à tona.], que ganhara uma adaptação para o cinema (vencedora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e fora um dos meus contos favoritos. ?Sherezade? trata sobre a obsessão, e ?Yesterday? como o tempo pode amargurar nossas antigas amizades.

Cada conto, com sua linguagem característica, tem um ar que mescla o pessimismo com o kafkiano, beirando o niilismo. Todos, por mais ?para cima? que sejam, passam uma aurea entristecida, desesperançosa. Independente de algumas questões (como um certo machismo), gostei bastante.
dani 12/10/2023minha estante
Que interessante sua experiência com esse livro, João. Depois de conhecer o Murakami romancista, não consegui me contentar com as narrativas curtas (também acrescento que não sou a maior fã de contos). Espero que tenha a oportunidade de conhecer mais o universo de Murakami no futuro. Acho que vai gostar!

joaoggur 13/10/2023minha estante
@Dani,
Espero ansiosamente para entrar de cabeça nos livros dele. Quando lê-los, os resenharei aqui. Um grande abraço.

Luiz.Goulart 08/10/2023

Murakami é o cara!
7º livro que li do escritor japonês Haruki Murakami, adorado pelo público. Se achei seus dois livros anteriores que li: Kafka à Beira Mar e Caçando Carneiros arrastados, aqui mordi a língua porque os sete contos deste volume são excelentes e abordam sentimentos de homens solitários deixados por suas mulheres e que tentam recomeçar a viver após o final dos relacionamentos. “Drive My Car” virou um filme que ganhou o Oscar. “Sherazade”, é sobre uma mulher que adora contar histórias após as relações sexuais com o amante. “Samsa Apaixonado”, inspirado em A Metamorfose, é o inverso do livro de Kafka quando temos um inseto que acorda metamorfoseado em Gregor Samsa. Há ainda os excelentes “Yesterday", “Um Órgão Independente”, “Kino” e “Homens Sem Mulheres”.

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/32639542/5248677325871008951

Thaisa 19/09/2023

Essa coletânea de Haruki Murakami possui sete novelas cujo tema principal são homens que perderam mulheres ao longo da vida...
"Drive My Car", que ganhou adaptação e venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, nos leva às reminiscências de um ator que tinha um casamento maravilhoso, mas descobriu que a esposa o traía. Antes de confrontá-la, ela adoece rapidamente e morre - e ele, tentando entender os motivos da traição, decide se aproximar de seus amantes. Vemos um romance trágico, cotidiano e que demanda que esse marido, tão dedicado, precise usar uma máscara perpétua, tanto nos palcos quanto junto da esposa ou dos amantes.
"Yesterday" nos apresenta um protagonista que acaba saindo com a namorada do melhor amigo depois deste propôr que os dois passem um tempo juntos, permitindo que nós observemos como os dois colegas acabam perdendo a mesma mulher, cada por motivos diferentes e com sentimentos distintos.
Em "An Independent Organ", o narrador se torna um conhecido do famoso Dr. Tokai, um cirurgião plástico que dorme com as mais variadas mulheres sem jamais se apegar à elas. Até que ele se apaixona perdidamente por uma moça casada e começa a definhar, infectado pelos maus que só a paixão pode causar.
Em "Scheherazade", um homem inválido recebe diariamente a visita de uma mulher que sempre conta-lhe as mais loucas histórias, desde tramas corriqueiras até antigas memórias de quando ela era uma enguia em outra vida, levando o leitor a se perguntar se o protagonista está mais apaixonado pela moça ou por suas narrativas.
"Kino" é uma trama complexa de um jovem que abre um bar, conhece um estranho cliente, se interessa por uma jovem que sempre aparece no local com um rapaz, se envolve com a máfia, tem seu estabelecimento invadido por cobras e, na distância, compreende que nada é por acaso, aprendendo que continuará perdendo amores se nunca olhar para dentro de si e se permitir sentir tudo que está guardado em seu coração.
"Samsa in Love", um destaque pra mim, foca no protagonista de "A Metamorfose", de Franz Kafka. Murakami, que se inspira em Kafka e, como ele, cria situações absurdas para questionar a sociedade e a alma humana, nos mostra uma outra faceta de Gregor Samsa - um Samsa confuso, humano e apaixonado, tão diferente do original que acorda transformado em um inseto.
Por último, o conto que dá título à obra (e vindo de uma coletânea de Ernest Hemingway) aborda os pensamentos de um protagonista que três de suas antigas namoradas tiraram suas próprias vidas, e isso faz com que ele reflita sobre o poder não de suas mortes, mas dos momentos de vida que elas dividiram com ele - e de como a perda de uma mulher amada simboliza perder todas as mulheres que já amou.
É clara a evolução do autor quanto ao tema da mulher: no projeto Murakamando, tenho lido suas ficções em ordem cronológica e enquanto as primeiras histórias mostram personagens femininas de forma objetificada, Murakami parece ter mudado suas perspectivas com o tempo, entendendo mais das mulheres e das questões sociais que as rodeiam. Mesmo que elas não sejam as protagonistas de "Homens Sem Mulheres" e, vez ou outra, são mostradas de forma fútil, a importância delas é vital nas tramas e o tema da perda da mulher percorre todas as histórias, apresentando personagens quebrados, solitários e que refletem sobre o peso que uma pessoa amada pode ter na existência de um ser humano, além do fato de que, na maior parte dos contos, essa perda é resultado das ações dos próprios protagonistas.
O leitor já acostumado com as narrativas de Haruki pode perceber e desvendar elementos tão particulares do autor (como sua semiótica), mas mesmo não conhecendo outras obras de Murakami é possível se deliciar com essa obra fluida, reflexiva e melancólica que faz com que qualquer leitor que já esteve apaixonado se identifique com esses personagens.
Em 7 tramas curtas e rápidas com uma linguagem simples, enxergamos as dores, vontades e dilemas de todos que já perderam alguém na vida; através de metáforas e analogias poderosas, o autor consegue acertar em cheio nossas feridas e despertar sentimentos que vão muito além das páginas...

Fer 16/11/2023minha estante
Acabei de terminar e concordo totalmente!!!

Polly 04/09/2023

O livro é composto por 7 contos totalmente diferentes entre si. O que mais me chamou a atenção foi que, mesmo tão distintos, todos foram capazes de prender a minha atenção e a minha curiosidade. São contos sensíveis, complexos, repletos de referências a grandes obras (o conto que retoma A Metamorfose é genial). O troféu de meu preferido vai para "Órgão Independente."

Embora o narrador das histórias em sua maioria seja homem, percebe-se o protagonismo feminino em cada um deles, sendo que o último conto parece dar um desfecho aos anteriores, como uma conclusão/aceitação de que todo homem, em algum momento, será marcado por uma perda.

Não leia pelo final dos contos, já que o autor por vezes opta por deixar em aberto, mas leia pelo percurso, pelas reflexões, pela delicadeza de se acompanhar a história de alguns devastados "homens sem mulheres".

Jess.Goulart 29/08/2023

Queria que algumas histórias fossem mais longas - um livro!
Esse foi meu primeiro contato com o autor, peguei o livro emprestado na biblioteca do Sesc, principalmente pra poder conhecer o primeiro conto e assistir o filme; fazendo, assim, uma comparação mais "justa" da adaptação.
Foi um dos contos que gostei no livro e gostaria que a história fosse mais longa, embora seja apenas um recorte específico de um curto período de tempo.
Gostei de quase todos os contos, apenas uns dois não chamaram minha atenção - e finalizar a leitura foi um pouco penoso.
Embora a maioria se dê de recortes cotidianos, a escrita é simplesmente maravilhosa, trabalhando o real, o sobrenatural, o realismo mágico e a tristeza dos relacionamentos humanos, com suas muitas dificuldades e incertezas. Ao mesmo tempo que, pelo título, sabemos como as histórias irão acabar, os contos nos fazem viajar por nossas próprias memórias, conhecer pessoas fascinantes e revisitar com um olhar mais apurado nossas próprias relações.
Mas queria dar um destaque especial a Samsa apaixonado: é simplesmente genial!; e Kino. Kino, até bem próximo do final, tem todo meu amor ?? achei o fim meio confuso e corrido, mas a ambientação, a história do personagem, as coincidências.. me lembrou um pouco Midnight dinner - Tokyo stories.

Uma coisa que amei foi o fato dessas histórias estarem interligadas não apenas pela temática. Alguns personagens aparecem discretamente em outras histórias além das suas, ou lugares, além da sensação de que muitas delas estão acontecendo ao mesmo tempi, em locais próximos. Acho essa capacidade de criar um universo palpável simplesmente magnífica!

No geral, foi um ótimo primeiro contato e pretendo, agora, conhecer os romances e escritos mais longos do autor. Porém, algumas coisas também me incomodaram um pouco na forma como esses homens se relacionam (ou relacionaram) com essas mulheres, como as veem e como as tratam.
Fica, então, esse pequeno aviso pra revisitar aqui - pra quando conhecer mais da obra do autor.

Duda Garcia 28/08/2023

CL JF #5
Gostei bastante da leitura.
A maioria bem melancólico (adoro).
Não vou mentir, não entendi a maioria dos contos, mas adorei a escrita dele.

Luci_books 20/08/2023

Um dia você será também um dos homem sem mulheres.
Iniciei o livro por conta da adaptação de Drive my car estar concorrendo ao Oscar 2022, e sendo o meu primeiro contato com o autor, já fiquei intrigada para continuar os demais contos. Chega ser difícil falar de modo geral dessa obra, pois cada conto tem seus pontos altos e baixos, mas resumidamente Murakami nos entrega em cada um reflexões sobre amores não correspondidos, traições, autoconhecimento, perdas, sofrimento e solidão. E com certa maestria, ele nos toca profundamente sobre todos esses sentimentos em uma coletânea de poucas páginas. A sensação após concluir o livro é de quero mais.

714829 19/08/2023

Murakami desperta em mim sentimentos curiosos. Geralmente, uma sensação misteriosa e talvez um pouco assombrosa. Gosto muito de como o autor exemplifica sentimentos, reações e desejos. Nunca antes li desejos descritos dessa maneira. De uma forma agonizante. Em todos os contos, encontro algo que me agrada, especialmente no penúltimo. Senti como se estivesse descobrindo passo a passo como sentir e expressar. O personagem explorava lentamente suas próprias capacidades e reações físicas e emocionais, descobrindo aos poucos como a linguagem funcionava e como reagir a certos sentimentos.

O livro me agradou bastante, embora eu considere que certas partes, principalmente aquelas de cunho sexual ou relacionadas à existência das mulheres, sejam um pouco exageradas e desnecessárias. Recomendaria a leitura e, provavelmente, o lerei novamente no futuro.