Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Larissa396 27/03/2022

Um livro necessário
Eu adorei o livro. Ele tem uma adaptação que por sinal eu ja assisti, e foi por esse motivo que comprei o livro. Na época gostei do filme, mas nada se compara ao livro. O Jacob viveu uma história tão intensa, conheceu pessoas que ajudaram ele, como também conheceu pessoas que quriam o mal dele. A escrita é bem envolvente, assim como os personagens, você acaba se apegando a eles de uma forma que parece que você esta lá vivendo a história. E o diferencial do livro para o filme é que a história é contada por lembranças do Jacob, enquanto ele esta vivendo na casa de repouso um circo se instala perto da casa e ele começa a lembrar desse período da sua juventude.
O circo apareceu na vida do jacob em um momento muito dificil e duro, onde ele estava perdido, não sabia o que fazer. Lá ele foi acolhido, viveu os lados bons e os ruins, porque no circo não tem só alegria não, nesse circo, tinham algumas coisas erradas e na época que se passa a história, os EUA também não passavam por um momento econômico bom. Em fim a história é linda e acho dificil não se apaixonar por ela.

Caa 26/03/2022

Foi um livro que me surpreendeu MUITO.
1 - a história foi tão bem desenvolvida que durante a leitura do livro me perguntei inúmeras vezes se não tinha sido escrito na década de 30.
2 - os detalhes da rotina do circo são tão interessantes que eu tô quase como a autora, e escrevendo minha própria versão de água para elefantes.
3 - a "inovação" do romance de Marlena e Jacob é legal pra [*****]! Poxa como que naquela época existiria alguém como ele? Virjao que casaria com uma mulher que já dormiu com outro homem? Detalhe besta? Sim! Mas é o ponto diferentao pra romances de vários tipos.
4 - o cuidado da autora de dar um desfecho pra todos os animais maltratados é fofo de tão cuidadoso, como se ela mesmo tivesse salvos animais de circo maltratados.
5 - Rosie é a melhor personagem do livro! Muito esperta, engraçada, amei! No final do livro a autora homenagea duas elefantas de circo naquela época, e conta que alguns episódios de fato aconteceram (só lendo agora pra deduzir).
6 - a autoria também deve a minuciosidade de dar um desfecho digno pra tudo, um feliz pra sempre merecido pra todos que sofrem; Walter, Camel, os cavalos da Marlena, a própria Marlena, Rex, Bobo, Jacob, Rosie e os outros animais. E um também merecido desfecho aos que fizeram sofrer: Tio Al e August. Amei toda essa conclusão. (Ou mais ou menos, só lendo pra entender).
7 - no meio do caminho achei Jacob um tremendo egoísta com Camel e Walter, mas é sempre interessante lembrar que ele era um mulecao e nunca sabia direito o que fazer, com esse pensamento dá até pra entender pq não matou o cretino do August antes.
Enfim, só lendo pra entender a energia desse livro. O livro quase me fez largar a faculdade de pedagogia e começar veterinária, é extraordinariamente bem escrito! A autora é foda, leiam!

Lizzy 25/03/2022

Amor Proibido ????
Quando algo é proibido parece que tudo fica ainda mais emocionante, não é?
É isso que acontece em Água par Elefantes. Uma história de Amor incrível ?.

Belle.hh 22/03/2022

Um romance muito bom, emocionante e encantador que dá pra ler um dia. Eu recomendo pra gosta de romance, aventura, circo, elefantes...

H 28/02/2022

"Para este velho aqui, está é a sua casa."

O livro é fácil de ler, mas não me cativou muito. Em alguns momentos algumas falas da velhice são interessantes, mas a maioria passa despercebida. Retrata muito bem o ambiente do circo.

Realmente não consegui ver o tal falado amor entre Rosie e Jacob.

Suelen.Ferreira 27/02/2022

livro muito bom! o que mais gostei foi o capítulos dividimos entre o passado e o presente do personagem principal, eu achei ele uma graça ? os demais personagens muito cativantes, é claro que teve aqueles que tive ranço e mereceu o final que receberam. ?
eu amei o fato como a autora soube retratar muito bem como é a vida de quem trabalha em um circo, e foi por isso que dei 4 estrelas, porque as cenas de como eram tratados os animais de afetou, eles são o meu ponto fraco. ?
infelizmente isso acontece e gostei dela ter falado sobre porque assim pôde concientizar o leitor.

@serrarebeca 22/02/2022

A vida é o maior espetáculo da terra.
Em 2018 iniciei a leitura, mas lá pelas 50 páginas, - me lembro de ter achado o livro extremamente chato - abandonei a leitura e deixei o livro de lado.
Despretensiosamente, coloquei o livro nas metas de 2022 e recomecei a leitura e, meu Deus do céu, como eu amei a história e a montanha-russa de emoções que a autora traz. ?
A história é narrada por Jacob com seus 90 (ou 93 anos ?), que mora em uma causa de repouso e se sente abandonado pela sua família. Durante toda a narrativa a autora mescla o Jacob do presente, lidando com sua velhice (já que seus cuidadores e filhos o consideram inválido), e o Jacob de 23 anos, estudante de veterinária que perde seu pais e tem sua vida virada de ponta a cabeça ao começar a trabalhar no Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini Brothers, o Maior Espetáculo da Terra. ?
A autora é sagaz ao apresentar um época onde os Circos eram um dos maiores entretenimentos pós-guerra, mas que, por outro lado, também eram sinônimos de maus-tratos aos animais, escassez de alimentos, condições de trabalhado precárias, privação de salários, etc. O livro é rico em detalhes e isso faz que com a história seja emocionante e, em muitos momentos, revoltante. ?
Já não é fácil ler sobre injustiça e agressão - psicológica e física - em pessoas, imagine com os animais? É de cortar o coração. ?
Intercalando com os capítulos pesados (que, cá entre nós, dão um ódio, principalmente vendo os animais sofrendo), a autora traz o bom humor e as respostas ácidas do Jacob de 90 anos, o que, traz um certo alívio durante a leitura. (tudo é uma questão de equilíbrio, né querida?) ?????
Embora Jacob tenha tido muitos percalço em sua jornada, o final apresentando pra sua história não poderia ter sido melhor. ??
O livro traz um misto de sentimentos que facilmente arrancam lágrimas do leitor (principalmente desta leitora ?). Ri, suspirei, fiquei morrendo de ódio e chorei. A leitura não poderia ter sido melhor. ???
Lau 22/02/2022minha estante
que resenha maravilhosa! me deu até vontade de ler ?

@serrarebeca 22/02/2022minha estante
Tava inspirada, lkkkkkkk. As vezes acontece ???????

Lau 22/02/2022minha estante
até coloquei na minha lista

Julia 21/02/2022

decepcionante
peguei água para elefantes buscando um livro que me emocionasse, que me desse a emoção do circo, que me fizesse ter um ponto de vista sobre a velhice ou todas as opções anteriores. no entanto, o livro parece uma grande e arrastada constante, onde mesmo o que deveria ser visto como um problema emocionante na narrativa é apenas entediante. o ponto de vista do narrador, que traz um embate entre seu "eu" jovem e seu "eu" velho, poderia ser incrível e trazer grandes e potentes ensinamentos, mas o que vemos é apenas reclamações sobre a aparência. os personagens, que ainda na sinopse prometem ter um grande papel na narrativa, no final não têm tanto assim. rosie amor da vida? não vi isso, não vi nenhuma grande ou marcante interação entre os dois que pudesse criar esse laço. marlena, o que de fato aconteceu com ela? walter! meu deus, walter! um rabugento que do nada ficou legal? queenie, o que aconteceu com queenie? enfim, esperava mais.

The_Sad_Escapist 21/02/2022

21/02/2022
A ideia do livro é interessante, mas eu não consigo de jeito algum dizer qual é o objetivo dele e qual é o seu propósito.

Apesar da escrita ser boa, maior parte dos personagens somente aparenta ser interessante pois 90% deles não é desenvolvido de jeito algum.

Creio que a melhor coisa do livro seja o seu final, que é FANTÁSTICO! Porém, ele distoa totalmente do resto do livro e parece ser bem jogado.

O meu maior problema com o livro é que principalmente no seu começo acontece com certa frequência cenas bem nojentas e me deixaram bem incomodada.

Não me arrependo de ter lido, mas se eu não tivesse lido não reclamaria também.

naosxi 14/02/2022

Livro fantasminha
Não vejo muita gente falando sobre esse livro infelizmente, mas posso dizer que o livro é sensacional. A história é envolvente e na minha opinião não tem um momento se quer que você ache o livro chato. Não me recordo a data certa que eu li, mas lembro que esse livro foi um dos primeiros livros "sérios" que eu já li na minha vida e não me arrependo. Me arrisco a dizer que esse livro até tira pessoas da ressaca literária, é realmente muito bom.

Tem um filme baseado nesse livro também!

Cintia270 14/02/2022

"Para este velho aqui, está é a sua casa".
Me interessei inicialmente pelo que acontecia por trás das apresentações e maquiagens e tudo o mais, em um circo. Muita judiação e mals tratos a humanos e animais, isso me chocou mas foi interessante ter essa visão; Eu odiei todos os personagens presentes na trama, simplesmente não consegui me simpatizar com nenhum. A esposa devassa que se apaixona e se aproxima de um cara bem mais jovem e bonito que seu marido. O marido com problemas mentais, muito agressivo em alguns momentos mas carinhoso e encantador em outros. E o jovem Jacob, que aproveita da hospitalidade e amizade, e agrados do marido, apenas por interesse de ficar com sua esposa. Jacob é um traidor, e por mais que ele seja o mocinho da história, o encaro tão nojento quanto August e Tio Al. Ele não maltrata nenhum humano nem animais, mas é tão egoísta e ignorante no mesmo nível que seus inimigos. Sua obsessão por Marlena causou inferno na vida de vários que moram no trem do circo, inclusive causou morte de dois homens que eram verdadeiramente seus amigos.
Porém, gostei do pós a vida no circo, ele já velho e amargurado descrevendo como têm sido sua vida desde que foi deixado no asilo. Me identifiquei com esse Jacob velho e rabugento, pelo fato dele detestar envelhecer, e ter receios de ficar frágil e esquecer de tudo e todos mas também das recordações que teve, e seu esforço pra não esquecê-las. A vontade dele de ainda continuar aproveitando a vida e o grande final, foi maravilhoso e recompensou todo o resto do livro. Me agradou muito o desfecho da história.

Mary.Ellen 07/02/2022

Uma ótima perspectiva sobre tempo, velhice e amor.
Eu demorei muito pra ler, estava desanimada pra começar ele mas assim que comecei me deu aquela sensação de "por que demorei tanto?"
O livro é muito bom.
Temos uma perspectiva de como é a velhice, principalmente aqueles que moram em casa de repouso. É nós mostra também como realmente é um circo.
É um romance gostoso de ler, quando percebe você já está completamente envolvido na história. Você chora e ri porque o tempo é traiçoeiro, ora pequenas medidas de alegria e ora te arranca todas elas.

loLIMta 07/02/2022

RESENHA | Água para Elefantes (Tie-In Edition)
Comprei Água para Elefantes (Tie-In Edition) na sebo em setembro do ano passado unicamente pelo Robert Pattinson na capa. Peguei o livro para ler no final de janeiro ou início de fevereiro (não lembro com exatidão) sem esperar grande coisa. Já havia assistido a adaptação cinematográfica a muitos anos atrás e a única coisa que me recordava é que tinha uma elefanta na história, então embarquei em Água para Elefantes no escuro. Sabia que era um romance, o que me chamou atenção foi que a história é do ponto de vista de um homem pois geralmente quando vejo romances eles são narrados do ponto de vista feminino.

A história narra a vida de Jacob, um idoso de 93 anos num asilo. Solitário, ele começa a relembrar as aventuras de quando tinha 23 anos e embarcou num trem de um circo onde foi contratado como veterinário. E assim o livro segue entre os divertidos e reflexivos pensamentos de Jacob durante a estadia no asilo e as monótonas e chatas memórias no circo durante a juventude. Queria que tivesse mais capítulos no presente do que no passado, vide que os capítulos no presente eram mil vezes mais interessantes, com seus pensamentos acerca da velhice que me fizeram refletir bastante. Os capítulos no passado eram longos demais e totalmente entediantes.

O romance demora pacas a acontecer e enquanto isso não se desenrola somos obrigados a ler sobre o cotidiano tedioso e nem um pouco surpreendente do circo, e quando o romance finalmente se desenrola não desenvolve nenhuma empatia no leitor; eu pelo menos não me convenci nenhum pouco do amor de Jacob e Marlene. E até mesmo quando aparece Rosie, a elefanta e segundo amor de Jacob, eu não me convenci. O livro aborda questões interessantes como o preconceito de classes e os maus-tratos de animais mas tudo isso sob o tedioso cenário do circo o que não me agradou muito. Além de que tem uma cena de estupro narrada como se fosse uma primeira vez desastrosa. Se a protagonista fosse mulher duvido que a autora minimizaria o estupro dessa forma.

A única coisa que eu realmente gostei foi o final agridoce.

site: https://cisgenerodetaubate.blogspot.com/2021/05/resenha-agua-para-elefantes.html

Marin 06/02/2022

"Esse é o meu lar"
Foi uma leitura super leve e tranquila, apesar de não ser totalmente meu estilo por ser um tanto quanto "antiga", claramente dá pra ver que foi escrito para adultos lerem mas não tem problema.

Considero meu "livro reserva", nunca lia ele direto, só o lia no intervalo entre acabar um livro e ter preguiça de começar outro. Levei cerca de 10 meses pra terminar.

Infelizmente não me apeguei muito a nenhum personagem exceto a Rossie, e é notável que ele se tornou um filme.

Recomendo para pessoas com mais de 20 anos, apesar de não ter nada impróprio para 18, apenas pelo estilo