Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

bellaleitura 11/07/2022

Simplesmente AMEI!
Já havia visto o filme bem antes, mas não me recordava muito bem, e quando vi o livro fiquei super empolgada para ler.
Amei a narrativa, a escrita, e principalmente a maneira como Jacob narra o envelhecimento, não só do corpo mas também da mente. Como um senhor de 90 ou 93 anos se sente com o passar do tempo, e com a perda precoce de seus pais, tendo que carregar um peso enorme em seus ombros, ao se juntar a um famoso circo.

Karoline356 03/07/2022

Rico em detalhes.
O contexto criado pela autora é extremamente envolvente, por semanas fiquei louca de vontade de ir ao circo, tudo para poder experimentar um pouco da magia narrada no livro, os espetáculos de malabarismo, a grande lona, os animais, os refrescos e brindes, a música, cada detalhe da trama é tão rico que é fácil se perder na beleza da história. Mas por trás das aparências, a autora também abordada os pontos negativos que eram comumente presenciados nos circos, como o maltrato aos animais, a racionalização de alimento para os mesmos, a discriminação entre as classes de trabalhadores do circo, entre outros elementos.

Mica 29/06/2022

"The whole thing's illusion, [Jacob], and there's nothing wrong with that. It's what people want from us. It's what they expect."
Review on reading.with.mica

Daniel.Alcantara 11/06/2022

Uma leitura marxista
Água para Elefantes por Sara Gruen
Tradução de Anna Olga de Barros Barreto
Editora @editoraarqueiro
Título original: Water for Elephants

Quando traduzi o post de ontem aprendi uma palavra nova: reificação. Algo muito similar a objetificacão, mas dentro de uma concepção mais marxista de relações economico-sociais. O livro, dentro do que compreendi fala da forma utilitarista como os seres humanos se relacionam entre si e com outros animais.
Os animais e trabalhadores são entendidos como meras engrenagens para o funcionamento do grande circo. A classe dos artistas ainda tem alguma consideração dentro do sistema mas ainda assim dentro de um quadro de exploração onde até a morte da celebridade se torna palco para atrair o lucro.
O valor encontra-se totalmente voltado para a utilidade do ser. E quando aquele não se torna mais útil, é descartado completamente. O cavalo que não pode mais trabalhar serve de comida para as feras. O trabalhador que incomoda ao cobrar seu salário é atirado para fora do trem. Até aquele que consegue chegar a velhice, torna-se inconveniente pela sua inutilidade e já é encostado em um lar para idosos.
Mesmo aqueles que conservam ainda sua lucidez e tem histórias para contar, só tem valor por suas lembranças e pelas histórias que tem para contar.
Este livro é lindo, tinha visto o filme que foca mais na questão do romance entre o veterinário e a artista. No livro esta é uma questão que fica em segundo ou terceiro plano. Lindo demais. Obrigado @christiane.alcantara pela dica de novo.
Somos mais que peças de uma engrenagem. Somos mais que o que produzimos. Somos mais que um pedaço de carne. Somos uma reação química impressionante e rara dentro deste universo incrível.

Andressa 03/06/2022

Leitura gostosa
Aquela leitura gostosa que deixa o coração quentinho do começo ao final. Achei interessante também que a história retratou um pouco a realidade de muitos circos por aí, onde os mais tratos são "comuns" como forma de adestramento e as condições em que os animais vivem são precárias. Me imaginei sentada ao lado do Sr Jacob e ouvindo toda a sua história de amor, dos altos e baixos e como eles viveram uma vida longa e feliz.
Recomendo demais!

Marcos774 20/05/2022

Um bom romance
Adorei o livro. Na verdade o romance não é meu estilo de leitura favorito, mas me surpreendi com essa história.

Xuia 15/05/2022

Inspirada a buscar meus sonhos!
Acompanhando a história de Jacob comecei a pensar no que já fiz na vida e se estou pronta para aos poucos começar a envelhecer. O modo como ele persegue os seus sonhos me inspirou muito!
Amei a Rosie, fiquei imaginando como adoraria conhecê -la um dia. Não quero dar spoilers, mas acho que alguns personagens mereciam um final melhor do que receberam - achei o Jacob bem egoísta nesse momento e fiquei de coração partido, mas também sei que são escolhas e que ele não imaginava que o desfecho seria esse, então o perdoei por boas intenções eu acho rs.

Helo.Ferreira 07/05/2022

Li o livro para assim que soube que estavam gravando um filme e amei, é um mergulho tbm na história dos circos norte americana

Robbie 25/04/2022

Surpresa boa
Um livro de romance/suspense, onde um crime deve ser desvendado. A dinâmica de escrita fica naquela narrativa onde a personagem principal conta um acontecimento no presente e outro no passado a cada capítulo

As Personagens são interessantes e carismáticas.

sara 21/04/2022

Acho que fui com muitas expectativas...
Não é um livro ruim ao todo. Mas o casal não tem uma química. EU SEI QUE NAO SE TRATA SÓ DO ROMANCE....mas custava o casal ter um pouco de química?
Fora isso, é interessante ver como essa vida de circo pode ser maluca e inspiradora.

Luiza 18/04/2022

Um dos melhores livros que li. É muito impactante e me envolveu de uma forma que eu não conseguia mais parar de ler. Surreal de bom.

Crisssique 17/04/2022

Fiquei apaixonado
Eu fiquei extremamente apaixonado pelo livro, a história é perfeita, o vem e vai do tempo passando, é maravilhoso. Tudo se encaixa muito bem. Indico muito!!!

Simone Medeiros Leão 06/04/2022

Um lindo final feliz
Água para elefantes foi um romance bem diferente, pelo fato de se passar em um circo. Jacob é um estudante de veterinária e caí de paraquedas em um circo, ele tem um romance proibido com Marlena. O livro é um pouco monótono, mas vale a pena ler pois o final do livro é surpreendente!!!! ?

lanstov_ 29/03/2022

Fofo
Esse livro me foi vendido como um triste do tipo que te faria chorar, e apesar de não ter acontecido isso achei uma história bonita e um bom livro.