Grande Magia

Grande Magia Elizabeth Gilbert

Resenhas - Grande Magia

Stéfhanie 03/02/2017

Para quem vive uma vida criativa (rentável ou não), ele é como uma injeção de ânimo, pois a autora conta um pouco da sua trajetória, experiências suas e de amigos, além de diversos momentos bons e ruins que a ajudaram virar uma grande escritora - e ela ralou muito! O mais legal é que mesmo que se refira à criatividade literária, ela acaba se encaixando em qualquer que seja sua profissão/vocação/hobbie criativo. Gilbert me ajudou muito a enxergar e compreender a Grande Magia (vulgo criatividade) como uma aliada e parceira pra uma vida criativamente falando: leve e feliz.

O livro é bem curtinho e quase um bate papo. Nesses momentos de descoberta, parecia de Elizabeth me servia uma xícara de café e falava "vemk, miga, vamos conversar".

site: www.nossorelicario.com

Carol.Marques 07/03/2017

Interessante, mas dá voltas demais
Li esse livro há dois anos atrás. é um livro de fácil leitura e que aponta alguns pontos interessantes relacionados á criatividade e ao encontro do seu "eu" criativo. Só acredito que a autora peca um pouco pois parece falar 5 vezes do mesmo assunto com outras palavras, como se fosse para encher linguiça e dar ao livro mais páginas. Se o livro tivesse metade das páginas que tem, seria uma leitura mais objeitva. Mas no geral, para quem quer alguma tipo de ânimo quando se está sem rumo do que fazer em sua vida criativa, o livro pode servir.

CrisVieira~ 23/04/2018

Como ser levemente confuso falando sobre criatividade...
Eu preferi organizar minhas impressões sobre livro Grande Magia em notas:

“Precisamos assumir o risco do júbilo”, escreveu. “Precisamos ter a obstinação de aceitar nossa felicidade em meio às cruéis provações deste mundo." Ressalto que esta frase não é da Gilbert mas foi interessante vê-la ali.

1) Alguns capítulos são muito bons. Mas outros parecem uma viagem a base de ácido.

2) Há trechos realmente interessantes, mas infelizmente muitos outros são completamente desnecessários pois a criatividade não necessita exatamente de "truques" para se apresentar. Se um banho (tome banho todos os dias! Estou falando sério, faz bem à saúde.) ou um perfume trouxesse a criatividade, então, nada seria produzido na Europa medieval ou logo após isto. Porque até um rei francês se orgulhava - e era admirado por isto - de nunca ter tomado um banho na vida.
Cito o banho como exemplo, porque se pegarmos o tempo que houver para criar- quinze minutos?...-, vamos dar aquela paradinha para caçar o barbeador, ou o perfume, ou o batom?
Pois ainda que a sensação de bem-estar ocorra (e ele acontece depois que se der uma ajeitada no visual), não existe uma consequência "criativa" nisto. Por acontecer? Sim, pode. Ou não.
Quando lemos sobre o processo de criação de autores renomados, mulheres e homens, eles citam a necessidade de um certo isolamento, como Gilbert fala no livro, bem como da renda fixa, mas dificilmente vão dizer que fazer a barba ou vestir sua peruca vai te fazer se sentir mais criativa/o.
Conheço homens que cuidam da barba como de um filho. E, no passado, ter barba era sinal de superioridade: por isso Homero mantinha a dele), ou passar perfume (já pensaram em quem tem rinite alérgica imaginando que não terá futuro porque não pode passar um perfume? Coco Channel queria vender suas criações, fazia marketing e propaganda deles com frases de impacto, como toda(o) boa(m) publicitária(o) que se preze cria, e não tinha lá muita lógica, para além disso, como falar sobre perfumes em relação a criatividade. rs
Não vai.
A criatividade vem quando se está "preparada(o)" para se criar algo. E a "preparação" é fenômeno interno. Os externos podem auxiliar, mas não significam que gerarão uma espécie de boom criativo em você.

3) gostei do Medo de Salto Alto.

4) um ponto a se considerar: erros em estruturas podem arruinar uma casa levando-a até mesmo a ruir. Uma personagem mal desenvolvida e que não consertamos - porque não queremos ter o trabalho de "voltar e consertar" porque "aquela única personagem não traria um retorno à altura" -, é preguiça demais. Se não dá para consertar, permanece nos incomodando a ideia da personagem "torta" e qualquer leitor pode achar estranho exatamente o 'não desenvolvimento' dela, corte-a. Sem piedade.

5) O evento da editora e o alce pareceu romanceado, porque Editoras recusam, sim, obras de pessoas que não tem grande chamariz, são desconhecidas, ou não tem "padrinhos" que as ajude. E, sim, elas amam publicar os livros de autores conhecidos, mesmo se o livro for um lixo.
É injusto? Sim, é. Mas romantizar este fato não ajuda. Deve-se, sim, persistir no que se acredita, pois esta "magia" nos acompanhará. Porém, jamais retirar os pés do chão esperando por "reviravoltas milagrosas do destino". Isto é pueril e não a atitude de quem leva a sério a própria capacidade.

6) Dói ler esta fala de que a escrita é cruel. A relação humana com a criatividade é cruel, não a criatividade em si. É imaturidade pensar que não somos nós e sim os outros o "inferno" que criamos. E no caso, se produzimos arte e por querermos. Se não, vamos pescar, relaxar de outras maneiras. A questão é que reclamar parece colocar o artista em posição superior, quase se mártir.
Quando, na verdade, estamos sendo abençoados com a oportunidade de gerar algo único nesta vida tão complicada. Por isto, escrever é liberdade, é alegria, é diversão. E embarcar em mundos para além deste e voltar se sentindo empanturrada(o), é felicidade. Criatividade para mim, é dádiva, jamais fardo.

7) Não concordo com a ideia de fracasso como algo absoluto, porque o que é fracasso para uns , é a metade do caminho ainda a percorrer para outros. E se somos nós que estabelecemos o que é sucesso, também devemos compreender que fracasso é degrau de aprendizagem, jamais de parada. Então, "Não pare, siga em frente."

8) Talvez seja isto que precisemos fazer se quisemos ser criativas (os) sem medo do que pensarão: seguir de cabeça erguida e confiantes no que fazemos.

9) O livro é levemente interessante. Não houve um aprofundamento maior sobre o 'criar' para além da experiência literária da autora. Os exemplos podem ajudar mas se voltam mais para um nicho específico de atuação. Eu o recomendo mais às pessoas que ligam ou pretendem ligar seu trabalho à arte literária do que as outras artes, porque ele foca mais nisto. Mas, como distração, talvez seja válido.

MilaMelo 09/02/2022

Porque a criatividade pode mudar o SEU mundo
"Você criou aquilo, então tem direito de mostrá-lo. Nunca peça desculpas, nunca dê muitas explicações e nunca se envergonhe de sua criação. Você fez o mehor que pôde com o conhecimento e os materiais que tinha e no tempo que lhe foi disponibilizado. "

Contando o que entende por criatividade, Liz Gilbert nos conta porque a dor é a melancolia não fazem parte do artista de forma natural e descreve aquilo que é necessário ter para viver uma vida criativa: coragem, encantamento, permissão, persistência, confiança e divindade.

É sempre bom lembrar que a criatividade não é uma jóia apenas de quem trabalha com ela tods os dias. Mas sim, de todos nós que buscamos uma vida mais livre.

Flavio.Gabriel 07/08/2019minha estante
Obrigado. Eu criei um hábito de sempre procurar a crítica mais negativa mas com fundamento para eu decidir se vale a leitura ou não. A sua foi perfeita. Me economizou dois dias de leitura.

Rods 30/08/2019minha estante
Fico feliz por ter ajudado :)

Filipe Emanuel 30/12/2022minha estante
Obrigado, vi tantas resenhas positivas. Uma nota acima de 4, peguei emprestado o livro e pensei que seria bom, mas achei chatinho, apesar da leitura até fluida pelas pausas com título, que na verdade não são pausas.

Alguns falam ser autoajuda mas só se for daqueles bem ruinzinhis que na verdade nada ajuda e só fica usando frases de efeito

Ká - @shotdaspalavras 01/08/2018

Descubra a criatividade
Soube deste livro através de uma amiga, mas a princípio não me chamou muita atenção.
Foi então que eu assisti alguns vídeos do Murilo Gun (humorista palestrante, empreendedor e amante dos livros), onde ele fala muito bem do livro. Dei uma chance e comecei a ler, e me surpreendi bastante.
Este livro acabou me chamando a atenção pelo fato de que eu nunca me achei uma pessoa tão criativa, mas através desta leitura percebi que sou criativa sim, mesmo que em pequenas coisas, diariamente!
Falando um pouco sobre o livro...
Elisabeth Gilbert reforça que você não precisa ser um grande empresário ou alguém famoso que teve uma ideia revolucionária. Você precisa e deve ser criativo nas pequenas coisas: para desenrolar uma situação complicada no trabalho, resolver um problema de família, entre outros. E por este motivo, não temos que ter medo. Pense assim: nossa passagem pela terra é temporária, então por que não arriscar?
Grande Magia é uma leitura sobre criatividade, coragem, energia e descobertas.

Joy Barreto 01/02/2022

Auto-ajuda
É um livro de auto ajuda bem maçante. Não foge do convencional e, tem muita enrolação. Do início ao fim a autora não desenvolve nada novo. Bastante cansativo.

Adrielle 09/01/2022

Já li e reli algumas vezes!
De longe é um dos livros mais inspiradores que já li. Super recomendo. Faz você ter um olhar mais atento às oportunidades que batem na porta. Elas não vão ficar lá esperando você abrir?

Clau 17/05/2020

Inspirador
Já tinha lido há 3 anos atrás. Resolvi relê-lo pois lembro da boa sensação que me causou. Inspirador, com uma linguagem simples, traduz como é a trajetória de quem aspira realizar algo. Seja um sonho, um hobby, um trabalho, algum grande feito ou algo sem sentido, mas que traga alguma motivação para a vida. Tende mais para quem busca por algo relacionado as artes e a criatividade, mas não só. Quem tem essa ligaçao com certeza se identifica ainda mais. E quem busca iniciar algum projeto se sente bastante encorajado. Transforma a pressão sobre os projetos em algo obsoleto e propõe uma trejetória com mais leveza. Vale ter ele a mão para possíveis reaberturas aleatórias como uma inspiração para os dias em que a criatividade fugir.

Katia.Regina 29/05/2020

Empolgante!!!
Leitura leve, fluida, envolvente e até engraçada.
É aquele livro que dá uma injeção de ânimo e de certa forma deixa as coisas mais simples de serem encaradas.
A mensagen é: faça o que tem que ser feito, não se importe com o que ou outros achem/falem de você ou da sua "obra".
Isso por si só já é libertador e por tirar o peso do julgamento faz com que as coisas fiquem muito mais simples. Super recomendo a leitura.

Vic 04/06/2020

Eu comecei esse livro no ano passado e por inúmeros motivos que a vida me trouxe eu parei e só voltei agora a pouco tempo. E, Elizabeth Gilbert, você leu a minha mente! Eu tinha acabado de receber uma péssima notícia de um concurso de contos que eu estava participando e fiquei bem desanimada, foi quando ela disse tudo o que eu precisava ouvir. Elizabeth, você me ensinou coisas que eu nem imaginava sobre escrever e me incentivou a escrever cada vez mais! O que são as derrotas perto do processo de escrita? Nada! Eu acho que todos deveriam ler esse livro, mesmo que não escreva, aplique em seu hobby favorito ou profissão, tenho certeza que te incentivará a nunca desistir! Obrigada, Elizabeth por essa leitura maravilhosa!

Aline 02/03/2022

A arte de criar
Esse é o segundo livro que leio da autora Elizabeth Gilbert. O primeiro foi comer rezar amar. Livro esse que não gostei muito. Acho que li muito nova e não estava no clima da autora, apesar de ter achado a escrita dela bem leve.
Mas esse livro é bem diferente do Best Seller. A autora fala sobre o processo criativo. De como ela já passou por bloqueios terríveis e como podemos supera-los.

Raquel 13/07/2020

Doses rápidas e incríveis sobre viver de forma ousada e criativa sendo quem se é. A autora consegue conversar com o leitor de forma simples e direta, capítulos curtinhos e mensagens claras. Um dos livros mais legais que li no ano!

Maria 20/10/2020

Inspirador
Confesso que essa leitura veio na hora certa para mim, precisava de uma inspiração e um certo empurrão pra tirar do papel um projeto pessoal ? e consegui. Uma leitura bem leve e super necessária, principalmente, pra quem é da área criativa. Aqui uma parte que me tocou:

?Você é livre, pois todo mundo está ocupado demais consigo mesmo para se preocupar com você.
Então vá ser quem quiser.
Faça o que quiser.
Dedique-se àquilo que o fascina e lhe dá vida.?

Alyne 26/10/2020

Adorei a leitura desse livro.
Eu demorei um certo tempo para terminar a leitura não porque ele estava chato,
mas porque eu queria absorver com calma todas as mensagens e ensinamentos dele.
Certamente é um livro que vale a pena a reler de tempos em tempos.