Sociedade do cansaço

Sociedade do cansaço Han B.C.
Byung-Chul Han

Resenhas - Sociedade do Cansaço

Thata.Romano 21/04/2021

Filosófico
Achei o livro bem denso, com muitos termos técnicos da área da filosofia, acredito que se eu tivesse mais familiaridade com a área teria sido uma leitura mais proveitosa. Acredito que apesar disso consegui tirar boas conclusões do livro.

O.leovinicius 19/01/2024

Interessante
Leitura muito atual e importante, porém um pouco cansativa. O autor sempre retoma algumas ideias de uma forma que faz parecer que estou lendo o mesmo parágrafo.

vivia.medeiros 19/03/2022

Mais uma leitura acadêmica...
O livro lembra bastante a leitura de um artigo científico, onde se entende boa parte da leitura pelas notas de rodapé e também pelo anexo. Logo, quem for lê-lo, jamais ignore esses itens, pois a leitura é densa, profunda, com alguns verbetes em língua estrangeira. Só indico pra quem gosta dessa leitura mais aprofundada.

Patrick41 08/11/2023

Meio que Confuso
Byung-Chul Han nasceu na Coreia, mas fixou-se na Alemanha, onde estudou Filosofia na Universidade de Friburgo e Literatura Alemã e Teologia na Universidade de Munique. Em 1994, doutorou-se em Friburgo com uma tese sobre Martin Heidegger. É professor de Filosofia e Estudos Culturais na Universidade de Berlim e autor de inúmeros livros sobre a sociedade atual.
Dito isso, meu primeiro contato com Byung-Chul não foi muito receptivo. Sociedade do Cansaço foi minha primeira obra do auto e a minha percepção foi que ele não se aprofunda muito em seus pontos, ao mesmo tempo em que ele tenta explicá-los

rafa 31/01/2022

Necessário.
Fala sobre essas positividade excessiva que temos nos tempos de hoje, onde você tem que conseguir fazer algo, um mundo onde existe esse papo de meritocracia. ?Você consegue se se esforçar?.
A sociedade do século 21 é a sociedade do desempenho. O que causa a depressão é a pressão do desempenho.

?A lamúria do indivíduo depressivo de que nada é possível só se torna possível numa sociedade que crê que nada é impossível. ?

A depressão é o adoecimento de uma sociedade que sofre com o excesso de positividade.
O próprio senhor se transformou no escravo do trabalho.

Apesar de ter sido uma leitura um pouco complicada, acho que ela é necessária.

Lerinha80 23/05/2021

Sociedade do cansaço
Esse livro aborda algumas questões interessantes sobre a sociedade do cansaço, para fins de reflexão. O autor faz duras críticas ao sistema capitalista vigente, bem como tece um comparativo entre a sociedade antiga, chamada de disciplinar, e a atual, nomeada de sociedade de desempenho, bem como traça a relação acerca das novas doenças psíquicas resultantes do modo de vida e da pressão por resultados no trabalho, característicos do século XXI.

Ester06 27/05/2024

Sociedade do Cansaço
Esse é um daqueles livros mais complexos de se interpretar, porém, quando se compreende percebe-se a inteligência da escrita.

Byung-Chul Han nos leva a uma profunda reflexão da sociedade pós moderna e de como o fluxo tem tornado cidadãos escravos de si mesmos, cansados e sobrecarregados.

Mostra o quanto o excesso de informações e influências tem nos levado ao desenvolvimento de novas doenças e o quanto a necessidade de "produzir, produzir e produzir" tem nos tornado doentes.

Estamos sempre na crença de que o trabalho nos trará a autorrealização. Deixamos de ser dominados por outros apenas para nos tornarmos carrascos de nós mesmos. Mais metas. Mais horas de trabalho. Mais dinheiro. Mais cobranças.

Perdemos os pequenos prazeres da vida apenas porque necessitamos ser produtivos. Ignoramos sinais de que o corpo precisa de um tempo. Nos enchemos de mais e mais remédios, não para melhorarmos, apenas para continuar produzindo mais e mais.

Mas afinal, pra quê? Qual o motivo?

De acordo com o autor, "a auto exploração é muito mais eficiente que a exploração estranha pois caminha de mãos dadas com o sentimento de liberdade.
Lançamo-nos eufóricos no trabalhos, mas, por fim, acabamos quebrando.

Nós nos transformamos em zumbis saudáveis e fitness, zumbis do desempenho e do botox. Assim hoje, estamos por demais mortos para viver, e por demais vivos para morrer."

Enfim, é bem complexo, mas sinto que depois da metade ficou mais fluído e claro de se compreender.
Wesleyotio 28/05/2024minha estante
Ótima resenha, acho muito legal como ele critica a exploração do eu que está disfarçada de liberdade.

Alice 28/11/2021

Apesar de ter uma linguagem com algumas palavras um pouco técnicas demais esse livro foi um tapa para mim! Muita coisa começou a fazer sentido depois desse livro, além de me dar muita coisa para refletir.

flaviabloisi 21/09/2021

Bom!
?Todos os esforços em favor da vida levam à morte.?
?Os adoecimentos psíquicos da sociedade de desempenho são precisamente as manifestações patológicas dessa liberdade paradoxal.

Gostei do livro. Em alguns momentos precisei consultar o dicionário mas dá pra compreender. O autor passa segurança em cada palavra escrita e aponta teses filosóficas, cita filósofos, tem embasamento.
O livro não superou minhas expectativas mas acredito que seja porque não tenho hábito de ler livros assim.
Resumidamente, eu gostei, traz boas reflexões.

Eduardo.Anjos 26/03/2021

Ruína Social
O autor analisa os diferentes tipos de sociedade que foram surgindo com o passar dos anos, assim como suas características e a fragilidade nas explicações que surgiram para explicar o comportamento dos indivíduos e seu desenvolvimento na sociedade. É fascinante como vamos percebendo quais foram os caminhos tomados de forma inconsciente pelo ser social, até culminar na chamada sociedade do cansaço.

Michele Alberton 02/10/2022

Denso!!!
Me senti meio burra durante quase toda a leitura, porque o livro é pequeno porém denso... A linguagem + a densidade do tema dificultaram muito a minha absorção do conteúdo. Um dia vou reler (mas a fila de livros novos tem dificultado minhas releituras, enfim).

Nem sei como resumir o que li, mas destaquei vários trechos. Um que eu achei maravilhoso foi "A mera vida sadia, que hoje adota a forma do sobreviver histérico, converte-se no morto; sim, num morto-vivo. Nós nós transformamos em zumbis saudáveis e fitness, zumbis do desempenho e do botox. Assim hoje, estamos por demais mortos para viver, e por demais vivos para morrer."

Eduardo1994 01/04/2020

Positividade e cansaço
A grande contribuição de Han está em identificar e mostrar como estamos imersos no que ele chama de "positividade" (em contraposição à ideia de "negatividade"). Na sociedade atual, positividade impele o indivíduo a tornar seu próprio patrão e, conseqüentemente, seu carrasco. Daí derivam todas as doencas que não são mais imunológicas, mas neurais, de auto cobrança.
Esta segunda edição traz um ótimo anexo, onde Han sugere que a psicanálise não tem respostas para o sujeito contemporâneo, já que o sujeito que ele tratava era aquele reprimido (da negatividade). Vale muito a pena conhecer e debater suas ideias!

Manu Tavares 18/05/2021

O livro me ganhou na sinopse, mas fiquei com medo dela ser falsa e ao longo do livro me decepcionar bastante com o seu conteudo e ser apenas mais um livro d coach. Não foi o que aconteceu, a leitura eh um pouco densa mas eh incrivel a maneira como o autor descreve a nossa sociedade do cansaço, faz tanto sentido isso tudo... Recomendo demaiss a leitura.

Movio 06/12/2022

Ótimo livro. Seu conteúdo conversa com a sociedade líquida descrita por Bauman. O livro incita o leitor a refletir sobre seus comportamentos e conceitos, buscando modifica-los. Fácil leitura e comprensão.