A Colina Escarlate

A Colina Escarlate Nancy Holder

Resenhas - A Colina Escarlate

Regina.Luiza 01/05/2020

Porque pior do que fantasmas são as pessoas.
Este livro é uma transposição literária do filme A Colina Escarlate.
Devo dizer que como nas adaptações de livros para o cinema, em que prefiro o livro ao filme. Neste caso, também é de minha preferência a transposição literária ao próprio filme. Câmeras jamais corresponderam 100% a livre imaginação ?, na minha humilde opinião.
Mas vamos a história.
Aos 10 anos de idade, Edith perde a mãe para a morte. Três semanas após o enterro, o fantasma da mãe vem lhe visitar. Seria emocionante se não fosse aterrador, pois o espírito materno vem visitá-la, rangendo assoalho, estalando ossos e em todo o horror do seu estado de decomposição. Como se não bastasse, ainda lhe deixa uma aviso: -Minha filha, quando chegar a hora, cuidado com a colina escarlate.
O trauma dessa visita deixa a Edith uma obsessão, fantasmas. Obsessão essa que ela transfere à seus escritos, já que sonha tornar-se uma escritora publicada.
Jovem rica, logo é atraída por um homem misterioso, Sir Thomas Sharpe, dono de um espólio conhecido como Allardale Hall. Ela se casa por amor e deixa sua vida na cidade, para ir morar na casa ancestral de seu marido, com a cunhada. Ao chegar, surpreende-se com a imensidão, solidão e decaimento do lugar.
A casa fica no topo de uma colina, a qual é cercada de argila vermelha, fonte de renda do irmãos.
Muitos mistérios existem nesse lugar. Edith parece não ser muito bem vinda pela cunhada e não demora a adoecer. Sua vida de casada não está sendo, de forma alguma, como ela esperava e ainda, ao anoitecer, ela ouve...fantasmas!
Sua mente inteligente e curiosa, irá tentar desvendar todos os mistérios, porque pior do que fantasmas são as pessoas.

tdethalyta 26/05/2022

Este livro despertou a minha autoestima - com aviso de onde começam os spoilers
É interessante ver que cheguei até 74% e me parece que "não aconteceu nada", quero dizer, eu não me envolvi tanto, estava lendo consecutivamente esperando um desenvolvimento, o momento do clímax (que assim, não chegou muito). O que eu cheguei a sentir foi raiva e, como em qualquer livro, botei as sinapses para trabalharem e fazerem teorias, ainda assim não significando que me conectei, eu fui mais na vibe "deixa a vida me levar".
Se você não gosta de spoilers, vou resumir em: o livro é fraco, não é difícil descobrir os grandes plots, e tem furos; não há um desenvolvimento, não consigo aceitar a "redenção" de um dos protagonistas, as motivações e a "cereja" do bolo (uma relação) me soou mais como se estivesse lá só para chocar (mesmo sendo útil para a narrativa), ficou muito "ó, toma isso aí na sua cara". Além disso, a protagonista é a típica empoderada independente que não pode ver um homem que já joga toda a razão básica no lixo. Considerando esses pontos, eu resolvi ter autoestima e abandonar a obra.
Na parte com spoilers, vou destrinchar o porque odiei tanto e quais furos notei.

COM SPOILERS (inclusive do final no filme e livro, além do que eu li antes do final):
- A primeira coisa que eu acho sem sentido, e até burra, é a mãe da menina tê-la avisado do perigo 14 anos antes de Edith conhecer o Thomas e, até mesmo quando ela o conheceu aos 24 anos, com uma frase sem contexto, fica um ar de irrelevância/inutilidade para esses acontecimentos porque não ajudam EM NADA. Só estão ali.
- Quando ela o vê, apesar de ser uma mulher independente que está reclamando de ter que fazer sua personagem se apaixonar à primeira vista, fica abobada por um cara que nem conhece e, mesmo sabendo ser pretendente da irmã de seu melhor amigo, fantasia ser amada por ele (essas partes dão muita vergonha alheia); sei que não se passa nesse séc (apesar de não ter relevância em qual se passa), mas a menina podia ter mandado investigar o cara, ficado desconfiada de um aristocrata com indícios de decadência financeira estar flertando com moças ricas.
- Após já estar casada e em Allerdale Hall, Edith finalmente entende que os avisos fantasmagóricos de sua mãe sobre a Colina Escarlate referem-se a propriedade do marido (pô, a tia podia ter usado o nome oficial), mas ela não sai correndo e continua na vibe "é tudo coisa da minha cabeça". Se fosse, como a garota teria criado uma visão de sua mãe falando um nome que nunca havia ouvido e que, COINCIDENTEMENTE, é o da casa dos Sharpes? Era óbvio que devia fugir dali naquele momento, todavia ela precisava seguir a máxima de ser burra como toda personagem do gênero.
- Quando a casa finalmente caí, pelo menos no filme, Lucile diz que eles sempre escolhiam mulheres sem família para ninguém vir atrás delas. No entanto, Thomas chegou nos USA como pretendente de Eunice que possui vários parentes (óbvio que o Alan também atravessaria o oceano por ela), cadê o nexo? E a Edith fica intrigada e procurando respostas porque chega uma carta de uma prima da Enola, ou seja, outra com parentes.
- Após Edith descobrir que os irmãos matavam esposas ricas para se manterem e eram amantes, ela ainda pensa que Thomas a ama e, quando está fugindo de Lucile, resolve ouvi-lo quando diz para ela esperá-lo no elevador e lhe dar uma chance de fazer a coisa certa.
- O grande motivo do pobi do Thomas não querer que a irmã mate Edith é que ela não é interesseira. É isso mesmo. O cara que enredava damas bobinhas e deixava sua irmã matá-las para ficarem com a herança acha que as 3 primeiras mulheres não eram dignas de pena porque ELAS ERAM INTERESSEIRAS... Eu sei que elas olharam para seu título e beleza e o fantasiaram como um príncipe encantado, mas isso é mais honroso que olhar para o dinheiro e matar por isso. Era melhor ter deixado só no "ELa é DifEReNtE DaS oUTrAS".

Saindo dos furos e só comentando, eu reconheço que faz total sentido e utilidade para a história Lucile e Thomas serem incestuosos, mas é uma informação somente atirada, não tem uma explicação, um aprofundamento da psicologia dos personagens que seria interessante e até necessária para - ao menos eu - pensar em engolir a redenção do Thomas, eu tive que trabalhar com os meus neurônios para entender o porque ele ganhou essa passação de pano e ainda assim não gostei. Porém, vou comentar o que entendi disso: Lucile soa bem psicopatinha (parece que tentam justificar com a criação problemática - que não é tão bem especificada - e até pode ter sentido, só não é obviamente justificável); ela é manipuladora e dominadora, cresceu protegendo Thomas e parece usar isso a favor dela, ele sente que deve tanto a irmãzinha que se torna sua sombra (acho até que ela pode ter iniciado o romance); quem fica com todo o trabalho sujo (envenenar esposa, matar esposa, matar cachorro) é ela, que faz numa boa enquanto o irmãozinho que não consegue lidar com isso passeia pela cidade e cavalga. Então, ela seria uma alma nefasta e o pobre do Thomas teve a infelicidade de nascer com essa irmã e, sem outra opção, o coitado precisou ser cú.mpli.ce e amante dela - e, também, engravidá-la (a única coisa que eu não descobri antes de ser revelada, além de que sua irmã lhe mataria por ciúmes e seu fantasma ajudaria Edith, parabéns por isso, livro - é ironia). Como ele resolve salvar 1/4 mulheres, merece redenção e a tonta da Edith ainda parece terminar grata e até o amando (isso é mais forte no filme).
Pelo menos no livro (apesar de ser blézinho como fazem) Edith percebe que ama seu melhor amigo e parece que o pobi do Alan que atravessou o oceano e levou duas facadas por essa mulher finalmente ficará com ela. É isso, esse é o livro.
Em uma frase: uma perda de tempo.

alice 26/03/2021

O plot desse livro me perturbou!

Um horror gótico com um começo lento e descritivo mas com um desenrolar macabro. Allerdale Hall é cheia de segredos sórdidos, um lugar onde fantasmas se alimentam do ódio e do sangue da família Sharpe.

Eu li o livro antes de assistir ao filme e não fazia idéia de que o segredo fosse tão bizarro, criei várias teorias e errei todas, um plot macabro. Amei demais essa leitura, a narrativa da Nancy transporta o leitor para dentro do castelo gótico.

Marianne20 27/08/2023

Um dos melhores livros
Esse livro tem tudo o que eu gosto: suspense, romance, terror e até mesmo um pouco de comédia! Uma vez que vc começa é difícil parar

Ket 05/05/2023

Delicioso com o filme
História perfeita para ler à noite, no friozinho, melhor ainda se estiver chovendo! Gótico e fantástico se unem nessa adaptação para livro do roteiro do filme de mesmo nome. Adoro o filme, acho o visual fantástico, o clima assombrado e as atuações são um primor.

O livro segue o roteiro, então não vai decepcionar quem já gosta da trama (mas também não apresenta nada de novo).

Ótimo para quem gosta de releituras de gótico.

Amandenha 10/10/2021

"a jovem autora Edith Cushing apaixona-se e casa-se com Sir Thomas Sharpe, mas descobre que este não é quem parece ser. Sua casa abriga fantasmas, entidades misteriosas, que Thomas e sua irmã, Lady Lucille Sharpe, desesperada e ferozmente tentaram esconder."

?Perdi um pouco do meu tempo lendo pq achei o filme bem melhor,e o elenco ????
?A história é realmente muito boa,assustadora, angustiante e apavorante gostei só não tinha a Necessidade de ter lido já que o livro é adaptação do filme então é bem igual
?e tem umas metáforas bem legal
?Engraçado que no livro eu fiquei com ódio do Thomas mas no filme eu perdoei ele ?

Bruna Lima 29/03/2021

Sombrio, delicioso e gótico!

Eu amei o filme, logo estava com fortes expectativas para o livro, e essa foi completamente atendida!

Toda ambientação sombria e visual criada por Del Toro, vimos no livro, descrita tão ricamente, o que torna a leitura mais prazerosa.

No livro conseguimos acompanhar um pouco mais sobre os personagens (os irmãos Sharpe são de fato algo intrigante), explorando mais camadas (seus pensamentos) o que é incrível. O desenvolvimento e a criação desses é satisfatório de ler.

Outro ponto interessante é a mansão, no livro essa também é mais aproveitada, sendo inclusive uma espécie de personagem, o que se torna um elemento importante dando a história um aspecto ainda mais gótico e dramático.

A escrita da Nancy é maravilhosa, e sabe como conduzir a trama. No livro é possível notar algumas referências da literatura gótica e de terror.

Para aqueles que gostaram do filme é um prato cheio, e para aqueles que querem ler um romance gótico é uma ótima escolha.

Patty 23/05/2022

Incrivelmente parecido com o filme
Tirando poucos detalhes e segredos, o livro é incrivelmente parecido com o filme, acredito que seja uma das poucas adaptações para cinema em que o diretor foi fiel ao contexto do livro.
Guillermo del Toro faz adaptações fantásticas, sou grande fã das obras e ter a experiência de ler esse livro foi maravilhosa, recomendo muito para quem gosta das obras dele.

Bia 27/02/2022

"Fantasmas existem. Isso eu sei."
Minha paixão pelo filme é de longa data e apesar de ter me apaixonado também pelo livro, o longa continua sendo meu preferido. No entanto, esse livro foi um complemento maravilhoso à história já conhecida e me trouxe mais vontade de rever pela 30a vez. MARAVILHOSO!

Bre 17/08/2023

A Colina Escarlate - Nancy Holder
O final foi bem eletrizante, gostei da história como um todo mas não amei. Em alguns momentos achei corrida demais, em outros arrastada demais. Adivinhei o plot lá pela metade do livro, mas ainda assim fui surpreendida pelos eventos finais. É legal, mas não é memorável.

Rosy Sales 05/09/2020

Super indico
Esde livro è ótimo!Deveria ter lido ele antes mas foi bom q cada capítulo q eu li eu assistia um pedaço do filme kkkkk nunca demorei tanto pra assistir um filme KKK má foi muito bom mesmo ótima leitura e vou indicar pra todos

Messie Lemaître 19/07/2020

Achei que a escritora seguiria por um caminho mais meloso que o do filme, porém, ela soube narrar muito bem a história, sem torná-la um melodrama, tampouco erotizá-la mais que o devido! Muito bom para quem procura um ar de literatura do século XIX, com todos os elementos clássicos dos romances góticos: palácios, mistérios, melancolia e horror interno e externo muito bem descritos!
Quando confrontado com a história original (filme), há algumas pequenas incongruências; um vício que dificilmente não aparece em adaptações; mas analizando a história descrita e a ansiedade pelo desfecho, nota máxima!

pow pow 09/05/2023

"Do meu ponto de vista pessoal, vou dizer: é uma obra-prima"
Tanto a história como o filme são maravilhosos.

O livro contém partes que o filme não tem como o passado da edith e alan e dos irmãos ( eu achei muito importante, pena que não colocaram no filme)

Adorei a historia, os personagens, os fantasmas