Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

May 18/02/2022

Aurora, guria tu deveria ter mais amor próprio
Achei bem interessante a proposta do autor de questionamento sobre o tal do casamento de conveniência, mas assim, boa parte do tempo não entendia o que a dona Aurora queria com um meio peculiar, o cara não amava ela, ela era apaixonada? Viciada? Queria se martirizar pra conseguir o paraíso? Não sei, só sei que o casamento por parte dela ficou meio que sem nexo sabe. Mas se tratando da narrativa, esse amor obstinado, avassalador e tals é normal...
Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Se eu me lembro bem, ela casa com ele por vingança, por ele ter trocado ela quando ela era pobre ?

Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Aí quando eles casam, ele vai todo feliz achando q tá td bem e ela ?? kkkkkkkkkkk

May 19/02/2022minha estante
Siiiiim, mas o casamento parece uma tortura para os dois e eles continuam juntos por sla o que

Wanessa.Caldeira 19/02/2022minha estante
Por teimosia, deve ser kkkkkkkkk

Priscila 09/06/2022

Senhora foi um dos primeiros livros que li na minha adolescência e amo de paixão. É interessante observar a diferença da sociedade no livro e a atual, além de a história ser maravilhosa.

Dudað¦â¨ 26/10/2023

Assim, eu demorei demais para ler esse livro, fiquei até surpresa. Eu gostei muito da ideia que esse livro passa, dos personagens, da forma que eles possuem autenticidade, principalmente a Aurélia. Porém, a escrita de José de Alencar, è muuuito extensa, ele descreve cada coisa com diversos detalhes o que torna a experiência bem vivida, mas eu alguns momentos se tornava um pouco maçante. Apesar de tudo, achei o livro muito bom, e as figuras de linguagem trouxeram algo tão bom à história. Gostaria bastante, realmente vale a pena.

Bruna 14/07/2022

Assim como outras pessoas tive meu primeiro contato com a obra na época escolar. Contudo, neste momento a leitura me fez muito sentido. O dialogo a grosso modo se resume no amor x dinheiro. Por diversos momentos o ego, o orgulho e a vingança se fazem presentes levando os personagens a desfrutarem de uma vida infeliz.

Raul 29/04/2021

O Romantismo Brasileiro pode Surpreender
A leitura desta obra se deu por tratar-se de um clássico da Literatura Brasileira. É obra bastante rica pela configuração dos elementos românticos e desenvolvimento da narrativa com linguagem robuscada e impecável. Me surpreendeu pela riquesa de construção das personagens e mudanças de trajetória do enredo (de fato me peguei pensando que "por essa eu não esperava" enquanto lia a obra), fugindo da perfeição idealizada pelo estilo literário.

Leitura Comentada 25/08/2020

Este romance de época urbano retrata bem a sociedade burguesa carioca do século XIX, fazendo crítica aos costumes, casamentos por interesse, e as convenções deste tempo.
Senhora traz uma leitura leve, com rico vocabulário. Sua trama é composta de quatro partes (O preço, Quitação, Posse, Resgate) bem elaboradas, envolvendo o leitor em cada uma delas.
Através dos desencontros amorosos de Aurélia e Seixas, percebemos o quanto um sentimento ignorado, menosprezado pode interferir na personalidade e amadurecimento pessoal, endurecendo outras emoções.

Giu 01/09/2021

Enemies to lovers clássico
Sempre tive pavor de clássicos, principalmente clássicos nacionais. O ensino médio me fez achar que eu era burra demais pra consumir esse tipo de conteúdo. Desde o ano passado, quando comecei a ler clássicos da literatura mundial, decidi que tentaria ler algum nacional também. Senhora, do José de Alencar, foi a minha escolha.

Lembro da minha professora de literatura contando um resumo da história e eu apaixonada pelo enredo. Aurélia, moça lindíssima do Rio de Janeiro do século XIX, recebe uma herança do falecido avô e se torna uma das jovens mais cobiçadas da cidade. Ela é a rainha dos bailes, tem dezenas de pretendentes, mas apenas um chama a sua atenção. Fernando, que já teve intenções de se casar com Aurélia antes dela receber a herança, acaba deixando-a por uma garota com um dote maior. Aurélia, agora rica, bola sua vingança. Consegue comprar de volta Fernando para ser seu esposo, e o casamento dos dois se torna um inferno.

Com críticas belíssimas à sociedade de aparências, ao mercado de casamentos como meio de ascensão social e ao orgulho, José de Alencar monta uma trama repleta de alfinetadas, cenários bonitos e personagens complexos. Fiquei impressionada com o quão erótico é esse livro. Apesar de ter sido publicado em meados de 1870, José de Alencar não poupa nos detalhes do relacionamento extremamente enemies to lovers.

Vale mencionar também que a Aurélia é uma personagem sensacional. Calculista, talentosa, bonita, sedutora e uma atriz incrível, ela nos ganha com a sua inteligência e independência. Só acho que ela deveria ter pisado mais no Fernando, 11 meses de alfinetadas e punições não foram o suficiente pra derrubar o ego do macho chato. Talvez assim o final se tornasse mais agradável.

Amanda 06/05/2021

uma história muito interessante e com uma personagem principal incrível! mas a linguagem é mais complicada de ler e isso fez com que ficasse meio arrastada a leitura, mas valeu a pena

renatariely 04/05/2021

Surpreendente
Por ser um livro escrito no séc XIX, pensei que teria todo aquele estigma relacionado ao sexo feminino. Porém, Aurélia, nossa protagonista, mostra como o autor foi revolucionário na sua época. Gostei muito, ela tem uma postura, que até mesmo hoje em dia não vemos em muitas mulheres.

Marcelo217 13/05/2021

Que mulher doida!!!!
Com José de Alencar aprendi que uma mulher magoada é osso duro de roer. Agora uma mulher magoada e endinheirada é o próprio hospício de tanta loucura.
Confesso que me surpreendi (positivamente), pois não esperava que a história seria boa como foi. Temos aqui, a todo momento, focos de romantismo brasileiro do século XIX. Muito bem escrito e dosado na medida suportável as descrições e o lirismo por parte do autor. Ainda acho que a história tinha espaço para mais desenvolvimento, pois esse final foi muito morno.

A personagem Aurélia eu achei completamente surtada e se fosse Seixas, correria dela no momento em que ela beijou o quadro dele!!!!!
Achei uma sacada genial o fato do próprio autor fazer comercial do seu outro livro dentro deste.
Muito empreendedor da parte dele. Vou dar uma outra chance a esse marketing! Vou esperar um livro com outro grande plot twist e outros personagens surtados como teve aqui.
Frankcimarks 19/05/2021minha estante
Esse eu já li, mas há bastante tempo. Um dia tento revisita-lo.

Marcelo217 19/05/2021minha estante
Dos que li dele, esse é o que tem a história mais coerente e o plot twist melhor!!!!

Nathália 18/11/2021

Lembrava desse livro na época da escola e recentemente vi um reels que falava sobre ele e atiçou minha curiosidade pela trama. O livro tem uma linguagem rebuscada mas que não impediu a fluidez da leitura. Achei muito legal o retrato da sociedade brasileira de antigamente, a história é bem envolvente e a escrita cheia detalhes. Dos clássicos brasileiros que já li, considero o meu favorito até o momento.

Vanessa 23/07/2020

Uma pérola do Romantismo brasileiro. José de Alencar não apenas narra uma história, mas cria e nos transporta à uma idílica atmosfera.

Petrus 02/02/2010

Românticos e sacais
Devemos grande respeito a José de Alencar por seu brasilianismo, como indianista, etc. Mas que os românticos são chatíssimos, ah, isso são!

Jacke Blue Rose 27/07/2022

Um passo para o clássico!
Essas HQs despertam o interesse pela leitura do clássico original, mas já aviso: é necessário um dicionário por perto, rs.