Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Glauciano 01/04/2020

De autoria do célebre e sempre genial "José de Alencar", A Senhora é um romance envolvente, é um espelho que reflete a ambição humana, o amor pelo dinheiro e o luxo. Embora a fonte de inspiração de Alencar tenha sido o contexto sócio-cultural de seu tempo, pode-se afirmar que, ainda hoje, as pessoas preferem o dinheiro a viver um amor verdadeiro. O romance é uma crítica ao casamento por interesse, ao que Aurélia Camargo (protagonista) chama de mercado matrimonial. Apesar de tudo, não gostei do final. Foi um tanto quanto incompatível com todo o brilhantismo do enredo. Eu criaria um novo final, os protagonistas mereciam e o leitor ficaria muito mais feliz.

aillia 31/07/2023

A vingança de uma romântica...
A descrição deveria ser: como comprar (literalmente) o boy que quebrou seu coração, humilhar e fazer ele se arrepender amargamente, no século 19. ?

O livro vai contar a história de Aurélia, uma jovem que herdou muito dinheiro e propriedade de seu avô. Antes disso, ela era muito pobre, e chegu a se apaixonar por um rapaz muito ambicioso chamado Fernando Seixas, esse lhe prometeu amor eterno, mas depois partiu o coração da pobre garota por causa da sua situação financeira. O tempo se passou, ela virou herdeira, e pela sua idade avançada já estava na hora de se casar. Com a volta de Seixas para a sua cidade, ela arquiteta um plano para comprar ele, anonimamente, com um dote de valor muito alto. Depois disso, é uma sequência de humilhação que ela faz para fazer o Seixas provar do próprio veneno. Afinal, se ele a tivesse amado e ficado com ela, teria o amor e a fortuna.

Gosto dos romances clássicos, claro que a escrita me chama de analfabeta a cada parágrafo, mas é um desafio construtivo. Os detalhes e termos da escravidão da época também me incomodam bastante (mas infelizmente, não tem como mudar a história do nosso país, então eu só ignoro). Gostei do enredo e das reviravoltas, é engraçado perceber como o amor faz a gente perder a noção do ridículo ?. Também foi legal ter uma personagem feminina com pensamentos maduros e controversos para a época. De modo geral, eu gostei.

Sangelo.Silveira 12/04/2021

Dama dos salões e corações
"Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela". Assim embarcamos nesse Clássico Brasileiro de José de Alencar digno de adaptação para a TV. O livro conta as circunstâncias do casamento de Aurélia e Seixas, acompanhamos essa trama durante vários capítulos divididos em quatro partes do livro que apresentam o presente e passado de nossos protagonistas e como chegaram ao matrimônio.

Em Senhora acompanhamos uma protagonista que estava à frente de sua época. Revolucionária e independente ela faz de tudo para conseguir o coração de seu amado, um homem típico da sociedade da época. Seixas está sempre preocupado com sua reputação e imagem, além de mostrar interesse contínuo em conseguir um bom casamento, mesmo que isso custe a sua felicidade.

Neste romance urbano nos deparamos com uma escrita bem descritiva que encena de forma perfeita os costumes da sociedade. É uma leitura imersiva e de vocabulário rebuscado. Temas como independência feminina, controle dos modos das mulheres pela sociedade, comercialização do casamento e crítica à exaltação da imagem do homem perfeito e centro das questões sociais são abordados.

Já estou no sexto livro do autor que leio, e não tive problemas com a linguagem, mas não recomendo iniciar a leitura de José de Alencar por esse livro, por sua extensão e vocabulário rebuscado você querido leitor pode se frustrar e se cansar sem aproveitar o livro.

Ler Senhora, além de um privilégio e fonte de conhecimento do nosso passado é uma homenagem e incentivo às mulheres para que se inspirem no espírito de independência de Aurélia.

maria rita 19/10/2021

? | Power girl.
Um dos mais brilhantes livros nacionais que eu já tive o prazer de ler, Aurélia tem uma das maiores reviravoltas dos livros, ela tem o que quer e sabe que é poderosa, um livro excelente com karmas do início ao fim.
nana 19/10/2021minha estante
quero muito ler esse ? a escrita é muito complexa?

maria rita 19/10/2021minha estante
não, vez ou outra tem alguma palavra fora do nosso dia a dia mas é bem fácil o entendimento

leiturasdaursula 11/12/2020

Melhor do que esperava
Eu gostei da narrativa, da angústia do casal, dos desentendimentos. Mas o final acabou comigo já que esperava a redenção do homem e não da mulher! Mas deve-se levar em conta que foi escrito em 1875...

Julia 28/11/2022

Leitura devagar
Leitura devagar por conta do estilo de escrita, bem rebuscado. A história é uma grande novela, que te prende depois da primeira parte.

Mony 01/05/2021

Um romance escrito por José de Alencar, que traz como principal enredo as questões da burguesia na época do império. A trama tem como personages principais Aurélia e Fernando Seixas, que vivem entre o amor e a vingança e ao mesmo tempo tentam lidar com as questões de seu cotidiano.

May 18/02/2022

Aurora, guria tu deveria ter mais amor próprio
Achei bem interessante a proposta do autor de questionamento sobre o tal do casamento de conveniência, mas assim, boa parte do tempo não entendia o que a dona Aurora queria com um meio peculiar, o cara não amava ela, ela era apaixonada? Viciada? Queria se martirizar pra conseguir o paraíso? Não sei, só sei que o casamento por parte dela ficou meio que sem nexo sabe. Mas se tratando da narrativa, esse amor obstinado, avassalador e tals é normal...
Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Se eu me lembro bem, ela casa com ele por vingança, por ele ter trocado ela quando ela era pobre ?

Wanessa.Caldeira 18/02/2022minha estante
Aí quando eles casam, ele vai todo feliz achando q tá td bem e ela ?? kkkkkkkkkkk

May 19/02/2022minha estante
Siiiiim, mas o casamento parece uma tortura para os dois e eles continuam juntos por sla o que

Wanessa.Caldeira 19/02/2022minha estante
Por teimosia, deve ser kkkkkkkkk

Prof. Angélica Zanin 18/05/2011

Uma mulher indomável
Senhora é Aurélia Camargo que uma vez rejeitada por sua condição financeira se vê surpreendentemente herdeira de uma fortuna e assim, volta para exercer sua vingança. Compra o homem que a rejeitou e o faz sofrer com a rejeição dela, vivendo com ele sobre o mesmo teto. Numa época em que o homem e o dinheiro eram os deuses, uma mulher se sobressai exibindo força e determinação. Desde muito jovem, mostra que não se submeterá ao jugo masculino, se fortalece diante das desventuras da vida e nos mostra que a força feminina é maior do que qualquer tendência da sociedade de qualquer época.
Com descrições detalhadas e com um riquíssimo vocabulário, José de Alencar nos encanta com uma história que é um retrato fiel da sociedade da época. Muitos detalhes? Sim, mas detalhes que trazem ao romance uma incrível qualidade estética.
viniicius 14/10/2013minha estante
Incrível como o final faz com que nos envolvamos,e nos coloquemos no lugar dos personagens,fazendo até escorrerem lágrima de nossos olhos.Muito bom!

Victoria 25/10/2021

Incrível!
Simplesmente o meu livro favorito do romantismo brasileiro. Aurélia foge das personagens românticas comuns, planas, exatamente porque é esférica: sai de uma jovem moça boba, apaixonada e imatura para uma mulher firme e que sabe o que quer. A maturidade que ela ganha ao longo do tempo devido aos percalços por que passa é notável; trata-se de uma personagem encantadora. As descrições dos cenários são ricas em detalhes (como se espera de obras desse movimento literário), mas não tornam a leitura enfadonha. O enredo é bastante atraente, daqueles que fazem você não querer largar o livro por um minuto sequer!

Priscila 09/06/2022

Senhora foi um dos primeiros livros que li na minha adolescência e amo de paixão. É interessante observar a diferença da sociedade no livro e a atual, além de a história ser maravilhosa.

Dudað¦â¨ 26/10/2023

Assim, eu demorei demais para ler esse livro, fiquei até surpresa. Eu gostei muito da ideia que esse livro passa, dos personagens, da forma que eles possuem autenticidade, principalmente a Aurélia. Porém, a escrita de José de Alencar, è muuuito extensa, ele descreve cada coisa com diversos detalhes o que torna a experiência bem vivida, mas eu alguns momentos se tornava um pouco maçante. Apesar de tudo, achei o livro muito bom, e as figuras de linguagem trouxeram algo tão bom à história. Gostaria bastante, realmente vale a pena.

Moglis_4 25/07/2022

Aurélia rainha, Seixas nadinha
O livro é bem cansativo, como a maioria dos clássicos, muito descritivo. Demorei pra terminar, justamente por isso.
A história é muito boa, os personagens que se desenvolvem e evoluem bastante são Aurélia e Fernando Seixas e passo a gostar do muito Seixas ao desenrolar da história.
Adorei a parte em que conta a história dos pais de Aurélia e daí percebe-se que as personagens femininas são muito independentes pra época (1800 e bolinhas).
Gostei muito do final e recomendo demais!
????