Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Mari 21/09/2020

Um grande clássico da literatura brasileira, como foi bom reler agora na vida adulta e sem a pressão do ensino médio. Recomendo para todos os fãs de clássico

Petrus 02/02/2010

Românticos e sacais
Devemos grande respeito a José de Alencar por seu brasilianismo, como indianista, etc. Mas que os românticos são chatíssimos, ah, isso são!

Bruna 14/07/2022

Assim como outras pessoas tive meu primeiro contato com a obra na época escolar. Contudo, neste momento a leitura me fez muito sentido. O dialogo a grosso modo se resume no amor x dinheiro. Por diversos momentos o ego, o orgulho e a vingança se fazem presentes levando os personagens a desfrutarem de uma vida infeliz.

Jacke Blue Rose 27/07/2022

Um passo para o clássico!
Essas HQs despertam o interesse pela leitura do clássico original, mas já aviso: é necessário um dicionário por perto, rs.

Raul 29/04/2021

O Romantismo Brasileiro pode Surpreender
A leitura desta obra se deu por tratar-se de um clássico da Literatura Brasileira. É obra bastante rica pela configuração dos elementos românticos e desenvolvimento da narrativa com linguagem robuscada e impecável. Me surpreendeu pela riquesa de construção das personagens e mudanças de trajetória do enredo (de fato me peguei pensando que "por essa eu não esperava" enquanto lia a obra), fugindo da perfeição idealizada pelo estilo literário.

Rafa 02/10/2022

Interessante porém complicado
Demorei bastante para me acostumar com a linguagem rebuscada, apesar de entender que é uma coisa da época. Gostei muito da Aurélia e sua história. Como li por conta da escola, sinto que a experiência não foi a melhor que poderia ter sido.

Amanda 06/05/2021

uma história muito interessante e com uma personagem principal incrível! mas a linguagem é mais complicada de ler e isso fez com que ficasse meio arrastada a leitura, mas valeu a pena

Marcelo217 13/05/2021

Que mulher doida!!!!
Com José de Alencar aprendi que uma mulher magoada é osso duro de roer. Agora uma mulher magoada e endinheirada é o próprio hospício de tanta loucura.
Confesso que me surpreendi (positivamente), pois não esperava que a história seria boa como foi. Temos aqui, a todo momento, focos de romantismo brasileiro do século XIX. Muito bem escrito e dosado na medida suportável as descrições e o lirismo por parte do autor. Ainda acho que a história tinha espaço para mais desenvolvimento, pois esse final foi muito morno.

A personagem Aurélia eu achei completamente surtada e se fosse Seixas, correria dela no momento em que ela beijou o quadro dele!!!!!
Achei uma sacada genial o fato do próprio autor fazer comercial do seu outro livro dentro deste.
Muito empreendedor da parte dele. Vou dar uma outra chance a esse marketing! Vou esperar um livro com outro grande plot twist e outros personagens surtados como teve aqui.
Frankcimarks 19/05/2021minha estante
Esse eu já li, mas há bastante tempo. Um dia tento revisita-lo.

Marcelo217 19/05/2021minha estante
Dos que li dele, esse é o que tem a história mais coerente e o plot twist melhor!!!!

Vanessa 23/07/2020

Uma pérola do Romantismo brasileiro. José de Alencar não apenas narra uma história, mas cria e nos transporta à uma idílica atmosfera.

amouterulyz 24/02/2021

humor: ajudando quem não quer ler esse livro
ok eu acabei de acabar o livro e vou fazer um resumão de tudo o que acontece nele haha pq sei que alguém iria precisar pq não quer ler (off: eu realmente gostei do livro então acho que vale a pena! mas sei que nem todo mundo consegue ler ainda mais por causa do tanto de livro pro vestibular então vou fazer um resumo desse!)
- primeira parte
basicamente tá introduzindo que a Aurélia (personagem principal) é fodona rica linda. ela pede pro tio pra fazer um pedido de casamento pro Fernando Seixas (que tava noivo da Adelaide mas desmancha o noivado pq a quantia que o tio da Aurélia oferece é MUITO maior), e também conta que o Fernando só aceitou pq como a irmã queria se casar logo ele teria que pagar um preço pro noivo da irmã e ele estava #pobre o que tava atrasando tudo. acontece o casamento da Aurélia e Seixas e o último capítulo é ela bem vingativa falando pq ela resolveu se casar com ele
- segunda parte
volta no tempo pra quando a Aurélia era pobre e não era órfã. conta a história da mãe dela que também era pobre e se apaixonou pelo pai da Aurélia que era rico# mas que o pai dele não aceitava a união então eles se casam escondidos. depois do casamento escondido a mãe da Aurélia tem a Aurélia e o irmão dela (que morre ainda criança) e quando a Aurélia tem uns 17 anos por aí o pai dela morre. nisso o avô da Aurélia (o rico que não aceitava a união) fica muito triste com a morte do filho e resolve fazer a Aurélia ser a herdeira dele. nesse tempo a mãe da Aurélia morre e o avô da Aurélia também morre então com 18 anos ela tá MUITO rica enquanto todo esse rolê de morte acontece simultaneamente o Fernando Seixas tá dando em cima da Aurélia e ela apaixonada# (até pedem ela em casamento mas ela nega pq ama o Fernando) mas ele desiste do quase namoro dos dois pq ela era pobre e pede em casamento a Adelaide (rica!) que é amiga da Aurélia
- terceira parte
volta pra linha temporal inicial com a Aurélia e o Fernando casados, o Fernando fica chocado e fala que se ela queria agir assim ele seria o escravo dela afinal ela meio que comprou ele pra se vingar. mostra a vida de casado dos dois eles quase não se falavam e quando falavam tavam se alfinetando. o Fernando arranja um emprego. eles fingem serem felizes. a Aurélia desmaia toda noite quando ela fica sozinha no quarto dela.
- quarta parte
continua com a vida de casado deles dois (11 meses depois do casamento) mas começa a ter um pouquinho mais de ?paixão? (?) pelo menos da parte da Aurélia. ela fica com ciúmes dele (pq a Adelaide da em cima dele na cara dura). ele fica com ciúmes dela. tem um baile os dois dançam juntos pela primeira vez e a Aurélia desmaia durante a dança. no final o Fernanda conseguiu finalmente a quantia que ele ?se vendeu? pra Aurélia e paga ela, fala que eles podem se separar pq agora ele não deve mais nada, mas a Aurélia fica mal pq ela planejava se declarar pra ele. Fernanda paga a ela a quantia com juros, ela se declara pra ele, eles se beijam. durante o beijo o Fernando fica triste# e fala que o dinheiro dela separou os dois. nisso ela fala ?olha meu testamento? onde lá tá escrito que ela ama muito muito muito ele e declara ele como herdeiro dela. ela escreveu o testamento no dia do casamento dos dois (11 meses antes) pq ela achava que ia morrer naquela noite. ele chora. a última frase é uma metáfora mas certamente eles tão transando.
é isso gente contei o livro todo pra vocês
dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mulheres sexo dinheiro pecado e morte amo muito tudo isso!! ansioso pra ler

dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mas sério que história mixuruca em, é tão chato assim pra ler? vou ter que ter paciência pra essa aurélia tomando chá de desmaio de dez em dez segundos

amouterulyz 24/02/2021minha estante
@dwvilscanary a Aurélia come muito o cu do Fernando ao longo do livro mas coitada saúde realmente falta pra ela

bia 24/03/2021minha estante
meu deus muito obrigada!????

Agatha.Uchoa 02/10/2020

Uma surpresa boa!
Lembro que tentei ler Iracema algum tempo atrás e não gostei, por isso tinha preconceito com o José de Alencar.
Mas decidi dar uma nova chance com Senhora, sem esperar muita coisa. E não é que gostei?

shelovescastiel 25/03/2021

escola e etc
li por conta da escola !! achei o começo do livro beeem entendiante, e também, não estou acostumada com a linguagem utilizada. entretanto, ao decorre da história fui me prendendo aos personagens e despertando interesse. inclusive, acabei me identificando com uma das personagens da obra kkk a aurélia !!

marcelly_ 05/12/2022

Interessante
Comecei a ler sem expectativa e fui surpreendida com a leitura, embora seja bem arrastada por conta da linguagem utilizada ? e isso não é uma crítica, afinal o livro foi escrito na época do romantismo, se não me engano. Aurélia e Fernando me fizeram puxar os cabelos com esse cão e gato e com esse chove não molha.

EduardaMarquess 29/05/2023

Fui surpreendida positivamente. Achei toda a construção bem feita, tudo muito bem detalhado, mas não enfadonho, e bem articulado. Não queria parar de ler, pois sempre queria saber o que seguia. Imaginei diferentes finais, e, tantas vezes, o livro dava dicas que estes diferentes finais tinham semelhantes chances de ocorrerem, o que aumentava minha curiosidade. Além disso, apesar da discordância, muitas frases foram bastante marcantes, como exemplo, deixo esta: "Tudo ela perdoou a seu volúvel amante, menos o tornar-se indigno do seu amor".