Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1384 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Cris 29/01/2021

Um retrato vivo do viver de aparências...
"Senhora" de José de Alencar foi publicado em 1877 e narra em terceira pessoa a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas. O livro foi dividido em quatro partes e traz como tema central o casamento por conveniência.

Aurélia, moça órfã e antes pobre e abandonada por Fernando, via-se agora nos holofotes da sociedade. Não mais vivia às penumbras da mãe costureira, mas sim, ostentava a exacerbada riqueza conquistada por meio de uma herança de seu avô paterno.
Desta vez o amor que ainda sentia por Fernando Seixas resumia-se a um contrato de compra e venda. Fernando deixava de ser livre como bem entendia e pertencia a ela, era seu... digamos, escravo branco. Babado rs!!!

" Vendido! ? exclamou Seixas ferido dentro d?alma.
? Vendido, sim; não tem outro nome. Sou rica, muito rica, sou milionária; precisava de um marido, traste indispensável às mulheres honestas. O senhor estava no mercado; comprei-o. Custou-me cem mil cruzeiros, foi barato; não se fez valer. Eu daria o dobro, o triplo, toda a minha riqueza por este momento."

Sei que estou no meu melhor momento para ler essa leva de clássicos nacionais tão temidos e até odiados por muitos estudantes. Isso se dá a um imenso fato: estou lendo por prazer, não obrigação. Comecei com "Dom Casmurro" de Machado de Assis e cá estou me familiarizando com o tal Zé de Alencar. E ler José de Alencar foi fácil, leve. Uma verdadeira delícia! Ao passo que sua romanceada narrativa me fazia torcer pelos protagonistas mesmo sabendo de tudo que eu sabia, sua sagacidade trazia à tona um dos piores males da humanidade: o viver de aparências! Trilhando caminhos entre o orgulho, o ego ferido, o ressentimento, o perdão e a redenção, José de Alencar conseguiu ensinar e deixar seu recado cravado no coração de quem que leu "Senhora". Os personagens ali tão bem construídos e banhados numa caricata sociedade a mim convenceu e rendeu alguns sentimentos conflitantes permeados entre o amor e a raiva. Seu desfecho, enfim, arrancou-me suspiros e risos tímidos pertinentes à época do falecido autor. Embora ame o livro com todas as letras, julgo precoce demais classificá-lo como "meu clássico nacional favorito", sinto que ainda tenho um longo caminho pela frente, há infindáveis autores merecendo a minha atenção. ?
comentários(0)comente



Edreira 04/05/2020

Final recompensador
Faz muito tempo desde que eu deveria ter lido "Senhora" para uma prova de Língua Portuguesa no ensino médio.

Desde então, nunca nem passou pela minha cabeça em ler este livro. Principalmente pelo bloqueio automático que eu tinha com livros clássicos.

Depois de alguns livros lidos, resolvi arriscar. Escolhi" Senhora" porque eu tenho uma vaga lembrança de (milagrosamente) ter lido e gostado de "Lucíola" no segundo ano do ensino médio (também para uma prova).

Muitas vezes eu me perdi na história por conta da linguagem diferente, porém eu continuava a ler mesmo quando eu não estava entendendo 100% do estava acontecendo.

No final das contas, eu entendi o enredo da história. E eu gostei muito! A história é sofrida, cheia de ressentimentos, mágoas e atitudes bem humanas (não há pessoas dos anos 1800 totalmente puras neste livro). Porém, apesar das situações frias que o livro trazia, o final foi muito bom! Eu gostei bastante e concerteza eu esqueceria o final só para ler novamente.
comentários(0)comente



Camis 30/12/2020

Da escola para a vida
Sempre gostei dessa história desde a primeira vez que eu li. Gosto dos embates dos 2 personagens e principalmente dos diálogos. A única coisa que não gosto é do exagero de descrições. Em alguns momentos, confesso que pulei parágrafos, por serem exaustivos. É um clássico que gostei de ler na escola e por isso reli novamente.
comentários(0)comente



Henrique Fendrich 13/05/2022

Esse é um daqueles clássicos da literatura de que eu também gosto, ou seja, que não foram "arruinados" por uma linguagem envelhecida ou pela obrigatoriedade da leitura. Admiro o José de Alencar por ter sido pioneiro em quase tudo o que fez. Para as características e pretensões da literatura brasileira da época, "Senhora" entrega uma ótima história.
comentários(0)comente



Janine.Oliveira 21/04/2020

desperdício de um enredo com potencial
somente aos 96% é que o casal se acerta e de forma tosca e abrupta chegando a ser forçado até; o casal tinha uma química boa que não foi explorada pelo autor nos momentos a sós (salve Eça de Queiroz que não tinha medo de cenas mais provocantes que instigam o leitor a continuar lendo com afinco). broxante.
comentários(0)comente



milton.junior 30/01/2021

José de Alencar é um escritor único. Esse romance em particular juntamente com o Guarani são incríveis. Na minha visão deveriam ter se tornado novelas. Segue a tradição do estilo romântico de literatura. Nesse estilo ele é insuperável.
comentários(0)comente



Paola66 28/05/2022

Muito Bom
Adorei a história! Não tem uma linguagem simples e de fácil entendimento para crianças, mas para quem, assim como eu, vai fazer vestibular e precisa de uma bagagem de clássicos, é muito interessante.
Uma leitura rápida e os desenhos tornam fluida, apesar das roupas dos personagens terem me deixado meio ??? (mas isso é surto meu pq amo moda histórica, não afeta em nada no enredo ou entendimento)
comentários(0)comente



@PattySantos11 02/08/2023

O único clássico que amei de verdade!!!
Este foi o único livro que li para a escola e vestibular e realmente gostei da leitura kkk
A história da Aurélia é literalmente o cenário perfeito para o estilo de leitura que gosto, além de o livro ter o objetivo de criticar claramente a sociedade da época que era tão apegada ao dinheiro e a "boa fama", faz uma crítica válida até hoje que se você não tem dinheiro, não existe ou não tem valor na sociedade (uma realidade ainda na nossa época).
Eu gostei bastante do livro porque além dele fazer claras críticas a sociadade e ao casamento por interesse, muito comum na época, tras um romance que vale a pena entre Aurélia e Fernando. Confesso que algumas atitudes da personagem principal me irritou em alguns momentos, mas o mocinho precisava mesmo passar por algumas coisas para entender que nem tudo nessa vida é sobre dinheiro!
Enfim, este clássico eu indico com certeza!!!
comentários(0)comente



Samila_ 01/03/2020

Senhora
O livro não é uma narrativa linear, você fica empolgado com o desenvolvimento da história porém a vingança de um dos personagens fica cansativo, apesar disso é um bom livro.
comentários(0)comente



suellensouza 22/07/2021

Mesmo o a história sendo do século XIX, Aurélia se mostra uma mulher jovem, que sabe o que quer e não se deixa levar por opiniões contrárias e nem os costumes da época. É uma linguagem diferente mas ao longo do livro se torna algo agradável.
comentários(0)comente



Júlia 17/02/2021

As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal.
comentários(0)comente



Lala 25/08/2023

Agora você vai me chamar de SENHORA
Bom, vamos lá. Eu estava com uma expectativa bem alta pra Senhora pq O Guarani é um dos meus livros favoritos, então por ser do mesmo autor, eu fui esperando uma coisa e acabou não sendo exatamente a experiência de leitura que eu achava que seria.
A primeira parte do livro é muito muito boa. Os ganchos são excelentes, a Aurélia é uma personagem muito interessante e existe uma tensão e um mistério no ar que envolvem o leitor. O final da primeira parte é o grande ápice do livro com a compra do Seixas e é bonito de ver.
Mas depois da primeira parte, eu acho que o livro se torna um pouco lento. Eu acho que o ritmo foi o que mais me pegou, os personagens não me envolveram tanto e tiveram momentos que as descrições enroladas me fizeram ter preguiça de ler. Na primeira parte, eu tava super interessada, mas aí eu perdi um pouco desse ânimo ao longo da leitura.
Na parte da crítica ao mercado do casamento, esse livro é muito bom. Gosto do como ele é ácido e de como a Aurélia ironiza isso tudo, as críticas são explícitas e acho genial a divisão das partes terem nomes de transações comerciais, mostrando que naquela época as pessoas faziam negócio antes de casar por amor.
Mas eu esperava um pouco mais do casal e do Seixas. Ele tem pontos interessantes que acabam não sendo muito explorados (tipo a relação dele x sua família x aparências, que é pincelada, mas n muito trabalhada). Eu não cheguei a shippar os dois e achei o final bem brusco. Ela se humilhando aos pés dele é uma coisa meio ridícula, mas o que mais me incomoda nem é isso, e sim o como é repentino. Ela muda muito a personalidade de uma hora pra outra e isso me incomoda.
Eu acho que tava tudo bem eles ficarem juntos, mas eu particularmente não consegui sentir esse amor e acreditar naquele final. E eu não confio no Seixas ainda kkkkk.
Enfim, a obra é boa, bem escrita, tem boas críticas, mas pra mim peca no arco dos protagonistas e no ritmo em algumas partes.
comentários(0)comente



soek 18/04/2022

Decepção ou indignação?
A história começa com um bom desenvolvimento, onde envolve o leitor a querer saber as motivações das ações dos personagens e a querer se aprofundar mais no enredo, mas confesso que a partir da parte três do livro começou a ficar algo insuportável! A cada página tinha o Seixas se fazendo de vítima e a Aurélia sendo colocada como vilã, sendo que nenhum dos dois são vitimas! Ambos erraram muito.
E achei tosco terem ao longo do livro todo formarem uma Aurélia forte e independente, que sabia o que quer e tinha digamos um padrão dona de si, para no final fazer ela se ajoelhar para pedir o amor de Seixas???
Também convenhamos que o final é muito mal desenvolvido...

ps: devo contar que fiquei apaixonada pela Aurélia bjj
comentários(0)comente



Bicalho0 02/06/2022

Eu gostei muito da obra, eu fui atraída pro livros pela vingança da Aurélia com o Fernando e amei a inversão de papéis, do homem sendo o "comprado" pelo dote da jovem, sendo essa prática muito comum naquele época e adorei a crítica que José de Alencar fez sobre essa prática.

Tenho certeza que mesmo a Aurélia e o Fernando se amando eles ainda vão brigar pelo resto da vida de casados pq são duas pessoas geniosas e de opiniões fortes e explosivas.
As linguagem é um pouco complicada no começo mas eu me interessei muito pela forma como as pessoas falavam naquela época.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



1384 encontrados | exibindo 136 a 151
10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR