Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

soek 18/04/2022

Decepção ou indignação?
A história começa com um bom desenvolvimento, onde envolve o leitor a querer saber as motivações das ações dos personagens e a querer se aprofundar mais no enredo, mas confesso que a partir da parte três do livro começou a ficar algo insuportável! A cada página tinha o Seixas se fazendo de vítima e a Aurélia sendo colocada como vilã, sendo que nenhum dos dois são vitimas! Ambos erraram muito.
E achei tosco terem ao longo do livro todo formarem uma Aurélia forte e independente, que sabia o que quer e tinha digamos um padrão dona de si, para no final fazer ela se ajoelhar para pedir o amor de Seixas???
Também convenhamos que o final é muito mal desenvolvido...

ps: devo contar que fiquei apaixonada pela Aurélia bjj

Henrique Fendrich 13/05/2022

Esse é um daqueles clássicos da literatura de que eu também gosto, ou seja, que não foram "arruinados" por uma linguagem envelhecida ou pela obrigatoriedade da leitura. Admiro o José de Alencar por ter sido pioneiro em quase tudo o que fez. Para as características e pretensões da literatura brasileira da época, "Senhora" entrega uma ótima história.

Edreira 04/05/2020

Final recompensador
Faz muito tempo desde que eu deveria ter lido "Senhora" para uma prova de Língua Portuguesa no ensino médio.

Desde então, nunca nem passou pela minha cabeça em ler este livro. Principalmente pelo bloqueio automático que eu tinha com livros clássicos.

Depois de alguns livros lidos, resolvi arriscar. Escolhi" Senhora" porque eu tenho uma vaga lembrança de (milagrosamente) ter lido e gostado de "Lucíola" no segundo ano do ensino médio (também para uma prova).

Muitas vezes eu me perdi na história por conta da linguagem diferente, porém eu continuava a ler mesmo quando eu não estava entendendo 100% do estava acontecendo.

No final das contas, eu entendi o enredo da história. E eu gostei muito! A história é sofrida, cheia de ressentimentos, mágoas e atitudes bem humanas (não há pessoas dos anos 1800 totalmente puras neste livro). Porém, apesar das situações frias que o livro trazia, o final foi muito bom! Eu gostei bastante e concerteza eu esqueceria o final só para ler novamente.

Camis 30/12/2020

Da escola para a vida
Sempre gostei dessa história desde a primeira vez que eu li. Gosto dos embates dos 2 personagens e principalmente dos diálogos. A única coisa que não gosto é do exagero de descrições. Em alguns momentos, confesso que pulei parágrafos, por serem exaustivos. É um clássico que gostei de ler na escola e por isso reli novamente.

Luciana555 15/05/2022

Senhora
Senhora, de José de Alencar é considerado um romance urbano, um romance que traz os hábitos e os costumes da burguesia da época. Ele foi publicado em 1875.

A história se passa na cidade do Rio de Janeiro e conta a história de amor entre Aurelia Camargo e Fernando Seixas. Além de trazer os hábitos e os costumes da sociedade Fluminense da época.

No início tive um pouco de dificuldade para me envolver com a história. O texto de Alencar é um grande desafio para nós leitores de 2022 ? Me exigiu um pouco de resiliência para que a leitura começasse a fluir melhor. Achei que valeu muito a pena não ter desistido! Também precisei buscar por leitura de apoio para me sentir motivada a seguir. Entender melhor a época em que o romance foi escrito e o próprio autor, fez toda diferença!

Já nos primeiros capítulos, José de Alencar, conseguiu me deixar ?inquieta? com a leitura. A história me envolveu, mas a construção dos personagens me trouxe muitos questionamentos. Com a leitura de apoio entendi que Alencar atingiu seu objetivo com esta leitora que voz escreve, afinal, seu grande intuito com a obra era realizar uma boa crítica à educação tradicional e ao casamento por conveniência. Seguindo esse raciocínio trazer uma mulher ?à frente do seu tempo? comprando um marido passa a ser uma mensagem bastante forte para a sociedade da época.

Um ponto que me chamou muito atenção foi a forma como José de Alencar descreveu a protagonista . Bateu um certo desespero, pois nitidamente Aurélia era uma mulher perfeita, diferente de TODAS as mulheres. Aurélia sempre foi a mais bonita, porém, ela se torna um ser quase que divino quando fica rica. Aqui o autor nos faz refletir fortemente no quanto a posição social pode interferir no futuro das pessoas, mas principalmente no futuro e na vida das mulheres.

Opinião: Leitores, tenho minhas questões com José de Alencar, confesso. Mas reconheço demais a sua importância para a nossa literatura. Gostei do romance, a narrativa me prendeu do início ao fim, torci muito pelo casal e fiquei bem feliz por ter conhecido melhor esse escritor brasileiro.

Janine.Oliveira 21/04/2020

desperdício de um enredo com potencial
somente aos 96% é que o casal se acerta e de forma tosca e abrupta chegando a ser forçado até; o casal tinha uma química boa que não foi explorada pelo autor nos momentos a sós (salve Eça de Queiroz que não tinha medo de cenas mais provocantes que instigam o leitor a continuar lendo com afinco). broxante.

milton.junior 30/01/2021

José de Alencar é um escritor único. Esse romance em particular juntamente com o Guarani são incríveis. Na minha visão deveriam ter se tornado novelas. Segue a tradição do estilo romântico de literatura. Nesse estilo ele é insuperável.

Bicalho0 02/06/2022

Eu gostei muito da obra, eu fui atraída pro livros pela vingança da Aurélia com o Fernando e amei a inversão de papéis, do homem sendo o "comprado" pelo dote da jovem, sendo essa prática muito comum naquele época e adorei a crítica que José de Alencar fez sobre essa prática.

Tenho certeza que mesmo a Aurélia e o Fernando se amando eles ainda vão brigar pelo resto da vida de casados pq são duas pessoas geniosas e de opiniões fortes e explosivas.
As linguagem é um pouco complicada no começo mas eu me interessei muito pela forma como as pessoas falavam naquela época.

Samila_ 01/03/2020

Senhora
O livro não é uma narrativa linear, você fica empolgado com o desenvolvimento da história porém a vingança de um dos personagens fica cansativo, apesar disso é um bom livro.

suellensouza 22/07/2021

Mesmo o a história sendo do século XIX, Aurélia se mostra uma mulher jovem, que sabe o que quer e não se deixa levar por opiniões contrárias e nem os costumes da época. É uma linguagem diferente mas ao longo do livro se torna algo agradável.

Júlia 17/02/2021

As cortinas cerraram-se, e as auras da noite, acariciando o seio das flores, cantavam o hino misterioso do santo amor conjugal.

@PattySantos11 02/08/2023

O único clássico que amei de verdade!!!
Este foi o único livro que li para a escola e vestibular e realmente gostei da leitura kkk
A história da Aurélia é literalmente o cenário perfeito para o estilo de leitura que gosto, além de o livro ter o objetivo de criticar claramente a sociedade da época que era tão apegada ao dinheiro e a "boa fama", faz uma crítica válida até hoje que se você não tem dinheiro, não existe ou não tem valor na sociedade (uma realidade ainda na nossa época).
Eu gostei bastante do livro porque além dele fazer claras críticas a sociadade e ao casamento por interesse, muito comum na época, tras um romance que vale a pena entre Aurélia e Fernando. Confesso que algumas atitudes da personagem principal me irritou em alguns momentos, mas o mocinho precisava mesmo passar por algumas coisas para entender que nem tudo nessa vida é sobre dinheiro!
Enfim, este clássico eu indico com certeza!!!

Lala 25/08/2023

Agora você vai me chamar de SENHORA
Bom, vamos lá. Eu estava com uma expectativa bem alta pra Senhora pq O Guarani é um dos meus livros favoritos, então por ser do mesmo autor, eu fui esperando uma coisa e acabou não sendo exatamente a experiência de leitura que eu achava que seria.
A primeira parte do livro é muito muito boa. Os ganchos são excelentes, a Aurélia é uma personagem muito interessante e existe uma tensão e um mistério no ar que envolvem o leitor. O final da primeira parte é o grande ápice do livro com a compra do Seixas e é bonito de ver.
Mas depois da primeira parte, eu acho que o livro se torna um pouco lento. Eu acho que o ritmo foi o que mais me pegou, os personagens não me envolveram tanto e tiveram momentos que as descrições enroladas me fizeram ter preguiça de ler. Na primeira parte, eu tava super interessada, mas aí eu perdi um pouco desse ânimo ao longo da leitura.
Na parte da crítica ao mercado do casamento, esse livro é muito bom. Gosto do como ele é ácido e de como a Aurélia ironiza isso tudo, as críticas são explícitas e acho genial a divisão das partes terem nomes de transações comerciais, mostrando que naquela época as pessoas faziam negócio antes de casar por amor.
Mas eu esperava um pouco mais do casal e do Seixas. Ele tem pontos interessantes que acabam não sendo muito explorados (tipo a relação dele x sua família x aparências, que é pincelada, mas n muito trabalhada). Eu não cheguei a shippar os dois e achei o final bem brusco. Ela se humilhando aos pés dele é uma coisa meio ridícula, mas o que mais me incomoda nem é isso, e sim o como é repentino. Ela muda muito a personalidade de uma hora pra outra e isso me incomoda.
Eu acho que tava tudo bem eles ficarem juntos, mas eu particularmente não consegui sentir esse amor e acreditar naquele final. E eu não confio no Seixas ainda kkkkk.
Enfim, a obra é boa, bem escrita, tem boas críticas, mas pra mim peca no arco dos protagonistas e no ritmo em algumas partes.

Bela 08/05/2022

Continua sendo um dos melhores livros que já li! Apesar de tanto orgulho e briga de ego, as pessoas são assim! Quando eu li há 7 anos buscava o encontro romântico do livro, hoje, busco a realidade dos relacionamentos.
“Seixas desviou os olhos como se visse diante de si um abismo.”