Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Carla.Parreira 09/11/2023

Senhora
No livro o autor faz uma crítica a decadência de valores do Segundo Império. Através do romance de Aurélia e Fernando ele leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: preço, quitação, posse e resgate. Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixona-se por Fernando Seixas, homem ambicioso a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber. Passado algum tempo, Aurélia, já órfã de mãe também, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época. Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor e tio Lemos de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. Ele abre seu coração para ela, porém, na noite de núpcias, ela deixa claro que comprou-o para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Eles desde o princípio dormem em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregarse a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois. Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amálo, é vencida pelo amor. Aurélia mostra para Fernando um testamento, escrito após o casamento deles, em que ela deixa toda sua herança para ele, e assim, eles descobrem que realmente se amam. É um romance que faz-nos ficar com uma louca vontade de chegar a última página exatamente para ?saborear? essa união final.
preta velha 09/11/2023minha estante
adorei tua resenha! ?

Bru 28/03/2021

Segundo livro lido do José de Alencar e só confirmou que amo a escrita dele. Me surpreendeu bastante, há partes que me perguntei se realmente foi escrito em 1875 devido a modernidade de ideais, ao mesmo tempo que representava os costumes da época. Mas confesso que esperava mais do final.

Thielizinha 07/06/2021

Romantismo Brasileiro
Tive que ler esse livro por causa do seminário que a minha professora passou e vou ter que apresentar. Não dou mais estrelas, pois não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, mas posso dizer que me surpreendi muito ao longo dele.
Não é um livro que eu recomendaria, mas você fica vidrada nele. Você quer saber o que vai acontecer. Conta a história de Aurélia e Fernando Seixas, um casal que passa por altos e baixos, um amor e um ódio ao mesmo tempo com um passado bem complicado .
A linguagem é bem difícil por ser livro de época, então recomendo que preste bastante atenção na leitura e na interpretação.
sami 15/06/2021minha estante
Estamos falando desse livro hoje na aula

Thielizinha 15/06/2021minha estante
meninaaa nem me fale, minha professora falou tanto de romantismo brasileiro que fez a gente ler e apresentar seminário ?

sami 15/06/2021minha estante
Kkkkkkk sim fizemos trabalho e tudo também

Fabio Shiva 04/06/2019

Sexy Alencar
Eu tinha onze anos de idade quando, junto com a querida amiga Eva Costa, fiz um cartão na biblioteca do bairro da Ribeira, em Salvador. Era um cartão só para nós dois, que dava direito a pegar dois livros a cada quinze dias. Então combinamos que cada um escolheria um livro para ler, e depois trocaríamos. Eu escolhi “O Caso dos Dez Negrinhos”, de Agatha Christie, que me deixou alguns dias sem dormir. Eva escolheu “O Guarani”, de José de Alencar, que gerou em mim uma grande paixão pela literatura brasileira, pelo que sou muito grato.

Nos três anos seguintes li muitos outros livros de José de Alencar: “Cinco Minutos”, “A Viuvinha”, “Ubirajara”, “Iracema”, “O Tronco do Ipê”, “Til”, “Lucíola” e “A Pata da Gazela”. Devo a essas leituras praticamente tudo o que sei de gramática!

“Senhora” foi um dos últimos que li desse autor, já aos quinze anos, como imposição escolar. Por essa época minha paixonite por José de Alencar já havia fenecido um pouco, por conta de outras leituras e descobertas. Ainda assim, gostei da leitura – fato raro dentre os livros que li na escola, com a ingrata obrigação de fazer uma prova depois.

E agora, depois de tanto tempo, retorno a esse autor tão querido de meu coração. Feliz reencontro! O que primeiro me encantou foi o lirismo da prosa de José de Alencar, mas logo em seguida fiquei capturado pela trama amorosa (mesmo já tendo lido o livro!), para minha própria surpresa! A turma que gosta de ler histórias de amor e ainda não conhece José de Alencar não faz ideia do que está perdendo!

Algo que me chamou a atenção nessa segunda leitura foi a carga erótica de algumas cenas, que passaram despercebidas de meu olhar adolescente. Pois é preciso contextualizar, ter em mente que a história foi publicada em 1875. Para os padrões da época, imagino que a cena que descreve Aurélia entrando no leito nupcial, por exemplo, deve ter deixado muitas moçoilas e mancebos com taquicardia... sobretudo pela cruel interrupção do clima erótico, em uma reviravolta que define a estrutura narrativa de “Senhora”.

Pois se o tema geral do livro é o do chamado “casamento de conveniência”, a estrutura narrativa segue uma técnica arriscada, que poucas vezes vi sendo posta em prática com bons resultados (e nunca tão bem quanto em “Senhora”): algo que chamei de “técnica do coitus interruptus”, e que consiste na frustração da expectativa de alívio dramático, por meio de seguidas reviravoltas, até a resolução final do grande e catártico clímax. Isso sim é que eu chamo de Literatura Hot!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Eveline.Reis 07/10/2020minha estante
Amei a sua resenha. Sou um pouco suspeita pra falar porque Alencar é o meu autor favorito e Senhora, o meu livro preferido. Tão bom saber que Alencar ultrapassa gerações com o sua mais pura e envolta poesia. Ouso dizer que Senhora é a sua melhor obra,(linguagem suave e cuidadosa para a época, com um lirismo poético e nada vulgar, ainda assim, muito quente). Preciso ser sua amiga, cara rsrs

Fabio Shiva 07/10/2020minha estante
Oi, Eveline! Gratidão pelo comentário e por essa energia boa! Entendo perfeitamente o que você quis dizer, pois estou sentindo a mesma alegria ao ver o quanto você também gosta de José de Alencar (um autor que infelizmente muitos associam a ter que fazer prova na escola!). Sou muito fã dele, e diante do que você disse fiquei com uma enorme dúvida: qual será o meu livro favorito dele? Difícil escolher! Gratidão por sua amizade!

Eveline.Reis 05/11/2020minha estante
??

liviaafischer 21/04/2021

julguei o livro sem antes conhecer e me surpreendi, incrivelmente bom, tudo perfeito, a história montada perfeitamente

Francisco240 29/03/2022

Quente... mas esfriou
Livro publicado em 1875 com temáticas feministas muito forte, e com o desenvolvimento o tanto quanto dramático, porém no final deixa a desejar.

Nathan 09/01/2010

Senhora
Esse é um dos que mais gosto, pois demonstra a posição da mulher, só que a personagem dá a volta por cima da sociedade e compra o seu próprio casamento. Há uma submissão masculina, os papéis se invertem. Só que ainda há um grande romancismo; esse livro é considerado como sendo urbano ao se tratar de José de Alencar. Senhora, mostra também o casamento por interesse, podendo ter um "status" social somente as mais ricas. Aurélia Camargo ao ficar rica, tem aos seus pés vários interesseiros. Será que hoje em dia os casamentos se dão pelo interesse?
Didts 26/09/2010minha estante
acho que é algumas partes soam tão atuais, como essa do casamento por interesse financeiro. Isso não mudou e acho que não mudara por um longo tempo ainda.

Ti 15/04/2011minha estante
Amei ler esse livro. Mostra a vontade da mulher de ser ouvida em uma epoca em que prevalecia o maxismo.

Aline 01/04/2013minha estante
Tambem foi um dos livros que mais amei na literatura brasileira.

Alee M. 25/07/2022

Comecei a ler senhora com expectativas baixas, achando que seria um livro chato. Já em 20% eu tinha mudado de ideia e estava curiosa. Aurélia é uma personagem diferente de muitas de seu tempo: racional e vingativa. Já Fernando, um orgulhoso.
Da metade pro final senti o enredo ficando monótono e por mim poderia ter tomado outro rumo, na verdade achei o final pouco desenvolvido e até meio previsível.. Apesar disso, gostei da história como um todo.

Gi 26/08/2022minha estante
Adoro este livro.

Glauciano 01/04/2020

De autoria do célebre e sempre genial "José de Alencar", A Senhora é um romance envolvente, é um espelho que reflete a ambição humana, o amor pelo dinheiro e o luxo. Embora a fonte de inspiração de Alencar tenha sido o contexto sócio-cultural de seu tempo, pode-se afirmar que, ainda hoje, as pessoas preferem o dinheiro a viver um amor verdadeiro. O romance é uma crítica ao casamento por interesse, ao que Aurélia Camargo (protagonista) chama de mercado matrimonial. Apesar de tudo, não gostei do final. Foi um tanto quanto incompatível com todo o brilhantismo do enredo. Eu criaria um novo final, os protagonistas mereciam e o leitor ficaria muito mais feliz.

Julia 28/11/2022

Leitura devagar
Leitura devagar por conta do estilo de escrita, bem rebuscado. A história é uma grande novela, que te prende depois da primeira parte.

Viiny 19/09/2022

No começo foi uma leitura difícil, já que eu não estava habitudao a esse tipo de escrita; porém ao decorrer da história, à coisa fluio mais. A minha pergunta é: eles terminaram juntos?? Acho que preciso ver outras resenhas...kkkkk