Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Já o coloquei para minha releitura. Li há anos e lembro o quanto gostei!

Ari 01/05/2021minha estante
O que pude perceber Ana, lendo senhora, é o contraste do tempo em que nós vivemos, percebe-se que a sociedade e o casamento teve uma grande queda de valores.

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Lembro pouco da história, mas não é difícil visualizar essa diferença... hoje não há mais o empenho para manter os relacionamentos, tudo é muito temporário e substituível. Infelizmente...

Gabriel.Giavarotti 16/06/2023

O romance Senhora no começo mostra a vida simples de uma mulher que é órfã de pai,e a mãe é uma costureira. ela é apaixonada e namora Fernando,esse que acaba por abandonar ela para se casar com uma mulher rica.Aurélia é uma mulher muito empoderada e que não leva desaforos para ela além disso ela é ótima em saber bem o que quer para si. O livro si apresenta na época de muita opressão contra as mulheres no (século XIX) As mulheres não tinham voz e eram muito menosprezadas apenas por serem de gênero diferente com isso a sociedade viviam aparências e contradições, como um casamento por interesse era um costume social
fontbooks 16/06/2023minha estante
oi pode curtir minha última publicação

Diego630 22/06/2023minha estante
É um livro naturalista?

Lucas.Santos 29/11/2021

O que mais me chama atenção na literatura é acessar registros históricos e culturais de uma época e local. Por isso eu amo que temos um livro como esse que se propõe a representar a elite do século XIX no Rio de Janeiro com detalhes tão importantes sobre cultura e moral. Esse livro passa muito a vibe de romance vitoriano e eu acho incrível. A história é super envolvente e engraçada, cheia de ironia (bem Oscar Wilde). Eu também faria um plano como o da Aurélia, se tivesse a oportunidade.

Tcharles.Amarante 23/02/2024

LEITURA DIFICIL!
Terminei essa obra e olha deu trabalho, quem esta começando agora a ler literatura clássica brasileira não indico Senhora por que tem um enredo arrastado, muita perda de tempo em ficar detalhando tudo até os movimentos que os personagens fazem de uma forma rebuscada e exibicionista, apresentação dos cenários onde a história se desenrola muito preciso demais tirando o foco da história, teve algumas situações que aconteceu com a protagonista que foram interessantes mais nada que mude meu conceito da obra e fora os personagens sem carisma nenhum, o fim da história digno de final da novela da Globo, foi uma leitura obrigatória, não funcionou pra mim, por isso essa foi minha nota!
Tinovsky 23/02/2024minha estante
Pior que é difícil mesmo esse livro. É super arrastado.

Tcharles.Amarante 23/02/2024minha estante
Pois é, queria ter tido uma experiência melhor com ele, mais não obtive sucesso infelizmente

Cl.lcs 24/02/2024minha estante
sinto que fiz uma escolha correta ao escolher Brás Cubas então

Tcharles.Amarante 24/02/2024minha estante
Claro que fez Cl, Brás Cubas é uma obra que inicia uma escola literária nova aqui no Brasil, o Realismo com o nosso querido Machado sendo o precursor desse estilo aqui, esse estilo é muito menos Romantico e utiliza mais a realidade como argumentação das histórias, te indico ler depois Quincas Borba e Dom Casmurro e o conto O Alienista garanto que tua visão sobre a literátura clássica brasileira será outra.

Nalu 04/02/2021

Primeira obra de Alencar que li e fiquei tentada a ler outras.
O final foi bem corrido...aconteceu tudo que eu queria em poucas páginas, mas ainda assim uma boa história.

Pedro Bastos 21/03/2010

Dramalhão! (dos bons...)
"Senhora" nada mais é que uma novela mexicana adaptada para a realidade brasileira do século XIX. Na verdade, o Romantismo é meio mexicanizado, então a impressão que eu tive ao ler "Senhora" foi de estar assistindo a um capítulo de A Usurpadora, no SBT.
Personagens orgulhosos, relações de amor simples, que se tornam complexas devido à complexidade dos costumes e da cultura da época, muito luxo e diálogos bastante exagerados fazem parte deste romance.
Como já foi dito, o gênero romântico fica muito bem exposto nessa obra de José de Alencar pois todos os seus aspectos são muito bem representados, como grande exemplo, a idealização da figura feminina.
Eu gostei do livro, um dos melhores que já li.

Leiturasdarich 11/09/2020

"Senhora" é um livro que me marcou muito e minha perspectiva sobre ele muda sempre que eu o releio. A primeira vez que tive contato com esse livro a história não me agradou, quando reli aos 15 anos me apaixonei por ele. Minha relação com essa obra é tão séria que foi tema do meu TCC.

“As revoltas mais impetuosas de Aurélia eram justamente contra a riqueza que lhe servia de trono, e sem a qual nunca por certo, apesar de suas prendas, receberia como rainha desdenhosa, a vassalagem que lhe rendiam”.

site: www.instagram.com/leiturasdarich

Layanna 24/11/2021

Demorou para o desfecho
Achei que demorou muito para o desfecho final, mas gostei do livro!
Feliz em ter lido esse clássico da nossa literatura.
Denise Ximenes 24/11/2021minha estante
Aurélia representa uma mudança importante na postura feminina! Não foi uma mudança ideal (acho que até hj não alcançamos), mas a mulher sai da postura de submissão absoluta e planeja um xeque-mate de respeito!

Thalyta52 27/04/2023

A leitura é rebuscada, mas não é o clássico clichê. Ela tem a palavra final e tomou as rédeas da situação após tanto sofrer, foram as perdas que a tornaram uma mulher forte que o fez comer na palma de sua mão! Deveras bom!

Bru 28/03/2021

Segundo livro lido do José de Alencar e só confirmou que amo a escrita dele. Me surpreendeu bastante, há partes que me perguntei se realmente foi escrito em 1875 devido a modernidade de ideais, ao mesmo tempo que representava os costumes da época. Mas confesso que esperava mais do final.

Bruna 16/12/2020

Uma das melhores obras de José de Alencar .
Completamente à frente de sua época a história nos narra a história de Aurélia uma moça que por ter origem pobre é ignorada pela sociedade da época e pelo seu amado Fernando , essa narrativa é cheia de reviravoltas , pois após seus pais morrerem além de virar órfã Aurélia consegue uma grande herança de seu avô.
Com isso vemos que contamos
com uma das primeiras personagens femininas fortes e na minha opinião feminista . Pois busca direitos iguais numa sociedade completamente patriarcal e machista. Sem dúvidas , uma Obra inesquecível desse ícone da Literatura Brasileira.

Thauany 26/12/2023

Quando o orgulho encontra o amor
Eu gostei bastante da leitura e apesar de ser bem rebuscada nos traz o gostinho de como era viver na burguesia brasileira daquela época.
Sobre o casal cão e gato é aquela afiliação ao longo da história para eles colocarem as diferenças de lado e simplesmente conversarem.
Levando em consideração o contexto histórico é muito bom.

bella 25/07/2021

não exatamente uma resenha
o livro é legal, esperava mais. O desencontro amoroso da aurélia e Seixas gera um plot interessante mas em um certo ponto se torna entediante e cansativo de acompanhar.
Por outro lado, eu gostei muito da personagem da aurélia, uma mulher que passou por tanto sofrimento e que não se deixa abalar tão facilmente, super inteligente e decidida.
Kel 25/07/2021minha estante
Eu adorei o livro e Aurélia!!!

bella 25/07/2021minha estante
Eu com certeza consigo entender porque a aurélia atraia tanta atenção e admiração das pessoas da alta sociedade

Leticia Novaes 30/08/2023

SENHORA - JOSÉ DE ALENCAR
⭐⭐⭐⭐

"Sou senhora de mim, e pretendo gozar da minha independência sem outras restrições, além do meu capricho. Foi o único bem que me ficou do naufrágio de minha vida, este ao menos hei de defendê-lo contra o mundo."

Aurélia é uma das moças mais ricas e bonitas do Rio de Janeiro imperial. Qualquer homem seria sortudo se fosse escolhido para casar com ela, principalmente por causa do bom dote que iria receber. Porém ela já tem em mente o seu pretendente e combina com seu tio e tutor de fazer uma proposta de casamento a ele, mas sem revelar a sua identidade, o noivo só conheceria a noiva no dia do casamento.

O enredo desse livro é genial e a mocinha uma personagem forte e feminista para época, em uma trama de vingança. Foi um livro que me lembrou um pouco Orgulho e Preconceito, sendo na minha opinião superior.

Sigo apaixonada pela literatura nacional!! Leiam nossos clássicos brasileiros.
annikav.a 30/08/2023minha estante
Aurélia é tudo pra mim, mas na minha opinião não deveria ter aceito o Seixas de volta skekqkskwkw