Senhora

Senhora José de Alencar...

Resenhas - Senhora

Aline Casellato 24/10/2021

Até onde você iria por um ideal de amor?
Senhora é um dos melhores livros que já li de José de Alencar. Promoveu em mim profundas reflexões a respeito de uma sociedade de aparências - da qual é mais atual do que nunca, ainda que vindas de um livro tão antigo.

Também fiquei fascinada com um traço de Aurélia do qual eu mesma já tive: idealizar algo que muitas vezes a outra pessoa não é. Nossa senhora vê em Seixas um ideal, um herói. Coisa que ele não é.

Inclusive Aurélia se mostra mais preocupada com suas quimeras do que com Fernando de fato:

?Tudo ela perdoou a seu volúvel amante, menos o tornar-se indigno do seu amor.?

Também temos várias digressões a respeito de orgulho, sobre como a riqueza nada significa, vamos traços de pessoas da sociedade que são desprezíveis e aproveitadoras, entre muitas outras descrições que somente um autor como José de Alencar poderia colocar em palavras com tamanha maestria.

Sei que a muitos assusta a escrita antiga e rebuscada, mas pra mim isso só faz do livro ainda melhor. Além de né deleitar com a história ainda amplio os vocábulos que conheço.

O único defeito pra mim é que ficamos muito presos a esse impasse de Fernando e Aurélia, e sua troca de farpas. Gostaria que tivesse sido um pouco mais sucinto.

Carine 16/03/2021

O melhor dos três perfis de mulher
Narrativa bem mais completa que Lucíola e Diva (não tem nem comparação). Claramente vemos um salto na escrita do José de Alencar se lemos os três perfis por ordem de publicação/escrita como fiz.

Em senhora, Alencar nos apresenta uma trama diferente e talvez polêmica para época, pelo visto ele adorava inovar, porém essa inovação tinha rédea curta e logo voltava a se prender às convenções (como sempre), e me decepcionar com os finais (e eu me iludindo ao pensar que dessa vez ele chutaria o balde).

Existe de forma quase escrachada uma influencia de Victor Hugo na narrativa de senhora, Alencar chega a brincar com isso, além de fazer criticas ao seu próprio romance (diva), algo que achei genial.
Tiago.Boaventura 16/03/2021minha estante
Quero muito ler. Está na minha meta de leitura desse ano. Obrigado pela resenha.

Carine 16/03/2021minha estante
Que bom que ajudou!
Vi que está lendo os miseráveis.
É quase como olhar o impacto dessa obra aqui no Brasil.
O modelo do romantismo sendo vivido em todos os 4 cantos da literatura mundial.

Tiago.Boaventura 16/03/2021minha estante
Tem sido muito prazeroso ler Os Miseráveis. Tive medo no começo mas hoje já estou indicando mesmo sem ter finalizado a leitura.

Minhas leituras 17/03/2021minha estante
nossa, de longe é o melhor dos 3 perfis mesmo
adorei a resenha

Paula.Mello 01/02/2021

José de Alencar
Nunca havia lido nada de José de Alencar, uma pena pra mim, ao escolher ler os clássicos esse ano, me deparei com senhora, um livro que conta a história de uma mulher humilde que recebe uma herança e se torna uma pessoa determinada, forte , que transpõe a sociedade e cultura de uma época machista.

Fernanda Coelho 01/10/2023

Novelão
Não imaginei que essa leitura seria tão incrível e tão digna de um novelão!

Não é uma leitura fácil e agradeço as meninas da LC pelo incentivo e a Tati pela tradução inicial! ?
@tatysturnick 01/10/2023minha estante
Tô tão feliz que você gostou. Seixas e Aurélia foram uma baita surpresa, não é mesmo? ?

Quellen 01/10/2023minha estante
Sou apaixonada por Seixas e Aurélia, assisti "Essas mulheres" quando era criança, e quando li esse livro fiquei mais apaixonada ainda, apesar da linguagem difícil por ser uma leitura de época, a mensagem que ele passa, o empoderamento da Aurélia, é digno de novela mesmo!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Só de acompanhar suas impressões fiquei com vontade de ler, amiga. ?

Fabi 07/01/2021

José de Alencar constrói um romance incrível entre a Aurélia Camargo e o Fernando Seixas, todo o desenvolvimento deles é muito coerente, apesar do final ter me pegado de surpresa, definitivamente condiz muito com a personalidade dos personagens. Sobre a escrita, achei bem tranquila a leitura, só teve alguns momentos que eu me dispersava por causa da riqueza de detalhes em certos pontos da narrativa. Definitivamente é um clássico brasileiro que vale muito a pena conhecer tendo em perspectiva à época em que foi escrita e toda a relação com o movimento Romântico.

camillys 26/12/2020

curiosidade aleatória:
eu e minhas amigas precisávamos ler esse livro como paradidático, por isso criamos um "clube do livro" entre nós. Cada uma lia uma parte e resumia para as outras.
A preguiça do estudante resultou em uma memória engraçada

Ana Carolina 23/01/2021

Amo
Sou apaixonada por este livro. Fiquei angustiada e torcendo para que o casal se acertassem o tempo todo. O embate entre eles com a mistura de raiva e paixão nos envolve profundamente. Aqueles que têm preconceito pelos clássicos da literatura brasileira sugiro que abra o coração porque não tem como não se encantar com a história. Vale a pena ler.

site: @livrosqueamaremosparasempre
tguedes2 23/01/2021minha estante
Abandonei este livro duas vezes! Queria muito terminar, pois odeio abandonar um livro.

Beca 23/01/2021minha estante
Concordo, o embate entre os personagens é realmente muito envolvente.

Carolina 08/09/2020

Que final, Alencar!
Um livro que traz uma proposta muito boa, apesar de ser o Alencar um defensor da moral e dos bons costumes, como a emancipação feminina. Em alguns momentos nos prende mas o excesso de detalhe e descrição cansa tanto que optei por ler acompanhado de um audio livro com velocidade 1.75x.
E quando finalmente o livro tava interessante, veio o o final. Ah o final... mais borocoxô impossível!

Sigo preferindo Lucíola. De longe o melhor do autor (até agora).

Layla.Ribeiro 27/07/2021

Melhor personagem da literatura brasileira
Eu não imaginava que eu fosse conhecer uma personagem feminina da literatura brasileira do romantismo tão bem construída como Aurélia, a frente do seu tempo, quebra inúmeros padrões das mulheres do século XIX, determinada e segura de si. O livro Senhora foi uma grata surpresa para mim, apesar do inicio arrastar um pouco, imaginava que seria mais uma obra do romantismo cheio de exageros e com uma linguagem pomposa e rebuscado, que bom que me enganei, após os primeiros capítulos quando você conhece os personagens e a história se desenrola, você leitor, não quer parar mais de ler, as vezes, você se chateava com o jeito orgulhoso e cabeça dura dos protagonista, mas era uma chateação boa. José de Alencar nos transporta para o século XIX facilmente, apresentado os costumes burgueses da época e ao mesmo tempo fazendo sua critica sutil, a única coisa que me incomodou no livro, não foi nem a linguagem inicial, ao qual ao decorrer nos acostumamos, mas sim a introdução de personagens que tinha potencial de enriquecer a historia, mas que foram esquecidos ao decorrer dos capítulos, fora isso é um livro maravilhoso, Aurélia entrou na lista de personagens favoritos da literatura brasileira.
Kátia 28/07/2021minha estante
Que Maravilha! Estava enrolando para ler este livro, mas sua resenha me deu a motivação que eu precisava.

Layla.Ribeiro 28/07/2021minha estante
Que bom!!

Stefanie.Maria 16/08/2022

Foda, essa mulher é foda
Nunca imaginei que poderia gostar tanto de um livro clássico, bem aqui estou eu né kkkkKKK
Uma mulher foda, em um tempo onde ser como ela era errado, o certo era obedecer seu marido, não se envolver com o dinheiro... Bem Aurélia fez bem ao contrário, ninguém nunca mandou nela, ela mandava nos outros e deixou todos aos seus pés, inclusive essa leitora que vos fala kkkkkk

GeL 16/01/2021

Resenha para o blog Garotas entre Livros
É dia de clássico da literatura nacional por aqui. Senhora foi um dos livros que escolhi para o desafio de 12 livros para 2020, confesso que sempre quis ler essa história, mas acabei enrolado por N motivos, seu eu soubesse que iria gostar tanto com certeza teria lido mais cedo.

O livro vai nos contar a história de Aurélia, uma jovem que acabou de debutar na sociedade fluminense e é cercada de mistérios. De uma beleza ímpar, a jovem era órfã e ninguém sabia muito a seu respeito, mas logo fica claro que além da beleza ela era dotada de muita inteligência e uma fortuna enorme.

Seu dinheiro, é claro, atraía muitos pretendentes, mas nenhum que verdadeiramente conquistasse a jovem, até o dia em que ela resolve se casar e ela elege Fernando Seixas como seu futuro marido. Sim, mesmo em 1800 e tantos, uma mulher em posse de grande fortuna, poderia escolher com quem iria se casar.

Fernando é um jovem respeitável da sociedade carioca, porém suas finanças não condizem com o estilo de vida que ele leva. Com um emprego numa repartição pública e apesar das pretensões de entrar para a política, o ideal seria ele se casar com uma jovem rica. Quando a proposta do casamento com Aurélia chega ele obviamente não nega rs, mal sabia o que o esperava após o enlace matrimonial.

Como leitor, somo levados ao passado de ambos e vamos entender como Aurélia foi alçada a seu posto de a mais bela, rica e admirada da sociedade e seus motivos para escolher especificamente a Fernando como seu marido. Uma trama de romance logo se transforma em vingança recheada com um bom drama. Mas eu paro com os detalhes aqui, será mais emocionante vocês descobrirem quando lerem.

Senhora é um clichê do casamento de conveniência, misturado com um romance cão e gato e uma boa dose de vingança, tudo isso amarrado em uma bela fita do romance romântico e claramente escrito por mãos criativas e habilidosas. Quando eu comecei a leitura, planejava ir com calma, poucos capítulos por dia, mas acabei me envolvendo tanto com a trama que não conseguia parar de ler. Um casal que obviamente se gosta mas estão tão cheios de mágoas e orgulho que se impedem de alcançar a felicidade, é irresistível para qualquer amante de romances rs.

Outro ponto alto do livro foi que consegui visualizar todos os locais de que o José de Alencar narrava na história. A trama se passa no Rio de Janeiro, e como boa carioca que sou, foi bom revisitar ruas e locais históricos da minha cidade, foi reconfortante.

Eu indico a leitura para todos, leiam sem preconceito e sem medo dos clássicos. Senhora tem tudo para te encantar.

Até breve.

site: https://www.garotasentrelivros.com/2021/01/resenha-342-senhora.html

Lorena329 09/04/2022

Aurélia, uma mulher a frente do seu tempo
Uma obra audaciosa e genial! Um romance com toques de realismo e de crítica em relação a maneira como o dinheiro era importante na sociedade da época. Ao decorrer da história é possível notar os dois protagonistas buscando seu verdadeiro eu entre uma sociedade que os modificaram tanto.
Excelente livro!

Samira 15/10/2022

Amoooo
É engraçado que na escola a gente tem raiva dos clássicos. Até hoje alguns eu realmente n consegui ler? mas SENHORA é um livro fantástico kkkk eu ria lendo ele, me senti dentro da história, conseguia ver cada detalhe? nossa deu vontade de reler ele!

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Já o coloquei para minha releitura. Li há anos e lembro o quanto gostei!

Ari 01/05/2021minha estante
O que pude perceber Ana, lendo senhora, é o contraste do tempo em que nós vivemos, percebe-se que a sociedade e o casamento teve uma grande queda de valores.

Ana Bruno 01/05/2021minha estante
Lembro pouco da história, mas não é difícil visualizar essa diferença... hoje não há mais o empenho para manter os relacionamentos, tudo é muito temporário e substituível. Infelizmente...