108 Contos E Parábolas Orientais

108 Contos E Parábolas Orientais Monja Coen

Resenhas - 108 Contos E Parábolas Orientais

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luis Felipe S. Correa 01/03/2023

Uma leitura bem suave, com direito a menção de Musashi
As parábolas orientais apresentadas no livro, com auxílio da interpretação da autora, são doses precisas para o autoconhecimento. Um oportunidade de entrar em contato com a essência do ser.

Everton 06/01/2023

Sabedoria para o dia a dia, tranquilidade e satisfação para a alma.Quando lidos pela primeira vez, sem muita atenção, os coans podem parecer histórias sem sentido.

Davi.Paiva 19/10/2022

Muito bom!
Link Amazon: https://amzn.to/3VDap5H

Este ano eu tenho lido muitos materiais sobre meditação e zen em momentos livres. E já conhecia a monja Coen pela mídia. Então resolvi o útil ao agradável e fazer uma leitura deste livro.

Resultado: expectativas atendidas!

Apesar de parecer longo pela quantidade de contos, na verdade os textos são bem curtos e a autora não se prolonga em comentar cada texto. Logo, cada capítulo pode ser lido em poucos minutos.

E os contos selecionados são bem conhecidos por quem já aprecia cultura oriental. Então o pensamento "eu já conheço essa história" acaba se tornando comum algumas vezes. De qualquer forma, a visão da monja sobre os textos que você conhecer se torna um brinde.

E no fim das contas, a leitura acaba se tornando prazerosa, reflexiva e te faz rever aspectos. Ou seja: se tornar zen depois de ler é uma consequência.

Recomendo!

Juliana 14/04/2022

Tenho uma simpatia bem grande pela filosofia budista, mas ainda sou bem leiga, não sou nada mais que simpatizante. Achei que foi uma boa forma de ter contato com alguns contos fundadores do budismo, me trouxe reflexões importantes e vontade de me aprofundar

Bruna.Dietrich 24/02/2022

Leitura leve e inspiradora
108 contos comentados pela monja coen de uma forma a nos fazer refletir sobre diversos assuntos da nossa vida!
Amo os livros dela pois me sinto mais próxima dos ensinamentos de buda e ao mesmo tempo mais leve em relação aos acontecimentos da vida!

ThamYasha 23/01/2022

Um livro para ler sem pressa
Eu mesma demorei uns 3 meses para ler o livro inteiro. Não dava pra simplesmente ler um conto atrás do outro sem dar uma pausa pra refletir.
Mas chegou um certo ponto que ficou um pouco cansativo e as pausas maiores.
De certa forma é um livro de pregação. E isso não é nem um pouco ruim, afinal quem lê é porque está interessado no budismo.
O problema é que muitos explicações (ou sermões) da Monja após cada conto acabam ficando repetitivos. Ainda mais que eu intercalei a leitura deste com a biografia dela (comecei o outro livro um mês depois desse e mesmo assim terminei aquele meses antes deste), e vários causos de sua vida, que ela nos conta como exemplos nas explicações dos contos, ela ja havia narrado na biografia, o que tornou a leitura mais repetivia ainda.

Jessi 30/12/2021

Os contos são muito bons para aprendermos e também nos auto avaliar, indico ler 1 conto por dia, ou ler o mais devagar possível para digerir melhor os ensinamentos.

Thiago.Moretti 26/12/2021

Sou feliz por ser quem sou agora e não desejo voltar a ser ou reviver qualquer momento de meu passado"
Essa reflexão não pertence ao livro, mas ela me veio em diversos momentos durante sua leitura. Nos 108 contos e parábolas orientais narrados e analisados excepcionalmente pela Monja Coen pude perceber quão longe estou de ser quem eu deveria ser, nos faz refletir muito para com nossos atos cotidianos e sobretudo sobre o desapego emocional e material.
Leitura que pode mudar a forma que vemos e encaramos a vida. Recomendo fortemente para todos, independente de religião.

Naju 07/12/2021

Li um ou dois contos todas as manhãs antes de ir trabalhar. Ia trabalhar reflexiva. Amei demais os contos e ensinamentos.
Confesso que não entendi todos. Mas uma leitura gostosa de se fazer de pouquinho e pouquinho:)

Luiz 22/08/2021

Reflexões orientais para a vida
Livro: 108 Contos e Parábolas Orientais.
Autora: Monja Coen

Monja Coen tem o objetivo de apresentar diversos contos e parábolas que serviram, no passado, para trazer esclarecimento espiritual pra muitos mestres tanto na Índia, China e Japão, e que hoje podem, assim como no passado, possibilitar o despertar.

O livro é dividido em exatamente 108 capítulos, e esses são compostos da apresentação do conto e logo em seguida a interpretação dele, feito pela autora. Nesses contos e interpretações são abordados diversos conceitos do budismo como o Nirvana, Darma, Samsara, Despertar, Natureza Buda, os Seis Mundos, Carma e etc.

"Atente bem: estaria você se libertando do ego ou teria o ego encontrado outra forma de o controlar?"
(Monja Coen, p. 173)

"Ouvir os ensinamentos e colocá-los em prática é tornar-se os ensinamentos - esse é o Caminho superior.
Muitas pessoas gostam apenas de ouvir palestras, ler livros, mas não os conectam com sua vida. [...]
O nível seguinte é o de pessoas que além de ouvir começam a perceber, a ver - em si mesmos e nos outros. São capazes de avaliar, diagnosticar a doença ou a virtude por meio do estudo e da prática do Caminho.
O nível superior é o de quem, além de ouvir e ver, é capaz de obter, de se tornar os ensinamentos. Fazer deles a própria vida. Praticar o que ouviu, percebeu e considerou correto."
(Monja Coen, p. 215)

O livro em si aborda diversos temas bem interessantes para reflexão, isso torna o livro bem bacana e de boa leitura, mas ao mesmo tempo também o torna um pouco chato e até repetitivo em algumas partes, talvez uma boa experiência a ser feita com o livro seja ler de 1 a 2-3 contos por dia, intercalando com outros livros, essa seria minha sugestão de leitura.

lorena 29/07/2021

Gostei do livro, das reflexões geradas e principalmente por ter a possibilidade de conhecer tantos tantras interessantes.

marcela cedroni 15/07/2021

ganhei do pedro <3
otimos contos e parabolas qe a monja explica bonitinho e detalhadamente sobre cada um, é uma ótima reflexão para esses tempos tao difíceis.

Fernanda 30/06/2021

Leve como pluma, pesado como rocha
Levei meses na leitura, saboreando ensinamentos profundos e que vez ou outra me tirava do sério. Alguns contos me soavam como arrogância e outros como uma sabedoria infinita. Eu passei esses meses digerindo e regurgitando o conteúdo, vivendo e mesmo tentando praticar certas coisas. Sou pagã, não busdista, mas sempre tive profundo apreço e admiração pelos ideais budistas.
É uma leitura que merece a chance de se conhecer.

Lenon, André Lenon 30/05/2021

Terceira vez que leio é muito bom para entender sobre as circunstâncias da vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6