Star Wars: Herdeiro do Jedi

Kevin Hearne

Resenhas - Heir to the Jedi

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ruffo 24/05/2021

O final é muito bom, mas não gostei do estilo da escrita em primeira pessoa, sendo o narrador, Luke skywalker. Isso é um detalhe que pode agradar alguém.

Victor 24/07/2017

E vamos entrar nessa série infinita chamada Universo Expandido Star Wars. Desde que a Disney comprou a LucasFilm em 2012 e todas as propriedades intelectuais da mesma, Star Wars vem ganhando um novo universo expandido. Boa parte dos livros que existiam anteriormente foi ignorada (ou se tornou a série legends) e, desde então novos autores (e alguns antigos) foram chamados para compor novas histórias do cânone com personagens conhecidos ou não. No caso de Herdeiro do Jedi, o protagonista aqui é Luke Skywalker e o livro se passa entre os episódio IV e V.

Luke ainda não é um Jedi. Apesar de ter conseguido se utilizar da Força para destruir a Estrela da Morte, ele ainda não sabe bem como ela funciona. De fato, ele não tem certeza nem se ela existe mesmo e se seu falecido mestre, Obi-Wan Kenobi, realmente falou com ele durante a batalha Yavin 4. Apesar disso, Luke é um herói. Ele não só salvou a Aliança Rebelde de uma grande destruição como também está agora a seu serviço e executando diversas missões para conseguir recursos, armas e suporte para os rebeldes. Várias dessas missões ele cumpre junte de seu droide astromecânico R2-D2 e com Nakari Kelen (personagem da capa) que é uma simpatizante da Aliança. Seu pai pesquisa recursos biológicos em planetas distantes, tendo muitos recursos com várias naves, sendo que ela fornece uma delas, a Jóia do Deserto, para que várias missões sejam cumpridas.

"Nós somos o espinho que espeta o dedo do imperador quando ele enxerga a galáxia como seu jardim pessoal."

Herdeiro do Jedi não tem exatamente uma história bem definida. Até a metade do livro mais ou menos, Luke e Nakari estão basicamente cumprindo variadas missões para a Aliança Rebelde, conseguindo recursos para a nave Joia do Deserto e negociando armas. Os dois fazem um bom par de protagonistas. Seria muito fácil colocar Luke como protagonista numa história de Star Wars, mas Kevin Hearne foi além e criou uma personagem completamente nova nesse universo e elevou-a a um personagem principal do livro. Se Luke chega vivo ao final do livro é graças a Nakari que o salva de várias enrascadas.

Da metade do texto em diante, a trama passa a se focar numa única missão da dupla: resgatar a criptógrafa Drusil Bephorin do Império e levá-la em segurança para os rebeldes. Drusil é outra personagem maravilhosa. Da raça dos Givin, ela é altamente inteligente e sua habilidade criptográfica a faz tanto uma ótima hacker, quanto permite a ela analisar todas as possibilidades de uma situação e ajudar os heróis a escolher a melhor delas. Drusil tem uma mente lógica e isso acaba levando a diversos diálogos hilários com Luke.

"Como você bem sabe, ao contrário da cinética, do tempo ou da distância, a idiotice humana é incalculável"

A presença feminina no livro, aliás, é um ponto alto. Varias personagens são apresentadas ao longo de toda a trama e todas elas contribuem de alguma forma para as missões. Inclusive, Luke passa por diversas situações de perigo de morte e acaba salvo por elas. A sensação que o livro passa é a mesma de você assistir Rogue One: cada personagem e importante para que as missões sejam cumpridas e caso faltasse qualquer um deles, tudo daria errado.

Aliado a tudo isso, temos uma ótima expansão de universo. Muito se fala sobre o funcionamento da força, sobre o passado de Vader e do Império, vários tipos de planetas e seres são apresentados e, claro, ótimas batalhas espaciais. Há até um cena que eu achei em especial muito boa, onde Luke desmonta um sabre de luz para entender como ele funciona. Para o fã do Universo Star Wars, é um livro espetacular e cheio de detalhes.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/

Núbia Esther 18/01/2018

Nesta nova leva de romances do Universo Expandido de Star Wars, sim estou me referindo apenas às obras cânones, já li livros que se passam pós-eventos dos filmes antigos e antes dos retratados na nova trilogia, outros que se passam poucos anos após a instauração do Império Galáctico e que até mesmo acompanham o nascimento e a derrocada do poderio de Palpatine. Em alguns, os protagonistas são os vilões (bem persuasivos e carismáticos) ou personagens pouco expoentes nos filmes, mas que ainda esperamos que venham a ter alguma importância na nova história central que descortina. A história de Kevin Hearne está ambientada entre os filmes IV e V, logo após os eventos que culminaram na explosão da primeira Estrela da Morte, e é protagonizada e narrada pelo ainda incipiente jedi Luke Skywalker.

“(…) eu sei que a Força é real. Pude senti-la.

Ainda a sinto, na verdade, mas acho que é como saber que há algo escondido na areia enquanto você desliza as mãos sobre ela. Você vê ondulações na superfície, sugestões de que algo está se movendo ali embaixo (talvez algo pequeno, talvez algo enorme), levando uma vida completamente diferente que você não vê. E sair atrás desse algo para ver o que está sob a superfície pode ser seguro e gratificante, ou pode ser a última coisa que fará na vida. Preciso de alguém para me dizer quando mergulhar nessas ondulações e quando recuar.” (Página 18)

Aqui encontramos um Luke ainda descobrindo a Força, que mal havia começado seu treinamento com Obi Wan Kenobi quando este fora “derrotado” por Darth Vader. Agora, determinado a seguir o caminho da Força e se tornar um jedi, ele está em busca de algo ou alguém que lhe ensine o caminho das pedras. Apesar de todo o potencial demonstrado por ele durante a incursão que destruiu a Estrela da Morte, Luke ainda é o rapaz cheio de dúvidas e inseguranças, com uma leve quedinha pela Princesa Leia e agora, separado de Han e Chewie, os novos amigos que partiram em busca de seus próprios negócios. Herdeiro do Jedi então é essencialmente um livro de autodescoberta, representando o início da mudança do jovem ingênuo e imprudente Luke no heroico e destemido piloto e jedi Skywalker.

Após a batalha de Yavin, a Aliança perdeu sua base e ainda está em busca de novos lugares estratégicos que possam ser utilizados. Com o front de batalha temporariamente arrefecido, Luke está fazendo serviços para a Aliança, como a compra de equipamentos e armas. Hearne então aproveita isso para lançá-lo em serviços que o colocam em contato com indivíduos que possuem históricos com jedis, e cria aventuras envolvendo seres mirabolantes e missões quase que suicidas. Para lhe acompanhar, Hearne criou a personagem Nakari Kelen, uma humana do planeta de Pasher. Nakari é uma personagem que te cativa de cara, seus diálogos com Luke são espirituosos, e, durante a missão um romance começa a surgir (em algum lugar o deslocamento das atenções de Luke de Leia para outrem precisava ser trabalhado, Hearne soube aproveitar isso muito bem). Aliás, essas lacunas como os sentimentos de Luke por Leia, o uso da Força por Luke, e seu maior conhecimento sobre o funcionamento de um sabre de luz; que não foram trabalhadas nos filmes foram bem aproveitadas aqui. Um ponto bastante positivo da história de Hearne.

Mas, nem tudo funciona em Herdeiro do Jedi. Algumas partes são bastante descritivas e, como leitora que tem alguns de seus livros favoritos conhecidos por serem essencialmente descritivos, posso dizer que as descrições de Hearne deixaram a leitura bem arrastada. Ele “perde tempo” com descrições de situações que nada agregam à trama principal e o “entrou aqui para encher linguiça” acaba ficando bastante evidente.

Foi bom ler sobre o Luke ainda descobrindo os seus poderes, ainda marcados pelas perdas recentes e com todo o seu idealismo por lutar pelo bem comum. Foi muito interessante também que o desejo de Luke por aprender mais sobre os jedis, tenha sido fomentado (de formas diferentes, por personagens diferentes) em uma trilha que acabou levando-o até sua posterior jornada até o Mestre Yoda. O pesar fica pelo ritmo da narrativa de Hearne. Com uma boa limpada nas descrições e nas intervenções narrativas desnecessárias, a narrativa poderia ter ficado mais direta e ganhado uma agilidade que acrescentaria pontos ao livro. Dessa nova leva de livros do cânone, infelizmente, este foi o mais fraco que li até agora.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/12/05/star-wars-herdeiro-do-jedi-kevin-hearne/

Alice.Mariani 13/11/2018

Ótimo por de mais!
Leitura ótima, rápida, sem enrolação. Recomendo muito pra quem quer um toque a mais sobre o universo de Star Wars.

Nat 24/09/2019

Luke Skywalker é um herói. Depois de destruir a Estrela da Morte, a maior arma do império, o aprendiz de jedi tenta lidar com a sua vida e as mudanças que lhe aconteceram durante esse tempo. Agora que Obi-Wan Kenobi não está mais do seu lado para lhe ensinar os caminhos da força, Luke reflete sobre como praticar o pouco que aprendeu enquanto realiza pequenas missões para a Aliança. Uma dessas missões, para a qual vai receber ajuda de Nakari Kelen, consiste em resgatar uma criptógrafa chamada Drusil Bephorin que trabalha sob ameaça para o império, enquanto outros resgatam a família dela, pois Drusil está disposta a oferecer seus serviços para os rebeldes.

Esse livro é bem simples. Eu gostei bastante dele porque conseguia ver o Luke jovem exatamente como Mark Hamill o personificou: curioso, ingênuo, heroico. Como a história se passa entre os episóidos IV e V, foi bom ver como ele lamenta a ausência de Ben Kenobi e o tipo de curiosidade e medo que sente de Darth Vader (claro, ele ainda não sabe do parentesco). O relacionamento entre ele e Nakari é o ponto alto e divertido do livro e é onde se vê bem claramente o seu nível de ingenuidade. Confesso que o final me surpreendeu, não esperava de maneira nenhuma que fosse ser o que foi. Como agora que estou me inteirando mais sobre as diferenças entre o que faz parte do novo cânone e o que fica de fora, não sei muito sobre a importância de Nakari, mas é claramente uma personagem que eu amaria ver em outras histórias. Completamente recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2019/09/herdeiro-do-jedi-kevin-hearne-dll-2019.html

Helano 05/03/2021

Luke Skywalker e o início de sua jornada pela Força.
Para os fãs da franquia, é inevitável se perguntar o que ocorreu com Luke Skywalker após a batalha de Yavin e antes de seu confronto com Vader. Afinal, onde ele desenvolveu suas habilidades?
Nessa obra, vemos o início dessa jornada, acompanhando um Luke ainda inexperiente, que, ao longo do tempo e em função das experiências que vive, aprende a desenvolver uma sensibilidade e um desejo cada vez maior de compreender os desígnios da Força e de se tornar, assim como seu pai e como Ben, um cavaleiro Jedi.

No geral, é uma boa leitura, divertida, dinâmica e que nos permite conhecer um poucos mais das camadas da personagem Luke Skywalker.

1 | 2 | 3 | 4 | 5