A Firma

A Firma John Grisham

Resenhas - A Firma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Adriana.Aquino 30/08/2020

Romance policial muito bem escrito, que prende o leitor do início ao fim.
Mitch não deveria ser tão inocente, achando que um recém formado ganharia rios de dinheiro logo no início.
Mas com muita inteligência e perspicácia ele consegue se livrar da grande armadilha que entrou, aí aceitar o cargo na firma de advocacia.
Lara.Furini 15/11/2020minha estante
Concordo plenamente. Acredito que pela colocação de Mitch em Harvard, o ego acabou cegando-lhe de alguma maneira, mas sem duvidas é um ótimo profissional.

Dan 27/08/2020

Um suspense muito legal!
As páginas, em geral, trazem um suspense interessante de se navegar.

P.S. O suspense nas últimas palavras é o mais emocionante!!! kkkkk

Moises Celestino 17/08/2020

"Revisão do Livro"
"A Firma", é um daqueles intrigantes romances de John Grisham, notável contador de histórias que se destacou no gênero investigação criminal, cujo estilo, mais adequado ao tema "crime organizado e seus segredos obscuros". Profundo, tenso e instigante, a melindrosa trama contada neste livro é de tirar o fôlego!

Camila.Coninck 14/08/2020

A firma
"Durante anos ele havia comandado, todos os domingos, as orações na Primeira Igreja Metodista de Danesboro, e nos outros seis dias praticava incansavelmente a cobiça e a manipulação. Além disso, de maneira constante mas discreta, havia perseguido o uísque e as mulheres."

Gabigutierrez03 05/08/2020

Maravilhoso!
Um livro para ficar tenso do início e até depois do fim

site: https://umanaoescritora.com/2020/07/23/a-firma-terminar-ou-nao-terminar/

Rayanne.Bueno 27/06/2020

Legal porém cansativo.
Não entendi muito bem o porquê do autor fazer tanto suspense e enrolar onde não precisa. Poderia ter usado o livro para dar mais detalhes de como os criminosos foram pegos e não da "fuga". Enfim, o livro é bacana, te prende em algumas partes, faz você quase largar a história e tem um final clichê. Mas no todo a história é boa!

Tuler 02/06/2020

Livro muito bacana, principalmente pra que gosta de investigações e advocacia. Recomendo.

Sophia1534 31/05/2020

Um pouco maçante
O livro tem uma premissa interessante, mas ele se estende por inúmeras páginas, com inúmeros nomes e detalhes que tornam a leitura um pouco chatinha. O desfecho é razoável, mas o livro ainda continha sendo legal. O filme deve ser mais emocionante!

Letícia 27/05/2020

Uma corrida contra o tempo eletrizante envolvendo elementos jurídicos com investigação policial e as atrocidades e ilegalidades máfia de uma forma incrível. Imagina se você consegue aquele emprego dos sonhos, tão perfeito que você nem acredita, mesmo seu sexto sentido lhe alertando, você vai e mergulha no sonho, até que acorda e vê a sua vida está por um fio.

Esse foi meu primeiro livro do John Grisham, comecei a ler devagar, mas chegou um ponto que eu devorei o livro, porque precisava saber o final, passou voando como se fosse um filme.

Mitch McDeere é um recém-formado na faculdade de direito que está nas vésperas de prestar o exame para se tornar advogado. Vindo de uma boa escola, ele recebeu diversas propostas de emprego, a maioria em Wall Street, mas uma pequena firma de Memphis chama a sua atenção.

A Bendini,Lambert & Locke se orgulha em pagar os maiores salários aos seus advogados, além disso lhe dariam um BMW e um financiamento a juros baixo para a hipoteca de uma casa, além de quitar as dívidas estudantis, um sonho, não? Mitch não pensa duas vezes e aceita o emprego.

Ele se muda com sua esposa Abby e logo no início eles percebem que a firma iria ocupar um grande espaço da vida deles, além de trabalhar mais de 18h por dia, aos finais de semana haviam compromissos almoços ou jantares entre os associados e os sócios da firma, a vida pessoal se confundia com a profissional para os chefes do Mitch e parece mais uma seita.

Quando é abordado pelo FBI, Mitch não acredita muito no quando o agente lhe diz:a firma não é o que parece e que todos os seus passos estão sendo vigiados e escutados. Ele conta para todos da firma sobre o encontro, mas fica com um pé atrás.

É quando ele percebe que apesar de ter uma taxa de rotatividade zero, há uma outra taxa surreal, mais de 5 advogados já morreram durante o tempo em que eram funcionários da firma, e mortes como: acidente de carro, acidente num barco e uma bala perdida. Mortes muito suspeitas e sempre sem muita investigação envolvida.

Tudo indica que a firma não é um simples escritório de advocacia com clientes querendo fugir do fisco.

Micth constata que havia sim algo errado com aquela firma, e descobre que os sussurros do FBI eram reais, os donos da firma são uma antiga e poderosa máfia e dessa forma, a vida de Micth e de sua esposa estavam em risco, caso ele ficasse na firma, em algum momento iriam fazer com que ele se envolvesse de uma na ilegalidade, e isso o manteria de boca fechada, tal como os outros sócios e se ele se aliasse ao FBI teria a máfia o perseguindo para sempre.

Após ficar muito incomodado e perder totalmente a privacidade, Mitch resolve se tornar informante do FBI, com uma série de solicitações. E ele entra em uma corrida insana com o FBI e a máfia em busca dele.

O fato é que Mitch é muito inteligente e é muito legal ver como ele consegue dobrar tantos os chefes quanto a própria máfia e o FBI apenas sendo extremamente racional, já que todo mundo achou que ele era apenas um garoto cheio de dívidas e sonhos, bem no final, vemos quem riu por último.

Você sabia? O livro tem uma adaptação cinematográfica com Tom Cruise como Mitch, além de elenco todo estrelado.

Larissa 23/04/2020

A Firma foi o segundo livro de John Grisham. Foi publicado em 1991 e na verdade foi o livro que abriu as portas para o autor. Ganhou uma versão cinematográfica, com o ator Tom Cruise como personagem principal e manteve-se durante 47 semanas na lista de best-sellers do The New York Times no ano de seu lançamento.
A história gira em torno de Mitch McDeere e sua esposa. Graduado entre os 3 melhores de sua turma de Direito em Harvard, ele recebeu as melhores propostas que um recém-formado poderia desejar nos Estados Unidos. Os escritórios mais conceituados do país já haviam entrevistado McDeere e feito tentadoras ofertas, quando a pequena firma de 41 sócios, 'Bendini, Lambert & Locke' (com sede na cidade de Memphis, no sudoeste do Tennessee), o confronta com uma proposta simplesmente irresistível.
Era o sonho americano se realizando. Casado com Abby há algum tempo, aceitar aquela proposta era ter a garantia de uma carreira bem sucedida, estável e muito (ênfase no MUITO) lucrativa. Pagar os empréstimos escolares, ter dinheiro para comprar uma casa, ter um carro que não funcionasse apenas na base do tranco. Construir sua família e mostrar à família de Abby o quão longe ele poderia chegar. Sim, era um sonho se tornando verdade.
Assim que ele se junta à firma, a pressão para passar no Bar Exam (o Exame da Ordem dos Advogados nos Estados Unidos) fica clara na declaração de que nunca um associado havia sido reprovado nesse exame e nas várias apostilas que se empilhavam na nova mesa com a matéria compilada pelos colegas de trabalho. Ele sempre era lembrado que a ?Bendini, Lambert & Locke? era uma família que cuidava dos seus e faria tudo para que ele e Abby tivessem um futuro próspero, com filhos felizes e clientes muito lucrativos.
Mas na primeira semana de trabalho, Mitch recebe a notícia de que 2 sócios morrem num passeio de barco que seria classificado como um acidente trágico. Logo após isso, agentes do FBI começam a sondar Mitch e levantar algumas questões no mínimo suspeitas a respeito dos negócios da firma e a morte dos sócios. Aliás, a morte parecia o único jeito de sair daquela firma depois que você se tornava um associado. Nos últimos 15 anos, nenhum funcionário havia sido demitido ou saído da firma e 5 sócios morreram em situações sempre consideradas trágicas.
Daí para frente a trama só fica mais complexa. Mitch sente o peso de decisões que precisam ser tomadas e a insegurança que todo aquele ?ambiente familiar? poderia lhe oferecer. Escutas em casa, pessoas seguindo seus passos, perguntas que nunca são respondidas de uma maneira clara. Abby também não se encaixa no padrão das mulheres casadas com os advogados daquela firma. Continuava a trabalhar dando aulas e não queria filhos por enquanto. O passado de Mitch começa a aparecer e sua família é investigada pela firma. Quem era Ray realmente? E porque estava preso?
Para uma firma que lida apenas com as enfadonhas declarações do imposto de renda, redução no pagamento de impostos nos negócios dos seus clientes e coisas desse gênero, aquele lugar parecia ter mais segredos do que eram capazes de guardar àquelas paredes. A verdade é que na 'Bendini, Lambert & Locke', guardar segredos era mais do que uma questão de ética profissional. Era a única maneira de se manter vivo.
Incrivelmente, esse não foi um dos melhores livros do autor na minha opinião. A narrativa em alguns momentos se prolonga em detalhes que tornam as cenas um pouco entediantes. Em contrapartida, o filme modificou vários aspectos que eram interessantes na história e tirou um bocado do brilhantismo do thriller. A tradução deixou um pouco a desejar em alguns momentos também (o que me chamou a atenção porque nunca tinha reparado esse tipo de coisa na Rocco). Ainda assim, eu gostei...em parte porque eu entendo o que é almejar algo grande na carreira, o que é ver a oportunidade da sua vida abrindo os braços e querendo te abraçar calorosamente. Os idealistas quando se formam pensam no Direito como algo sublime, não só algo rentável. Os anos de prática mudam muito esses pensamentos

Ema 14/04/2020

Mais um livro de grisham. Para mim, o melhor.
Fala-nos de um recente licenciado em direito de Harvard que se encontra à procura de trabalho em várias firmas. Porém, a firma que o nosso personagem acaba por escolher para exercer a sua profissão, é tudo menos honesta. E é aí que a história se desenrola.
Aconselho vivamente. É impossível deixar de ler este livro.

Tatiane.Gatto 09/03/2020

Maravilhoso
Que leitura maravilhosa que tive. As páginas vão passando que vc nem percebe e fiquei doida para saber como iria terminar! Recomendo a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6