A Firma

A Firma John Grisham

Resenhas - A Firma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bruno 01/03/2020

Quando não se pode acreditar em ninguém
A trama que envolve o McDeere, advogado recém-formado é impressionante. O livro se aproxima da produção cinematográfica dos anos 90 até a metade, aproximadamente. Depois você terá a oportunidade de conhecer outra história com um desfecho fantástico.

Vinicius.Correa 16/02/2020

É um livro incrível. Retrata a vida de um advogado recém formado, com todos os seus sonhos de uma vida de sucesso, que recebe uma proposta de emprego melhor do que poderia esperar. Ao final, o que parecia ser o emprego dos sonhos torna-se um inevitável problema...

Em suma, o livro tem um ritmo excelente de leitura, que faz você não querer parar de ler.

É muito legal ver o modo que o protagonista lidou com todas as situações que lhe foram impostas, bem como, ver a mistura do cenário jurídico nesse meio fictício.

Rose 30/10/2019

A Firma foi o livro do Clube de Leitura de outubro, e devo dizer que foi uma excelente leitura. Daquelas que prendem até o último ponto final.
Mitch está prestes a se tornar advogado. Passou com louvores pela faculdade e por conta disso está com várias propostas, podendo se dar ao luxo de escolher em qual firma vai trabalhar.
Ele acaba aceitando a proposta pra lá de vantajosa da Bendini Lambert & Locke da pequena cidade de Memphis.
Assim, ele ea esposa Abby mudam-se pra lá com grandes expectativas. Era a chance que eles tanto lutaram para ter.

Mitch acaba entrando em um ritmo intenso de trabalho, o que não agrada em nada a esposa.
Mas o que preocupa mesmo é quando o FBI o procura fazendo insinuações sobre a lisura da empresa que Mitch está trabalhando.
A empresa era boa demais para ser verdade. E Mitch percebeu que por baixo de todo este verniz de empresa família havia algo muito errado.

Decidido a descobrir toda a verdade, acaba fechando um acordo com o FBI. Agora ele precisava juntar provas contra seus colegas de trabalho e pior, contra a máfia que existia por trás da empresa.

Um passo em falso e ele estava morto. Contando com toda sua inteligência, Mitch corre contra o tempo para dar um golpe fatal no esquema criminoso que existia por trás da firma, ao mesmo tempo que corre para salvar a vida da esposa, do irmão e sua própria.

Um enredo eletrizante que inclusive já ganhou as telas do cinema. Leitura mais do que recomendada.

May Novais 25/07/2019

É um ótimo livro, porém um pouco extenso nos detalhes.
Mitch, acaba de se formar como o 3* melhor aluno de sua turma. E dentre outras propostas de emprego, escolheu trabalhar em Memphis onde a empresa lhe ofereceu o melhor salário para um novato, uma casa com juros baixíssimos é uma BMW, além de uma decoradora para sua casa e escritório. Parecia que seu sonho havia se tornado realidade. A firma não tem índice de demissões ou de desistência.

A alegria de Mitch e Abby dura pouco, pois o FBI o encontra e começa a falar que na verdade seus empregadores trabalham para a Máfia, e que nunca houve demissões na firma porque a máfia matavam os associados que desejavam sair.

Sem saídas, Mitch trabalha e busca o maior número de informações sobre a firma, além de travar uma grande batalha para manter-se vivo e sem chamar atenção dos sócios.

Paulo 06/02/2019

A Firma
Este é o terceiro livro do John Grisham que leio, e como os outros dois, não me decepcionou. O suspense em torno da trama e da perseguição contra McDeere é de tirar o fôlego e você não consegue largar até descobrir o desfecho e como o personagem principal irá conseguir se livrar da sua ?maravilhosa firma? e do FBI.
O único apontamento é que achei meio lento nas 100 primeiras páginas, diferentes de outros livros que li do autor, que te prendem desde o início, porém quando a trama começa a tomar forma, você não consegue largar o livro até terminar a última página.

@livrodegaia 13/06/2017

Quando a esmola é demais, o santo desconfia...

“A Firma”, do escritor norte-americano, advogado aposentado e ex-político John Grisham, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos EUA, foi adaptado para o cinema em 1993 e estrelado por Tom Cruise (louca pra assistir, mas não tem na Netflix. Alguém me empresta?).

Trata-se de um thriller jurídico eletrizante que conta a história de Mitchell Y. McDeere, um jovem recém-formado com honra e louvor em Direito, em Harvard, que abandona o sonho de iniciar uma promissora carreira em Wall Street quando uma poderosa firma de Memphis, especializada em direito tributário, o seduz com uma oferta de emprego irrecusável: salário altíssimo, gratificações, empréstimo a juros baixos para comprar uma casa, BMW na garagem, enfim, todo luxo que o dinheiro pode comprar em troca de muitas horas de trabalho e dedicação. Tudo ia maravilhosamente bem e o céu era o limite, até que uma fatalidade com advogados do escritório acende a luz amarela e desperta a atenção de McDeere. Suas desconfianças se confirmam quando é abordado por agentes do FBI com uma revelação e uma perigosa proposta.

Gostei muito da trama, mas estaria mentindo se dissesse que ela prende o leitor desde a primeira página. Ela desperta curiosidade desde o início com intrigas e conspirações, mas só fica interessante mesmo depois do primeiro quarto da narrativa. O autor se estende muito apresentando a firma, os personagens e principalmente os termos da contratação do protagonista. Grisham subestima a inteligência do leitor ao repetir incontáveis vezes os benefícios que o escritório oferece aos seus contratados, como se precisasse lembrar constantemente que a proposta é irrecusável, algo que ficou evidente desde a primeira vez que o assunto foi discutido. Fala sério... Salário alto, carro e residência própria? Se um empregador oferece isso aqui no Brasil, das duas uma: ou o candidato à vaga desconfia no ato ou sofre um ataque cardíaco, porque lágrimas não serão suficientes para expressar tamanha alegria. Kkkk

Brincadeiras à parte, depois desse começo um tanto quanto tedioso, fica difícil largar o livro pra fazer qualquer outra coisa. O clima de suspense e tensão se intensifica à medida que nosso herói engravatado toma coincidência de que caiu numa armadilha. Pressionado por todos os lados (é angustiante acompanhar), ele se vê diante de duas opções e vários dilemas morais e éticos (que não foram desenvolvidos, apenas usados).
Quando finalmente sai do estupor, McDeere mostra que não foi um dos primeiros da turma em Harvard e que não tirou a nota mais alta no exame de doutorado por acaso (aliás, gostaria de saber esse exame é realmente de doutorado ou se foi um erro de tradução, porque tudo indica que se trata do “Bar Examination”, o equivalente gringo ao nosso Exame de Ordem. Fica aí a pergunta para quem leu no idioma original).

Ele coloca em prática um plano astucioso que deixa o leitor embasbacado e nervoso. Para isso, conta com a ajuda de uma personagem estereotipada, que a princípio parece irrelevante, mas que ao longo da leitura se mostra crucial (não foi à toa que a atriz foi indicada ao Oscar). A sequência de ação/perseguição que se segue acelera os batimentos cardíacos de qualquer um e deixa a trama ainda mais excitante. Não é um livro perfeito. Tem suas lacunas e incoerências, mas impressiona pela engenhosidade. Com certeza lerei outras obras do autor. #Recomendo

INSTABOOK: livrodegaia

Lívia Gomes 20/10/2016

“Uma vez comprometido, não pode voltar atrás. Eles podem ser mais implacáveis do que qualquer outra organização do mundo.”

Que obra IN-CRÍ-VEL! Meu primeiro contato com o autor John Grisham me revelou uma escrita muito fluida porém bastante densa. Pouca "encheção de linguiça", poucas informações irrelevantes, quase tudo que se lê é de extrema importância e tem influência no desenrolar da história, o que te leva a ficar bem atento em cada detalhe buscando desvendar os mistérios dessa narrativa. O que particularmente eu acho muito bom! Os personagens secundários são medianos, isso porque alguns são bem superficiais e eu achei que talvez pudessem ser mais explorados, mas por outro lado os personagens mais "principais" são muito bem construídos, principalmente no quesito personalidade, e é bacana perceber que eles evoluem junto com a história. O nosso mocinho é um cara esperto, astuto, inteligente e eu amei o fato dele não ser daqueles personagens meio "mosca morta", sabe?! Que só sabe choramingar e ser vítima e ser passado para trás por tudo e por todos. Ele é humano e sente medo e tristeza também, mas ele é ousado e corajoso e não se dá por derrotado. A trama é um show à parte! O desenrolar dos fatos é um quebra-cabeça minucioso que vamos montando pouco a pouco junto com o protagonista, e é quase se você tivesse dentro do livro participando de tudo. O tempo todo eu fiquei pensando “Ai meu Deus! E agora?!”, mas sempre surgia uma reviravolta que me surpreendia e me deixava de queixo caído. E histórias com reviravoltas são tudo de bom!

“No ano anterior, ele, Mitch, era um aluno de Harvard muito promissor, com uma oferta de emprego em cada bolso. Agora ele era um milionário, e logo estaria com a cabeça a prêmio. Estranho, o que um ano pode fazer.”

Esse não foi um daqueles livros que é impossível largar, na verdade só peguei o embalo na leitura depois da página 250. Mas isso vai variar de pessoa pra pessoa porque no meu caso eu estava meio sem tempo pra ler e isso dava uma quebrada no meu ritmo. Então contigo já pode ser diferente porque, de uma forma ou de outra, é sim uma história interessante desde o começo. O único ponto negativo que achei relevante o suficiente foi o acabamento do livro. A capa é muito frágil (mesmo manuseando com cuidado a capa se danificou numa velocidade impressionante!) e as folhas dessa edição são brancas! Tipo muito brancas e ainda por cima as letrinhas são pequenas. Isso me incomodou às vezes. Fora isso é só alegria! Recomendaria?! Completamente! É uma leitura que vale muito à pena, mesmo para aqueles que não são fãs do gênero. O final é surpreendente e quando tudo acaba a gente fica com aquele gostinho de quero mais.

Joaquim 07/07/2015

IMPACTANTE!!!
Ação que não dá trégua. As páginas passam voando!!! Com esse livro você vai lembrar, de uma maneira inédita, que o crime não compensa.

Lea 13/03/2015

O advogado recém-formado Mitchell recebe uma proposta irrecusável para trabalhar em uma pequena firma de advocacia. O salário e as vantagens são tão boas que ele nem pensa em trabalhar em outra empresa.

Mitchell e a mulher se mudam para a pequena cidade onde fica a empresa. Tudo parece maravilhoso no início. Carro novo, casa nova, roupas novas, tudo patrocinado pela firma. Mas começam a acontecer coisas estranhas que deixam Mitchell confuso. Ele começa a investigar os acontecimentos e descobre um grande segredo.

A partir daí sua vida sofre uma reviravolta. Mitchell viverá um dilema e será obrigado a fazer uma escolha difícil. Terá que lutar pela segurança da sua família e por sua vida.

Na minha visão, o livro pode ser divido em duas partes: suspense e ação. No início, há um grande suspense sobre a verdade por trás da firma. Quando Mitchell descobre tudo, começa a ação. Para quem curte os gêneros de ação e suspense, recomendo a leitura. Ainda não vi o filme com Tom Cruise, mas estou curiosa para assistir.

Blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Hester1 14/08/2014

O livro é muiiiiito bom. Nao dá vontade de largar até chegar ao final. Meu único senao é para o autor. Em "O Sócio", depois de conseguir o que quer o personagem foge para o Brasil. Neste depois da lambanca eles falam em fugir para o Brasil. Que coisa!
Kelly 10/07/2019minha estante
Kkkkk Brasil terra sem lei ?

Hester1 11/07/2019minha estante
Infelizmente sim! Todo criminoso, mafioso vem para cá. Paraíso para eles. Espero que isso mude nos próximos anos.

Hugo 12/03/2014

Muito Bom
Livro bom de ser lido é aquele que prende fácil a sua atenção e este é um deles. Apesar de um pouco longo você irá lê-lo rapidamente, buscando saber o desfecho da história, que quanto mais avançada, mais intrigante fica.

Patricia Peres 05/08/2013

Fraco
Já é o segundo livro que leio deste autor que não me agrada. O ritmo da história é lento e há várias passagens que não convencem. Demorei meses para conseguir terminar a leitura. Desisto deste autor.

Leila 14/06/2013

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:
www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
Siga o blog clicando em "participar deste site" e participe dos sorteios de livros!

Só Sobre Livros 24/05/2013

Nem tudo é tão bom quanto parece
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2012/06/nem-tudo-e-tao-bom-quanto-parece-em.html

Rosa Maria 23/02/2013

"A Firma permanecia alva como um lírio"
Este livro prende a atenção do leitor da primeira à última página. O suspense e o mistério estão presentes na narrativa. O interesse para saber todo o mistério que circunda a história aumenta a cada capítulo. Como a Firma permanecia alva como um lírio? As mais de 400 páginas, com certeza serão lidas rapidamente. O final do livro é interessante e ao mesmo tempo muito tenso com muita gente envolvida. Apesar deste clima, o romance e o amor também fazem parte dos capítulos narrados. Ótima leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6