Suíte do Apocalipse

Suíte do Apocalipse Gerard Way
Gabriel Bá

Resenhas - The Umbrella Academy: Suíte do Apocalipse

Lina 06/10/2010

Essa HQ leva as ideias de "quadrinhos", "família", "loucura", "violência" e "amor" para um nível completamente diferente.
Mas queria que tivesse algo mais do Gerard nesse livro... não é segredo que ele também desenha, e não tem nenhum comentário dele.
Outra coisa: como assim, "de Gerard Way e Gabriel Bá"? Em todos os lugares em que vi algum comentário brasileiro dessa HQ, o ênfase era para o Bá. Mas, alou, o Bá só desenhou a coisa toda. A HISTÓRIA é do Gerard. Existe certa diferença entre escritor e ilustrador, e nesse caso em especial a diferença é bem óbvia. Qualquer fã do My Chemical consegue identificar o Gerard em cada linha das falas das personagens, e, sim, o Bá conseguiu traduzir essas ideias para desenhos muito bem, mas foi só o que ele fez. Ele não participou do processo de criação, e acho que isso não ficou claro o bastante em lugar nenhum.
Amanda 05/04/2011minha estante
Falar que o desenhista é um mero instrumento do roteirista é ridículo. De Gerard Way e Gabriel Bá, mas é claro. Sem os desenhos seria uma HQ, querida? Está insinuando que não dá trabalho?
Traduzir as idéias pro desenho "só isso que ele fez"... faz-me rir

Amanda 05/04/2011minha estante
Só o que ele fez?

Está insinuando que o desenhista é um mero instrumento do roteirista?
De Gerard Way e Gabriel Bá, sim.

Lina 16/04/2011minha estante
Gabriel Bá NÃO escreveu Umbrella Academy. Ele NÃO a idealizou, ele NÃO teve liberdade o bastante para dividir metade, e talvez mais da metade dos créditos com o Gerard. A história é DELE. Eu não disse que o desenhista é um "mero" instrumento do roteirista, eu não estou insinuando que "não dá trabalho". Você não insinue que o Bá "traduziu as ideias pro desenho" sozinho, porque como A HISTÓRIA É DO GERARD, ele foi orientado PELO GERARD, O ROTEIRISTA.
Por favor leia direito antes de comentar e não ponha palavras na minha boca (ou, no caso, na minha resenha).

Doc Brown 02/06/2011minha estante
SE você visitar o site 10pãezinhos (de Fábio Moon e Gabriel Bá) e voltar algumas páginas (muitas até) vai encontrar diversos estudos e pré-desenhos dos personagens de Umbrella Academy feitos por GABRIEL BÁ!
Sempre fui partidário da idéia de que o roteirista de uma hq acaba tendo uma parcela maior nos créditos de sua obra, pois muitas vezes o desenhista realmente não participa da criação como um todo e apenas "traduz" tudo em desenhos (usando seus próprios termos), mas o caso de Umbrella Academy é justamente uma das poucas excessões a esse fato, onde roteirista e desenhista trabalharam juntos para desenvolver cada um dos personagens e o plot da história (e tudo isto pode ser devidamente comprovado nos estudos de personagem que citei logo acima), sendo que o próprio Gerard Way em entrevistas a sites especializados (procure no Bleding Cool que deve encontrar alguma coisa) deixa claro o quão importante é a participação de Bá neste trabalho.
Eu sou fã do trabalho de Monn e Bá já faz um tempo e também posso identificar-lo em cada traço de cada página(assim como quem é fã de Geard pode identifica-lo em cada fala, segundo você), logo este não é um argumento válido!

Lina 16/06/2011minha estante
Doc
Gente, hello.
Eu nunca disse que o Bá não era importante. Aliás pelo contrário. Só estou dizendo que, NO BRASIL, o ênfase foi DIRETO para o Bá, com algumas raras exceções. Na notícia da Folha, por exemplo, o Gerard só é citado uma vez, em "O roteiro dos quadrinhos é de Gerard Way, vocalista do My Chemical Romance." Não é só porque o Bá é brasileiro e é O Ilustrador (tão veementemente ostentado por Amanda-que-não-leu-a-resenha-direito)que o Gerard tem que ser completamente ofuscado pelo seu brilho magnífico.
Que discussão mais idiota.
Obrigada pelas dicas dos sites, Doc, e por ser educado.

Doc Brown 14/07/2011minha estante
Ok...agora entendi seu ponto de vista, realmente havia entendido mal!
Você critica a enfase dada ao Bá nos créditos da revista e não sua "pouca" participação no desenvolvimento da série! Entendido ;)

Lina 15/07/2011minha estante
ISSO!! Obrigada! Até que enfim alguém entendeu!!!

Alex BS 09/05/2012minha estante
Eu sou partidário da teoria que diz que o roteirista de HQ tem igual importância ao ilustrador. É claro que em algumas HQs há um desnível entre o roteiro e o desenho, mas geralmente o desenhista tem uma participação direta na história, ainda mais quando o desenhista é MUITO mais experiente que o roteirista, como é o caso em Umbrella Academy. Sou fão de Gabriel Bá e fã há ainda mais tempo de Gerard Way, não é questão de querer puxar a brasa pro lado do brasileiro, mas se você olhar as outras obras ilustradas pelo Bá, ele tem um "quê" obscuro parecido com o do Gerard, portanto ao mesmo tempo que vejo muito do Gerard como na sua resenha, também vejo muito do Gabriel Bá. E me desculpe, mas a forma como você falou dos desenhistas na resenha, você diminuiu muito a importância do ilustrador ("o Bá SÓ desenhou a coisa toda", "o Bá conseguiu traduzir essas ideias para desenhos muito bem, mas foi SÓ o que ele fez."). Claro que a mídia (não especializada)do Brasil vai puxar o saco do Bá e deixar o Gerard um pouco de lado, mas isso não diminui nem um pouco a importância de nenhum dos dois.

Lina 13/06/2012minha estante
Eu entendo o seu lado (ainda acho que o roteirista é um pouquinho mais importante que o ilustrador, mas só um pouquinho). É claro que a parceria Gerard/Bá foi perfeita, e eu não trocaria o Bá por nenhum outro desenhista de jeito nenhum, mas a minha reclamação foi justamente quanto à crítica. Não é justo com o Gerard ficar puxando sardinha pro lado do Bá. Fiquei decepcionada porque na edição brasileira não tem nenhum texto do Gerard que não seja a dedicatória pra Lindsey, enquanto o Bá e o Grant Morrison têm uma página inteira pra cada um. Não pude evitar pensar "Poxa vida, quem lhufas é Grant Morrison, eu queria alguma coisa do Gerard!" Não critiquei o Bá, de jeito nenhum, ele não tem nada a ver com isso, mas o nome do Gerard não passou de uma notinha de rodapé em todas as reportagens que li sobre a HQ. Sei que um monte de gente deve ter ficado bravo comigo por ter dito isso, porque aqui É o Brasil, e o Bá É brasileiro e É quadrinista, enquanto o Gerard é um músico americano. A maioria das pessoas leu Umbrella Academy porque é fã do Bá. Poucas pessoas leram porque são fãs do Gerard. As que leram por causa dele, leram porque são fãs do My Chemical E de quadrinhos, e já é difícil achar fã de quadrinhos no Brasil, imagina quantos são os que se encaixam no perfil dos fãs de My Chemical também. Deve ter uns três, e olha lá.
Cara, eu devia reescrever isso. Ficou incompleto e deu o maior fubá. Ê fazer as coisas com pressa.

vic 08/05/2010

começa com uma cotovelada e termina com um sanduiche...
e no meio dessa historia vc vai ouvir uma musica diferente.
esperava mto por gerard way ser meu idolo,ainda assim, a historia me surpreendeu a cada pag,a cada quadrinho,a cada balão...
absolutamente fatastico.
personagens com personalidade e extremamente marcantes e originais.
uma historia envolvente e explosiva.
leiam.
Nathália 12/07/2017minha estante