Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Naaty 23/04/2022

Forte e cheio de gatilhos.
Um livro que mostra a história de Hanna Baker, me recordo que quando eu li, me sentia na pele da Hanna, a cada palavra dela parecia ver o que ela estava vivendo. Um livro que mostra como o bullying pode levar ao suicídio, porém cheio de gatilhos, não recomendo para adolescentes em estado emocional instável.

Mayra 05/09/2022

Os 13 porquês é um livro que sempre tive curiosidade pra ler, e foi o primeiro a ser finalizado esse mês.

É uma história bem complexa, as perturbações que uma pessoa pode sofrer na escola , são perturbações que abalam a psiquê, e se vc não conseguir trabalhar na sua própria mente ou encontrar ajuda o fim da dor, acaba se tornando tao atraente, tão reconfortante, digo até mesmo aconchegante, e a crueldade das pessoas só acaba te empurrando mais e mais pra essa idéia que acaba sendo sua única saída pra lidar com a dor que a vida lhe causa.

Hannah passou por diversas coisas que vamos descobrindo em cada fita , se unem e complementam pra acabar com ela , com a mente dela, vão ali destruindo-a pouco a pouco,
É doloroso ver como cada acontecimento, foi a tirando do eixo , e por mais que ela tentasse tudo só colaborava pra destruí-la um pouco mais.

Ela tentou , ela lutou , até não ter mais como o fazer sozinha, e tentou pedir ajuda , gritar por socorro, mais ninguém conseguia ouvir ou entender porque nem ela mesma sabia como se expressar pra que outras pessoas entendessem a dor dela , porque era a dor dela e pras pessoas a dor dos outros por ser suportáveis pra elas acaba se tornando nada demais ou apenas frescura e é nessa que sua dor só aumenta , e a vontade de desistir te toma com força , e vc busca encontrar ajuda e força em si mesmo , porém muitas vezes não consegue como no caso da Hannah.

Eu sinto toda a dor do Clay, porque ele não viu os sinais , ele não pode ajudar alguém que ele amava , porém ele foi a coisa boa em meio a toda dor que a corroía, mais não foi o suficiente e o sentimento de impotência dói demais , mais do que a culpa por não poder ter a ajudado.

Muitas pessoas ouvem um boato sobre alguém e pensam é só um boato, certo? Errado
Ouvir dizerem que você fez coisas que não fez , que você é algo que não é, e ser vista como o contrário do que você é põe causa de um boato afeta muito mais a mente e a vida da pessoa afetada do que se possa imaginar, você quer desmentir, quer que as pessoas vejam você diferente, mais aí vem de novo o sentimento , de impotência, você não consegue, e nem sempre você consegue lidar com isso , e isso vai te ferindo, te dilacerando, você perde oportunidades de ser feliz por causa disso, e a cada perca tudo fica mais difícil, continuar assim, é insuportável, e dói demais , a vontade é desistir de você, do que tornaram você, do que você tenta e se esforça pra mostrar o contrário mais é em vão...

Eu entendo a Hannah e sei que tudo poderia ser diferente, mais ela desistiu de tentar fazer ser diferente.

Nunca menospreze a dor de alguém, se você puder contribuir pra preservar uma vida contribua , não contribua pra destruí-la, não queira carregar o sentimento de culpa e impotência por ter afundado uma pessoa, por ter ajudado a extinguir uma vida .

Como a Hanna tudo que alguém enfrentando um cansaço e sobrecarga da vida precisa é muito pouco, muitas vezes é uma palavra ou atitude de carinho e preocupação, que pode salvar essa vida...
Guilherme Rosa 05/09/2022minha estante
Que resenha incrível!! ??????

Mayra 05/09/2022minha estante
Obrigado, é um assunto que mexe demais comigo,

Amanda 11/04/2017minha estante
Concordo com tudo o que disse, foi exatamente o que pensei, o livro foi muito superficial, raso, não tratou a história da personagem com tanta ênfase como deveria, às vezes eu tinha a impressão até de que ela estava se divertindo ao gravar as fitas.

Priscilla 11/04/2017minha estante
Tudo o que eu quis dizer na minha resenha, vc disse mais e melhor. Achei o tempo todo os motivos muito simplórios, e acho que se ele tivesse abordado o psicólogo dela melhor, não pensaria assim. Poderia ter mais empatia com a situação dela. Quando ela se trancou naquele armário na festa, cara, aquele foi o momento que eu pensei: não dá pra defender a história. Super incoerente. Mas a mensagem em si é válida e pertinente, o problema é que a gente tem que cavar e lapidar muito o que foi nos dado. E pouca gente faz isso, logo, a história pode, talvez, fazer com que adolescentes dessa idade achem ok querer morrer por estas coisas. Podem fazer eles pensarem que não precisam tentar ser resilientes nas inúmeras situações sociais que, querendo ou não, vamos ter que enfrentar ao longo da vida e que eles podem sim jogar a culpa nos outros por todo e qualquer sofrimento ao longo desse período tão turbulento.

rickcabrall 09/06/2021

Matei a saudade da série
Procuro sempre ler o livro antes de assistir as adaptações, mas como gostei muito da série e sou fã de 13 reasons why decidi ler o livro e gostei bastante, é uma leitura tranquila! O autor foi muito perspicaz na escolha das fitas k7 e apesar dos acontecimentos eu amo o universo de os 13 porquês! O crestmont, o Monet?s coffee e outros lugares citados me levou de volta pra a primeira temporada da série! São poucas as diferenças entre o livro e a série

Smile 20/09/2022

Extremamente necessário
Esse é um livro pra quem tem estômago forte, aborda assuntos pesadíssimos e que podem causar muito gatilho. Apesar de tudo, é extremamente cirúrgico e necessário, ter a perspectiva tanto da Hannah quanto do Clay é incrível.
Totalmente sem palavras.
Se você está passando pelo menos que a Hannah, não se esqueça, su1c1d10 nunca será a melhor opção, falar salva vidas! Estejam aberto aos outros, ouçam mais, falem mais, a prevenção começa pela fala.

bela 13/04/2022

Eu achei tão bobo
O livro tinha tudo pra ser bom. Tem uma ideia boa, escrita boa e que flui mas quase todos os motivos dela foram sem sentido. Dei duas estrelas e meia só por causa da ideia e dinâmica porque a execução foi ruim.

lin 08/11/2011

Enfim, lá vou eu em minha primeira resenha.
Eu nunca nem imaginei em fazer uma resenha, mas Os 13 Porquês é um livro tão tocante que quase me sinto forçada a fazer uma. É, sem dúvida, um dos livros mais chocantes que eu já li. Talvez pelo fato de que o livro trata a morte com grande ironia, afinal, Hannah conseguiu expressar seus últimos desejos mesmo após ter se matado. Tentarei ao máximo evitar spoilers, mas sabem como isso é difícil! :/
O livro é direto ao ponto, mesmo sendo pura ficção, e até agora, sendo usado apenas para lazer(no caso, leitura sem compromisso), daria uma ótima base para o tema 'bullying', que hoje em dia é muito comentado na tv, na escola e afins. Mas não vou dar palestra moralista, vou me centrar na resenha. Enfim, o livro toca em cada ponto sensível de quem sofre isso. O abuso dos colegas, o efeito 'bola de neve' que uma brincadeira de mal gosto costuma ter, e é claro, as reações trágicas, como desapego a si mesmo, e no caso da protagonista, o suicídio. Eu super recomendo este livro, o achei muitíssimo bom, porém o considero um livro de se ler somente uma vez, porque ele é realmente forte. E sim, sobre este fato também. Não aconselho ninguém a engolir o livro todo de uma vez, rs, no caso, lê-lo numa noite, ou coisas do tipo. Por ser forte, é um livro que precisa ser assimilado. Não cometam o mesmo erro que eu, estou meio em crise agora, q. E acredite, vou pensar em Hannah o resto da semana. Bom, acho que é isso. Numa escala de 0 a 10, minha nota para Os 13 Porquês é 9,8.
Kéziah Raiol 28/11/2011minha estante
Arrasou! fiquei mt afim de ler.

Alejandro 21/05/2022

Impactante
O livro já começa impactante com a narração de Hannah e ao passar dos capítulos ( fitas na verdade) vamos descobrindo os Porquês levaram  Haanah a cometer o suicídio e cada fita fica mais angustiante de se ler e quando chegamos na última fita podemos realmente ver o peso da palavras, como algumas ações podem abalar as pessoas. Fica uma boa reflexão para repensarmos em como estamos tratando as pessoas ao nosso redor. Como o bullying  pode acabar com vidas, deixar marcas:
" Jéssica minha florzinha. Eu adoraria saber se você se arrastou até o meu funeral. E se fez isso, reparou na cicatriz? E vocês reparam nas cicatrizes que deixaram para trás?
Não. Provavelmente não"
A série conseguiu deixar ainda mais angustiante, enquanto o autor conseguiu tratar assuntos tão delicados de uma maneira mais leve. Assim que assisti o último episódio da série fiquei alguns minutos paralisado digerindo as últimas cenas da Hannah.

" Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia"

Nanda 14/04/2022

...
"E se o único jeito de não se sentir mal, for não sentir mais nada?"

Lendo esse livro me senti tão deprimida, como as pessoas não viam como a hannah estava se sentido?? Apesar de ter visto a série eu ficava torcendo pra alguém interferir nos acontecimentos. É tanto dor. Só em pensar em quanto sofrimento uma pessoa está sentindo pra pensar que o único jeito é por um fim a vida, de achar que a morte é a solução. Isso dói, as pessoas podem ser terríveis às vezes. Nesse imenso mundo não seja um porquê na vida de alguém, as vezes você sem se dá conta de que estar sendo um.

Fernanda 25/05/2022

Então...
Eu realmente refleti bastante sobre esse livro. Penso em quando éramos crianças e zoávamos algum amiguinho, mesmo sem maldade, como aquilo era errado, os impactos que isso poderia causar na vida adulta da pessoa... é um livro que nos faz refletir, amadurecer, reconhecer, entender como funciona a mente de um suicida, as mudanças nas atitudes... mas alguns fatos que a fizeram cometer suicídio pareciam meio ?? CLARO que vários fatos ali a gente compreende e entende, mas outros tão ?? Poxa, a Hannah pensava demais, complicava coisas simples, não foi falar com a mãe dela sobre o que ela sentia. Sem querer julgá-la, mas tinham tantas opções... Algumas atitudes que ela tomava, eu ficava simplesmente em choque. Era uma menina extremamente imatura, que tomava decisões MUITO burras, que pioravam mais ainda sua vida. Nunca externalizou isso pra alguém de confiança antes de cometer o ato, poxa... Gente, eu respeito muito esse assunto, os motivos de cada qual, me solidarizo e me toquei com a história! Mas que a verdade seja dita com certas atitudes da Hannah.

KahTavares 04/05/2022

Achei um livro bom, com acontecimentos finais desnecessários que não acrescentaram em nada na trama que já desenrolava de uma forma bem interessante para desenhar um quadro de definho depressivo.
Mas é um livro impactante e entendo o sucesso que fez.
Mavi 04/05/2022minha estante
AMG o livro tem hot?

herbizin 04/05/2022

Os 13 porquês
Então. Eu vi a série primeiro, eu nem sabia da existência do livro, porém não me arrependo de ver a série primeiro.

O livro em si é muito bom, porém esse final deixou a desejar.

Indicaria.

4/5 ?

Aymee2 08/03/2013

Bullying e algumas liçoes feministas
O livro mereceu 5 estrelas pela ótima proposta.Primeiro os elogios depois as críticas =)

Defendo que esse livro deveria ser passado em todas as escolas de ensino fundamental e médio.O motivo? Bullying. O termo infelizmente foi banalizado aqui no Brasil onde as pessoas acham que qualquer piadinha é Bullying.Mas como Hannah mostra,Bullying é uma bola de neve que leva toda a auto estima.

Me identifiquei demais com Hannah por ela dizer o que eu sempre repeti: as pessoas não tem noção do mal que estão fazendo.Infelizmente quando alguém ofende ou prejudica o outro não faz ideia de quais podem ser as consequências.

"Mas perae,e o que é que feminismo tem a ver com esse livro?" Calma que eu explico.

Sei que Bullying ocorre com meninos e meninas, não sou doida de dizer que não. Mas o livro,talvez meio sem querer faz uma grande crítica ao machismo que ainda convivemos.Aqui vão os exemplos:

1- Hannah é colocada numa lista que avalia qual menina é gostosa e qual não é,a lista é feita bom um cara metido a engraçado que provavelmente não percebeu o quanto isso é constrangedor e a elegeu como a melhor bunda da turma.E como Hannah disse "o problema é que as pessoas passam a te ver apenas como isso".(dica: falar do corpo de alguém dessa forma NÃO É elogio)

2- Hannah é alvo de boatos, sendo chamada de vadia ou piranha.Infelizmente isso ainda é comum.Pare e pense: quantos garotos você já viu serem alvo de piadas pelo numero de garotas que saiu? Já viu alguém dizer que um homem "não se dá ao valor"? Que é "rodado"? Já viu ele ser excluído de um grupo por isso? Nao,porque quem "perde seu valor" e é condenada pelo numero de caras que sai é sempre a mulher.(dica: você contribui pra esse tipo de machismo quando diz que aquela sua amiga é uma piriguete)Afinal,o que tem de errado ter saído com vários caras?E esse nem foi o caso dela.

3- Passam a mão no corpo da Hannah sem que ela queira.Depois de novo,e de novo. Isso é assédio,isso é abuso e crime previsto por lei.Mas isso também é machismo,é achar que aquela menina não tem valor e que o corpo dela te pertence.Hannah também é alvo de um voyeur e perde sua privacidade pra um tarado estúpido.

4- E mais pro fim do livro,temos o pior de tudo.O estupro de uma garota inconsciente.É uma pena que se tenha de repetir isso mas não importa o tamanho da roupa ou o quanto a pessoa bebeu,é estupro e é crime.Ainda que existam milhares de piadas banalizando esse tipo de coisa,estupro de vulnerável é recorrente em festas.Pena que as pessoas estão mais ocupadas em condenar a garota que bebe do que em educar os caras para não abusarem.No fim do livro Hannah ja estão tao fraca emocionalmente que não consegue revidar a um abuso.Meu deus,uma garota virando o rosto e chorando já não é o suficiente pra parar?

Agora a critica que tenho ao livro é sobre a narrativa mesmo.Achei Hannah uma ótima personagem e sua narrativa dos fatos fui bem. Nao tem como não se identificar com ela em alguns pontos,ou não se lembrar dos tempos de escola.Mas Clay é um personagem meio bobo,os questionamentos dele são bastante rasos e só da pra se identificar com ele mais para o meio do livro,quando ele diz o que sentia por Hannah.Quase pulei as partes em que era narrada por ele.Achei os passeios pela cidade enquanto ele ouve as fitas um pouco vagas também.
Mas isso não impede que o livro seja genial em sua proposta:falar de bullying e ajudar aqueles que pensam em suicídio,pois não ser levado a serio em sua dor ainda é comum,comum demais.E com isso temos milhares de Hannahs morrendo no mundo,todos os dias.

@jaielisonyandro 14/04/2014

Hora de apertar o pl►y.
"Você não pode interr■mper o futuro, nem mod◄◄ficar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando o pl►y."

Os Treze Porquês do Jay Asher é um livro que muitos adolescentes deviam ler, tipo, deveriam MESMO. Ele aborda temas como bulling, estupro, suicídio - que são bem comuns hoje na mídia - e tantos e tantos temas que são comuns na vida de um adolescente por exemplo: "Quem é a mais gostosa da turma?, a popularidade, enfim. Esse livro eu queria MUITO ler ele, ninguém me indicou, eu mesmo procurei, pois um dia vi uma frase -a do início- e fiquei instigado, logo, procurei a qual livro pertencia, e quando li a sinopse, eu disse pra mim mesmo " Cara! você tem que ler esse livro" kk.

A princípio o livro fala sobre um adolescente o Clay Jensen, o grande popular garoto "certinho", não ia a festas, não saia muito, tinha poucos amigos, não era popular, enfim. Pouco tempo depois da morte/suicídio da Hannah Baker ele recebe na sua casa uma caixa de sapatos com fitas cassete, 7 fitas com 13 histórias - as fitas possuem um lado A e um lado B - e intrigado, vai escutá-las, e então ele se depara com a voz da Hannah "D:". Ele começa sua jornada pela cidade, escutando as fitas, passando pelos locais pelas quais elas se remetem e ouvindo o que a Hannah tem a dizer, bem, só pra ficar mais claro, é como se fosse uma história dupla, você a princípio escuta o que a Hannah tem a falar e no outro momento você se deparara com o Clay, com seus pensamentos e falas. Ele descobre as farsas a respeito da reputação da Hannah, e passa a compreende-la, os motivos que a levou a ingerir aqueles comprimidos e tirar a sua própria vida, as pessoas por trás dela, qual sua parte nisso tudo. Confesso que me surpreendi na fita do Clay, e de sua participação, sabe por quê?
R. leia o livro, muahahahaha

Então, leiam os Treze Porquês e tirem suas próprias conclusões. super recomendo.