Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher




Resenhas - Os 13 porquês


1624 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


lin 08/11/2011

Enfim, lá vou eu em minha primeira resenha.
Eu nunca nem imaginei em fazer uma resenha, mas Os 13 Porquês é um livro tão tocante que quase me sinto forçada a fazer uma. É, sem dúvida, um dos livros mais chocantes que eu já li. Talvez pelo fato de que o livro trata a morte com grande ironia, afinal, Hannah conseguiu expressar seus últimos desejos mesmo após ter se matado. Tentarei ao máximo evitar spoilers, mas sabem como isso é difícil! :/
O livro é direto ao ponto, mesmo sendo pura ficção, e até agora, sendo usado apenas para lazer(no caso, leitura sem compromisso), daria uma ótima base para o tema 'bullying', que hoje em dia é muito comentado na tv, na escola e afins. Mas não vou dar palestra moralista, vou me centrar na resenha. Enfim, o livro toca em cada ponto sensível de quem sofre isso. O abuso dos colegas, o efeito 'bola de neve' que uma brincadeira de mal gosto costuma ter, e é claro, as reações trágicas, como desapego a si mesmo, e no caso da protagonista, o suicídio. Eu super recomendo este livro, o achei muitíssimo bom, porém o considero um livro de se ler somente uma vez, porque ele é realmente forte. E sim, sobre este fato também. Não aconselho ninguém a engolir o livro todo de uma vez, rs, no caso, lê-lo numa noite, ou coisas do tipo. Por ser forte, é um livro que precisa ser assimilado. Não cometam o mesmo erro que eu, estou meio em crise agora, q. E acredite, vou pensar em Hannah o resto da semana. Bom, acho que é isso. Numa escala de 0 a 10, minha nota para Os 13 Porquês é 9,8.
Kéziah Raiol 28/11/2011minha estante
Arrasou! fiquei mt afim de ler.




Thais.Outor 25/07/2022

Amo essa história! Vi a série antes de ler o livro, tem muitas semelhanças mas também muitas diferenças. Leitura envolvente, não é cansativa. Acho a série mais pesada que o livro. Recomendo os dois!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



mariazinha 21/02/2013

O que dizer sobre Hannah Baker...?
A vida de Hannah é perfeita! Ela é linda, popular, tem pais que a amam, garotos que a querem e um primeiro lugar na lista da melhor bunda. Quem não adoraria ser Hannah?, devia ser o nome do livro.
Ou quem escreveu esse primeiro parágrafo é de um ceticismo impressionante. Hannah parece piegas e clichê aos olhos de quem a vê, mas é só uma menina americana convivendo com as consequências do simples fato de ser quem ela é. Claro que viver no ensino médio é uma constante competição, mas tudo parece se dissolver num monte de simplicidade ao se notar tudo o que Hannah fez ou era.
O que é suicídio ao se comparar com a doce felicidade de estar vivo? Você nunca leva o pensamento de se matar a sério até que sua vida se torne um motivo constante de depressão. Identificar-se com Hannah é uma das coisas mais simples de se fazerem. Depressiva demais, alguns dizem. Caramba, não veem em Hannah o grande desejo que ela tem de fazer com que todos simplesmente parem de levar em conta os boatos, e simplesmente entenderem seus problemas? Não, é mais difícil do que parece.
Hannah Baker não só é um quebra-cabeça como é um quebra cabeça de duas peças. Encaixe uma parte na outra e você tem a visão perfeita de exatamente tudo o que a faz mal. Mas não, a maioria prefere apenas visualizar as peças de cabeça pra baixo, sem realmente encaixá-las, esperando que façam isso sozinhas. Acorde, pra ver um quebra cabeça inteiro você tem de montá-lo!
Clay estava disposto à montá-la, mas não tinha uma das peças necessárias, e isso foi o que mais me tocou em relação à ele. Confesso que não é tipo de livro que todos gostam de ler, mas tem seu quê de realidade, pessimismo e mostra toda a intriga por trás de uma vida perdida. Quem não se mete em uma teia de problemas desencadeada após um único e -- até então -- simples fato?
Hannah é especialista em conseguir a empatia de todos que tem energia o suficiente pra virar e encaixar as peças. Você teria?
Vitor Vallombro 19/07/2013minha estante
Adorei sua analogia!




Aymee2 08/03/2013

Bullying e algumas liçoes feministas
O livro mereceu 5 estrelas pela ótima proposta.Primeiro os elogios depois as críticas =)

Defendo que esse livro deveria ser passado em todas as escolas de ensino fundamental e médio.O motivo? Bullying. O termo infelizmente foi banalizado aqui no Brasil onde as pessoas acham que qualquer piadinha é Bullying.Mas como Hannah mostra,Bullying é uma bola de neve que leva toda a auto estima.

Me identifiquei demais com Hannah por ela dizer o que eu sempre repeti: as pessoas não tem noção do mal que estão fazendo.Infelizmente quando alguém ofende ou prejudica o outro não faz ideia de quais podem ser as consequências.

"Mas perae,e o que é que feminismo tem a ver com esse livro?" Calma que eu explico.

Sei que Bullying ocorre com meninos e meninas, não sou doida de dizer que não. Mas o livro,talvez meio sem querer faz uma grande crítica ao machismo que ainda convivemos.Aqui vão os exemplos:

1- Hannah é colocada numa lista que avalia qual menina é gostosa e qual não é,a lista é feita bom um cara metido a engraçado que provavelmente não percebeu o quanto isso é constrangedor e a elegeu como a melhor bunda da turma.E como Hannah disse "o problema é que as pessoas passam a te ver apenas como isso".(dica: falar do corpo de alguém dessa forma NÃO É elogio)

2- Hannah é alvo de boatos, sendo chamada de vadia ou piranha.Infelizmente isso ainda é comum.Pare e pense: quantos garotos você já viu serem alvo de piadas pelo numero de garotas que saiu? Já viu alguém dizer que um homem "não se dá ao valor"? Que é "rodado"? Já viu ele ser excluído de um grupo por isso? Nao,porque quem "perde seu valor" e é condenada pelo numero de caras que sai é sempre a mulher.(dica: você contribui pra esse tipo de machismo quando diz que aquela sua amiga é uma piriguete)Afinal,o que tem de errado ter saído com vários caras?E esse nem foi o caso dela.

3- Passam a mão no corpo da Hannah sem que ela queira.Depois de novo,e de novo. Isso é assédio,isso é abuso e crime previsto por lei.Mas isso também é machismo,é achar que aquela menina não tem valor e que o corpo dela te pertence.Hannah também é alvo de um voyeur e perde sua privacidade pra um tarado estúpido.

4- E mais pro fim do livro,temos o pior de tudo.O estupro de uma garota inconsciente.É uma pena que se tenha de repetir isso mas não importa o tamanho da roupa ou o quanto a pessoa bebeu,é estupro e é crime.Ainda que existam milhares de piadas banalizando esse tipo de coisa,estupro de vulnerável é recorrente em festas.Pena que as pessoas estão mais ocupadas em condenar a garota que bebe do que em educar os caras para não abusarem.No fim do livro Hannah ja estão tao fraca emocionalmente que não consegue revidar a um abuso.Meu deus,uma garota virando o rosto e chorando já não é o suficiente pra parar?

Agora a critica que tenho ao livro é sobre a narrativa mesmo.Achei Hannah uma ótima personagem e sua narrativa dos fatos fui bem. Nao tem como não se identificar com ela em alguns pontos,ou não se lembrar dos tempos de escola.Mas Clay é um personagem meio bobo,os questionamentos dele são bastante rasos e só da pra se identificar com ele mais para o meio do livro,quando ele diz o que sentia por Hannah.Quase pulei as partes em que era narrada por ele.Achei os passeios pela cidade enquanto ele ouve as fitas um pouco vagas também.
Mas isso não impede que o livro seja genial em sua proposta:falar de bullying e ajudar aqueles que pensam em suicídio,pois não ser levado a serio em sua dor ainda é comum,comum demais.E com isso temos milhares de Hannahs morrendo no mundo,todos os dias.



comentários(0)comente



Laura.Ribeiro 04/02/2021

muito bom, apesar de tratar de assuntos bem pesados a escrita de Jay é perfeita e você realmente sente como se estivesse vivendo todos os momentos com a Hannah, eu li bem rapidinho, a única coisa que me decepcionou foi que pra mim não fazia sentido o Clay estar nas fitas e porque por mais que a Hannah já esteja morta desde o início do livro eu fiquei real com esperanças de que o Clay conseguisse impedir ela, mesmo sendo tarde.
comentários(0)comente



herbizin 04/05/2022

Os 13 porquês
Então. Eu vi a série primeiro, eu nem sabia da existência do livro, porém não me arrependo de ver a série primeiro.

O livro em si é muito bom, porém esse final deixou a desejar.

Indicaria.

4/5 ?
comentários(0)comente



Monique Araújo 06/01/2021

Um livro que aborda temas passados (suicídio, bullying, estupros e etc.).
No início a leitura é leve, porém quanto mais a história se desenrola mais complexo e tenso fica a leitura. O autor soube trabalhar bem com a dinâmica de duas narrativas simultâneas.
O livro também tem uma mensagem muito legal: mesmo que uma pessoa pareça ignorar um comentário casual ou não se deixa afetar por um boato, é impossível se saber tudo que se passa na vida daquela pessoa e o quanto podemos ampliar a sua dor. As pessoas tem impacto na vida dos outros; isso é inegável.
comentários(0)comente



Manu Righi 30/06/2022

Ele não é ruim.
Assumo que quando peguei esse livro na biblioteca da escola, fiquei com vergonha de ser vista andando com ele. E o que eu questiono agora é, por que?
Eu definitivamente não entendo o por quê de a fama desse livro ser tão ruim, ele não tem lá a melhor escrita, ou a melhor história, mas ele também não é um livro ruim. Até porque, por sua escrita simples, o livro flui facilmente, sendo difícil você ficar entediado ou criar uma ressaca durante a leitura.
Eu até que recomendo ele, pra quem precisa abrir espaço para outros livros.
comentários(0)comente



Alejandro 21/05/2022

Impactante
O livro já começa impactante com a narração de Hannah e ao passar dos capítulos ( fitas na verdade) vamos descobrindo os Porquês levaram  Haanah a cometer o suicídio e cada fita fica mais angustiante de se ler e quando chegamos na última fita podemos realmente ver o peso da palavras, como algumas ações podem abalar as pessoas. Fica uma boa reflexão para repensarmos em como estamos tratando as pessoas ao nosso redor. Como o bullying  pode acabar com vidas, deixar marcas:
" Jéssica minha florzinha. Eu adoraria saber se você se arrastou até o meu funeral. E se fez isso, reparou na cicatriz? E vocês reparam nas cicatrizes que deixaram para trás?
Não. Provavelmente não"
A série conseguiu deixar ainda mais angustiante, enquanto o autor conseguiu tratar assuntos tão delicados de uma maneira mais leve. Assim que assisti o último episódio da série fiquei alguns minutos paralisado digerindo as últimas cenas da Hannah.

" Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia"
comentários(0)comente



Fernanda 25/05/2022

Então...
Eu realmente refleti bastante sobre esse livro. Penso em quando éramos crianças e zoávamos algum amiguinho, mesmo sem maldade, como aquilo era errado, os impactos que isso poderia causar na vida adulta da pessoa... é um livro que nos faz refletir, amadurecer, reconhecer, entender como funciona a mente de um suicida, as mudanças nas atitudes... mas alguns fatos que a fizeram cometer suicídio pareciam meio ?? CLARO que vários fatos ali a gente compreende e entende, mas outros tão ?? Poxa, a Hannah pensava demais, complicava coisas simples, não foi falar com a mãe dela sobre o que ela sentia. Sem querer julgá-la, mas tinham tantas opções... Algumas atitudes que ela tomava, eu ficava simplesmente em choque. Era uma menina extremamente imatura, que tomava decisões MUITO burras, que pioravam mais ainda sua vida. Nunca externalizou isso pra alguém de confiança antes de cometer o ato, poxa... Gente, eu respeito muito esse assunto, os motivos de cada qual, me solidarizo e me toquei com a história! Mas que a verdade seja dita com certas atitudes da Hannah.
comentários(0)comente



Rackelina 23/06/2022

Terminei rápido pq não queria abandonar outro livro
Li esse livro no automático. Não sei bem o que eu esperava e não, não assisti a série. Eu as vezes ficava perdida com alguns diálogos. E não entendi o pq o Clay estava mesmo na lista. É isso.
comentários(0)comente



Juliane 15/07/2022

Muitas vezes, quando estamos fazendo algo, não pensamos como as pessoas vão receber essas nossas atitudes. E acho que esse livro fala sobre isso. Vários personagens fazem "brincadeiras" e elas tem consequências maiores do que esperavam. O livro trata temas importantes como a depressão, ansiedade, suicídio e como isso afeta a pessoa que está passando por isso e as que estão em sua volta. Tem um foco muito grande na Hannah e no Clay, senti uma superficialidade nos outros personagens. Mas é uma leitura interessante para entender os temas.
comentários(0)comente



@jaielisonyandro 14/04/2014

Hora de apertar o pl►y.
"Você não pode interr■mper o futuro, nem mod◄◄ficar o passado. O único jeito de descobrir este segredo é apertando o pl►y."

Os Treze Porquês do Jay Asher é um livro que muitos adolescentes deviam ler, tipo, deveriam MESMO. Ele aborda temas como bulling, estupro, suicídio - que são bem comuns hoje na mídia - e tantos e tantos temas que são comuns na vida de um adolescente por exemplo: "Quem é a mais gostosa da turma?, a popularidade, enfim. Esse livro eu queria MUITO ler ele, ninguém me indicou, eu mesmo procurei, pois um dia vi uma frase -a do início- e fiquei instigado, logo, procurei a qual livro pertencia, e quando li a sinopse, eu disse pra mim mesmo " Cara! você tem que ler esse livro" kk.


A princípio o livro fala sobre um adolescente o Clay Jensen, o grande popular garoto "certinho", não ia a festas, não saia muito, tinha poucos amigos, não era popular, enfim. Pouco tempo depois da morte/suicídio da Hannah Baker ele recebe na sua casa uma caixa de sapatos com fitas cassete, 7 fitas com 13 histórias - as fitas possuem um lado A e um lado B - e intrigado, vai escutá-las, e então ele se depara com a voz da Hannah "D:". Ele começa sua jornada pela cidade, escutando as fitas, passando pelos locais pelas quais elas se remetem e ouvindo o que a Hannah tem a dizer, bem, só pra ficar mais claro, é como se fosse uma história dupla, você a princípio escuta o que a Hannah tem a falar e no outro momento você se deparara com o Clay, com seus pensamentos e falas. Ele descobre as farsas a respeito da reputação da Hannah, e passa a compreende-la, os motivos que a levou a ingerir aqueles comprimidos e tirar a sua própria vida, as pessoas por trás dela, qual sua parte nisso tudo. Confesso que me surpreendi na fita do Clay, e de sua participação, sabe por quê?
R. leia o livro, muahahahaha

Então, leiam os Treze Porquês e tirem suas próprias conclusões. super recomendo.
comentários(0)comente



1624 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR