Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Victor108 27/12/2020

Mais ou menos
A premissa é boa, mas acho que o fato de tudo se passar em uma única noite faz com que você não consiga se prender aos personagens, e não assisti a série toda mas a primeira temporada é bem melhor que o livro

Mauricio 23/08/2022

FITA 1: LADO A
É um livro necessário, talvez essa seja a palavra. Diferente da série onde vemos pontos de vista e detalhes dos outros personagens, aqui nós temos duas narrativas simultaneamente, a da Hannah Baker e do Clay Jensen.
Eu particularmente gostei da escrita, diferente de tudo que já li.

13 fitas, 13 motivos, 13 porquês levaram Hannah Baker a cometer suicídio.
Tudo que você faz, por menor que seja a intenção, tem uma consequência. Todo mundo a sua volta é muito mais do que aparenta ser.
Dê importância as pessoas que você gosta, isso é uma lição valiosa, esteja lá por elas.

Ana 30/07/2020

Livro obrigatório
Impactante! Todo mundo deveria ler esse livro....perfeito...dramatico...e muito realista

Geek.Moderno 06/07/2020

Incrível
Gostei bastante da narrativa do autor, e como trouxe problemas que podem ser "nada" para algumas pessoas, mas que para outras podem ser um grande gatilho para um suicídio.

@mth.qrz 26/01/2023

? Quem fala aqui é Hannah Baker. Ao vivo e em estéreo. ?
? Foi o primeiro livro que li este ano, claro, comecei ele algumas vezes ano passado mas acabei deixando de lado por vários motivos tolos, sabia que queria ler e queria que esse fosse o livro que me tirasse da ressaca literária, sendo ele curto e com uma história que já conhecia algo, por causa da série, achei que seria o livro perfeito para isso.

? Devastado do começo ao fim, mesmo sabendo que o livro é sobre uma garota que se $uicid0u, tive alguns momentos de esperanças que tudo pudesse ser diferente (não é nenhum spoiler, tá na sinopse do livro).

? A cada "porquê" as coisas foram só ficando pior, e isso me deixou tão mal, MDS como eu queria poder ajudar ela, me senti um pouco no lugar do Clay (apesar de ter tido momentos em que eu quisesse destruir ele).

? Eu gostei bastante do livro, estou triste, mas gostei.

Gabj 20/11/2022

Tem melhores
Única coisa boa do livro foi que a leitura foi bem fluída, gostei de ter duas narrativas simultâneas. Apesar de abordar questões importantes não acho que se aprofundaram tanto na questão de estrupo ou assédio. Entendo que é um livro mais teen mas senti muita falta disso, além de que tem milhares de livros sobre depressão MUITO melhores que esse. Não leria novamente e não recomendo.

Ingridh.Weingartner 14/06/2020

...
Li esse livro pela primeira vez há 3 anos atrás, li muito rápido e acredito que isso não me permitiu sentir o que o livro queria transmitir. Durante essa releitura, principalmente nos primeiros capítulos, eu pude sentir a aflição do Clay ao receber as fitas de uma garota que havia cometido suicídio por quem ele nutria uma leve paixão, dizer que ele havia feito parte do processo que a fez optar pelo suicídio. Você, homem ou mulher, no lugar do Clay não ficaria aflito também? Eu fiquei. Fora toda essa questão emocional apresentada no livro, é necessário observar que a escrita do mesmo é incrível, fora que é um livro diferente já que contém 2 personagens principais que estão falando/pensando ao mesmo tempo, juntos. Se tornou um favorito.

Ju Neves 09/09/2011

Quando eu vi esse livro pela primeira vez eu logo pensei "nossa, que livro é esse? Que capa estranha", me envergonho de não respeitar o ditado "não julgue um livro por sua capa", pois esse foi um dos melhores livros que já li. Um dos mais inteligentes, sem dúvida, e certamente um dos mais emocionantes.

A temática suicídio é algo que eu ainda não tinha me deparado. Pelo menos, não como o assunto principal do livro. O interessante foi o quanto ele prendeu minha atenção, mesmo que eu já soubesse do final. Eu queria saber de tudo, eu queria entender tudo o que estava passando na cabeça de Hannah a ponto de ela querer encerrar a própria vida, e eu queria saber o que Clay (o garoto que narra a história) tinha a ver com isso. Por que ele recebeu as fitas se ele aparentemente gostava tanto dela?

A narrativa fluiu tão naturalmente que eu nem percebia. Sempre alternando entre a voz de Hannah e os pensamentos simultâneos de Clay. As duas narrativas misturadas foi um grande risco que o autor correu, e deu muito certo. Além disso, não sou grande fã dos livros narrados no presente, sempre penso que no passado eles soam mais verdadeiros, como se a pessoa realmente estivesse narrando uma história, como se ela estivesse sentada na nossa frente, nos contando sobre sua vida. Mas no livro Os 13 Porquês a escolha pelo presente me pareceu mais adequada, era como se eu estivesse sentindo as reações do Clay pelas coisas que a Hannah contava.

Um livro bom como esse, porém, merecia uma capa melhor. Como eu, sei que outras pessoas ainda não leram por não ser tão atrativa. A capa brasileira pode ter mais relação com a história, por ser uma fita, mas a americana trás mais a sensação de melancolia, com a menina sentada no balanço, em um parque, onde a história toda começa.

Senti falta da descrição física dos personagens, mas isso não prejudicou o livro, foi apenas uma escolha do autor, uma característica dele. As aparências eram o que pouco importavam, uma vez que estamos tão compenetrados em conhecer o interior de Hannah e das pessoas que ela diz serem responsáveis pela sua decisão pelo suicídio.

É certamente um livro que eu esperaria ver muitas e muitas pessoas falando, de qualquer idade. Ele mostra realmente o que pequenos atos podem causar na vida de uma pessoa. A gente nunca sabe o que está se passando na cabeça de alguém, e, sem querer, podemos estar contribuindo para aumentar a "bola de neve", como a própria Hannah definia.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org

Bianca.Lima 05/09/2015

Expectativas quebradas
Fui com muita expectativa para ler esse livro, porque a proposta é muito bom, mas foi mal abordada.
Victor 07/11/2015minha estante
exatamente isso!

Kemilly. 14/10/2021

Triste
Muito triste e necessário, me peguei chorando algumas vezes, acho que a Hannah merecia mais. O livro nos faz pensar e fala sobre temas que evitamos falar no dia a dia.

zize 29/09/2021

que papel nós temos na vida do outro?
Confesso que eu estava enrolando pra ler pois achei que seria cansativo, mas não foi. Na verdade, foi muito agradável de ler essa história. Gostei bastante de como as coisas foram narradas.

O livro não enrola, vai direto ao ponto. Sem mais nem menos. Na medida certa.

Não chorei, mas é um livro bem sensível. Dá pra sentir o que a Hannah sentiu. Todo o estado de confusão, incerteza, descrença e em como ela já estava cansada e nem ligava mais pro resto... e também o que o Clay está sentindo ouvindo as fitas.

Tantas reflexões nós vemos aqui... É um livro que nos bota pra pensar bastante sobre tudo.

Eu assisti a primeira temporada da série então eu lembrava de algumas pequenas coisas. Tem muito tempo que eu vi então não sei se ela é super parecida com o livro ou não. Mas consegui notar algumas divergências.

Eu particularmente gostei no final. No meu entendimento a Skye também é uma pessoa que precisa de ajuda e o Clay percebeu isso e não vai deixar que aconteça com ela o que aconteceu com a Hannah.

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros."

"Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa."

Ana SPV 11/08/2020

Suspense ativo, e uma mensagem importantíssima.
Voltando da escola, Clay recebe em sua casa um pacote contendo sete fitas cassetes. Elas foram gravadas e enviadas por Hannah, por quem ele foi apaixonado, antes de seu suicídio.
Em cada lado das fitas, a garota conta sua história dirigindo-se especificamente a uma pessoa, a fim de explicar o que a levou à sua decisão final e atribuindo a cada um sua responsabilidade na história. Ao todo, ela define 13 pessoas ? seus 13 motivos ? e cada uma delas receberá o pacote em ordem de menção nas fitas, tendo que ouvir todas elas para entender seu papel na decisão de Hannah e, depois, enviá-las à pessoa seguinte.

iamkayy 31/01/2023

bem não sei por onde começar a falar,achei ótimo a ideia do mapa me fez sentir que estava dentro da história,enquanto estava lendo acabava me esquecendo que hannah tinha morrido na verdade me negava a acreditar e difícil de explicar mas foi um livro em que me apeguei durante um bom tempo e vou guardar na memória.

Filipe.Santos 18/08/2020

Simplesmente incrível
Confesso que só tive interesse em ler este livro por ter gostado muito da primeira temporada da Série. E posso dizer com todas as letras "Vale muito a pena" o livro é simplesmente incrível. Uma leitura fluente e nada cansativa. A história é tão, ou mais envolvente que a versão da série, e embora seja um assunto delicado de se tratar, o livro o trás de uma forma menos agressiva. Ele tem uma mensagem muito importante onde nós mostra que não temos o direito de julgar ninguém, pois nunca sabemos o que se passa em sua vida. Você nunca sabe o impacto que causará na vida da outra pessoa.