Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

Ju Neves 09/09/2011

Quando eu vi esse livro pela primeira vez eu logo pensei "nossa, que livro é esse? Que capa estranha", me envergonho de não respeitar o ditado "não julgue um livro por sua capa", pois esse foi um dos melhores livros que já li. Um dos mais inteligentes, sem dúvida, e certamente um dos mais emocionantes.

A temática suicídio é algo que eu ainda não tinha me deparado. Pelo menos, não como o assunto principal do livro. O interessante foi o quanto ele prendeu minha atenção, mesmo que eu já soubesse do final. Eu queria saber de tudo, eu queria entender tudo o que estava passando na cabeça de Hannah a ponto de ela querer encerrar a própria vida, e eu queria saber o que Clay (o garoto que narra a história) tinha a ver com isso. Por que ele recebeu as fitas se ele aparentemente gostava tanto dela?

A narrativa fluiu tão naturalmente que eu nem percebia. Sempre alternando entre a voz de Hannah e os pensamentos simultâneos de Clay. As duas narrativas misturadas foi um grande risco que o autor correu, e deu muito certo. Além disso, não sou grande fã dos livros narrados no presente, sempre penso que no passado eles soam mais verdadeiros, como se a pessoa realmente estivesse narrando uma história, como se ela estivesse sentada na nossa frente, nos contando sobre sua vida. Mas no livro Os 13 Porquês a escolha pelo presente me pareceu mais adequada, era como se eu estivesse sentindo as reações do Clay pelas coisas que a Hannah contava.

Um livro bom como esse, porém, merecia uma capa melhor. Como eu, sei que outras pessoas ainda não leram por não ser tão atrativa. A capa brasileira pode ter mais relação com a história, por ser uma fita, mas a americana trás mais a sensação de melancolia, com a menina sentada no balanço, em um parque, onde a história toda começa.

Senti falta da descrição física dos personagens, mas isso não prejudicou o livro, foi apenas uma escolha do autor, uma característica dele. As aparências eram o que pouco importavam, uma vez que estamos tão compenetrados em conhecer o interior de Hannah e das pessoas que ela diz serem responsáveis pela sua decisão pelo suicídio.

É certamente um livro que eu esperaria ver muitas e muitas pessoas falando, de qualquer idade. Ele mostra realmente o que pequenos atos podem causar na vida de uma pessoa. A gente nunca sabe o que está se passando na cabeça de alguém, e, sem querer, podemos estar contribuindo para aumentar a "bola de neve", como a própria Hannah definia.

Mais resenhas em: www.booksjournal.org

Ana SPV 11/08/2020

Suspense ativo, e uma mensagem importantíssima.
Voltando da escola, Clay recebe em sua casa um pacote contendo sete fitas cassetes. Elas foram gravadas e enviadas por Hannah, por quem ele foi apaixonado, antes de seu suicídio.
Em cada lado das fitas, a garota conta sua história dirigindo-se especificamente a uma pessoa, a fim de explicar o que a levou à sua decisão final e atribuindo a cada um sua responsabilidade na história. Ao todo, ela define 13 pessoas ? seus 13 motivos ? e cada uma delas receberá o pacote em ordem de menção nas fitas, tendo que ouvir todas elas para entender seu papel na decisão de Hannah e, depois, enviá-las à pessoa seguinte.

Stark 21/09/2020

Não julgar o livro em relação a série!
Li essa livro há alguns anos, antes da Netflix lançar sua adaptação. Foi uma leitura bem interessante e terminei na mesma madrugada que comecei. Não recomendo para pessoas que podem ter gatilhos com a história, é sempre bom conhecer nossos limites, principalmente com um assunto tão sério quanto o suicídio. Porém para aqueles que viram a série e não têm problemas em ler sobre o tema, esse livro é infinitamente melhor em relação à abordagem que a adaptação teve. Vale a pena, boas reflexões, contudo certifique-se que está em um bom momento para mergulhar no enredo.

Ana 10/01/2022

Minha história favorita
to sem palavras, nao tem mt oq eu dizer ja que é o
livro da minha serie favorita mas eu to anestesiada e não consigo expressar o quão bem essa historia é bem escrita e impecável. As diferenças entre a serie e o filme são mínimas, nada muito grandioso pra mim. Eu sou apaixonada na hannah e no clay, amo muito eles e por mais triste que tudo seja, a história deles me faz surtar q cada vez que eu leio algo ou assisto. 13 reasons why pra mim nao é um livro suicida, e sim um livro/serie que me fez amadurecer, aprender e entender o lado de alguém que passou por tanta coisa ao ponto de não querer mais viver.

Keillyane 21/08/2022

Por mais que eu gosto bastante desse livro e ele aborda vários assuntos e é interessante a história e etc,eu prefiro mil vezes a série dele ?na netflix?,pq na série tem muitas coisas que n tem e n mostra no livro e só lendo o livro não da para intender muito a história por completo,se vc for ler o livro eu recomendo assistir a série primeiro,desse jeito fica bem mais interessante e mais fácil de entrar na história de cbç e entender tudo ?minha opinião?

Yara 16/05/2020

Prende o leitor
Me prendeu desde o primeiro capítulo, o enredo é bem construído. Vale a pena dar uma chance pra esse livro!

Gabj 20/11/2022

Tem melhores
Única coisa boa do livro foi que a leitura foi bem fluída, gostei de ter duas narrativas simultâneas. Apesar de abordar questões importantes não acho que se aprofundaram tanto na questão de estrupo ou assédio. Entendo que é um livro mais teen mas senti muita falta disso, além de que tem milhares de livros sobre depressão MUITO melhores que esse. Não leria novamente e não recomendo.

Kemilly. 14/10/2021

Triste
Muito triste e necessário, me peguei chorando algumas vezes, acho que a Hannah merecia mais. O livro nos faz pensar e fala sobre temas que evitamos falar no dia a dia.

Snow 19/08/2022

AAAAAHHHHHH
Amei muito, eu comecei a ler e não consegui parar! Quando eu vi eram 5 da mannhã e eu não tinha dormido ainda kkkkk.
Vou até ver a série depois pra ver se se compara, amei tanto.

Matheus 10/05/2021

razoável
achei uma leitura cansativa em muitas partes, além de achar que o autor acabou por romantizar o suícidio em vários momentos. Esse é um dos poucos casos que a série ficou melhor que o livro.

Filipe.Santos 18/08/2020

Simplesmente incrível
Confesso que só tive interesse em ler este livro por ter gostado muito da primeira temporada da Série. E posso dizer com todas as letras "Vale muito a pena" o livro é simplesmente incrível. Uma leitura fluente e nada cansativa. A história é tão, ou mais envolvente que a versão da série, e embora seja um assunto delicado de se tratar, o livro o trás de uma forma menos agressiva. Ele tem uma mensagem muito importante onde nós mostra que não temos o direito de julgar ninguém, pois nunca sabemos o que se passa em sua vida. Você nunca sabe o impacto que causará na vida da outra pessoa.

Mari 18/10/2013

Os 13 Porquês | Sem Querer me Intrometer
Antes de começar, tenho que dizer que estou bastante animada em fazer a resenha de um livro que desejava ler desde 2010. Os 13 Porquês conseguiu me surpreender muito e, ao mesmo tempo, atender às minhas expectativas (que confesso, eram altas!).

No livro de Jay Asher, conhecemos Clay Jensen, um jovem estudante que acaba de receber em sua casa um estranho pacote sem remetente contendo sete fitas cassetes.
Ao ouvir a primeira fita, Clay descobre que elas foram gravadas por Hannah Baker, a garota por quem ele sempre foi apaixonado e que, infelizmente, cometeu suicídio há algumas semanas.

As fitas contêm as últimas palavras de Hannah antes de tirar sua própria vida, e ela explica aos ouvintes que todos aqueles que as receberem, assim como Clay, devem ouvi-las até o final e repassá-las ao próximo nome da lista.
Ao todo, 13 pessoas receberão as fitas e todas elas tiveram um impacto profundo na vida de Hannah, influenciando-a a tomar a decisão de se matar.

Enquanto ouve as fitas, Clay descobre quem são as outras pessoas que receberam (ou ainda receberão) as fitas gravadas por Hannah e passa a entender porquê elas marcaram a vida da menina. Baker conta, sobre cada um dos destinatários, uma história marcante e, na maioria das vezes, perturbadora que presenciou durante seu período escolar, revelando grandes segredos que muitos acreditavam terem morrido com ela.
Assim, no final do livro, finalmente podemos ligar todas as histórias e entender quais foram os treze porquês que levaram Hannah Baker ao suicídio.

O que me surpreendeu no livro é que Hannah não faz o tipo de garota que costuma ser associada à ideia de suicídio. A garota sempre foi bonita, inteligente, popular e bastante sociável, porém escondia dentro de si aflições e medos que eram alimentados pelas pessoas que não a respeitavam e a julgavam de maneira incorreta.

Os 13 Porquês conseguiu se manter infinitamente longe do clichê. Nenhuma estória que eu tenha lido ou assistido até hoje mostrou tão bem como as razões para que uma pessoa cometa suicídio possam ser tão... simples.
Muitas das situações contadas por Hannah são frequentemente vistas no nosso dia-a-dia sem que sequer percebamos o impacto que elas podem causar às pessoas que as vivem.

A obra traz uma Hannah Baker perfeitamente aprofundada psicologicamente. A descrição de seus desconfortos, temores e inseguranças é tão bem trabalhada que nos faz torcer por sua recuperação mental (nossa protagonista sofria de depressão), mesmo que já saibamos qual é o final da história que a menina conta em suas fitas.
Clay também é um personagem bastante interessante e tem a função de nos mostrar o outro lado da história. O lado de alguém que sempre admirou e amou Hannah mas, mesmo assim, não pode perceber como ela se sentia enquanto ainda estava viva.
A reação do rapaz diante das fitas e o percurso que ele traça enquanto as ouve traz doses extras de emoção à estória.

O livro consegue fazer o leitor refletir sobre pequenas ações, além de conter uma narrativa totalmente instigante, com vocabulário simples e informal, o que faz com que seja impossível parar de ler até a palavra final.

site: http://www.semquerermeintrometer.com
Evelyn 19/10/2013minha estante
Eu quero muito esse livro *o*

lopsluciana 22/08/2023

??4
Bem, vou começar pelo fato de que li esse livro depois de assistir toda a série, que eu amo, o que pode ter me deixado com altas expectativas. De certa forma, a série desenvolve muito mais os personagens, a vida de cada um, o contexto das coisas, enquanto o livro é focado somente nas fitas, sem muitos desdobramentos. Acaba que a série se torna mais dramática, mais pesada, mais triste, enquanto o livro trata a mesma história de forma menos melancólica. Não achei um livro triste em si, achei um ensinamento, algo que deveria ser passado aos jovens, nas escolas.

Mas de qualquer forma, mesmo que de forma mais simples ou mais corrida, sinto que a mensagem principal é passada do mesmo jeito. A abordagem de temas tão sensíveis se mostra no sentido de falar sobre esses assuntos que não são falados, mas que precisam ser falados. E acima de tudo, tem a finalidade de nos conscientizar. Se nos identificamos com a Hannah, o livro mostra que seu fim se deu por ela não pedir ajuda enquanto haviam pessoas que se importavam com ela, e uma vez feito não tem como voltar atrás. Mostra como o Clay estava disposto a ajudar se soubesse o que realmente estava acontecendo e como os dois poderiam ter tido algo bonito no final das contas. Ao mesmo tempo também nos instiga a sermos pessoas melhores umas com as outras, pois tudo o que fazemos ou falamos pode repercutir na vida das outras pessoas, por mais bobo ou simples que pareça.

Por fim, creio que o maior acerto desse livro é simplesmente conscientizar sobre o tema, de forma que acaba nos ensinando a notar os sinais de alguém que precisa de ajuda, inclusive se essa pessoa for nós mesmos. O próprio autor fala no final: ?é importante saber que, mesmo quando você sente que não conta com ninguém para conversar, você conta sim?. E essa é a importância desse livro.

biancarbis 21/07/2022

Eu particularmente não gostei, achei a história chata, e a leitura é cansativa, tem autor problemático, não recomendaria a ninguém.
Erick.Prates 21/07/2022minha estante
Kkkkk

Charlss 25/11/2022

Nem sei o que me deu pra começar a ler
Só sei que me deu vontade de ver a série, abri o livro e comecei.
Foi uma coisa nova e antiga ao mesmo tempo. Uma sensação que eu já senti mas mesmo assim foi uma coisa nova.
Tem muito tempo que eu apenas leio descrições de coisas. Mas finalmente li algo que fez eu esquecer por um momento que eu estava lendo. A ambientação da história (por mais triste e pesada que seja) me confortou. Era o que eu precisava ler. E se não fosse minha vontade repentina, eu nunca teria tocado no livro.
Simples: era tudo que eu precisava.