Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

andolivconc 01/08/2021

Fiquei um tempão pensativo e ainda estou
É uma obra para se pensar em várias coisas que acontecem com a personagem e entender o efeito descrito por ela. Quantas coisas não já fizemos que podem ser bolas de neve, como ela metaforizou? Acaba que cada personagem, seja ele o que menos aparece, contribui para alguma coisa. Isso é exatamente incrível, pois podemos pensar que cada pessoa que passa por nossas vidas, são importantes, seja da menor forma até a maior. O livro é incrível e tem muitas reflexões importantes para qualquer ser... fiquei filósofo com ele!

dani-se0 17/09/2022

Um livro cheio de "e se..."
"(...) Mesmo que eu tivesse uma história naquele lugar, não importava. Não dá para voltar atrás, para o jeito que as coisas eram. Do jeito que você pensava que elas eram. Tudo o que a gente realmente possui... é o agora."

Foi uma releitura maravilhosa!
"Os 13 porquês" é simplesmente único. Com uma narrativa totalmente surpreendente e intrigante, nos prendemos à história da Hannah vista pelos olhos do Clay. A narração dupla de ambos os personagens, entre o passado e o presente, o antes e o depois da tragédia torna tudo mais intenso e vívido. Podemos sentir a dor da Hannah e todo o sofrimento que o Clay enfrenta e tem que carregar após uma perda tão dolorosa. É devastador...

Carregada de sentimentos pesados demais, não é uma leitura fácil! A cada fita, a cada história, nos aprofundamos mais e mais no coração da Hannah e sentimos que a conhecemos também, o que torna quase impossível parar de ler, porque precisamos saber o que aconteceu e entender o que a fez desistir de si mesma. E nos mostra ? aos que se identificam com a Hannah de alguma forma ? como podem pedir a ajuda que ela não conseguiu. E aos que se identificam com o Clay ou com Tony ? ou com qualquer um que fica para trás ? o que pode ser feito, como podemos ajudar e o que não ignorar.

Maju Amin 10/12/2012

Efeito Bola de Neve

"Talvez pareça um papel pequeno agora, mas é importante. No fim, tudo tem importância." Hannah Baker

Esse é um livro que com toda certeza vai fazer você pensar. Ele conta a história de de um adolescente chamado Clay, que ao chegar em casa após a escola, encontra uma caixa sem remetente em sua porta. Dentro dela, sete fitas cassete feitas por Hannah Baker, sua colega de classe, antes de ela cometer suicídio.
Nas fitas, Hannah culpa treze pessoas por sua morte, dizendo que cada uma delas - incluindo Clay - tiveram um papel pequeno, mas que no fim, influenciaram grandemente como um todo em sua vida, igual uma bola de neve que vai aumentando descontroladamente ao descer uma montanha.
Eu adorei o livro, achei o enredo diferente e criativo, e gostei do modo como o autor me fez pensar sobre como minhas ações, por mais ingênuas que sejam, podem prejudicar seriamente as pessoas ao meu redor.

P.S. essa é minha primeira resenha e eu gostaria de ser escritora, por isso seria muito legal se você deixasse uma opinião nos comentários.

Vitor Vallombro 19/07/2013minha estante
Ja que pediu, acho que seria melhor se sua opinião fosse mais extensa do que a sinopse, ao menos. É legal numa resenha, por mais que seja questão de opinião, ter um embasamento maior, tirado do próprio livro, como que aspectos você gostou. Também pretendo ser escritor (:

Maju Amin 25/08/2013minha estante
vou fazer isso da próxima vez, pode deixar. obrigada :)

ma piris 05/11/2022

"sinto muito"
eu realmente gostei do livro, consegui enxergar o lado da hannah. quanto mais eu lia, mais eu ficava angustiada pelo fato que ela deu sinais, vários sinais, mas todo mundo não conseguia enxergá-los, e claro, não vou culpar os personagens por não perceberem, mas acho que foi isso que faltou pra mim, eles perceberem que tinha alguma coisa errada e IREM atrás, ajudar ela.
uma coisa que eu nunca tinha pensado antes, e é dito no livro, é que quando a pessoa ta mal, tudo afeta tudo, a menor coisa pode se tornar um problema gigantesco, e isso é muito real.
não é um livro uau, mas é um livro muito interessante que me fez refletir bastante.

Paolla Nogueira 23/12/2012

resenha: Os 13 porquês
Definitivamente é uma história viciante.
Desde as primeira páginas eu me vi completamente ligada a esse livro, mesmo lendo emprestado, o que me deixa profundamente triste afinal eu queria tê-lo em minha estante.
Conta a história de uma adolescente chamada Hanna que se suicida ( atenção, muitas pessoaa, quando contei a história, acharam que eu contei o fim, tipo, a principal morre e tal. Não pense assim! isso não é nenhum spoiler), e o livro é sobre as fitas-cassetes que ela deixa para algumas pessoas, explicando o motivo que a levou a esse extremo de se matar.
Quem conta a história é um garoto, chamado Clay, que não entende porque ele recebeu as gravações de Hanna.
Cada fita é destinada a uma pessoa diferente e cada uma dessas pessoas fizeram alguma coisa para contribuir na decisão de Hanna em se suicidar. Esse é o porque do nome do livro, são 13 pessoas e 13 motivos diferentes, que se completam.
É um livro intrigante e emocionante!
Super, híper, mega recomendo !!

Bella Nine 12/01/2013

Os 13 porquês – um choque de realidade nas relações interpessoais.
Quando comecei a ler este livro não fazia ideia de onde estava me metendo. Quer dizer, eu sabia que o enredo era sobre as treze razões que fizeram Hannah Baker cometer suicídio. Só não sabia que me envolveria tão fundo neste enredo tenebroso.

Okay, vocês devem estar se perguntando: o que há de tão tenebroso com este livro? Estamos falando de uma adolescente fraca que, após algumas decepções com a vida, decidiu dar fim ao sofrimento. Quer saber, eu pensava o mesmo. Sim, pensava, até ler esta história e entender que não se trata de fraqueza, mas de cansaço.

Hannah descreve os acontecimentos como uma bola de neve que cresce a cada nova sensação desagradável que a preenche. Tudo começou com um boato. E quer saber, quantos de nós já não fomos vítimas de uma fofoca? Quantos de nós não fomos perseguidos por algo inverídico inventado por alguém que, sem motivo aparente, desejou nos difamar perante uma turma de amigos, de colegas da escola, do trabalho, de onde quer que seja? No começo, até mesmo com Hannah, estava tudo bem o boato ter sido espalhado por toda a escola. Quer dizer, por pior que ele fosse, ela sabia que o mesmo não era verdade e, para dizer a verdade, ela jamais imaginou que o mesmo tomaria proporções tão grandes, quanto a que se tornou. O problema do boato, não é ele em si, mas as pessoas que o escutam. São elas que definirão se este é ou não verdadeiro e, sobretudo, se outras pessoas, como eu e você, por exemplo, devemos acreditar nele ou não. E, para ser sincera, por mais que não queiramos acreditar neste enredo fantasioso, tememos saber a verdade, nos acomodando em vê-lo rolar de um lado para o outro, querendo que o mesmo não nos atinja. Sentimo-nos tentados em ir atrás da pessoa e questioná-la sobre o fato espalhado, porém, por mais que desejemos uma explicação clara das coisas, o medo de sermos flagrados conversando com a pessoa que está sofrendo a fofoca é tão grande, que preferimos apenas observar.

Você sabe do que eu estou falando: bullying. Alguém diz a todos que você é uma pessoa fácil, que vai pra cama com o primeiro que encontra em uma balada. Todos te chamam de piranha, vagabunda … garota fácil. Então, seu melhor amigo começa a se afastar de você porque não quer que as pessoas o vejam com você. Porque você sabe, o menino desesperado por sexo, querendo a menina fácil que o faça ter prazer gratuitamente. Porque, obviamente, ele passaria a ser o centro das conversas maldosas, assim como você.

A principio, Clay não compreende porque estava sendo relacionado com as razões que levaram Hannah ao suicídio. Quer dizer, ele sempre foi muito na dele e, lá no seu íntimo, o menino nutria uma paixonite pela garota suicida. Eles estudavam na mesma escola e chegaram a trabalhar em um cinema. E, apesar de tudo isso, eles jamais haviam tido a oportunidade de sentar e conversar. Exceto, uma vez. Uma noite, em uma festa. E, mesmo que tenha sido durante uma pequena parte da noite, que tornou-se catastrófica, os dois não puderam mostrar quem eles realmente eram.

Resenhar este livro está sendo muito difícil. Não, ele não é ruim. Pelo contrário, ele é muito bom. A questão é que as narrativas de Hannah e os questionamentos de Clay são muito intensos, muito profundos e, sinceramente, eles mexeram comigo de uma maneira que não sei ainda como defini-la.

A conclusão que eu tirei foi a mesma que eu já sabia, que eu já vivenciei e ainda vivencio e sei que todos vocês já passaram, estão passando e passarão até o final de suas vidas. Lidar com o ser humano é uma grande merda. Relações interpessoais são abençoadas e, ao mesmo tempo, infernais. Seu amigo é o seu amigo, ao menos até fazer algo que você não gosta. Sua melhor amiga é maravilhosa, até ela mostrar quem de fato ela é. E esse é o problema. Nós mudamos de comportamento constantemente. E esses comportamentos trazem sentimentos e ideias que podem ser boas ou ruins. E, acredite, as nossas decisões influenciam sim a vida dos outros. E, ao final, tudo é como Hannah nos diz desde as primeiras linhas: tudo se transforma em uma grande bola de neve, impossível de ser destruída, de ser parada …. de sumir.

Eu não acho que a pessoa suicida foi fraca. Ela apenas se cansou de vivenciar tantas mentiras, tantas falsidades, tantas situações destrutivas. Porque, se pararmos para pensar, quantos momentos realmente felizes tivemos na vida? Acho que a maioria aqui é capaz de contá-los nos dedos da mão. E quantos desses momentos felizes tornaram-se um rio de lágrimas e dor? Quer dizer, quando você acha que encontro o amor da sua vida, como se isso existisse, e no final das contas ele se mostrou um verdadeiro filho da puta porque te traiu, feriu os seus sentimentos ou, queria que você mudasse quem você é.Sim, tem muito cara por aí que quer que você se adeque a ele e seja o que ele quer que você seja. E ai, me desculpe, não é amor, é egoísmo. É querer algo impossível de ser obtido. É ferir o outro sem se importar com as conseqüências que este ato pode acarretar.

Eu sei, isso não justifica a ação suicida. Mas, é como se uma parte de nós refletisse com é o intuito de prosseguir vivendo em meio a uma sociedade que, incapaz de ouvir o próximo e somente interessada em si mesma, caminhasse rumo a morte, onde os relacionamentos nada mais são do que meras frases todas, superficiais, nas quais não significam absolutamente nada, assim como o vazio que corrói os sentimentos de cada um de nós.

KL_Kaioo 05/09/2022

0s 13 Porquês
E um livro bom, porém com alguns pontos baixos.
Porém o que mais me pegou nesse livro é o fato da personagem principal está praticamente assumindo que vai cometer suicídio e ninguém fazer nada, tanto como os amigos dela e até mesmo o professor que simplesmente foi a última esperança dela.

Lisi Olsen 02/09/2020

Clay Jensen
Hannah Baker
Uma morte
Um pacote
Fitas cassetes
13 porquês
Uma história
Assim Clay se encontra perdido em meio a porquês, culpas, raiva, dores, injustiça, impotência. Diferentes sentimentos o acompanham enquanto vai juntando cada pedaço da história por trás da morte de Hannah. Vai conhecendo mais a fundo a garota que gostava e que não conseguiu ajudar. Contudo, por quê ele? Porquê só agora? Mas terão realmente culpa pelo o que aconteceu com Hannah? Hannah não tinha outra saída? Ninguém percebeu os sinais?
Um livro para reflexão.
Pode ter uma Hannah Baker perto de você deixando sinais.
Não espere pelos 13 porquês em fitas cassetes.

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

Gabi 21/05/2020

Não julguem o livro pelo adaptação resume bem esse livro aqui. Confesso que foi a primeira temporada que me deixou curiosa pra ler o livro, mas o livro é muito superior a adaptação. (Sem contar que a série se perdeu.) Vale muito a pena dar uma chance, quando a gente vê como as pessoas afetaram a Hannah isso faz a gente pensar: eu não quero ser essa pessoa! Ensina muito.

Lara 04/07/2022

Não consegui me conectar com o livro. Pra mim pareceu tedioso. Senti falta de conhecer mais da história do ponto de vista de outros personagens, como também a personalidade e trama de cada um, como foi na série.

oraculws 22/06/2020

Não entre achando, leia
Se você acha que vai entender depressão e suas consequências lendo apenas esse livro, você está muito enganado. Como também estará enganado se menosprezar achando que o autor romantizou tudo. Já passei por situações iguais a da Hannah e não como mulher que ela era, mas como pessoas que somos entendo. E mais pessoas precisam ler esse livro e prestar atenção no marketing que o livro real traz: VEJA OS SINAIS DAS PESSOAS AONDE VOCÊ ESTÁ E VAI. É um livro muito bom, mas nada demais. Acredito que se não tivesse visto a série antes, teria virado um favorito. Mas por agora, obrigado hannah.

ãã£ã© 07/03/2022

Gostei do fato do livro mostrar alguns dos sinais de uma pessoa que está pensando em suicídio, mas ninguém a sua volta parece perceber. O livro tem uma leitura rápida, e não foi tão pesada quanto eu achei que seria. Talvez ter assistido a série antes tenha estragado um pouco da experiência.

Naaty 23/04/2022

Forte e cheio de gatilhos.
Um livro que mostra a história de Hanna Baker, me recordo que quando eu li, me sentia na pele da Hanna, a cada palavra dela parecia ver o que ela estava vivendo. Um livro que mostra como o bullying pode levar ao suicídio, porém cheio de gatilhos, não recomendo para adolescentes em estado emocional instável.

July Coelho 24/06/2020

Não entrem só pela série
Li por conta da série e gostei bem mais.
A leitura vale a pena, prende, e o final é mais agradável e realista com o que acontece no livro.