Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

thai :D 16/01/2024

Infelizmente fui negativamente surpreendida, achei uma leitura entediante, assim como a adaptação da Netflix se tornou após a primeira temporada.
Lulubiis 16/01/2024minha estante
acho q esse livro tem um público alvo mmmt específico em relação a idade, não que pessoas mais velhas não possam gostar, mas eh mais difícil!! fica meio raso demais, quando li com uns 12 anos eu curti, mas hoje em dia sei SEM DÚVIDAS q não me pegaria.

Tiago 16/01/2024minha estante
Li faz anos e lembro que gostei, não é uma boa escrita, mas é fluida. Sobre a série: realmente se perdeu.

Thay Soares 16/01/2024minha estante
Finalmente alguém com a mesma opinião que a minha. Só hype, livro horrível

hamster de pompom 15/01/2024

Tinha preconceito por causa da série, mas o livro na verdade é bem bom. Me prendeu e dava aquela angustia de "podia ser diferente" mas aí vc lembra que nao tem mais volta sabe.

Jeandela 08/01/2024minha estante
minha idola ela

Beatriz 04/01/2024

Impactante
Li esse livro quando estava na adolescência. Me deixou impactada e me senti muito envolvida na história... Acho que até vale uma releitura!

Jannaina1 04/01/2024

Prefiro a série
Achei o livro muito corrido. Vi a série primeiro e pensei que o livro seria ainda melhor, mas há menos informações e contextos no livro, é tudo muito rápido e sem um fim lógico.

PandaGato 03/01/2024

Que porrada
Pra quem não assistiu a série da Netflix, eu vou explicar esse livro em poucas palavras:
É porrada, atrás de porrada, tapa na cara, e ao mesmo tempo é colo, é pertencimento e compreensão.
Se você foi um adolescente que sofreu qualquer tipo de bullying ou perseguição na escola, vc vai se identificar com a Hannah em algum momento, ou no mínimo entender ela. E se você foi um Clay, vc vai se sentir mal em algum momento. Você pode ter sido os dois. Mas mesmo que vc não tenha sido nenhum dos dois, esse livro vai doer em algum lugar.

Na minha opinião essa deveria ser uma leitura obrigatória pra qualquer aluno ou professor do ensino médio. Nenhum outro retrata e valida o sofrimento adolescente de forma tão completa e tão dolorosa.

P.S. Se vc se identificou com a Hannah, procure ajuda. Você vale a pena.

wasteluv 03/01/2024

Hello, it's me Hannah Baker...
Não é das narrativas mais originais, mas é um livro extremamente marcante. Na minha opinião talvez seja um rito de passagem, li na minha adolescência e foi algo que mexeu muito com quem eu era na época. A série aborda de uma forma mais impactante, talvez... Mas sem dúvida uma leitura que vale a pena.

Livia.Santini 29/12/2023

Na época que li, achei esse livro fantástico. Hoje percebo que é um pouco problemático e acredito que a série veio para escancarar e piorar o que tinha de errado.

sté 23/12/2023

Motivos
Pequenos motivos. Grandes motivos. O que justificaria uma decisão desse tipo? Quantos pequenos motivos são necessários para criar um grande motivo?

Cheguei ao fim do livro e, exatamente como todas as outras vezes, não sei o que achar. Mas eu percebi uma coisa: uma parte de mim se sente como a Hanna. Não a parte que deseja se suicidar, calma. Mas a parte que está cansada de se decepcionar com pessoas. A parte que acordou consigo mesma em não se submeter mais a isso. Não me lembro exatamente quando isso aconteceu, mas eu fechei as minhas portas e não consigo mais abrir. Ao menor sinal de que alguém pode se aproximar e bagunçar as coisas pra mim, eu me fecho novamente.

dafuna 22/12/2023

"Sua carteira vazia. O fato de que você não voltaria mais. "
Sem palavras pra esse livro. É tão incrível a forma em que a Hannah consegue ser tão confusa e tão completa ao mesmo tempo, tão vazia mas tão cheia de tudo.

Acho que esse livro pesou um pouco demais pra mim, talvez pelos meus históricos depressivos ou talvez por me ver nos dois personagens principais: Clay, que sente medo de agir, e Hannah, que "não aceita" ajuda dos outros. E eu sempre vou amar esse livro por isso.

Depois desse desabafo, vou deixar algumas das minhas citações favoritas aqui, para eu nunca me esquecer delas.

"Eu queria morrer.
Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério. "

"Será que conseguirei, alguma vez, assumir o controle da minha vida? Será que sempre serei empurrada e maltratada pelas pessoas em que confio?"

"Será que a minha vida alguma vez tomará o rumo que eu quero?"

"Vocês não sabem o que eu estava se passando no resto da minha vida. Em casa. Nem mesmo na escola. Não sabem o que se passou na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam uma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga parte da vida de alguém, você estraga a vida toda dessa pessoa.
Tudo? é afetado."

"Suicídio. Tenho pensado nisso. Não muito a sério, mas tenho pensado nisso.?

Joao366 18/12/2023

Os 13 Porquês
Assisti as duas primeiras temporadas dessa série e apesar de ter gostado, eu dei uma pausa porque achava pesadíssima, cheia de gatilhos pra mim, me impactou real mesmo.
Já tinha o livro há um bom tempo e resolvi dar uma lida nele pra ver se era tão pesado quanta a série.
Apesar do conteúdo ser basicamente o mesmo da série, o livro não me impactou tanto quanto, talvez por não ser tão gráfico...
Não foi uma leitura ruim e nem extraordinária, foi rápida, fluída, mas bem morna.
Cada um sabe onde onde dói, longe de mim julgar os motivos da dor de alguém, mas eu acho que o autor poderia ter colocado motivos melhores pra protagonista hein, um dos exemplos que posso dar é a lista de gostosas/não gostosas, isso não me desce manos ksksksk aliás, esse livro é um prato cheio de motivos por eu odiar histórias com adolescente...
Eu acho que o autor deveria ter abordado melhor o tema do livro, a depressão e o suicídio. Na minha opinião foi bem pobre e fútil (claro, nem tudo foi fútil, não posso citar por ser spoiler dos grandes), mas enfim...imagino adolescentes lendo esse livro que talvez estejam passando por problemas parecidos...
raiennes 18/12/2023minha estante
tive a mesma opinião com esse livro!
não que todos os motivos fossem fúteis, mas a boa maioria é algo que acontece com todo adolescente e o perigo de ligar essas situações ao suicídio me deixou enjoada?

Joao366 18/12/2023minha estante
@raiennes, eu fico pensando um adolescente passando pelos mesmos problemas pequenos da protagonista e achando que vai resolver se suicidando... pesado isso, muito mal abordado nesse livro

raiennes 19/12/2023minha estante
sim!!! eu penso o mesmo, associar pequenos conflitos a algo tão permanente como suicidio!
mas vendo a série e livro, acho a série muito mais gráfica e apelativa, então ela é ainda mais perigosa do que o livro

- Gii - 08/12/2023

?????
Esse livro é uma conversar com a depressão.
Abordar a difícil vivência, na adolescência, não é fácil ler esse livro.

Nati.Maganhin 07/12/2023

A série
Achei a série bem superior ao livro, mesmo com as temporadas a mais que ninguém gosta. A história é melhor contada e faz mais sentido lá, apesar de ela ser bem similar ao livro, aqui há algumas pontas soltas que me agoniaram.