Férias!

Férias! Marian Keyes

Resenhas - Férias!

Paula 23/04/2020

O enredo é necessário, apesar dos pesares
Antes de começar a ler esse livro você tem que estar ciente de uma coisa:

Ele é muito datado e por conta disso envelheceu mal.
Você irá ver frases machistas, competição feminina, ninguém chocado por uma pessoa "ser currada" e ser de boas os personagens masculinos desejarem estar na ocasião, racismo , gordofobia e homofobia.
É tenso ver como muitas dessas falas eram normais nos anos 90. E é bom ver como esse tipo de coisa é absurda nos dias de hoje.

Visto isso, o livro tem um enredo bem legal sobre o processo de reabilitação. O livro mostra todas fases, a dinâmica de ouvir o espelho do outro pra reconhecer os próprios erros. Esse ponto achei muito bom.

Quanto a protagonista, ela é insuportável. Com ou sem drogas, durante 90% do livro ela é uma pessoa horrível. Lance de ser assim desde os 3 anos de idade. Ela é uma mau caráter desde sempre. Sempre com a necessidade de julgar, caçoar e debochar dos outros. O tempo todo com uma competição feminina absurda. Fiquei até me perguntando se ela e a autora odiavam mulheres.

Até entendo a situação psicológica da Rachel, mas não consegui ter empatia de tão desnecessariamente podre ele era. Uma mulher de 27 anos infantil, invejosa, competitiva. Ela se sentia superior a todo mundo e ficava revoltada pelas pessoas não enxergarem isso. Ficava revoltada num nível insuportável.
Sei que viciados em drogas não são amores,mas é surreal o quão babaca ela era.

Bem no finalzinho ela se redimiu e isso fez minha nota aumentar. Acho que esse livro fosse reescrito e adaptado pra realidade dos dias de hoje, acho que esse desvio de caráter dela seria corrigido. As coisas mais pesadas saiam dessa personagem.

Último comentário : LUKE É TÃO AMORZINHO QUE CARREGA PARTE DO LIVRO NAS COSTAS

Vivi 05/01/2021

Denso
Comecei a ler esperando algo completamente diferente. Mas acompanhar a vida e os anseios de um dependente químico e toda a descoberta do que é ser um dependente é bem difícil. Apesar de tudo, a leitura me prendeu bastante.

Gabi Dal-Bó 02/09/2020

Férias - Marian Keyes
Em Férias conhecemos Rachel Walsh, uma garota Irlandesa de 27 anos que mora em Nova York e é toxicômana. Depois de uma overdose por uso excessivo de substâncias químicas, ela volta para sua cidade natal e é internada pela família em um centro de reabilitação para dependentes - o Claustro. Rachel recusa-se a acreditar na sua condição e só não cria objeções, pois acredita que o centro é uma especie de Spa onde ela poderá tirar uma “mini” férias (daí o nome do livro). Ao longo da história, acompanhamos o tratamento da garota e flashbacks de sua vida, além de conhecermos também outros pacientes do Claustro.

Apesar da leitura do livro ser um pouco lenta, a escrita da Marian Keyes é tão impecável, que faz com que a gente se sinta como um familiar da personagem que está passando tudo aquilo com ela, além de apresentar com clareza todo o processo do tratamento de um toxicômano, nos mostrando como o vicio é uma doença e que ninguém escolhe estar nessa situação. Cada um tem suas batalhas e a dor do outro, por mais pequena que pareça para você, deve ser respeitada.

Um cuidado que vale ter durante a leitura, é entender que tudo é visto sob a perspectiva da Rachel, ou seja, coisas problemáticas são banalizadas pela personagem, cabendo ao leitor pegar nas entrelinhas as consequências das suas escolhas.

Um personagem que não posso deixar de comentar é o Luke, que pessoa incrível, fiquei chateada de não acompanhar mais o relacionamento deles e o conhecer melhor. Muito amorzinho!

Enfim, recomendo muito o livro!

TRECHOS DO LIVRO

"Esse era o grande barato da cocaína. Sempre acontecia alguma coisa maravilhosa quando a gente cheirava. Ou conhecia um homem, ou ia à festa de alguém, ou alguma outra coisa. A coca impulsionava a minha vida. E, quanto mais eu cheirava, mais excitantes os resultados." (págs. 239 e 240)

"Sempre detestei ouvir o que as pessoas pensavam de mim. Minha vida inteira fora uma tentativa de fazer com que as pessoas gostassem de mim, e era difícil ouvir a extensão do meu fracasso." (pág. 384)

"Não passava mais o tempo todo me consumindo de preocupação, pensando em quando teria outra oportunidade de me drogar, ou onde conseguiria a droga, ou com quem. Não levava mais uma existência pautada numa sucessão de mentiras. As drogas haviam erguido uma muralha entre mim e os outros — uma muralha não apenas química, mas composta por um misto de clandestinidade, desconfiança e mau-caratismo. Pelo menos, agora, quando eu estava com as pessoas, podia olhar nos seus olhos, pois, ao contrário do que acontecera no ano anterior com Brigit, eu não tinha mais nada a esconder."(pág. 517)

"Já provamos e passamos por tanto, amada, atravessando uma fenda tão larga, que nada nos surpreende mais."(pág. 518)

site: https://www.instagram.com/p/CIWYfMyjmiU/

Noemy 13/03/2022

Muito bom, porém com reticências...
Eu particularmente gosto muito da escrita da Marian Keyes e vemos claramente a evolução da escrita dela com o passar dos anos.

Gostei muito do livro Férias e o mesmo me surpreendeu pois eu não li a sinopse e não sabia do que se tratava a narrativa.

Rachel Walsh é uma dependente química, que não aceita que é toxicômana e após um episódio de overdose que quase a matou em Nova York ela é internada por sua família na Irlanda, no Claustro, uma clínica de reabilitação para os mais diversos vícios.

A trajetória da Rachel é muito interessante, e apesar do tema ser pesado a autora conduz o enredo com um senso de humor inteligente e torna o livro até divertido.

As histórias e os personagens do Claustro são muito legais, o processo de aceitação e até mesmo de negação do vício é muito verdadeiro.

Porém aqui vem a reticências... como eu escrevi lá no início vemos um amadurecimento da escrita da Marian Keyes e esse livro foi publicado no Brasil por volta de 2009 e vemos claramente algumas falas problematicas, como fala homofóbicas e gordofóbicas. Falas que hoje em dia está tão condicionadas como preconceituosas em nós que causam estranheza e incomodam.

Achei o livro muito bom mas por causa dessas falas não consigo dar 5 estrelas, na minha opinião se essa história passasse por uma revisão ela seria perfeita.

Paloma 28/09/2020

Personagens que você odeia para depois gostar
Marian Keyes tem dessas né? Fazer você fica de SACO CHEIO da protagonista, para então perceber como ela evoluiu! Bom livro, bom romance.

paulla.costa.779 13/05/2021

Neste livro gira em torno de Rachel que não quer aceitar ser uma viciada em drogas. Mas depois de uma overdose em que quase teve consequências muito sérias. Ela então se vê obrigada a ir para uma clínica de dependentes químicos. E lá ela vai se conhece intimamente.

_tmeloo 05/06/2022

Livro muito interessante <3 e um dos meus preferidos
Eu não achei que fosse gostar tanto desse livro como gostei de Melancia, também de Marian Keys. Ele prende a atenção do início ao fim. E o melhor de tudo é que como ele é escrito do ponto de vista da personagem Rachel, da pra sentir quase que exatamente o que ela tá sentindo. É uma leitura divertida em algumas partes, mas confesso que não consegui segurar as lágrimas em outros , principalmente no final que foi como eu queria mas não como eu esperava que ia ser. Recomendo bastante a leitura , da pra ter uma ideia de como somos equivocados com algumas situações em nossa vida !

Tricia 18/04/2012

Segundos de emoção!
Sabe aquele livro que você pega para ler e pensa: sei não, esse livro parece ser mais ou menos.

Mas eu estava totalmente errada! Acho que li ele no momento certo. Tav desacreditada em alguns aspectos da minha vida. (E deixo claro, que não tem nada haver com estilo auto-ajuda) Mas o fato é, a mudança de vida que ocorre com a personagem é ótima, e você com espectador vai mudando junto, sem saber se o que está acontecendo é delírio ou fato que aconteceu/acontece com Rachel.

No começo eu a acha chata, depois escrota, depois doida, depois pena, depois amor, e depois e depois e depois...

Existem momentos em que você se emociona, gargalha, fica p**. Esse é um ponto impressionante neste livro. Amei Melancia (livro da mesma autora, o primeiro da Série Família Walsh), Mas Férias! me levou a um momento perfeito: aquele suspiro ao ler a palavra final.

Existe sensação melhor????!!!!

Leo mendes 28/10/2020

Férias! da @marian_keyes . ⭐⭐⭐⭐⭐ É um livro que surpreende agente. No inicio vc pensa naqueles besteirois americanos , tratando como normal o uso excessivo de drogas, e álcool e o sexo. Mas logo agente percebe a mensagem do livro é totalmente contraria. Quando vc para para conhecer Rachel e vemos de cara que ela é o tipo de amizade que c tem que manter distancia mas que vc não consegue ficar longe. Agente se encanta por seu génio forte e extrovertido , e se encanta por ela não levar a VIDA TÃO A SÉRIO. Mas ao longo do livro vamos vendo como esse não levar A VIDA TÃO A SÉRIO não tem nada de encantador. O livro mostra como a VIDA DEVE SER LEVADA A SÉRIO. E como ver o livro cheio de piadas bobagentas e leves se torna um livro denso, inteligente importante, triste e nos leva as lágrimas a cada página. E como se parece real quando um amigo ou familiar se envolve nisso. Não tem graça, é triste e é importante mostrar que tudo tem um recomeço.

Se a autora não tivesse escrito o epílogo. Eu teria escrito.

Katrine 01/09/2012

Férias
Férias foi o segundo livro lançado de Marian Keyes, depois de Melancia - que eu não li - onde em cada livro ele conta com uma personagem principal, pertencente da família Walsh.

Rachel tem 27 anos e se acha alta demais. Mora em Nova York faz oito anos e divide um apartamento com sua melhor amiga Bright e namora com Luke Costello - amor, amor, amor. Rachel acha que sua vida é toda problemática, seu emprego é horrível e ela tenta se encaixar em NY. Ela, sua amiga e seu namorado são Irlandeses.

Para se encaixar nessa cidade ela vive tomando comprimidos, usando algumas drogas e bebendo muito. Ela não sabe, mas virou uma toxicômana.
Depois de uma dosagem muito forte de comprimidos - ela tinha que dormir mas não conseguia - acordou em um hospital, tendo que passar por uma lavagem estomacal. E então seus amigos decidem enviá-la para Irlanda, na casa de seus pais. Como se não pudesse ficar pior eles decidem interná-la em uma clínica - onde ela terrivelmente acha que tem spa junto -, perde seu emprego, o lugar onde mora e para seu desespero, Luke.

Na clínica ela passa por poucas e boas, faz amizade, inimizades, começa a paquerar Chris - um homem horrível, em minha opinião - mas jura que irá sair quando completar duas semanas, já que esta no contrato que não pode sair antes desse tempo. Mas como em todos os livros, a vida dela da uma reviravolta, ela não aceita que é toxicômana - mas obviamente aceitará - e ela fica os dois meses internada, e é onde tudo acontece.

Férias! foi o primeiro livro que eu li de Marian, todos falavam muito bem de sua escrita e seus livros e eu resolvi ler algum.
Eu tenho que admitir que eu não esperava uma estória dessas, mas confesso que eu adorei. O livro é muito engraçado, como é contado em primeira pessoa, vemos tudo o que Rachel esta passando, seus pensamentos, suas opiniões e isso torna o livro hilário. Mas querendo ou não o assunto abordado na estória da Walsh é sério, muito sério. E acabamos vendo como é a realidade de pessoas assim. O livro não é só alegre, tem muitas partes de reflexão da vida dela que abalam o leitor.

O tempo todo eu achei realmente que ela estava lá por engano - houve um problema na estória, acharam que ela tinha escrito uma carta suicida antes de acordar no hospital e esse foi um dos motivos de terem mandado ela de volta para casa de seus pais - na cabeça dela, tudo fora um engano e eu me divertia lendo essa jornada. Mas quando chegou em um certo ponto da estória - quase no final - eu fiquei chocada, vimos Luke e Bright contando como ela era com eles e tudo mais, e foi horrível o que ela fazia com Luke. Eu comecei a perceber que na cabeça da garota tudo estava distorcido, e ela realmente notou isso e começou a mudar.

O livro é incrível, um chick-lit de primeira, agora eu sei o porque do amor que as pessoas sentem pela Keyes, e eu concordo com ele. Depois desse livro eu realmente preciso ler mais alguns, principalmente o que a personagem é Hellen - a irmã mais nova das cinco e a mais engraçada.
Eu recomendo a leitura para todos, o livro dá uma reviravolta tão grande que vale a pena conferir. E o final? Você vai morrer de rir.
gabriela 04/09/2012minha estante
Engraçado, eu desde o começo tinha certeza que ela era dependente de drogas porque normalmente quem tem esse tipo de problema, com álcool também, não acham que isso está acontecendo com eles. Somente por "aceitar" a pessoa já é uma vencedora, porque assim pode procurar se curar.
Gostei bastante da sua resenha! Beijos!

Marcela.Faria 08/06/2021

Me encaixo totalmente na personagem principal, e mesmo contendo comédia, explica sobre vários vícios, e como voce pode sim vencer. Eu amei tanto ler, é uma pena quando acaba.

Veviis 09/06/2020

Comecei a ler acha do que era tão bom quanto Melancia, já que é da mesma autora e meio que é uma sequência dele, vai contar a história de uma das irmãs. Mas pra.mim não deu... Li na marra e terminei arrastada!