O Regresso

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sil 14/11/2016

LIVRO DE FILME PREMIADO!
Olá pessoal,

Hoje a dica é de um livro bem diferente, um livro de um filme premiado no Oscar: O Regresso.

Hugh Glass, o “mocinho” da nossa história, é um membro da Companhia de Peles Montanhas Rochosas. Este grupo desbrava locais inexplorados á procura de animais para a comercialização de peles. A companhia não tem tido muito sucesso, na verdade estão constantemente tendo graves problemas de sobrevivência, e os boatos que correm é que todo esse azar se deve ao comandante Henry, líder da companhia. A má sorte e o infortúnio tem o acompanhado há tempo: em todas as suas incursões, perdeu homens ao seu comando e teve prejuízos financeiros muito altos.

Em uma dessas incursões, Glass, o responsável por caçar para alimentar os homens, é atacado por uma ursa cinzenta. O embate é violento, Glass consegue matar a ursa, mas a um preço terrível: é encontrado por seus companheiros quase morto. O comandante Henri (sabendo do seu constante azar), sente-se muito culpado e decide cuidar de Glass em suas últimas horas de vida. O problema é que Glass se nega a morrer, ele resiste bravamente durante dias. Diante desse quadro, a companhia se vê em um dilema: deixar um homem praticamente morto, porém ainda vivo par trás, ou ficar e esperar ele morrer (coisa que ninguém duvida que irá acontecer), mas correr o risco de ser atacado pelos índios que habitam a região, e serem castigados com a chegada do implacável inverno?

O comandante designa então dois homens para que eles fiquem com Glass até que este se vá para “um lugar melhor”. Sob o recebimento de uma recompensa, Fitzgerald (um vadio de má índole, escória da terra) e Bridger (um garoto medroso e inexperiente), resolvem ficar e dar um enterro digno para o semi morto. O problema é que na primeira adversidade, ambos dão o fora, deixando Glass sem nada para se defender ou sobreviver.

É diante desse quadro que Glass encontra forças para se arrastar adiante. Um sentimento muito forte de vingança o invade, e ele jura que irá caçar os dois traidores até a morte. Mas ele sabe que primeiro precisa se recuperar fisicamente, pois nessas condições não terá chance alguma contra os dois fujões. O fato de Glass querer se vingar dos dois pode parecer injusto para algumas pessoas (pois estes também corriam o risco de serem atacados e mortos), mas penso que eles poderiam ao menos ter deixado uma arma, uma faca e um cobertor para ele, mas isso não ocorreu: o roubaram e fugiram com tudo, deixando-o á mercê de qualquer predador ou índio mal intencionado.

Temos então páginas e páginas sobre lições de caça, construção e sobrevivência (particularmente gostei muito dessas lições, mas pode ser que não agrade algumas pessoas). Glass passa por poucas e boas para conseguir se alimentar e viver, porém sempre em perigo: animais selvagens, índios inimigos, o inverno implacável…

Eu simplesmente adorei essa leitura! Devo confessar que ás vezes tenho profundos desejos de vingança diante de alguma injustiça. Mas na verdade, quem nunca ne?

Este livro foge bastante do que tenho lido ultimamente. Uma leitura muito proveitosa e prazerosa. Dica para aqueles que como eu, querem fugir das leituras convencionais.

No final do livro, o autor Michael Punke conta que todos esses personagens existiram (é o que dizem os registros da época), e que Glass realmente foi atacado por uma ursa cinzenta e sobreviveu. Alguns outros detalhes são pura ficção para apimentar a história, o que não tira em nada o mérito da obra.

Livro mais que recomendado.

PS: Se você está procurando muita semelhança com o filme, pode se decepcionar: Glass não tem um filho índio e toda aquela “pegada” espiritual indígena é inexistente no livro.

Abraços

Quotes:

“A ursa ficou de quatro e o atacou. Glass se encolheu, tentando desesperadamente proteger o rosto e o peito. Ela mordeu a sua nuca e o levantou do solo, balançando-o com tanta força que Glass pensou que sua coluna fosse quebrar. Sentiu os dentes da ursa esmigalhando o osso de sua omoplata. As garras penetravam repetidamente na carne das costas e no couro cabeludo dele. Ele gritou em agonia. Ela o deixou cair, depois cravou os dentes em sua coxa e o balançou novamente, erguendo-o e o atirando ao solo com tanta força que o deixou atordoado- consciente, mas incapaz de resistir”.

“Professeur encarou com uma fascinação horrorizada as penas das flechas. De repente, não conseguiu sentir as pernas e percebeu que estava caindo para trás. Ele ouviu seu corpo tocar o chão gelado de forma brusca. Nos breves momentos antes de morrer, pensou: Por que não está doendo?”

“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar á ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Rom. 12:19”.

site: http://www.colunadovale.com.br/livro-de-filme-premiado/

Fabi @FLeituras 23/10/2016

O regresso
O regresso se passa no ano de 1823 nos Estados Unidos e conta a história de Hugh Glass, um caçador de peles que foi brutalmente atacado por um urso-cinzento e deixado para morrer após roubado por seus companheiros de equipe. A história retrata o que Glass fez para sobreviver e ir atrás das pessoas que o “traíram”.
O motivo da vingança de Glass é bem exagerado, ele quer se vingar dos homens que o largaram na floresta sem seus suprimentos e principalmente sua arma. O personagem estava praticamente morto e seus companheiros foram obrigados a fugir após avistarem um grupo de índios próximos que poderia mata-los. Para a sorte de Glass estes índios acabaram indo atrás de uma caça e se desviaram do caminho da clareira que ele estava. Glass é tomado por um ódio mortal destas pessoas que o abandonaram e busca sobreviver para poder se vingar.

“Glass fitou novamente a abertura na mata por onde Fitzgerald e Bridger tinham fugido. Seu queixo se crispou quando pensou no que eles tinham feito, e novamente foi tomado pelo desejo visceral de persegui-los. ” pag.75-76

A história é simples, porém tem vários momentos apreensivos que estimulam a leitura. A maioria dos personagens são passageiros, o autor não se apega a eles e logo são “descartados”, os que ganham um certo destaque (Hugh Glass, Jim Bridger e John Fitzgerald) possuem uma pequena biografia de sua vida que conta o que aconteceu no passado dos personagens e como eles acabaram virando caçadores de pele. O resto da história é focada na sobrevivência e recuperação de Glass no meio da floresta, luta com índios e se a vingança será concretizada. Devo dizer que Hugh Glass é um cara extremamente sortudo. O livro traz vários detalhes, principalmente na cena do ataque do urso-cinzento onde a descrição chega a dar aflição.

“Apertou o gatilho e o rifle cuspiu a bala. O cavalo gritou e suas patas pareceram se dobrar na frente dele. A poeira voou quando ele sulcou a terra com a freada brusca, o cavaleiro voando por cima da cabeça do animal morto”. Pag.178

O livro não surpreende, é uma narrativa gostosa e só. Ele é legal na parte de conteúdo da história dos EUA (período de 1800 e a importância do rio Mississipi na época) e biologia.

Anderson 25/09/2016

Aventura ótima
Para quem curte aventuras e sobrevivência, esse livro atende bem, pena que o final ficou aquém da história.

Lia @liaolivro 14/08/2016

Vingança e muita história dos EUA!
Que livro sobre vingança! Primeiramente, é uma obra de ficção baseada em fatos reais. Os fatos reais são: Hugh Glass existiu, fora atacado por um urso e fora abandonado por dois colegas que tinham sido encarregados de cuidar dele. Até aí a história já é impressionante demais! Porém o autor conseguiu contar essa história nos mostrando a vida de quem vivia nas fronteiras, o comércio de peles, a aridez e a precariedade de suas vidas...

Passamos grande parte do livro em movimento e acompanhando a sobrevivência não de Hugh Glass, mas de todos que estão na região. É incrível como eles tinham de se virar sobrevivendo a ataques constantes dos índios, andando vários km diariamente com escassez de comida e água.

O início do livro já é na parte do abandono. Então voltamos uns dias atrás pra entender como chegamos naquele ponto. Depois do abandono, o autor nos imerge naquele mundo junto com. Hugh, debilitado e praticamente sem ferramentas, mas mto inteligente e exímio caçador, consegue se virar e comemoramos a cada pequena vitória que acontece em sua vida, como conseguir comer um rato.

Parece que estamos lado a lado com Glass, sentimos frio, fome, raiva... Ele é forte, com um braço e uma perna machucada ele consegue rastejar pra caçar e preparar sua comida. Ele promete "não morrer" só para se vingar de quem o abandonou. Não sabemos mto de seus pensamentos, ele é bruto, o ferimento na garganta já não o deixa falar tanto. Mas queremos nos vingar também.

Pensei que seria um livro parado, mas muito pelo contrário. Tem muita ação e tem história de caçadores, navegadores, militares, perseguições... Tudo num cenário árido, montanhoso, nos anos de 1830, ainda não existiam nem mapas detalhados das áreas que eles percorriam! Eu adorei o livro pelo cenário e pela sensatez de Glass e de conhecer sobre essa movimentação na região das fronteiras nos Estados Unidos!

The 09/07/2016

"(...) Minha é a vingança (...)" - Romanos 12:19
Esse livro inspirou o filme de mesmo nome que desencalhou a estatueta do Oscar pra Leo DiCaprio, e isso já é uma propaganda imensa num é mesmo?
Mas O Regresso, tanto o livro, quanto o filme que também fui ver, não são ruins, mas também não são maravilhosos, essa é a verdade!
Hugh Glass é um ótimo caçador e um ótimo rastreador, ele tem uma história pessoal com os índios pawnee, tudo lhe foi tirado muito antes, e tudo que lhe sobrou foi uma espingarda com valor sentimental, então ele se inscreveu na Companhia de Peles Montanhas Rochosas, em um tempo que haviam territórios americanos ainda dominados por índios de diversas tribos. O objetivo da companhia é levar a St. Luis as peles para comércio, e abrir esse caminho sem morrer na mão dos índios, mas o líder do bando Henry parece assombrado por má sorte.
No meio dessas andanças, caçando carne para o jantar Glass se depara com um urso cinzento, sabendo que só terá uma chance espera para atirar, mesmo assim o animal o machuca muito antes de morrer. O Capitão Henry recusa-se a abandonar Glass vivo, mas em uma parte da trilha é impossível leva-lo desse modo deixa dois homens com promessa de recompensa financeira para cuidar dele e dar-lhe um bom enterro, mas ñ é isso que acontece, Fitzgerald influencia o garoto Bleach a deixar Glass sob desculpa que os índios estariam próximos, Glass pede que lhe deixem a espingarda mas Fitzgerald que já a cobiçava a leva, daí em diante começa a jornada de Glass por vingança, lutando sobremaneira para sobreviver e passar a limpo o que ambos os homens lhe fizeram, enquanto assistimos sua jornada para tanto conhecemos mais da história do caçador.
O filme guarda poucas diferenças do livro, sendo que o filme é bem mais resumido, obviamente, e com elementos a mais ou atalhos na história, a meu ver não justifica toda atenção que lhe foi dada pela academia, mesmo ficando feliz pelo desencalhe da estatueta de DiCaprio.
Os pontos relevantes da trama são de caráter psicológico, ligados a natureza humana, capacidade de resistência, os desejos da vingança e a realidade da vingança. O personagem tem uma saga de fortalecimentos e descobertas que resultará em uma epifania, um clique.
Tem quem tenha gostado muito e tem aqueles que estão no mesmo grupo que eu! A escolha de arriscar fica em suas mãos.

Tatiana 02/07/2016

O Regresso, de Michael Punke
O Regresso, de Michael Punke, é o livro que deu origem ao filme homônimo que rendeu o Oscar de melhor ator a Leonardo DiCaprio. A narrativa, publicada pela Editora Intrínseca, é ambientada no século XIX e conta a história de Hugh Glass, que integra a equipe de caçadores da Companhia de Peles Montanhas Rochosas, liderada por Andrew Henry. Os caçadores aventuram-se por uma região selvagem e, portanto, completamente hostil, correndo o risco de serem atacados por índios canibais ou animais ferozes. Durante uma dessas expedições, Glass, que era considerado por Henry um dos mais experientes caçadores, é atacado brutalmente por uma ursa, ficando entre a vida e a morte. Não é muito difícil imaginar o estado em que o animal deixa o pobre homem. A garganta em frangalhos, o corpo todo rasgado pelas presas da ursa, o couro cabeludo arrancado e posto de volta pelos companheiros, enfim, Glass era um homem praticamente morto que, teimosamente, insistia em continuar respirando.

Os caçadores tentam carregar Glass, mas o fato é que isso os atrasa imensamente. Então, Andrew Henry toma uma difícil decisão: ele seguirá com seus homens enquanto Glass ficará sob os cuidados de dois de seus caçadores, John Fitzgerald e Jim Bridger, até o desfecho final, que todos imaginam, será a morte do enfermo. No entanto, Glass insiste em continuar vivo, embora inconsciente. Bridger recorda-se de algumas receitas medicinais de sua mãe e prepara emplastros que aplica sobre as feridas de Glass, mas Fitzgerald não tem a mesma paciência, chegando a desejar a morte do caçador ferido. Ao avistar alguns índios, Fitzgerald imagina que serão atacados e convence Bridger a abandonarem Glass. Então, os dois roubam os pertences, inclusive as armas, do pobre homem indefeso e vão embora, deixando-o entregue a própria sorte.

Contrariando todas as expectativas, Glass começa, aos poucos, a recuperar-se. Mas o ambiente continua o mesmo, com os mesmos índios, com os mesmos animais, com os mesmos perigos. Agora ainda há um agravante, pois o inverno se aproxima e, em breve, tudo estará coberto de neve. Glass recupera-se aos poucos, passa por situações inacreditáveis para sobreviver, enfrentando índios, lobos e, sobretudo, o frio e a fome. Um único pensamento o acompanha: vingar-se dos homens que o abandonaram sem condições de defesa. E Glass segue em sua jornada épica em busca de vingança.

Punke consegue, com sua narrativa, envolver o leitor. Eu tinha dificuldade em largar o livro, sobretudo nas passagens que narravam as lutas de Glass para sobreviver. Ao final, o autor explica o que há de verdadeiro e o que há de ficcional na obra. A história aconteceu, de fato, Glass foi mesmo atacado pela ursa e abandonado por seus companheiros. Henry, Fitzgerald, Bridger foram todos personagens reais, e o autor dá algumas indicações de livros para quem pretende conhecer um pouco mais sobre a história desse período nos Estados Unidos. Sinceramente, fiquei fascinada pela história (em alguns momentos chocada), sobretudo pelo embasamento histórico que ela possui. O Regresso, de Michael Punke, foi uma leitura muito gratificante, valeu cada página. Recomendo!

site: http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/2016/04/o-regresso-de-michael-punke.html

eneida 24/06/2016

É um entretenimento legal, que a gente não quer parar de ler. Dá pra ver pelo estilo do livro que é daqueles que os americanos escrevem já pensando no filme, e o filme pra mim foi melhor do que o livro porque no filme a vingança dele fez mais sentido. Mas é só um livro pra distrair, nada de mais.

Rejane 25/12/2020

Vingança
De todos lidos em 2020 este foi o mais complicado. O filme é melhor. rsr

Nilson 12/06/2016

gostei
intenso prende a leitura do começo ao fim ....cenas descritas e forma muito real ...impactante...muito bom

Israel.Costa 26/11/2016

Um livro que ensina.
ENSINA QUE A VIDA SEMPRE, POR MAIS DIFÍCIL QUE POSSA SER VALE A PENA.
No começo e um pouco complicado de entender, da um perdido... Mas um conselho se deixe levar, porque e realmente uma obra de ouro. Muita lições tirei desse livro. Vale muito a pena.

Elisângela 26/04/2016

Fuga, Montanha, Índios e Perseguição
O título desta resenha define bem do que se trata o livro. Começa com perseguições, encontros com índios, o urso que ataca Hugh Glass, o personagem principal do livro e suas aventuras pela montanha. O livro é diferente do filme.. Tem mais emoção no filme do que no livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6