Holy Cow

Holy Cow David Duchovny

Resenhas - Holy Cow

Camila.Marques 04/01/2024

"Conta comigo" encontra "O segredo dos animais"
Uma jornada de autodescoberta, acho que é a melhor expressão que consigo encontrar para definir o que está contido na obra. Estimulada por um choque de realidade (brutal, eu diria), a trajetória destes seres incríveis que são Elsie, Shalom e Tom ultrapassa qualquer mero “passeio” puramente aventuresco. David Duchovny apresenta a seus leitores e leitoras críticas ácidas sobre a sociedade tão atuais quanto possíveis em forma de fábula. O que pude sentir durante todo o tempo de leitura é que todos os personagens (até os coadjuvantes) complementam significativamente a narrativa, não estão ali por acaso para preencher elenco (até mesmo o filho mais velho do fazendeiro, quem diria rsrs).
A forte intertextualidade também contribui fortemente para a contextualização e produção de sentido nos leitores. Ler os capítulos já familiarizado com as músicas sugeridas é uma coisa, mas ler enquanto ouve a música simultaneamente permite um novo ritmo, uma sensação de estar presente na cena a uma distância menor do que a de uma leitura “normal” . É uma obra estrangeira, então é claro que muitas referências podem acabar passando batido. Mas quem é de minha geração (final da década de 80), por exemplo, só de ler vai conseguir se familiarizar, uma vez que nosso cultura era e ainda é bombardeada pelas demais, e acabamos por vivenciar muita coisa da cultura pop para além dos trópicos.
Foi uma feliz e hilariante releitura (li a primeira vez em 2015), a primeira de muitas, espero.

May | @vidadaleitora 24/01/2024

Em "Holy Cow" eu me senti na fábula de Orwell no meio daqueles animais 'revolucionários'. Achei similar o fato dos animais aqui, especialmente o trio protagonista (uma vaca, um peru e um porco - sempre há porcos!) serem pensantes e agirem como humanos. Trata-se de uma fábula também, não dá pra falar muito sem spoilers, mas esse tem mais alívio cômico e o final é mais feliz haha