Holy Cow

Holy Cow David Duchovny

Resenhas - Holy Cow

@plataformadolivro 02/03/2017

Elsie mal pode esperar que o humano deixe a porta do celeiro aberta para que possa seguir os ruídos hipnotizantes dos touros e acaba descobrindo como sua família estava sumindo. Ela vê na TV que os humanos comem animais e resolve fugir para a Índia, onde vacas são sagradas. Junto com o porco Shalom, que quer fugir pra Israel, onde judeus não comem porcos e Tom, o Peru que está fazendo dieta para não ser comido no dia de ação de graças, que quer ir para a Turquia, onde também não será comido.
Cada pedaço de bacon, hambúrguer ou até mesmo molho encontrado no lixo causa revolta nos três refugiados, que se indignam pelos humanos que mataram seus ancestrais sem nem comê-los.

vinicius.fagundes.93 25/03/2017

Holy Cow, Uma Aventura Animal
Holy Cow é uma comédia escrita por David Duchovny, mais conhecido por sua carreira de ator nas séries Arquivo X e Californication, publicado pela Editora Record em 2015. O livro conta a história de Elsie Bovary, uma vaca que vive uma vida tranquila em uma fazenda no estado de Nova York.

Numa noite, Elsie e sua amiga Mallory decidem sair escondidas do pasto onde vivem. Enquanto Mallory via flertar com os touros, Elsie acaba indo em direção a casa onde vive o fazendeiro, e vê na televisão como as vacas são tratadas no mundo dos humanos, e como são mortas para virarem comida.

Elsie, acompanha de Jerry, um porco que se converteu ao judaísmo, e Tom, um peru que não sabe voar, mas sabe usar um IPhone, resolve então fugir da fazenda, e ir atrás do único lugar do mundo onde as vacas são tratadas com o respeito que merecem: a Índia.

Em primeiro lugar, vamos falar da narração. O livro é narrado em primeira pessoa por Elsie, quase como se fosse uma autobiografia dela. Esse estilo de narração pode ser muito legal, quando é bem utilizado, já que cria um diálogo direto entre o narrador e o leitor. Infelizmente, isso não acontece nesse livro.

A narração de Elsie é dispersa demais, e salvo alguns momentos mais divertidos, é cheio de piadinhas sem graças e referências aleatórias. No contexto da história, isso é explicado como sendo uma recomendação da “editora” da Elsie, mas isso não melhora muito a situação, principalmente porque as piadas são bastante repetitivas. A história em si não é ruim, é até bastante criativa. Mas as interrupções constantes irritam, e a piada da editora perde a graça logo no começo.

Elsie como protagonista não é ruim, mas deixa muito a desejar. Isso é um problema que eu tive com a maioria dos personagens desse livro: eles não são personagens, são piadas recorrentes. Eles existem apenas para repetir as mesmas piadas várias vezes seguidas. Isso cansa, poxa!

O maior problema que tive com o livro é que ele parece estar confuso sobre o seu objetivo. Fica difícil definir o livro como uma comédia porque ele é bastante focado em apresentar lições de moral, em assuntos sérios como o vegetarianismo e até racismo. Ao mesmo tempo que isso acontece, existem cenas totalmente sem noção, como quando o porco Jerry, que se rebatiza de Shalon, procura um médico para realizar sua circuncisão. Esse tipo de contraste poderia ser bastante engraçado, mas não funciona tão bem nesse livro e tudo fica muito desconexo.

Esse lance de tema sério + conceito irreverente já foi feito antes, e de forma muito melhor. Pra dar um exemplo do cinema, os filmes do diretor Mel Brooks, principalmente Banzé no Oeste que é excelente apesar do titulo, tratam de temas como racismo e até o nazismo, sempre com um humor muito inteligente. Holy Cow, por outro lado, parece mais desleixado e feito as pressas.

No geral, Holy Cow é um livro extremamente confuso. A história interessante e o conceito original acabam apagados em comparação com a narração cansativa e as piadas repetitiva. Apesar de alguns momentos divertidos, é uma comédia pouco satisfatória. Eu queria realmente ter curtido mais a leitura, principalmente por curtir bastante a carreira de autor do David Duchovny, mas realmente não deu pra mim.

Tenho a impressão que o autor teve a ideia pra esse livro quando estava bébado e fez uma aposta consigo mesmo pra ver se conseguia completa-lo antes de ficar sóbrio. Infelizmente, eu não curti, mas quem sabe você não acabe curtindo?

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/holy-cow-por-david-duchovny

Kamila 23/06/2017

Holy Cow conta a história da vaca Elsie Bovary (há boatos de que não é parente da Madame), que deve ter algum problema de déficit de atenção, porque ela já começa o livro nos bombardeando com divagações. Mas até aí tudo bem, ela é uma vaca. Elsie mora numa fazenda e tem sua melhor amiga, a Mallory, que está caidinha por um dos touro magya do lugar.

Até que, um certo dia, o filho mais velho do fazendeiro, que consegue ordenhar uma vaca e enviar mensagens no celular, deixa o portão aberto e Elsie e Mallory acabam saindo de seu cercado. Por uma questão do momento, Elsie acaba brechando a janela da casa da família e vê todos quietos diante do Deus Caixa. O Deus Caixa está mostrando uma coisa cruel a respeito de diversos animais, entre eles, as vacas.

Desesperada, Elsie bola um plano para fugir de lá e ir para a Índia, porque, segundo o Deus Caixa, as vacas são sagradas na Índia. Mas, no meio do caminho, ela encontra Shalom, um porco convertido ao judaísmo (isso mesmo) e Tom, um pavão muito magro que tem um celular, que é tudo que Elsie precisava para continuar seu plano.

Assim como Elsie quer ir para a Índia, Shalom quer ir para Israel e Tom, para a Turquia. E eles viverão altas aventuras, cheias de diversão, para chegarem a seus destinos e fugirem de seus destinos óbvios.

Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que era um livro engraçado e só. Mas não, não contente em ser engraçado, Holy Cow mostra que, até mesmo uma simples ação pode dar um ponto final em conflitos antigos. Conflitos do tipo Israel-Palestina, quero dizer. Elsie é uma vaca autêntica, divaga mesmo e fala na cara o que pensa, mesmo sua editora não gostando muito disso.

No livro, além dos personagens engraçados, tem umas ilustrações bem bacanas, feitas pela Natalya Balnova. David colocou diversas sacadas ao longo da histórias, mas eu não saquei muitas porque ou não gosto de rock ou simplesmente não nasci na época citada, mas tudo bem, nada que você não possa pesquisar rapidamente. Esse livro foi escrito para crianças, porém, com tanta referência à cultura pop (muitas vezes a pedido da editora de Elsie), não tem como os adultos não gostarem. Enfim, é um livro para todos.

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2017/06/resenha-holy-cow-uma-fabula-animal.html

DAN LIMA 26/01/2018

A obra de Holy Cow nos provoca diversas reflexões. Há humor, com
muitas verdades e um convite a parar um pouco para pensar.
Realmente, David Duchovny, revelou-se um Escritor que promete. Tem futuro
promissor se resolver seguir a profissão de Escritor. Particularmente, adorei o
seu modo de escrita e seu pensamento provocador.
Uma temática que nos remete a fazer diversas reflexões a respeito dos
animais, do ser humano em si e a perpectiva de futuro entre animais
e a humanidade.
Pessoalmente, adoreiiiiiiiiiiiiiii... a literatura.
Recomendo. ;-)

Bart 04/03/2018

Que livro tirador de onda, do início ao fim!! Cumpriu o propósito, ri muito! Tentei guardar a leitura mas infelizmente o livro é curtinho. "Fox Mulder" sempre escreveu muito bem e sarcástico é uma qualidade dele!! Kkkkkkkkk
Recomendo
Bruna 07/05/2018minha estante
Livro foda, personagem foda. Muito engraçado. "A Mallory é aquelas vaquinhas lindas, sabe, linda de morrer. Dava até para ser modelo, tipo aquelas vaquinhas das embalagens." Kkkkkkkkkkkkkkk

Bart 10/05/2018minha estante
Kkkkkkkkkk eu queria que esse livro fosse maior!! Muito massa!!

Bruna 10/05/2018

A vaquinha, as viagens e os amigos.
Uma fazenda: prisão. Elsie e sua amiga Mallory possuem uma amizade singular. Mallory, com propósitos indefinidos, Elsie, com sonhos. Sonhos que saíram da imaginação, tornaram-se realidade. Elsie, Tom e Shalom saem em busca de novos mundos, mundos estes que façam deles animais aceitáveis socialmente. Nesta busca frenética, novos desafios são impostos e as diversões são diversas. Divertimento, histórias, conhecimento e sabedoria. O livro é mais do que uma fábula infantil, é um caminho para pensar. Recomendo a leitura.

uaidessa 01/05/2016

Divertido e questionador
Mais um livro da série: só comprei pq era de uma pessoa que eu gosto muito, aka David Duchovny, mas a sinopse já tinha me interessado bastante, impossível não relacionar de cara com "A revolução dos bichos" mas o livro é bem mais simples e é uma fábula infantil, mas que gera questionamentos muito interessantes para os adultos.
Elsie é cativante do início ao fim, a gente entende as descobertas dela e consegue até ficar chocado com algumas delas, mesmo não sendo descoberta para nós, pq reparamos pelo ponto de vista dela.
Foi uma excelente leitura. Rápida e super deliciosa.

Fael Olimpio 15/01/2019

Super divertido
Holy Cow é extremamente divertido, e engraçado com várias piadas que você lê e tem vontade de se matar de tão ruim, mas que ao mesmo tempo te diverte, poderia facilmente virar um longa animado de sucesso, super recomendo para quem quer matar um pouco do tempo e se divertir! ?

Lety 02/04/2019

Gostei demais... Tenho vontade de relê-lo!!
A diferença mental entre o homem e os animais superiores, por maior que seja, certamente é de grau, e não de tipo.
_Charles Darwin_ Holy Cow.

Gustavo 30/09/2016

Holy Cow traz a história da vaca Elsie Bovary, que vive uma vida comum de animal de fazenda, até que um dia assustada com seu futuro decide que vai fugir com seus amigos Shalom e Tom (porco e peru) e por ai a estória se desenrola...
"Esta é minha religião — somos todos animais perfeitos criados à imagem e imaginação infinitas da natureza. É uma vida de dor, competição e sofrimento, mas pode ser de dignidade e respeito."
Holy Cow vai muito além daquilo que as fábulas infantis que costumávamos ler quando eramos crianças. Com uma narrativa irreverente e em primeira pessoa, bem como suas personagens e se divide entre a história e em algumas partes "a autora" revela trechos de conversas com sua editora. A vaquinha Elsie traz à tona alguns dos vários problemas que a humanidade provocou e parece não se importar, é um verdadeiro tapa na cara da humanidade, uma vaca que dá uma bela lição de moral para todos nós humanos!
Duchovny acertou em cheio na proposta de seu livro, sem buracos e reflexivo. Em uma edição muito bonita, sinceramente, uma das mais bonitas que tenho atualmente.

site: https://www.instagram.com/p/BKbdYK-j5Qo/?taken-by=scorchbooks

day 30/06/2019

maravilhoso!!
" A diferença mental entre o homem e os animais superiores,por maior que seja,certamente é de grau,e não de tipo."

Charles Darwin

Um dos livros mais divertidos e geniais que li.

Elsie uma vaca com sonhos e objetivos ,se une ao porco shalom e ao peru Tom,e juntos saem da fazenda ,o único mundo que conheciam para buscar uma vida mais segura e tranquila .

Pois quando se é um animal,você está sempre com medo de virar a refeição dos humanos.

Um livro engraçado,ousado e muito profundo.

Me fez pensar bastante na minha falida espécie humana que a tanto se perdeu e não é digna nem de ser chamada de animal.

Vale muito a pena ler esse livro.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

Ane Elyse Fernandes 07/01/2020

Interessante.
Não sabia exatamente o que esperar dessa leitura, porém, de certa forma, ela me surpreendeu positivamente. Apesar de não ser tão fã desse tipo de escrita, acredito que as mensagens e reflexões provocadas são importantes para que possamos, enfim, reaver nossas relações socioculturais, políticas e econômicas - entre nós mesmos, com os animais e a natureza como um todo. Vale a leitura! Descomplicada, instigante e que nos apresenta personagens inspiradores.

Luana 22/01/2020

Bom, mas nem tanto
Confesso que tinha uma expectativa alta em relação à esse livro que não foi alcançada. Antes de comprar, ao ler resenhas, ele me parecia ser vendido como um livro muito mais inteligente e engraçado do que realmente é. As críticas são simplistas, nada que já não tenha sido feito em diversas obras da cultura pop. Talvez eu tenha perdido algumas das referências por conta da tradução para o português e isso fez com que eu não achasse o livro tão humorado como prometido. No geral, é engraçadinho e leve, e um bom livro pra ler em um dia.

Viane 09/08/2020

Uma comédia ótima com críticas precisas.
Consegui ler o livro em um dia, tem uma narrativa prática e simples. Esse livro me fez rir em muitas partes e parar, respirar fundo e refletir em outras.
Recomendo bastante que leiam, não tenho muito a falar.
Mas, eu amei muito a experiência que tive com essa leitura, aparentemente vou ter que ler A Revolução dos Bichos agora. (A Revolução dos Bichos foi citado duas vezes, se não me engano, em Holy Cow)