Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Laura.Dornelles 04/02/2024

Cansativo
A autora é neurocientista e contadora de histórias então ela junta os contos com análises da psique feminina. Com o intuito de instruir condutas mais efetivas nas mulheres ela traz em suas análises bastante metáfora tornando a leitura densa e cansativa (na minha opinião). Demorei mais que o normal o fim porque fui desestimulando da leitura, uma vez que comecei com demasiadas expectativas.

Mariana 03/02/2024

Um livro que a principio nao me prendeu tanto, mas com o passar das histórias e do entendimento, tudo se clareia e você nao quer mais largar.

Acho que foi o timing perfeito pra o que eu estava passando na minha vida pessoal e abriu meus olhos pra muitas coisas. Cheguei ate a usar o livro em uma sessão de terapia.

Simplesmente magnífico, acho que todos deveriam ler e absorver de fato o que foi dito.

Joyce734 30/01/2024

Incrivelmente; incrível!
Mulheres que Correm com os Lobos, escrito pela renomada psicanalista Clarissa Pinkola Estés, é uma obra seminal que mergulha nas profundezas do inconsciente feminino, explorando mitos, contos de fadas e lendas para desvendar os arquétipos da alma feminina. Estés utiliza uma abordagem poética e psicanalítica para analisar os padrões comportamentais das mulheres, revelando como a sociedade moderna muitas vezes suprime a verdadeira essência feminina.

O livro é dividido em capítulos que abordam diferentes contos e mitos, como "A Loba", "A Mulher Selvagem", "A Bela Adormecida" e "A Rapunzel", entre outros, cada um explorando um aspecto da psique feminina e oferecendo insights profundos sobre o processo de autorrealização e empoderamento das mulheres.

Ao longo de suas páginas, Estés convida as leitoras a resgatarem sua natureza instintiva, selvagem e intuitiva, encorajando-as a reconectar-se com suas próprias forças interiores e a abraçar sua autenticidade. Ela desafia os estereótipos culturais que moldaram as expectativas das mulheres ao longo dos séculos, incentivando uma jornada de autoconhecimento e liberdade.

"Mulheres que Correm com os Lobos" é um guia profundo e inspirador para mulheres que buscam se libertar das amarras do patriarcado e se reconectar com sua essência mais profunda. É uma leitura essencial para qualquer pessoa interessada no poder transformador do feminino selvagem e na jornada de descoberta pessoal.

visuyanne 24/01/2024

Necessário
É um livro longo, mas que toda mulher deveria ler em algum momento da vida. Meu conselho é: leia em grupo e comente com as amigas. Foi o que funcionou aqui, além do podcast ?talvez seja isso?.
Foi uma leitura difícil, mas inspiradora, levei exatamente um ano pra finalizar. Achei algumas partes uma encheção de linguiça, mas outras extremamente necessárias e enriquecedoras. Cada trecho grifado falou diretamente na minha alma. Eu amei esse momento!!! Com certeza quero ler novamente, daqui uns anos, talvez com outra cabeça e outra visão.
Obrigada Bruna, pelo presente incrível.
Obrigada Bruna e Gabi, pelo clube do livro mais sensacional que já conheci. Vocês são essenciais na minha jornada.

Finalizo com uma das melhores partes e que foi o trecho de encerramento do último capítulo.

?O que você faz hoje influencia suas descendentes no futuro. As filhas das filhas das suas filhas irão provavelmente lembrar-se de você e, o que é mais importante, seguir seu exemplo.? ??

Ge Leali 24/01/2024

Em cada capítulo Drª Clarissa debruça sobre histórias, emoções, sentimentos, coisas enraizadas no nosso inconsciente e subconsciente.
Conseguimos ver as coisas por outros ângulos, expectativas.
Acredito que cada mulher, em cada fase de sua vida esse livro pode significar uma coisa, clarear uma ideia.
Li esse livro com um grupo de mulheres. Foi enriquecedor como cada uma teve um insight diferente.
Vale muito a leitura e mergulhar no seu próprio interior.
Daqui uns anos lerei novamente e
com certeza terei novas descobertas.
Ansiosa por esse dia!

Genevieve.Owen 20/01/2024

Sensacional, intimo para sempre
É um livro para refletir, se encontrar, se perder e recomeçar tudo de novo.
Os contos são interpretados por profissionais da psicologia, psicanálise e etc. Acho importante essa visão do pós conto, pois há elementos que realmente não fazem muito sentido à primeira vista, mas lendo as interpretações tudo fica mais claro.
Gosto muito.

SammyaLC 20/01/2024

Esse livro apresenta uma proposta bem interessante, misto de trabalho acadêmico e autoajuda, ele foi escrito durante vinte anos por uma psicanalista estadunidense que buscava suprir uma lacuna nos estudos de arquétipos femininos.
Além da iniciativa louvável, o que poderia ter resultado num tratado rebuscado, tornou-se um texto bem acessível e sensível, no qual a autora se utiliza de sua vasta experiência clinica para tratar de temas delicados através da interpretação de contos fadas.
Como o próprio título sugere, a obra se dedica a demonstrar como a valorização da natureza instintiva é essencial para o desenvolvimento da psique feminina, e como essa empreitada pode ajudar as mulheres, em diferentes contextos, a desenvolver uma relação mais plena consigo mesmas e a se livrarem das travas que as atormentam.
Pessoalmente, não tenho muita experiência com a leitura de livros de psicologia, e especificamente, não sou muito chegada em obras de autoajuda? Mas esse livro é prova que as vezes vale a pena sair da zona de conforto! Gostei bastante das reflexões trazidas e ele ultrapassou bastante as minhas expectativas.
Infelizmente, tive alguns incômodos persistentes ao decorrer da obra. Primeiro, de que eu aproveitaria melhor a análise se já tivesse uma bagagem prévia, principalmente quando ela cita termos psicanalíticos, e o trabalho de Jung e Freud. Complementar a isso, alguns assuntos são desenvolvidos de forma muito sintética, e gostaria de que a autora tivesse apresentado mais exemplos práticos. Contudo, isso não chega a prejudicar a experiência como um todo.
Desfrutei especialmente das notas de rodapé, e indico que elas sejam lidas ao decorrer do texto. Também adorei as referências as mitologias grega, europeias, americanas e asiática, sobretudo quando ela traça comparativos entre elas.
No final, ficou um gostinho de que quero mais, e muitas ponderações internas. Super recomendo!

Gabi Moretti 14/01/2024

Cansativo demais
As histórias são boas, trazem ensinamentos bem legais, mas a escrita é cansativa e a enrolação é muito grande.

Achei tudo basicamente ?mais do mesmo?.

Só tive força para ler do começo ao fim porque li com amigas e íamos discutindo juntas os aprendizados de cada capítulo. Se não fosse isso, não teria conseguido.
Por isso, não indico que inicie uma leitura como essa sozinha.

Talvez, em algum outro momento da minha vida, daqui alguns anos, eu queira ler de novo e tentar tirar mais proveito dos pensamentos (as vezes meio loucos) da autora.

Victória Catel 14/01/2024

Sinto que venci o livro
Quando ouvi falar a primeira vez desse livro tinha entendido que seria um copilado de vários contos, mas não é bem assim. A autora pega sim alguns contos, mas faz algumas analises bem detalhadas, e as vezes ate longas demais.
Tem coisas bem interessantes nas analises, mas algumas vezes é bem cansativo.

Eliza 10/01/2024

Transformador
Esse livro balançou minhas estruturas e me bagunçou por diversas vezes. Não é uma leitura fácil, muito menos rápida. Eu concordei, discordei, me senti magoada com memórias que tive durante a leitura de alguns capítulos, mas sem dúvida alguma esse livro me fez mergulhar. Estou absorvendo o que li, depois da bagunça, estou ainda pensando no que aprendi agora. Sinto que vou revisitar esse livro em outros momentos.

Ivani 07/01/2024

As mulheres que correm com os lobos
Confesso que ao ler o título desse livro pela primeira vez fiquei altamente motivada a lê-lo. Porém eu esperava mais, um mais que superasse minhas expectativas. Esse livro possui 15 capítulos, na qual a autora se utiliza de mitos para se basear em fatos que sim, fazem todo o sentido atual. Foi uma leitura interessante.

Marília 06/01/2024

Gostei especialmente da parte na qual ela explica sobre o processo do perdão e também as normas para a vida dos lobos.

Jéssica Dutra 05/01/2024

É um livro difícil, longo, porém acho que todas as mulheres deveriam ler. Ler e discutir sobre a leitura com outras mulheres que já leram ou que também estão lendo. Sozinha eu não teria conseguido terminar, talvez nem começar.
Sira Borges 05/01/2024minha estante
Eu ainda tô na luta... mas vale muito a pena!!!!

taypyx 03/01/2024

Intuição
A vida confronta-nos constantemente com escolhas desafiantes. Escutamos conselhos e opiniões, pensamos, repensamos...as dúvidas multiplicam-se, a ansiedade instala-se...
E posteriormente, todo esse processo redundará num de dois resultados prováveis: ou duvidamos penosamente da decisão tomada, ou permanecemos incapazes de decidir!

E porquê?

Porque, face aos problemas que enfrentamos socorremo-nos apenas da mente. Esta analisa prós e contras, adiantando possíveis soluções. Porém, é a intuição que escolhe. E é essa voz, esse guia interior, que somos incapazes de escutar, ao permanecermos indefinidamente conectadas com a mente.

Glayce 31/12/2023

Um livro necessário
Se procura uma leitura fácil e rápida esse não é o livro indicado.Ele é difícil, tenso e muitas vezes vai te mostrar algo sobre si mesma que seja desagradável,mas de verdade vale a leitura.