Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Karen612 08/03/2024

"Nosso único bem que é difícil de destruir é nossa alma."
Mulheres que Correm com os Lobos é escrito pela Clarissa Pinkola Estés, uma psicóloga junguiana, que procura explorar a psique feminina através de contos, mitos e fábulas.
A autora explora contos conhecidos como O Patinho Feio, Barba Azul, Os Sapatinhos Vermelhos, A Donzela Sem Mãos e entre outros para os explicar dentro da psique feminina, buscando com eles o resgate da nossa natureza intuitiva. O livro aborda o assunto numa linguagem mais "densa" e por isso se torna uma leitura que requer pausas para compreender melhor (forçar a leitura faz a experiência não ser tão boa, acredito), até porque precisa-se de um pouco de conhecimento antes de mergulhar na leitura. Todavia, para os atentos, é uma leitura incrível e grandiosa.
Quanto a estética do livro: é simplesmente muito lindo! O único problema é que geralmente letras douradas ou prateadas saem com o tempo, neste livro todos os detalhes são dourados (capa) e por tal eu fiquei com medo de arranhar e estragar ele...

NORMAS GERAIS PARA A VIDA DOS LOBOS

7. Apure os ouvidos
8. Cuide dos ossos
9. Faça amor
10. Uive sempre

Daqui vinte anos quero reler este livro com outro olhar, um olhar com mais experiência.
NatyNatalia 09/03/2024minha estante
Eu amo esse livro!

anin. 16/03/2024minha estante
foi cirúrgica! Não é livro pra ler de uma vez, tem que degustar.

Edu Coelho 01/03/2024

LEITURA INTERESSANTE
Um livro feito para mulheres e que DEVE ser lido por homens. Achei muito interessante a relação que se estabelece entre as fábulas e contos e aquilo que se quer demonstrar: A verdadeira natureza da mulher.

Cinara... 27/02/2024

"Muitas mulheres são sensíveis como a areia é sensível à onda, como as árvores são sensíveis à qualidade do ar, como uma loba pode ouvir o passo de um outro animal entrando em seu território de mais de mais de um quilômetro de distância. O magnífico dom das mulheres com essa sintonia consiste em ver, ouvir, pressentir, receber e transmitir imagens, ideias e sentimentos com a velocidade de um raio. A maioria das mulheres consegue sentir as alterações mais sutis no temperamento de uma outra pessoa, consegue ler expressões faciais e corporais - sendo essa capacidade chamada de intuição - e, muitas vezes, a partir de uma infinidade de pistas minúsculas que se reúnem para lhe dar informação sabe o que está passando na cabeça dos outros."

Difícil ser a mesma pessoa que fui antes da leitura desse livro magnífico.

Erika 24/02/2024

"Essência" da alma feminina
Achei superestimado! Não tive conexão com os contos e metáforas. Achei bastante forçado e cansativo. Extremamente repetitivo. Enfim...

Batista 23/02/2024

Livro chato
O livro é superestimado e tedioso. Não gostei nada. A linguagem é pseudológica e verborrágica. Mais uma vez não gostei.
It.naah 29/02/2024minha estante
Eu estava achando isso no começo, e realmente ele é repetitivo, mas li ouvindo o podcast "Talvez seja isso" e me esclareceu muita coisa que eu não estava entendo das metáforas... Recomendo ler cada capítulo e depois escutar o ep sobre ele no podcast

Batista 29/02/2024minha estante
Obrigada pela sugestão @it.naah! Mas eu venho lendo ele exatamente como você fez, já desde o ano passado. O que não fiz foi ouvir sobre ele no podcast, acho que foi isso que me faltou. Obrigada

It.naah 29/02/2024minha estante
Depois que ler os capítulos da uma olhada no episódio do podcast, vai esclarecer muita coisa... ? Imagina

JAQUELINE.ARGOLO 14/02/2024

Interessante
A obra desenvolve aspectos da psique feminina (através de contos de fadas, mitos e histórias reais ou não), propondo o resgate da "Mulher Selvagem" (aproximação da natureza instintiva e da sabedoria mais profunda) em busca pela libertação.

Pattr_ 13/02/2024

O despertar da mulher selvagem interior!..
Este é o primeiro livro de psicologia que eu tive contato desde quando comecei a ler. Conheci a autora na internet e tive muito interesse no assunto, pois me fascina o universo dos contos de fadas e do folclore, e sempre tive a gana de aprender mais sobre como a humanidade inseriu em seus mitos os segredos mais profundos da nossa alma e do nosso espírito.

Em "Mulheres que correm com os lobos", Clarissa traz uma análise junguiana sobre uma série de lendas e fábulas antigas, e de diversas culturas, no intuito de trazer à tona o modo de como as mulheres, ao longo do desenvolvimento das sociedades, sofreram com a opressão de sua natureza instintiva. Segundo a autora, esse tipo de história é capaz de revelar o modo de como o ciclo natural do pensamento e da intuição feminina acabou sendo influenciado negativamente pelas forças sociais e/ou religiosas das sociedades patriarcais.

Não há aprendizado vago nessa obra. Desfrutá-la foi um prazer de todas as formas, e a quantidade de aprendizado contido nela é tremendo. É fato que o uso de termos atrelados à psicologia pode fazer com que a leitura soe maçante e confusa, mas nada que uma ida ao dicionário não resolva. Ainda eu seu seja homem e não faça parte diretamente do público-alvo dela, creio eu que absorver esse tipo de conhecimento faz com que nossa capacidade de ser empático com o próximo seja expandida. Muitas vezes esquecemos que carregamos conosco os traços biológicos e psicológicos de uma espécie que é antiga e culturalmente rica, e acabamos reprimindo toda a nossa pureza instintiva. Esse livro oferece ferramentas para que nós possamos compreender melhor o modo de como esse lado selvagem da consciência humana influencia as nossas decisões e os nossos sentimentos, não deixando de fazer com que saibamos lidar melhor uns com os outros.

Há quem critique essa obra por ela ser universalista e não abranger questões minuciosas sobre o feminino na sociedade moderna, como por exemplo a prática do que Clarissa propaga em sociedades socioeconomicamente frágeis. Eu particularmente não sei bem se esse foi o objetivo da autora ao escrever essa obra; ela apenas se propõe a analisar os contos antigos de acordo com a psicologia analítica e arquetípica, abordando seus valores históricos e culturais. Clarissa não oferece uma solução para os problemas da mulher na sociedade moderna, mas aponta para uma direção onde um dia a humanidade poderá ser capaz de encontrá-la.

Nadieli.Docema 12/02/2024

Leitura essencial
Me rendi a essa leitura depois de ouvir de várias amigas que seria uma leitura transformadora para mim e agora que o finalizei, posso dizer que elas estavam muito certas!
O livro mescla um pouco de autoajuda, descasca alguns contos de fadas e alguns artigos de autores conhecidos por estudar a psique humana, principalmente das mulheres.
Tive diversos insights lendo alguns contos e estes me fizeram refletir muito sobre algumas questões e minhas vivências.
Já me disseram também que após ler o livro completo, devo lê-lo de conto em conto e com calma para refletir sobre cada um. Farei isso daqui para frente e vou transformá-lo em meu livro de cabeceira do ano.
Nenhuma mulher deveria passar por essa vida sem ler pelo menos uma vez Mulheres que correm com lobos!

Simone 07/02/2024

Encontrei-me
Há tempo eu vinha busca respostas para alguns aspectos da minha vida e após ter me dedicar a leitura de "mulheres que correm com os lobos", tiver vários insight.

Gratidão, Clarissa Pinkola Estés por se contribuir tanto com o universo feminino.

Carol 07/02/2024

Que livrão hein! leitura obrigatória para todas as mulheres :)
me rendeu muitos insights e sessões de terapia hahahahah te faz pensar toda sua vida e se construir de novo
amei

lidoporluana 06/02/2024

8ª leitura de 2024

Demorei bastante tempo para concluir essa leitura porque no início eu estava tendo bastante dificuldade em ingressar nela.

É uma leitura que por muitas vezes se tornou repetitiva e por consequência, cansativa e maçante. Além de ser bem longo.

Apesar disso, não deixa de ser um livro importante e com várias reflexões.

BlueFerreira 06/02/2024

Divisor de águas!
?Vá para a floresta, saia. Se você não sair para a floresta, nada acontecerá e sua vida nunca começará.?

Juliana 04/02/2024

Mulheres que correm com os lobos ??
Esse livro foi do início ao fim uma mistura de emoções e sentimentos inexplicáveis. A organização é baseada no conto de várias histórias do arquétipo da mulher selvagem e a partir dessas abordagens metafóricas são destrinchados inúmeros aspectos do comportamento e psique feminina, bem como a demonstração da força e poderes do subconsciente humano.

Não se pode esconder o que há de melhor, apareça onde quer que esteja. Tenha coragem e paciência. Não desista até encontrar a família à qual pertence. Deixe que o coração paciente a guie floresta afora. Colha os ossos dos valores perdidos e cante para devolvê-los à vida. Perdoe tanto quanto puder, esqueça um pouco e crie muito. Coma, descanse, perambule nos intervalos, seja leal, ame os filhos, queixe-se ao luar, apure os ouvidos, cuide dos ossos, faça amor, uive sempre. Assim como fazem os lobos: dê voz a sua intuição, seja sempre você mesma, dê o primeiro passo, não se diminua e acima de tudo lembre-se: se você tem uma cicatriz profunda, ela é uma porta!