Mulheres que Correm com os Lobos

Mulheres que Correm com os Lobos Clarissa Pinkola Estés

Resenhas - Mulheres que Correm com os Lobos

Tais.Hana 31/03/2024

Um livro que foi lido de maneira paciente e sistemática para que pudesse ser totalmente absorvido, uma leitura densa mas muito boa e muito reflexiva.

Juju 29/03/2024

Necessário mas extremamente chato
Esse é o tipo de livro que te surpreende pelo tamanho do conhecimento que uma pessoa pode deter e por quantas experiências e aventuras foram feitas em uma só vida. Ler todos os relatos de vivência da autora te dá a impressão de estar vivendo errado kkkk.

Seus contos e cultura repassados para o livro são riquíssimos em história, detalhes e significado. Além disso, transforma o modo de ver - naqueles que estiverem dispostos- sobre alguns aspectos do feminino e da mulher em si.

Porém, a escrita e desenvolvimento são, na minha opinião, extremamente chatos... Leitura densa demais, com repetição de termos em demasia, ou alusões, comparações e falas já feitas antes. Ao final do livro já não aguentava mais os nomes Mulher Selvagem, vida-morte-vida entre outros. Sem contar que é uma "mistureba" tão grande que em vários pontos do livro, parei para pensar se não era apenas uma "viagem muito doida" ou então "história para boi dormir".

Beira a sabedoria em seu auge ou a maior "invenção" que já li.

Naiara Heres 29/03/2024

Mulheres que correm com os lobos
"O que você faz hoje influencia suas descendentes no futuro. As filhas das filhas das suas filhas irão provavelmente lembrar-se de você e, o que é mais importante, seguir seu exemplo."
Desde a primeira página desse livro, eu pressentia que ele seria favorito, já sentia a maestria que a Clarissa tem para escrever, explicar e orientar sobre a natureza feminina. É um livro extenso que merece toda a atenção, a degustação de cada página. Todas as mulheres deveriam lê-lo!

VitAria 28/03/2024

??
Enfim consegui terminar! Amei demais! Sem dúvidas aprendi bastante coisa, era o que eu queria. Demorei porque estava com pena de terminar.

Michele 26/03/2024

Muito pano pra pouca manga
Eu achei que já tinha tirado essa bomba da minha lista de leitura. Nossa como eu achei esse livro chato! Não sou psicóloga jungiana, mas o pouco que sei da teoria, foi suficiente pra entender de onde a autora partiu. No entanto, não consegui me conectar nem por um segundo com a teorização dela. Gostei mais dos contos e embora tenha achado a interpretação analítica deles interessante, sempre que ela se aproximava de uma teorização ufeminista na minha cabeça só tinha um sinal gigantesco piscando em alarme: "ó o feminismo liberal aí minha gente". Enfim. Não recomendo.

booksdalaus 25/03/2024

Mulheres que Correm com os Lobos
Os lobos foram pintados com um pincel negro nos contos de fada e até hoje assustam meninas indefesas. Mas nem sempre eles foram vistos como criaturas terríveis e violentas. Na Grécia antiga e em Roma, o animal era o consorte de Artemis, a caçadora, e carinhosamente amamentava os heróis. A analista junguiana Clarissa Pinkola Estés acredita que na nossa sociedade as mulheres vêm sendo tratadas de uma forma semelhante. Ao investigar o esmagamento da natureza instintiva feminina, Clarissa descobriu a chave da sensação de impotência da mulher moderna. Seu livro, Mulheres que correm com os lobos, ficou durante um ano na lista de mais vendidos nos Estados Unidos. Abordando 19 mitos, lendas e contos de fada, como a história do patinho feio e do Barba-Azul, Estés mostra como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam. Segundo a analista, a exemplo das florestas virgens e dos animais silvestres, os instintos foram devastados e os ciclos naturais femininos transformados à força em ritmos artificiais para agradar aos outros. Mas sua energia vital, segundo ela, pode ser restaurada por escavações "psíquico-arqueológicas" nas ruínas do mundo subterrâneo. Até o ponto em que, emergindo das grossas camadas de condicionamento cultural, apareça a corajosa loba que vive em cada mulher.

vertisus 24/03/2024

Mulheres que correm com os loucos
AAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Cleber.Laia 20/03/2024

Busca insesante
A mulher tem muitas facetas e buscar o seu "eu" interior pode ser um processo para a vida, ter contato com a ancestralidade e buscar-se.
Existe muito para ser aprendido com a força interior e ter coragem pra escolher esse caminho é um processo enriquecedor.

Hércules Andrade 20/03/2024

Mulheres que correm com os lobos
Terminei a leitura desse que foi um livro que certamente me marcou de forma bem parecida que "Um defeito de cor". Acredito que quando a Clarissa Pinkola Estés, publicou esse livro ela não tinha a intenção apenas de contar suas experiências, por meio da análise dos Mitos e Histórias. Sinto que o que ela queria de verdade era colocar sua leitora ou seu leitor em uma jornada.

Carreguei esse livro por exatos 8 meses e 1 dia. Quando digo carreguei, não estou falando figurativamente, mas literalmente: o levei para passeios em praias e parques, viajei com ele em viagens a trabalho e colocava essa leitura em vários intervalos de tempo. Porque ao mesmo tempo que a leitura me prendia, me via sempre imerso em tempestades de ideais e ideias a respeito do que a autora falava.

Hoje percebo a importância de ter superado meus preconceitos dessa leitura. O primeiro deles é que estranhei muito a abordagem da autora sobre o arquétipo da Mulher Selvagem e isso para mim foi estranho porque, comparar a mulher a um lobo, um ser selvagem, seria meio que irracionalizar a visão e comportamento feminino e pra mim esse seria um livro ruim (ledo engano).

O livro é fantástico por expôr por meio de mitos e histórias o que muito foi silenciado e ocultado durante anos, a força do feminino.

Eu simplesmente amei e diante da minha meta de leitura, só consigo pensar em quando poderei lê-lo novamente.

Adquiri o livro no @brechodapombagira e sinto que ele chegou até mim na hora certa.

Janaina365 17/03/2024

Leitura desafiadora
A busca por encontrar ou reencontrar a natureza instintiva é, no meu ponto de vista, a proposta do livro.
Através da narrativa de histórias e das suas explicações vamos sendo instigados a buscar em nós essas questões, que nos afastam da mulher selvagem que deveríamos ser.
Em alguns trechos tive que me esforçar para continuar a leitura, pois tive dificuldade para entender o texto, mas em muitas situações me identifiquei plenamente com as descrições e isso me ajudou a entender alguns comportamentos que me davam a sensação de estar presa e sufocada.
Livro para ser relido várias vezes..

ArleteOrechio 17/03/2024

É até difícil fazer uma resenha desse livro, pois tocou em tantas partes minhas, me deu consolo, me fez querer sair da zona de conforto. Parece que a cada conto a autora me conhecia mais e falava de algo que eu buscava muito saber. Eu me pegava pensando em como não o li antes, mas ao mesmo tempo sabendo que li no momento certo. Sei lá, perfeito, só leiam.

Mariana113 17/03/2024

Ótimo livro para mulheres !!
Recomendo esse livro para toda mulher com espírito (selvagem) e independente ou que esteja começando a empreender, no livro consta uma série de arquétipos da mulher selvagem que indiretamente falam de situações que nós mulheres enfrentamos nesse mundo desde o momento que entendemos o sentido Ea responsabilidade de sermos mulher ? achei apenas um pouco extenso mas muito bom :)

Daniela.Filippi 16/03/2024

Expectativas super altas
Então eu estava com muita expectativa nesse livro. Mas eu achei a leitura bem densa, não me conectei com o livro. Algumas coisas achei interessante outras nem tanto. Um pouco repetitivo e poderia ter sido utilizada uma linguagem mais simples e fluída. Frustada.

Shar 16/03/2024

Reality
I spent a lot of time reading this book. But not because it?s bad or uninteresting. The book makes you stop and think about your life.

hermanacm 14/03/2024

Todas as mulheres deveriam ler esse livro. Gostei bastante da forma que a autora analisa a psiqué feminina através dos mitos. Incrível como nenhuma experiência é individual, me identifiquei com todos os capítulos