Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Stella F.. 01/04/2021

Que perrengue!
Procurei esse livro uma vez por indicação do Café Filosófico da TV Cultura. E deixei para ler qualquer dia. E agora com o lançamento do filme resolvi finalmente lê-lo.
Irônico, desbocado, engraçado. Em geral não gosto muito de livros cômicos, mas foi interessante a leitura.
Nem imagino uma pessoa com tantos problemas ao mesmo tempo, vivendo de remédios para ansiedade, e conseguindo ter uma “vida”.
“O pânico é essa interseção entre a certeza absoluta de que você não importa nada para o mundo e a certeza absoluta de que todos estão comentando o fato de você não importar nada para o mundo”.
Só de pensar em como alguém para fazer qualquer coisa tenha que ter uma rotina de preparação como essa: uma para viajar de avião, outra para ir à festa, outra para trabalhar.
“Aeroporto é um lugar péssimo porque soma as cinco coisas mais terríveis do mundo: despedida, fila, ser humano, placa indicativa e esperança”.
E o mais interessante é que usa esses problemas como válvula de escape para escrever!
Textos claros, diretos, inteligentes. “Fáceis” de ler mas acho que bem difíceis de viver.
E a dependência de remédios e o posterior desmame, que fazem com que ela não sinta nada, qualquer coisa fica com a mesma sensação, não consegue diferenciar os diversos momentos da vida.
“Emagreci onze quilos: já que eu não tinha forças para devorar o mundo, que então não importasse nem sequer uma azeitona no estômago”.
“Você que curte ácido, MDMA.., me explica: para que se sentir pilhado? Eu me sinto pilhada desde que nasci e... que cansaço, pelo amor de Deus. Jura que você precisa de algo “que te tire de você”? Que “te leve daqui”? Eu só quero algo que me devolva a mim. Que me deixe ficar sentada, quieta, calma”.
Seguem as crônicas preferidas: A primeira crise, Vinte charutinhos, Esfregando o Aladim, As idades e os parentes, Quando não fui para Buenos Aires, Eu não desmaio, Dr. Guido, Depois a louca sou eu, A louca do jardim, Parar com a porra toda.

jsscmaria 03/04/2021

Tati Bernardi maravilhosa.
Será que eu vou virar a mais nova fã de Tati Bernardi? Eu simplesmente AMEI ?depois a louca sou eu?. Eu ri, me identifiquei, achei louca, amei. Que leitura gostosa, minha gente. Quero ler tudo dela. Decidi.

Nati 06/04/2021

Que sofrimento...
Entendi o apelo ao humor mas sinceramente não consegui achar nenhuma graça no tamanho das angústias relatadas pela autora. Imagino que depois de anos convivendo com o pânico ela pode se apropriar de sua história e de sua vida dessa forma e narrar do jeito que ela quis, mas é triste demais pensar que as pessoas podem viver assim.
Entretanto, ela levanta questionamentos importantíssimos atualmente como: a ?psiquiatrização? das mulheres e o machismo embutido nisso (amei o capítulo que ela fala dos ex namorados dela), e como todos estamos envoltos na mesma bruma que faz adoecer, cada um com seu sintoma!

Karen Gabrieli 23/04/2021

Não estamos sozinhos
Se você gostou de "Alucinadamente Feliz" vai gostar desse aqui.

O começo não pegou, mas a leitura foi evoluindo e o final foi muito bom.

O legal de ter alguém escrevendo sobre os seus problemas é saber que a gente não está sozinho e isso dá um pouco mais de força

Maju Deolindo 24/04/2021

Depois a louca sou eu
Recomendo esse livro para dois tipos de pessoas: para quem tem o diagnóstico de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e está em tratamento. Caso não não esteja em tratamento pode ser um livro gatilho. Também recomendo para quem tem uma pessoa na sua vida com algum dos diagnósticos citados, porque com o relato da protagonista talvez você consiga entender um pouco melhor.
Mas acho que esse livro envelheceu um pouco mal, pois tem falas e pensamentos ultrapassados.

Bia 25/04/2021

Meu primeiro Tati Bernardi
Diretona! Esse livro em específico te traz um pouco para a realidade de uma pessoa que tem crises de panico. Digo um pouco não porque ela é rasa na escrita, mas sim porque é um mundo fora da minha realidade. Achei muito bom e fiquei com vontade de ler mais coisas dela. Posso estar louca e você achar que nada a ver rs, mas para mim, a ansiedade na escrita dela me lembrou Água Viva de Clarice Lispector em vários momentos. Tive quase a mesma sensação quando li ambos.

Andrea 30/04/2021

Divertido
Me diverti muito lendo este livro, Tati Bernardi consegue contar a história com muito bom humor. Transformando os acontecimentos em comédia. Eu adorei conhecer.

Nicole 06/05/2021

Eu sou louca, ela é louca, você é louco.
Síncopes, crises de pânico e angústia, fobias, libido, paranoias, família, relacionamentos e excrementos.

"O que posso dizer, vendo boa parte da minha família e amigos e casos amorosos viciados em antidepressivos e tarja-preta, é que essa coisa entrou em nossas casas como a novela da Globo mas nem por isso é boa, exatamente como novela da Globo."

bianca 07/05/2021

Foi uma leitura fluida mas um pouco angustiante ler sobre meus próprios transtornos na vida de outra pessoa, creio que não tenha envelhecido muito bem, algumas falas me pareceram erradas e retrógradas, mas nada alarmante. Ansiosa para assistir a série :)

Renata Almeida 10/05/2021

"Ansiedade de um modo geral."
A ansiedade é o mal do século, que infelizmente atinge muitas pessoas em alguma fase da vida, e com Tati Bernardi não diferiria, a ansiedade a acompanha desde criança, e neste livro serão abordadas suas experiências, com um toque de humor, sarcasmo, irreverência, como as crises foram causadas por traumas da infância e problemas do cotidiano, e como conseguiu contorná-las, com a ajuda de tratamento psicológico, fatos que muitos identificarão.

Bárbara 12/05/2021

Quem escuta o Podcast Calcinha Larga, reconheceu muitas das histórias do livro. Gosto de como Tati se expõe, sem filtro, com humor. De tanto ouvi-la, tive a sensação que ela narrava cada capítulo. Ressalto que não foi um livro que me prendeu, mas a leitura é rápida e fluida.

Sol 16/05/2021

Um abraço para os ansiosos
Esse livro é ótimo pra se sentir acolhido. Me vi nos dramas da personagem e nada como uma semelhança pra gente se sentir menor estranho no mundo. Esse livro te faz sentir estranho, mas não sozinho. A vida é assim. ??

Senhorita_morland 19/05/2021

"Estou um tanto mais parecida comigo"
Esse livro é muitooo bom, trata de assuntos super importantes de um jeito leve e divertido, e ainda sim sério na hora que precisa.
A autora é simplesmente incrível, e a adptacao cinematográfica ficou tão boa quanto o livro!!!
Leiam, precisamos falar de transtornos mentais.

Tamiris 19/05/2021

Depois a louca sou eu
Ler esse livro é como entrar na cabeça da autora, você pode se identificar, se sentir estranha ou angustiada , mas com certeza não se sentirá sozinha.
Mesmo que você não tenha passado por ansiedade, crise de pânico e etc, deve achar algum ponto em comum, medos, pensamentos constantes que levam a outros pensamentos e mais pensamentos.
Nossa mente é um turbilhão!
Cuidar da saúde mental é muito importante, ninguém precisa passar por situação nenhuma sozinho.