Da Terra à Lua (eBook)

Da Terra à Lua (eBook) Júlio Verne

Resenhas - Da Terra À Lua

jeanczrlo 25/08/2022

uma leitura extremamente incrível
meus amigos, que livro. a história me prendeu bastante e possui uma leitura bem fácil para aqueles que ainda estão iniciando. o detalhamento do projétil para alguns foi considerado algo ?chato?, já eu achei uma grande enciclopédia de conhecimentos sobre astronomia e matemática, isso acabou me ganhando mais ainda. só um ponto que deixou a desejar, sem spoilers, acho que o final deveria ser um pouco mais detalhado. o que realmente aconteceu com eles?

MarcusASBarr 24/05/2022

Incontestável
Este autor é responsável por alimentar a imaginação de incontáveis leitores de gerações para gerações. Este é um projeto que traça de forma detalhada e descritiva todo processo para a mais fantástica aventura de todos os tempos... uma história que nos leva a inúmeras outras com suas ricas referências.

Marcos Gabriel 22/05/2022

Simples, bem escrito e muito bom.
Da Terra a Lua é o primeiro livro publicado de ficção científica na história, escrito por Júlio Verne, considerado o criador do gênero literário ficção científica; é também o primeiro livro deste autor clássico que leio.
Gostei muito da história, é muito bem escrita e em vários momentos prende ao ponto de não querer mais largar até termina-lo. Antes de ler estava com receio de ser ruim(pois algumas pessoas no YouTube fizeram vídeos falando que a história é fraca), pois bem, eu discordo e recomendo muito para todos que estão iniciando na leitura, quem gosta de clássicos, e quem gosta de astronomia. Se estar em dúvida por qual livro começar ler Júlio Verne, fica aí a minha recomendação.

!!! ALERTA DE SPOILER!!!
Páginas 191 e 192:
" Seria possível ajudar aqueles intemeratos habitantes da terra? Não, sem dúvida, pois haviam se distanciado da humanidade ao franquear os limites impostos por Deus às criaturas terrestres. Poderiam ter ar durante dois meses. Dispunham de víveres para um ano. Mas... e depois? Os corações mais insensíveis palpitavam a essa pergunta terrível."
Edson 22/05/2022minha estante
So pela sua defesa, o colocarei na fila ??

aldogusmao 20/05/2022

Um livro intrigante de um dos pais da Ficção Científica
Uma edição primorosa, bilíngue, com as ilustrações originais de Henri de Montaut. O livro foi publicado pela primeira vez em 1865, e em 1869 Verne concluiu a estória com "À volta da Lua". Os dois livros são extraordinários para a sua época, até mesmo proféticos. Julio Verne define como ponto de partida da viagem a região do Cabo Canaveral na Flórida, o retorno no Oceano Pacífico, e por aí vai. Se o leitor do século XXI percebe erros científicos nos livros, estes não se devem à ignorância do autor. Julio Verne era conhecido por ser rigoroso neste aspecto, baseando-se nas mais recentes teorias da física e da astronomia de sua época. Um livro divertido e intrigante, enriquecido pelas belíssimas ilustrações originais.

Danielle M Tostes 30/04/2022

O que um clube especializado em armas e projéteis faz quando se acabam as guerras? Resolve encarar o desafio de enviar um projétil à lua.

Júlio Verne é genial! Sério mesmo. O que quer que eu tenha pensado sobre essa viagem "da Terra a Lua" jamais teria previsto que seria esse desafio. A situação é tão inusitada mas, da maneira que ele apresenta, faz todo sentido. E, como sempre, ele traz todos os detalhes da empreitada.

O livro dá uma verdadeira aula de gravitação e, como professora de Física, só ficava pensando como poderia aproveitar esse material em aula futuramente. Tudo é planejado nos mínimos detalhes, desde a velocidade que o projétil precisa ser lançado, a localização e a data para que a lua esteja na "posição ideal" até o planejamento e confecção do equipamento (tipo de canhão, dimensões, material, etc.).

Claro que o autor não ia deixar o livro sem imprevistos e surpresas. Confesso que algumas situações me provocaram boas risadas. Adorei o final!

Sou suspeita pra falar porque Júlio Verne já me conquistou mas super recomendo o livro! Esse é o mais curto dos que li até agora. Tem pouco menos de 200 páginas.

site: https://vivotentando.blogspot.com/2022/04/resenha-da-terra-lua-julio-verne-dll22.html

Maria20689 03/04/2022

1º contato com Julio Verne
Fui com grande expectativa porque enfim,é o JULIO VERNE mas tlvz tenha quebrado a cara.Não é um livro ruim só muito complexo.O começo me prendeu muito mas todo o planejamento do projétil e tão detalhado que o torna um pouco chato,o final foi diferente e mostra como o autor tinha um conhecimento grande sobre física e ciência.

Alle_Marques 14/03/2022

Da Terra À ... À ... Terra
...
Já não é surpresa para boa parte dos leitores habituais que Júlio Verne é um dos mais famoso e influentes escritores que já viveu e tamanha fama não é desmerecida, sua criatividade e imaginação pareciam sem limites, as aventuras que criou são, muitas vezes, fantásticas até para os dias atuais, sua maneira de escrever e conduzir as tramas são bem competentes e suas histórias sempre grandiosas em algum ponto, mas mesmo que “Da Terra À Lua” tenha todos os primeiros elemento da jornada épica, senti que faltou algo, faltou emoção, faltou ritmo, faltou aventuras, faltou ação, e, principalmente, faltou o final.

Não é a primeira obra de Verne que leio, mas ao contrario das outras, essa foi a mais cansativa, monótona e enganosa até agora, essa última parte pelo menos pra mim, estava esperando realmente uma aventura fantástica e inesquecível, como já havia visto anteriormente em outros livros do autor, quando na verdade é apenas uma ficção com teor quase acadêmica. Não consegui entender muito bem qual foi o objetivo de Verne aqui, não entendi porque se manter tão preso na terra quando havia logo ali a lua inteira para ser explorada, me pareceu um desperdício de páginas, um desperdício de talento, não que o livro seja irrelevante, ruim ou chato por causa disso, não conseguiria chamá-lo de nenhuma dessas coisas, apenas me pareceu um caso grande de potencial desperdiçado, Júlio Verne tinha capacidade mais do que suficiente para criar, inventar e inovar em cima da ciência necessária para mandar um foguete para a lua e fazer uma aventura interplanetária grandiosa enquanto isso, escolher apenas um desses temas para abordar foi decepcionante. E mesmo que a ciência e partes de suas áreas estejam presente no livro todo, ainda assim eu senti que os métodos científicos foram discutidos superficialmente demais, embora os métodos em si não sejam nenhum pouco superficiais, fora que as várias passagens envolvendo ciência, matemática e física torna a obra enfadonha, lenta e desnecessariamente difícil, também senti falta de ação e diálogos que no livro, infelizmente, estão escassos, tampouco consegui simpatizar muito com os personagens, não tem nada de desenvolvimento da parte deles e suas motivações são todas triviais demais, simples demais. Acredito que uma futura releitura fara muito bem à obra e às interpretações minhas e de outros leitores, deve também abrir nossos olhos para as reais intenções do autor, até lá ainda estou animada para ler outros livros do Verne, mas pelo menos para os próximos vou tentar ir preparada e não esperar tanto.
...
[...] Um silêncio assustador pairava sobre toda a cena. Nenhum sopro de vento sobre a Terra! Nenhum suspiro nos espı́ritos! Os corações não ousavam bater. Os olhares assombrados se fixavam na boca escancarada da Columbiada.
Murchison não tirava os olhos da agulha de seu cronômetro. Faltavam 40 segundos para soar o instante da partida, e cada um deles durou um século.
No vigésimo, houve um frêmito geral e ocorreu ao pensamento de todos que os audaciosos viajantes encerrados no projétil também contavam aqueles segundos terrı́veis!
Alguns gritos isolados foram ouvidos:
— Trinta e cinco! — trinta e seis! — trinta e sete! — trinta e oito! — trinta e nove! — quarenta! Fogo!!! [...]
6° de 2022
Desafio Skoob 2022

Alí 16/02/2022

Tem suas qualidades
Uma história curta, não muito detalhada nem aprofundada, mas bem construída e conduzida.

Verne escreveu este livro em 1865 e portanto os conhecimentos sobre nosso astro eram limitados e tudo que lhe coube era a imaginação de como seria uma ida a Lua, o que gerou a característica que mais agradou nesse livro, esse contraste em como ele trabalhará com as informações limitadas que possuía com os conhecimentos que temos hoje.
De resto o livro é bom, mas não excelente, uma história curta e superficial, personagens extremamente rasos que não se sabe quase nada além de seus nomes e participações no projeto, mas considerando a proposta do livro eu diria que coube bem.

Guilherme Dehon 31/01/2022

Interessante...
Achei a história boa e não mais que isso, apesar de ter algumas partes bem interessantes, como por exemplo, as informações históricas e técnicas, a comoção mundial em prol de um acontecimento audacioso e suas consequências, além da dedicação para tal realização.

A história é um tanto arrastada, quase uma obra técnica, com várias explicações pertinentes ao projeto.

As personagens são bem simples e não há nenhum que tenha achado carismático... Um ou outro tem um destaque um pouco mais acentuado.

Ah! O que gostei muito foi não mudarem linguagem clássica, mais polida com palavras que não são tão usuais nos tempos atuais.

No geral, minha primeira aventura de Júlio Verne foi uma boa experiência.

Vinicius José 29/01/2022

Fenomenal.
✓ Autor: Júlio Verne.
✓ Gênero: Ficção científica.
✓ 192 páginas.

Eis um livro fantástico. Seu início nos traz uma leitura que nos cativa a atenção e deixa as expectativas sobre as alturas, no entanto, quando prossegui a leitura ela tornou-se mais pesada, porém, fui me adaptando e reconstruindo as expectativas. E o final foi como a cereja do bolo, fechando toda a construção que foi feita ao virar das páginas de um modo fabuloso e inesperado.

Nesta obra, imergimos no meio daquela onda de progresso dos Estados Unidos, num cenário de pós guerra, em que a paz atormenta os inquietos e entediados veteranos de guerra. Visando um novo projeto, o aclamado presidente do Gun Club anuncia o próximo passo da humanidade: alcançar a lua!

E para isso, é de se pensar que mandariam um foguete ou talvez um avião aeroespacial, não? Pois é, mas como bons militares e engenheiros bélicos, vão mandar um projétil para a lua! E mais, um projétil de artilharia.

Declarando guerra ao nosso satélite, os americanos vão a loucura. A animação dos Estados Unidos para com esse projeto chega a contagiar o leitor. Os urros e gritos em cada discurso torna aquela missão ainda mais especial. Porém, o livro não é tão simples assim, e é isso o que pesou um pouco em minha leitura.

Antes de ler, imaginava que a emoção da história estava em chegar à lua, mas não! Ela está em cada passo cumprido na terra, em cada dificuldade vencida e obstáculo obstruído. Quando passei a ver desse modo, a leitura deixou de pesar. Os personagens são exemplos da virtude de fortaleza e de determinação, boas almas fictícias para inspirar-nos a cumprir com nossas metas e objetivos da vida.

Enfim, como foi citado, o final é como uma cereja do bolo. Ele quebra nossas expectativas completamente, uma quebra que não torna o livro ruim, mas melhor.

Recomendo-o a todos os fãs de ficção e aventura.

Vitória 23/01/2022

O livro é bom mas não tem nada de especial para os dias atuais. Levando em consideração que ele foi escrito há mais de um século ele é excepcional.

Observei que os estadunidenses não gostam de depender de nenhuma outra população, exceto quando se trata de bancar suas ideias lunáticas (sim, eu usei esse trocadilho).

Além disso, uma coisa que todos já sabíamos: os estadunidenses amam se acharem superiores aos outros povos e os outros povos amam fazer os estadunidenses se sentirem superiores.

Jess 20/01/2022

Reconhecidamente acadêmico
Acho que eu fui um pouco injusta com esse livro, porque depois de ler Viagem ao Centro da Terra e A Volta ao Mundo em 80 Dias seguidos, é difícil outras obras estarem à altura. Confesso que boa parte do livro foi meio sofrido pra ler, porém reconheço o alto conhecimento que Verne obteve em matemática, mecânica, engenharia e astronomia para que esse livro fosse concebido. Uma leitura interessante, porém não incrível. Passa a mensagem de persistência nos seus objetivos e na curiosidade do estudo para evolução, mesmo que pareça muito mais um livro acadêmico.

Lipe 12/11/2021

Meu primeiro encontro com Júlio Verne
Meu Deus, como eu posso explicar como foi a leitura desse livro? "Da Terra A lua" é um clássico esquecido. Esse ficção científica consegue nos prender e nos emergir em um universo acreditável. Eu simplicidade adorei, e não vejo a hora de ler os próximos.

Gabriel2732 02/11/2021

Demorei para terminar.
Minha terceira experiência com o autor, e devo dizer que foi uma obra mais fraca, há vários momentos que a leitura se torna um pouco arrastada visto de diversas explicações científicas. Claro que se você é um fã de Verne com certeza deve saber que faz parte da identidade dele essas diversas explicações e por isso não tira o mérito do livro, que nos apresenta uma boa história com bons personagens, o que mais me incomodou foi a falta de diálogos entre os personagens, que em outras histórias o autor faz com maestria. Resumidamente eu gostei da história e recomendo ela para todos que gostam de Júlio Verne, desde que tenham em mente que é um livro mais lento e científico.