Da Terra à Lua (eBook)

Da Terra à Lua (eBook) Júlio Verne

Resenhas - Da Terra À Lua

Dora Sales 21/09/2016

Da terra à lua - Resumo
Durante a Guerra de Secessão americana, foi criado o Clube do canhão, formado por quatro integrantes com o objetivo de inventar e testar todo e qualquer tipo de arma de fogo, sendo elas pistolas ou canhões.
Ao fim da guerra, os integrantes do clube não possuíam mais um objetivo, visto que o país estava em paz, e os quatro homens não estavam dispostos a trabalhar em colheitas como todos os outros, pois trabalhar com canhões e armas de fogo eram as suas maiores paixões.
Diante desse obstáculo criativo, o presidente do clube do canhão, Barbicane tem uma brilhante ideia para ocupar seus colegas, ele decide que todos devem conquistar a lua, mandando uma bala de canhão até o satélite da terra.
Para isso os quatro membros do clube devem contar com os novos avanços científicos para superarem seus objetivos. As medidas para o canhão e para a bala são feitas e o material é estabelecido.
O experimento do clube ganha conhecimento mundial e inúmeros países enviam capital para que o objetivo seja atingido, com exceção da Inglaterra, que possui inimizade com os Estado Unidos.
Um francês ousado chamado Michel Ardan decide que irá junto com a bala, pois quer ser o primeiro homem a pisar na lua, com essa declaração Michel torna-se um herói nos Estados Unidos.
Para resolver uma desavença entre Barbicane e Nicholl, dois inimigos no meio científico, Michel os convida a embarcar na bala e irem juntos até a lua.
O canhão é acionado e uma explosão manda a bala junto com os três passageiros até a lua, no entanto ninguém consegue ver se a bala chegou ao seu destino até dias depois. Ao visualizar a situação, descobrem que a bala não atingiu a lua, mas está em sua orbita e nenhum contato pode ser feito com os passageiros.
Barbicane, Michel e Nicholl tornam-se heróis da nação, mas seu futuro dentro da bala é um mistério á todos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------SPOILERS

Igoru 11/06/2016

Clássico lunar
O que mais impressiona neste livro é ele ter sido escrito em 1865, ou seja, na metade do século retrasado. Uma viagem à lua estava contida no imaginário do público, contudo Jules Verne, visionário como era, tentou narrar uma viagem que se tornaria real 104 anos depois, e ainda explicar do ponto de vista tecnológico de que se tinha conhecimento na época.

É basicamente sobre uma instituição de balística denominada Gun-Club que, com o fim das guerras, torna-se um tanto inútil. Seus membros, entediados, cogitam provocar alguma guerra para que voltassem a trabalhar, mas o presidente Barbicane decide propor algo inusitado: construir um projétil que seria lançado da Terra à Lua.

No aspecto de estrutura narrativa, sei, agora, de onde Andy Weir tirou sua inspiração para "Perdido em Marte", pois aqui é semelhante. São intercalados períodos em que se conta a história em si - que é meio "bobinha" para os dias atuais, diga-se de passagem, mas se releva dado que no contexto em que estava inserida foi capaz de causar um grande rebuliço na literatura - e em períodos em que são descritos aspectos tecnológicos, químicos e sociais envolvidos no planejamento e na construção de um canhão que atire um projétil da Terra à Lua.

Leitura recomendada para fãs de sci-fi e de coisas antigas e influentes.

Brunna 15/07/2015

Um rebuliço no século 19
A idéia de se fazer uma viagem à lua é bem interessante, sobretudo pra época em que o livro foi escrito (1865). Dá pra imaginar o rebuliço que ele causou, quando ainda nem existia avião.

O começo é bem legal, ver todos se animando, mas pelo meio fica chato e um pouco repetitivo. O melhor é realmente o final, e os eventos que acontecem, e eu fiquei surpresa em algumas partes.

Como sempre Júlio Verne um dos mestres da ficção científica!
Azahua 23/09/2017minha estante
undefined

vic 22/11/2013

como chegar a lua
Mais um clássico de Júlio Verne, o livro conta a aventura de alguns membros do Gun-Club, uma associação que criava, cultivava e estudava as mais distintas armas de guerra. Quando a guerra acabou o objetivo do Gun-Club já não fazia mais sentido, então o presidente teve uma ideia para que os associados continuassem a usar suas mentes, sua ideia, construir algo que pudesse chegar a lua.

Rita Nunes 20/04/2012

O que dizer deste clássico? Maravilhoso, é empolgante ver como a imaginação de Verne funcionava, sem falar do talento literário.

Jeane 12/08/2011

Durante a Guerra de Secessão Americana foi fundado o singular Clube do Canhão, onde os amantes de projéteis se reuniam para criar e testar suas invenções. O fim da Guerra trouxe a paz e o marasmo aos sócios do Clube... Até o dia em que seu sócio-presidente Barbicane propõe um desafio espetacular: lançar um projétil na Lua! Mais tarde, durante a realização do projeto, juntam-se a Barbicane o francês Michel Ardan e o Capitão Nicoles, fechando assim a tripulação do columbiad (ônibus espacial?).

Não posso negar que Júlio Verne é um visionário e fez viagens extraordinárias em sua imaginação!Ele pensou nos mínimos detalhes para tornar sua história verossímil e eu realmente acreditei! Mas o livro me pareceu muito técnico, detendo-se em detalhes tais como: a escolha do lugar de lançamento, a construção do canhão e projétil (composição, quantidade de pólvora, latitudes, etc.). Acho que esse excesso de informações foi uma tentativa de mostrar que tal viagem era possível, mas deixou a estória entediante!

Gabriela 18/07/2010

Da Terra À Lua
A princípio pensei "Mas que porcaria de livro maluco. Como pode, enviar uma bala para a Lua?" Depois fui lendo mais e mais, e percebi que o livro tinha passagens irônicas, e até cômicas. Adoro a ironia!

A chegada de Michel Ardan só deu mais graça à história. Completamente o oposto de Barbicane, era articulado e extrovertido. A sua chega em si, gerou certa "polêmica" quando Nicholl apareceu na platéia e gerou uma calorosa discussão. Foi uma das partes do livro que mais me agradaram.

Nicholl, depois de uma briga com Barbicane, acaba entrando também para o projeto. Na minha opnião, ele era um personagem que só desejava um pouco de atenção.

Há também J. T. Maston: o grande puxa-saco! Até quando a experiência em si não dá totalmente certo, ele continua lá, firme e forte. É o personagem de que mais gostei.

O final foi o mais surpreendente para mim: eu certamente não esperava que a experiência fosse dar errado. De qualquer jeito, achei cômico, pois ao invés deles serem habitantes da Lua, acabaram como um satélite.
Alguém consegue ver a ironia nisso?

Rafael Moss 06/11/2010minha estante
Viva o J. T. Maston. XD

romulo mafra 03/06/2010

Impressionante! Enquanto lia o livro, achava que ele fora escrito mais para perto de 1900. Depois de acabado, soube que foi publicado em 1865 e aí mesmo é que minha boca caiu. Jules Verne provavelmente ajudou à Ciência e talvez adiantou todo o programa espacial da URSS e EUA.

leonaraujo.com 28/01/2009

Para a época em que foi escrito deve ter soado surreal. Para os dias de hoje, um clássico imperdível e que demonstra a grande inventividade de Julio Verne. Um ótimo livro!

cristiano_motta 20/01/2009

Visionário
É chover no molhado afirmar que Verne e suas obras anteciparam muito do que vemos hoje. Da Terra a Lua deve ter fornecido combustível para muitos cientistas que contribuíram para a exploração e espacial. Inclua ai toda serendipity que puder.

José Ricardo 18/01/2009

Um clássico da Ficção Científica. Impressionante como muitas coisas imaginadas neste livro se tornaram realidade anos depois.