The Epic of Gilgamesh

Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

haasscreams 01/08/2023

Gays sumérios
Li por causa da faculdade (curso História) e fiquei simplesmente obcecada. É muito bom! Uma história fantástica, em rimas e versos, incompleta e recheada de feitos históricos, magia e personagens legais. Fácil e rápido de ler, instiga a imaginação e te leva para Uruk, durante o governo de Gilgámesh, dois terços divino.
A história é a transcrição de crenças da região mesopotâmica, feita por um exorcista tabuinhas cuneiformes, e é a primeira literatura escrita que se tem contato, além de o primeiro romance gay registrado (mas isso é só minha opinião)

Layla.Ribeiro 17/07/2023

O primeiro texto literário (que se tem conhecimento)
Inicialmente, gostaria de deixar claro que esse livro é recomendado caso você tenha interesse ou curiosidade pela literatura. Se você é um amante de clássicos, essa é uma leitura obrigatória. A narrativa é uma epopeia escrita em versos, que lembra muito o estilo da Bíblia. No entanto, utiliza bastante o recurso da anástrofe, que consiste na inversão da ordem natural das palavras, como o estilo do mestre Yoda. Portanto, no início, a utilização desse recurso causa uma estranheza e demora para se acostumar.
Algumas tabuletas (capítulos) estão incompletas devido à ação do tempo, como explicado no início do livro. A edição é muito boa e conta com notas explicativas que ajudaram bastante no entendimento da história. A narrativa é uma mistura de mito com fatos, já que o personagem realmente existiu. Você pode notar a construção da saga do herói e, o melhor de tudo, é que este é o primeiro texto desse gênero.
A parte que mais chamou minha atenção foi a narração descritiva sobre o dilúvio. O que torna mais interessante é saber que esse texto é mais antigo que a Bíblia e observar como as descrições são muito idênticas.
Em resumo, para as pessoas que mencionei no início, eu recomendo a leitura. Para os demais, acredito que vale a pena ter a curiosidade de conhecer o primeiro texto literário da humanidade.

juuuwidy 07/07/2023

Por volta de 2000 a.C alguém escrevia sobre a argila "esgotou-se o sangue de meu coração?". Por volta de 2000 a.C alguém quebrava a cabeça e escrevia sobre um homem com ares de deus em busca da imortalidade, alguém escrevia sobre a glória, o ciúmes, a inveja, o amor, a perda, o sofrimento... Alguém perdia o sono pensando "Ao que vive é legado o lamentar-se". Por volta de 2000 a.C alguém que buscava eternizar as palavras, se tornava eterno, e escrevia o livro considerado o mais antigo do mundo.

950 05/07/2023

O Abismo
A tradução do texto em si está ótima, a obra, apesar da sua simplicidade e do seu estado bastante fragmentado, é muito interessante e da abertura à muitas interpretações. Porém isso só ocupa 10% do livro, o resto é uma enorme sessão de comentários da tradução, verso por verso, que variam entre observações sobre a tradução até diversas interpretações de acadêmicos, algumas bem interessantes, outras meio óbvias e outras meio aleatórias, de forma que ao todo se sente uma grande bagunça. Acho que faltou uma revisão e organização melhor.

13marcioricardo 18/06/2023

Os cacos da mais antiga obra.
Epopeia ou épico da Mesopotâmia que foi escrito 2000 anos antes de Cristo sobre Gilgamesh, um rei que viveu em Uruk, 2700 antes do profeta cristão.

Esta é a mais antiga obra literária descoberta até hoje. Também por isso está muito fragmentada e incompleta. Mas, se procura uma edição com muitas explicações, esta é uma boa opção.

Valeu por ficar com uma percepção daquele tempo. Como evoluiu pouco e devagar a humanidade até ao auge dos gregos.. Porém, há coisas que nunca mudam.

A sede de mitologia, de história, da aventura e do homem ser herói. A busca pela imortalidade, por deus, por se misturar e ser deus.

Gilgamesh já traz ( o dilúvio não poderia ser mais óbvio ) fantasias que mais tarde viremos a encontrar na religião e na mitologia.

Pris Magalhães 16/06/2023

Livro muito interessante
A Epopeia de Gilgamesh é uma das obras mais antigas da literatura mundial e é considerada uma das primeiras epopeias da história. Escrito na antiga Mesopotâmia, por autores anônimos, entre os anos 2150-1400 a.C., o épico conta a história do herói Gilgamesh, um rei lendário da cidade-estado de Uruk.

A obra está dividida em doze tábuas de argila, que foram encontradas em escavações arqueológicas na região da antiga Babilônia. A epopeia foi escrita na forma de poemas épicos, em escrita cuneiforme, e narra as aventuras de Gilgamesh em sua busca pela imortalidade e pelo conhecimento.

No início da história, Gilgamesh é apresentado como um rei opressor e tirano, que abusa de seu poder e oprime seu povo. Os deuses decidem enviar Enkidu, um homem selvagem criado a partir do barro, para confrontar Gilgamesh e fazê-lo mudar sua conduta. Apesar do início hostil, os dois se tornam amigos e partem juntos em diversas jornadas e batalhas.

Ao longo do épico, Gilgamesh e Enkidu enfrentam diversos desafios, como a luta contra o gigante Humbaba, a busca pela planta da imortalidade e o confronto com o touro celestial enviado pelos deuses como punição. Essas aventuras mostram a coragem, a força e a determinação dos heróis, mas também exploram temas como a mortalidade, a busca pelo sentido da vida e a relação entre os humanos e os deuses.

Um dos aspectos mais interessantes da Epopeia de Gilgamesh é a sua abordagem sobre a condição humana e a inevitabilidade da morte. Gilgamesh, ao perder seu amigo Enkidu e confrontar a própria mortalidade, entra em uma jornada de busca pela imortalidade. No entanto, ele acaba percebendo que a vida humana é fugaz e que a verdadeira imortalidade está na memória e na contribuição para a sociedade.

Além disso, a obra também apresenta uma visão sobre os deuses e a relação entre eles e os seres humanos. Os deuses são retratados como seres caprichosos, que interferem na vida dos mortais e impõem desafios. Gilgamesh, por sua vez, busca se aproximar dos deuses e obter sua proteção, mas também questiona suas ações e motivações.

A Epopeia de Gilgamesh é uma obra fascinante, que nos permite conhecer a mentalidade e as preocupações dos povos da antiga Mesopotâmia. Apesar de sua antiguidade, o épico aborda questões e temas universais, como a busca pela imortalidade, o sentido da vida e a relação entre os seres humanos e o divino. Sua narrativa envolvente e personagens cativantes continuam a fascinar os leitores até os dias de hoje, tornando-a uma peça fundamental da literatura mundial.

site: https://bonelesseditora.com.br/blog-da-pris/

Matheus656 22/05/2023

Interessante única e exclusivamente pelo contexto histórico
É interessante ver como certos conceitos sociais como amizade, orgulho e raiva já eram muito bem compreendidos e documentados há séculos antes de Cristo. Inclusive é inevitável pensar que certos textos da Bíblia sejam inspirados ou tenham a mesma origem que esses. Os conceitos morais pregados pela história de Gilgamesh são muito cristãos (embora obviamente tenha vindo antes).
O livro faz uma boa adaptação dos textos para que eles pareçam uma história única e é somente isso que o torna interessante para leitores comuns como eu.
De todo modo não há nada de impressionante na narrativa tornando um conjunto de textos razoáveis.

Obs.: Peguei uma edição onde metade do livro era introdução sobre o processo arqueológico que envolveu as tábuas encontradas com os textos da epopeia. Caso não se interesse por esse tipo de assunto, recomendo pular direto para o primeiro capítulo.

Jorlaíne 10/05/2023

A mãe de todas as epopeias
As cinco estrelas aqui vão para a tradução dessa obra prima.
Ficou tão gostoso de ler!
Não há dificuldade alguma no entendimento de uma obra tão antiga. Fiquei encantada. E além do fácil entendimento, a obra também é repleta de notas explicativas, o que agrega muito à leitura. Recomendo essa edição!
Vale muito a pena conferir as aventuras de Gilgámesh e entender o contexto da época.
Emerson Meira 10/05/2023minha estante
???????

Ãnimo Total 10/05/2023minha estante
Add a lista !

vininho 30/04/2023

O incrível da leitura de Epopeia de Gilgamesh é a possibilidade de ter contato com o texto literário mais antigo que se tem conhecimento. Toda a construção épica de personagens, deuses e fábulas, leva a tudo que conhecemos das grandes fantasias - ou seja, é inegável a influência desses textos orientais no imaginário popular e na criação de novos conteúdos.

Camaradalopes07 27/04/2023

Clássico!
A epopeia de gilgámesh é em forma de tabuinhas que conta uma aventura do nosso querido rei, que ao seu caminho vive uma aventura épica com várias mitologias suméricas.

ga.galvao 29/03/2023

Épico
Bom, se espera uma leitura fácil e completa fuja dessa epopeia.

A verdade é que algo tao antigo nao poderia vir a luz da modernidade sem peças faltando. Mas ainda assim causa um grande impacto.

Diria que as palavras aqui tem poder. A repetição de frases nos faz pensar em mantras.

Conhecer Gilgamesh e um pouco sobre a mitologia dessa civilização perdida, assim como sobre seu conto sobre o diluvio foi uma experiência majestosa.