The Epic of Gilgamesh

Anônimo

Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh

Murasakibara12 31/12/2021

A primeira obra
É simplesmente incrivel poder estar lendo uma obra traduzida de tábuas de barro de 4.100 anos atrás. A poética precisa de algumas camadas de legibilidade para ser entendida, mas é muito interessante o modo como é explicitado o amor, o mitológico e a morte. A relação do Gilgamesh com o guerreiro Enkidu é incrivelmente complexa para os termos narrativos e a jornada em si tras muitas implicações socioculturais do berço da nossa civilização, e a tradução direto do acadio é com certeza única.

Dayane| @portas_de_papel 26/12/2021

A epopeia de Gilgamesh
Este é úmidos meus livros de pesquisa da universidade que vc pode baixar em pdf gratuitamente , trata-se de papiros e pedras grafadas encontradas em sumeriano antigo na região do Irã 5.0000 anos antes de Cristo com datação mais antiga sugerida , é a história do mesmo diluvio de Noé , mas a história pagã de um ?tal? herói Gilgamesh que enfrenta as intempéries do planeta que será tomado pelas águas e o interessante é que adoravam a Deusa Star ( que é a mesma história contada pela Bíblia sobre ESTER : 5.0000 anos depois , star é a Deusa Suméria do amor e da guerra ) as conclusões tiradas pelos pesquisadores é que muitos capítulos da Bíblia foram lendas pagãs incorporadas à milhares de anos e que teriam sido incorporadas por Constantino para preencher lacunas dos papiros antigos que não estavam em perfeito estado quando encontrado , sim Roma tem a biblioteca sacra e é lá que estão os originais do evangelho e principalmente os apócrifos ( evangelhos de Maria Madalena , Tomé, Judas a infância de Jesus que foi omitida da Bíblia ) lembrando que acróstico não escreveu nada , tudo que se tem foi escrito atribuída em nome dos profetas , escrito 1.300 anos depois que Cristo veio na terra, pelos seguidores dos profetas os quais cada um espalhou os ensinamentos de Jesus !!! ( pessoal não é o que eu penso , é o que a ciência diz tá ? Só estou repassando estudos )!

Ana 13/12/2021

O primeiro herói
A epopéia de Gilgámesh é o primeiro registro literário de muitos na história, fala sobre o primeiro herói da literatura. Seus registros foram encontrados em tabuinhas de argila e chegaram até nós através dessa edição da Autêntica Editora, que é muito boa por sinal.
Enredo: Essa epopéia conta a história de um rei dois terços divino, Gilgámesh, que tem força e beleza descomunais. Ele é o maioral, manda e desmanda em tudo. Até que surge um equivalente a ele em força, astúcia e beleza; Enkídu, o que nasceu na estepe. Um dia, Gilgámesh surge em uma festa de casamento e vai tomar para si a noiva (ele sempre passava a primeira noite das noivas com elas, apesar dos protestos dos noivos), quando Enkídu lhe barra a passagem. Os dois brigam, e passam horas lutando, pois como Enkídu era equivalente a Gilgámesh em força, a luta parece que nunca ia acabar. Até que Enkídu deixa o homem dois terços divino ganhar, e por incrível que pareça, depois disso eles se tornam muito amigos, envolvidos numa amizade apaixonada onde um podia morrer pelo outro. Juntos, matam a besta Humbaba, que guarda a floresta de cedros, o que os une num laço ainda maior. Assim seguem até que uma desgraça se abate sobre Enkídu e Gilgamésh passa a querer a vida eterna, e depois, a juventude. É um pouco complicado para o leitor se aprofundar na interpretação da história às cegas, por isso recomendo a todos que queiram ler essa epopéia, que não deixem de acompanhar as notas. De resto, é muito bom.

Higor 12/12/2021

"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 01
Considerado o primeiro exemplo de literatura escrita já encontrada, "A epopeia de Gilgamesh", datada de 2100 a.C, recebe tal alcunha ante um período em que a escrita era utilizada, essencialmente, para notas e contagem de suprimentos, dívidas e afins, quando a literatura, tal como conhecemos, passaria, por muitos séculos, a ser proferida oralmente, até, enfim, passar definitivamente para a parte escrita.

Mesmo com todas as complicações sobre sua autenticidade e qualidade através do tempo - o poema foi escrito em tábuas de argila, degradadas através dos séculos - a história narra a saga de Gilgamesh, rei de Uruk; dois terços deus e um terço homem, o rei está oprimindo seu povo, como dormir com as noivas às vésperas das núpcias, por exemplo, que clama aos deuses por ajuda. Os deuses atendem ao chamado do povo e criam um igual para Gilgamesh, Enkidu, que está coberto de pelos e vive na selva com os animais.

Um possível inimigo de Gilgamesh, podendo destroná-lo, e enfim, aniquilá-lo, uma sucessão de eventos acontecem, tanto para Enkidu, de selvagem para domesticado, quanto para o rei de Uruk, Gilgamesh, em sua ascensão de tirano a herói.

Em uma trama curta - onze tábuas com, apesar dos fragmentos, uma história redonda - apesar da possibilidade de se encontrar novas tábuas a qualquer momento, "A epopeia de Gilgamesh" se torna uma leitura essencial para se conhecer a história não somente da literatura, como também do mundo, pois é a partir dela, o ponto inicial, que podemos ver sua influência, inspiração e reflexo nos demais textos, posteriores a ele, como, por exemplo, seus trechos em paralelo com histórias bíblicas, ou até mesmo épicos como Ilíada e Odisseia, até então consideradas o começo de tudo no que concerne a literatura.

Protótipo para os demais livros e heróis clássicos que tanto conhecemos, "A epopeia de Gilgamesh" mostra que, mesmo há tantos séculos, a literatura, seja escrita ou oral, estava presente no cotidiano das civilizações, e que mesmo com tantas intempéries, sobrevive com força através do tempo.

Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que, por sua vez, está associado a "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias.

Aline 04/12/2021

Uma aventura épica
Um livro bastante interessante, narra a história do rei Gilgamesh que procurava a imortalidade. Enkidu seu inimigo, se transformou em seu amigo e irmão. A história mais curiosa é a do dilúvio (que tem mais de 4 mil anos). Enfim, um bom livro.

Anderson Theodoro 18/11/2021

Revelador
Muito interessante a leitura. Nos remete ao pensamento de uma sociedade antiga e também nos faz refletir sobre a dependência da humanidade aos "deuses".

Caetano.Bezerra 05/11/2021

A edição conta com notas introdutórias excelentes, que nos situa bem na obra. O épico me lembra muito os grandes épicos gregos, e a história do dilúvio é muito semelhante a todos nós. A leitura é bem mais fácil do que imaginei nesta edição.

ramiromat 28/10/2021

Esse é o primeiro conto de fadas/lenda documentado, relatado em escrita cuneiforme. Cheguei até ele pelo episódio da série Explained (Netflix). A história em si é básica, Gilgámesh se associa a Enkídu e realizam algumas façanhas. O ruim é a falta de algumas palavras em partes importantes do poema. Isto se dá, principalmente, pelo estado de conservação que as tábuas foram encontradas. Parabenizo a editora Autêntica por trazer essa história para nós.

Monique 06/10/2021

É legal e tranquilo de ler, mas as partes faltando me incomodavam bastante. Não diria que é ruim, mas não tão bom.

Larissa.Herbsthofe 19/09/2021

Interessante
Achei a introdução bastante rica, pois descreve muitas pesquisas e referências de escavações que revelaram a história de Gilgamesh, foi interessante saber e incrível que seja tão antiga, pena que muito pode ter se perdido com o tempo então ainda é uma história inacabada.

Pedro 08/09/2021

Melhor q mts livros atuais...
Um livro magnífico!Muito bom pra quem tem interesse em história.O texto é muito fluido,pelo menos pra mim,quase não tive dificuldade de ler,a edição é ótima e conta com textos de apoio que nos ajudam a entender mais sobre o contexto em que se passa o livro.
Super recomendo!

Thami 25/08/2021

Impressionante
Leitura incrível de um dos textos mais antigos que temos, a princípio, se trata da narrativa escrita mais antiga. Surpreende que temas tão atuais e explorados ainda hoje já estavam lá, há mais de 4000 anos. Leitura pra quem gosta de extras, pois é quase impossível não querer ler e pesquisar mais sobre as tabuinhas! Eu fiz o curso do prof Janiel Alves (@j.a.n.alves) que indico demais!

Amanda Guelso 23/07/2021

Como estudante de história, ler esse livro e conhecer um pouco mais da cultura da mesopotâmia é algo muito enriquecedor.