Seminário dos Ratos

Resenhas - Seminário dos Ratos

teresinhagatinha 04/06/2024

? favs
? as formigas
? pomba enamorada ou uma história de amor
? WM
? lua crescente em amsterdã
? noturno amarelo
? a consulta
? seminário dos ratos

confesso que tenho dificuldade em ler lygia. em alguns momentos (ocorreu com As Meninas também), não consigo acompanhar a linha de raciocínio e fico dois parágrafos com a mente em branco. sou apaixonada por contos e tenho que dizer foi um desafio ler a mão no ombro, onde a minha mente não conseguia ficar no mesmo plano do livro. mas mesmo assim, só cresce minha vontade de ler mais e mais livros de lygia ?

Karen580 04/06/2024

Pare tudo que está fazendo e leia Lygia
O que esses contos me encantaram é palhaçada. nunca tinha lido algo dela e me arrependi de ter demorado tanto.

o jeito que ela escreve me prendeu horrores. e uma coisa que ela consegue fazer bem demais é escrever fantasia sem nada fantasioso, só com o mais normal dos cotidianos. isso encanta, parece que cada conto é uma viagem que você fica triste por ter um fim.

meu favorito foi A Consulta. Mas não é demérito dos outros, que facilmente poderiam ser meus favoritos também. pra se ter uma ideia eu gostei até do posfácio do José Castello

cadenthrones 04/06/2024

Um gosto da autora em pequenas porções
A cada conto que eu acabava, era uma nova sensação de dúvida e desorientação que me fisgava mais por eu não ter entendido do que por ter entendido. A característica principal da autora (ao menos a que se vê aqui) não é tanto enigmática quanto é sutil, muitas vezes usando de elementos fantásticos que, ao meu ver, são alegóricos, do tipo que eu ainda estou encucando em encontrar uma resposta. Ela te dá informações necessárias durante o decorrer da história, te surpreende com o final e, portanto, respeita o seu espaço de interpretação da obra. Sendo assim, apesar de, sim, ficar frustrado quando meu tapete é puxado dessa forma, eu sei que o problema está muito mais em mim do que na autora, de modo que revisitadas serão muito bem vindas.

Eu elegi meus contos favoritos aqui, mas como são os menos desorientadores da autora, desconfie do meu gosto, afinal, não são a maioria dos que se encontram no volume:

1. Seminário dos Ratos (O nosso Revolução dos Bichos tupiniquim)
2. Senhor Diretor (um tipo de hipocrisia que me interessa muito entender)
3. A Sauna (grande dualidade entre a satisfação profissional e a necessidade do amor)
4. Pomba Enamorada ou Uma História de Amor (um grande alerta para pessoas emocionadas)
5. A Consulta (engraçadíssimo pelo cenário único e absurdo que me pegou do início ao fim; talvez tenha um comentário sarcástico aqui, mas o que eu peguei de embasamento achei fraco, então desconsidero até ter encontrar melhores argumentos)

skyxlord 29/05/2024

Desde que li "As Meninas", fiquei encantada pela escrita da autora. Neste livro não foi diferente, a cada conto eu ficava mais compenetrada e maravilhada com as tramas e universos criados em tão poucas páginas. Entre tantas histórias diferentes, que se alteram drasticamente entre a vivência, realidade e mentalidade dos diversos personagens, os contos que me conquistaram de primeira foram: As Formigas, Tigrela, A Sauna, WM e Noturno Amarelo.

ps: acho válido ressaltar que gostei de todos os contos!

Ton 21/05/2024

Flerte com a loucura
Interessante pensar que, uns dos meus maiores medos, é literalmente enlouquecer (já levei pra terapia etc). E pelo que percebi a Lygia tem uma espécie de fascínio pela loucura. A insanidade ou a beira disso, está presente em vários contos deste livro. Explica pq eu gostei. Temos uma curiosidade muito grande pelo que tememos. Outro exemplo é eu ter um medo irracional de submarino, ao mesmo tempo que assisto tudo sobre o tema kk. Sem falar da escrita em primeira pessoa. A forma intimista. Faz muito meu tipo.

Maria 19/05/2024

Não estou muito acostumada a ler contos. Mas nesse livro alguns contos eu gostei. A autora consegue deixar muitas coisas na entrelinhas.

Vi 23/04/2024

Incrível! sensacional! esplêndido!
a lygia é genial do jeito mais simples, de maneira elogiosa, possível.

Carolina.Lazzarett 21/04/2024

Cada conto gera tantas sensações e sentimentos que normalmente passam batidos no cotidiano que chega a ser impressionante.

17/04/2024

Resenha atrasada, mas vamos lá..
É mais um livro de contos da Lygia e mais um livro incrível. São contos de leitura fluida e rápida, você quer ler e entender onde vai acabar e fica se perguntando o que aconteceu depois que acabou de ler. Em geral gostei bastante de todos os contos, teve apenas um que agarrei mais na leitura.
Sem dúvidas vale a pena ler e apreciar sensacional contista que Lygia Fagundes Telles foi. A autora nos leva a refletir sobre diversos temas do dia a dia e de um jeito leve, mas certeiro nos marca profundamente com suas palavras.
Encerro com um trechinho de um dos meus contos favoritos dessa coletânea (talvez o favorito):
"-E agora? O que acontece quando não se tem mais nada com o amor?"

Bemmovie 16/04/2024

A velhice é seca
Uma coletânea de contos escritos por uma mulher brasileira na década de 70, tem algo melhor? Lygia conquistou meu coração e tem muitas chances de ser minha escritora preferida. Se você curte terror / temáticas mais mórbidas, de uma chance a esse livro ou o conto " Venha ver o pôr do sol" - primeiro contato que tive com ela e até hoje me marca

lele 15/04/2024

O problema sou eu!!
Na minha perspectiva, o livro foi um pouco desgastante mas contém com ótimos contos.
Tenho 99% de certeza que eu teria AMADO se nao estivesse saindo de uma ressaca literária longa, e se eu estivesse com uma rotina mais livre.

Dilalilac 05/04/2024

Meu deus, como eu amo a Lygia
Já li muito livro de contos na vida, e dizia que não gostava, mas Lygia é outro nível. Eu creio que afirmar que não gosto de livros de contos está correto, pois mesmo quando achei bom, sentia um vazio de querer histórias vastas, completas, algo grande e que trabalhasse bem a fundo. Um romance. Mas eu amo os livros da Lygia, e os livros de contos dela eu amo. Ela consegue me fazer sentir completude estrutural em seus contos, tal qual sinto em romances.

01. As Formigas: 5??
02. Senhor Diretor: 3.5?
03. Tigrela: 4?
04. Herbarium: 5?
05. A Sauna: 5?
06. Pomba Enamorada: 5?
07. WM: 5?
08. Lua Crescente em Amsterdã: 5??
09. A Mão no Ombro: 3.5?
10. A Presença: 3.5?
11. Noturno Amarelo: 5??
12. A Consulta: 5?
13. Seminário dos Ratos: 4?

02/04/2024

Bom, mas trabalhoso kkk
Obviamente, eu não poderia dizer algo diferente dessa coletânea de contos, realmente, são muito bons. A autora conhece o Brasil e sabe lê-lo e descrevê-lo MUITÍSSIMO bem, mas, justamente, por não serem contos que contam apenas ?histórinhas?, se você quiser ler as entrelinhas é com um livro de história do lado para conseguir esmiuçar o que as palavras dizem de fato.

Nadine Hoffmann 29/03/2024

Interessante
A escrita de alguns contos me pegou de surpresa, a diferença entre eles também. Bom pontapé inicial para leituras da Lygia.