A Cidade Do Sol

A Cidade Do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Beatriz1505 07/04/2024

Ficção mais real do que a realidade
Apesar de não termos personagens reais, a história é mais real do que a que podemos ver em redes sociais e afins. A realidade por fora da nossa ignorância e bolha.

Jamile195 06/04/2024

Um livro que nos prede e emociona, principalmente conscientiza de forma perspicaz. Tão bem escrito que não se percebe os momentos que dita fatos e relato o que aquele povo passou, nos fazendo então refletir sobre o que ocorre longe das mídias.
Nós ter esperança, mas é um escrita realista, assim algumas vezes houve lágrimas em meus olhos.
Enfim é um livro incrível!!

Maria.Barreto 06/04/2024

A cidade do sol
Histórias passadas no oriente médio geralmente têm muita tristeza e sofrimento e essa não podia ser diferente, porém tem histórias incríveis de superação e amor.

Teté 04/04/2024

Foi difícil segurar as lágrimas enquanto eu lia as últimas páginas em uma sala de espera cercada de pessoas. Nunca vou me esquecer de Mariam e Laila, essas duas mulheres sofreram tanto com as circunstâncias da vida, com coisas que não podiam controlar, com a guerra, com a falta de liberdade. Esse livro é perfeito, mas meu coração está destroçado.

Fernanda Coelho 24/03/2024

Incrivelmente triste e incrivelmente lindo!
Uma obra fantástica e comovente!

O livro conta sobre a vida de Mariam e Laila, duas mulheres que acabam tendo suas vidas conectadas de forma repentina e cruel, no meio do caos da intolerância, das tradições distorcidas, da guerra contra tudo o que genuinamente somos. São protagonistas unidas pra sempre pelo desejo de superar o sofrimento e o medo, vencer a opressão e encontrar a felicidade. Um desejo sem cor, sexo, raça ou credo.

Khaled te prende a história do início ao fim, te proporciona momentos lindos e tristes, te faz chorar e pedir misericórdia pela vida daqueles personagens e o mais triste é saber que essa é a realidade de muitos.

Uma leitura extremamente necessária!

5 ??+??
Fabio 25/03/2024minha estante
Uau, que nota, Fer!!!
Vou colocar na minha lista de próximos!!!!

Fernanda Coelho 25/03/2024minha estante
Depois me conta o que achou Fábio ???

@tatysturnick 24/03/2024

Duro, dolorido mas necessário ??
Uma obra magnífica que ressoa até os dias de hoje, especialmente no que diz respeito aos direitos das mulheres. Ambientado no Afeganistão, o livro nos leva a uma jornada emocional através das vidas entrelaçadas de duas mulheres, Mariam e Laila, em meio às turbulências políticas e sociais do país.

Enquanto acompanhamos a trajetória dessas personagens, somos confrontados com as injustiças e opressões que as mulheres enfrentam em uma sociedade dominada pelo patriarcado e pela violência. A história de Mariam e Laila não é apenas um retrato do sofrimento, mas também uma celebração da resiliência feminina e da busca por liberdade e justiça.

À medida que nos envolvemos com a narrativa, somos compelidos a refletir sobre questões atuais relacionadas aos direitos das mulheres, como o acesso à educação, o direito ao próprio corpo e a luta contra a violência de gênero. Essa leitura nos lembra da importância de dar voz e visibilidade às experiências das mulheres e de trabalhar para criar um mundo mais justo e igualitário para todas. É uma leitura que toca profundamente o coração e instiga a reflexão sobre temas cruciais da sociedade contemporânea. ??

Leitura dura, dolorida mas necessária. ?

Isabely129 23/03/2024

Livro pra acabar com você de tanto chorar
Esse é o tipo de livro que não dá trégua.
Desde o começo você é surpreendido com uma realidade impactante, repleta de dores, mágoas, lágrimas, palavras duras sendo proferidas, famílias acabadas.
Você passa tanto tempo com as duas personagens principais que não consegue mais se separar delas, a dor delas se tornam a sua, o sofrimento delas, as duras decisões, os machucados, doem em você.
É um livro que você chora do começo ao fim, e chora ao fecha-lo por saber que é uma realidade.
Gabriel Chwaigert 24/03/2024minha estante
Em meio a tanto sofrimento você ainda encontra resiliência entre Mariam e Laila. Que personagens corajosas e perspicazes.

Isabely129 24/03/2024minha estante
A forma como elas encontram esperanças em um futuro longínquo é impressionante, como elas se doam uma pela outra, a força.... São personagens que marcam a vida de qualquer pessoa

Ivan.Carmo 24/03/2024minha estante
Ahhhhhh Simplesmente um livro que fica gravado na alma. Inesquecível!

Gabriel Chwaigert 24/03/2024minha estante
Demais! Com certeza será motivo de muita reflexão

Danielle611 21/03/2024

Dei 3 estrelas só porque foi uma leitura muito dolorida por tratar-se de situações que sabemos que são reais e por retratar os conflitos no Afeganistão, que são bem pesados. É um drama muito forte, não sei se eu teria estômago pra ler outro livro assim.
Gatilho: violência extrema contra a mulher

Polly 20/03/2024

Não esperava nada e me entregou tudo!
Pela capa imaginei uma história totalmente diferente, já iniciando a leitura, alguns acontecimentos são de puro repúdio, pois, acredito que é uma crítica a um certo costume "religioso" de alguns países, enfim, creio que crítica o abandono paternal, mãe narcisista, estuprou, pedofilia, claro que de uma maneira sútil, porém óbvia...
O desfecho é simplesmente maravilhoso, inicialmente o livro começa com a história de Mariam, sua vida tem uma reviravolta e ela é OBRIGADA a se casar com um cara que tem idade para ser seu pai, com o vai e vem, muito tempo depois, é adicionado a história de Laila, filha de um professor mente aberta e que deseja o mundo para filha, no entanto, com as circunstâncias em que estavam vivendo a história das duas acabou se cruzando, inicialmente foi por um cuidado, depois ódio e depois por amor, criou-se entre elas um elo maternal. Uma história muito, muito triste, você simplesmente abre o olho e leva um choque de realidade, pois é o que anda acontecendo pelo mundo, mas não deixo de recomendar, para quem quer um livro que te faça querer mais e te faça perder o sono e, também, cheio de repertórios para os vestibulandos,ESSE É O LIVRO. Com essa leitura desesperei todas as emoções possíveis...um conselho, só leiam ??
Victoria 20/03/2024minha estante
Esse livro é muito intenso, atravessa quem lê. Melhor que o caçador

Victoria 20/03/2024minha estante
Opa. *Melhor que O Caçador de Pipas

Iwatanii 20/03/2024minha estante
Estou me preparando psicologicamente para ler esse, depois que li o caçador de pipas estou em choque até hj ??

Isabely129 20/03/2024minha estante
Tô pura ansiedade pra terminar eleee

Barbara 19/03/2024

Em uma segunda tentativa de usar audiobook me deparei com esse livro que já estava há um bom tempo em minha lista, e foi uma experiência incrivelmente intensa.

Preciso dizer que já esperava uma história de muito sofrimento, por já ter tido contato com livros e filmes que retratam as dificuldades dos conflitos e guerras nessa parte do mundo.

Mas apesar de já ter essa expectativa, digo que nada é capaz de nos preparar para uma história como essa.
Por ter sido em formato de audiobook, tive um pouco de dificuldade no começo para pegar as datas e alguns detalhes, mas logo me adaptei e não conseguia parar de ouvir.

Esse é um livro cruel, emocionante, profundamente triste e marcante. A violência está em cada detalhe em diferentes formas, é como se estivesse em tudo ao mesmo tempo. Ele é tão impactante que mesmo nos últimos dois capítulos eu fiquei esperando mais uma tragédia, pois é como se sentisse que esses personagens não conseguiriam viver em paz.
Tenho muita dificuldade com as diferenças culturais, por isso, foi preciso pausar algumas vezes pra respirar fundo antes de continuar. Mesmo sabendo que coisas como o casamento arranjado acontecem, a forma como é feito e todos os relatos são chocantes.
Eu odiei Rashid desde o primeiro momento, ali no início mesmo antes de todo o mal que ele fez, eu já sentia que ele destruiria a vida de Mariam.
Admirei Laila desde a infância por sua força e coragem, e quando a história das duas se tornou uma só, mesmo que por uma tragédia, eu sabia que uma seria a salvação da outra.
As lágrimas foram inevitáveis e durante a leitura só pensei "como essas mulheres conseguem", pois apesar de ser uma ficção tenho certeza que tudo retratado nesse livro é real e infelizmente comum.

Eu diria que essa é uma leitura "obrigatória", se você quer conhecer uma literatura impactante, histórica e marcante.

Viferoli 17/03/2024

Que leitura, me fez sentir demais. Abriu meus horizontes, minha curiosidade em relação á outras culturas. E como foi sofrido, sendo o mais sofrido saber que é real. Lendo em 2024 e sabendo que o Talibã voltou ao comando é revoltante, já que mesmo o livro tendo um "final feliz", a realidade não é a mesma.

thamaralho 12/03/2024

A cidade do sol - Khaled Hosseino
Essa frase final acabou comigo 😭 Que livro lindo, triste, mas profundamente lindo, por mostrar que a amizade e o amor pode vencer até as batalhas mais sombrias. Com certeza é uma leitura obrigatória, principalmente para quem quiser saber mais sobre a vida das mulheres no Afeganistão, antes e após o surgimento do talibã. O final é perfeito, só não fiquei mais feliz porque o talibã, infelizmente, voltou ao poder do Afeganistão em 2021.
Não li o livro de uma só vez, finalizei outras leituras durante esta, porem chegou um momento que fiquei completamente VICIADA e devorei mais de 300 paginas em três dias. O livro é muito bem escrito e da para perceber que o autor pesquisou bastante sobre os fatos que citou.
“… não há mais nada que eu queira. Tudo o que sempre desejei, em criança, você já me deu.”
“ Diga que ela é a noor dos meus olhos e o sultão do meu coração.”
“Mas é principalmente no coração de Laila que Mariam esta presente; é ali que ela brilha com toda a intensidade de mil sóis.''
''...mas a brincadeira só envolve nomes masculinos, porque, se for menina, Laila já escolheu o nome que vai lhe dar.''

Sâmya 09/03/2024

" uma sociedade não tem qualquer chance de sucesso se as suas mulheres não forem instruídas "
Com plano de fundo da história a ascensão do Talibã e as guerras políticas no Afeganistão a vida de duas mulheres acabam se cruzando. Ambas tiveram suas vidas alteradas pela guerra e tiveram que amadurecer e lutar para conseguir viver. Tem muito sofrimento, tortura e dor, mas um amor que supera gerações para ficar junto e cada página é uma torcida para o casal.