Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Victor Hlebetz 31/12/2009

Engraçado como as coisas aconteceram pra mim...
Há anos atrás, acho que em 2000 (exatamente 1 década atrás!), um amigo meu me emprestou o primeiro livro - "Harry Potter and the Sorcerer's Stone - em inglês, dizendo que era muito bom e que tava bombando lá fora. Como ainda não tinha muito costume de ler, e menos paciência ainda para ler um livro em inglês, acabei deixando-o de lado. Parei nas primeiras 15 páginas.
Pouco tempo depois, o livro de fato se tornou um sucesso e, de repente, todos ao meu redor faziam mil comentários sobre o Harry Potter e se empolgavam com o filme que estava prestes a estrear. Fui ao cinema, assisti e me diverti. Após a estréia do segundo filme, decidi ler um dos livros antes de ir ao cinema novamente.
O primeiro que li foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Vi que as histórias tinham realmente seu valor. Não fiquei mais surpreso em ver milhões de crianças totalmente encantadas pela fantasia criada por J.K. Rowling. Passei a compreendê-las. Aliás, não só crianças como adolescentes e adultos! Comecei a admirar a autora, não pelo fato dela escrever divinamente bem (ela escreve com uma fluência invejável, mas é aquilo, literatura infanto-juvenil; acho que não faz parte do objetivo dela ser uma escritora incrível) mas sim pelo fato dela conseguir despertar nas crianças modernas a vontade de devorar livros de 500 páginas, além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?
Resumindo, mesmo deixando escapar a oportunidade de "sair na frente" e conhecer a história antes dela virar febre, o que com certeza me proporcionaria uma leitura mais imparcial, consegui gostar bastante do universo de Hogwarts (o suficiente para querer ir até o fim da série) com algum tempo de defasagem. O sexto livro da série foi o que mais gostei até então, daí o fato de eu ter escrito essa "resenha-não-resenha" logo aqui.
Mamães e papais: se seus filhos pedirem para lhes comprar os livros do Harry Potter, não neguem (a não ser que eles os queiram para servir de calço para o monitor do PC). Algum tempo depois vocês podem estar se esgueirando pelos quartos deles atrás dos livros, só por curiosidade...
Tullia Maria 23/09/2011minha estante
Quando li sua resenha, lembrei um pouco da minha história com Harry Potter! Meu primeiro livro da saga foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Acho que era muito nova, pois achei a obra uma chatice e com muitas palavras difíceis... Anos depois, dei uma segunda chance ao livro e simplesmente adorei!! Depois disso, comprei outros da saga!! E ainda não sei como pude não gostar na primeira vez! :)

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
O meu primeiro foi Harry Potter e o Cálice de Fogo, depois Ordem da Fênix e aí li tudo na ordem correta :)

laasmile 06/10/2012minha estante
"...além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?"
Faço das suas palavras as minhas.

Marina 14/10/2012minha estante
esse livro é dos melhores -com muita revelação.
Pena que o filme foi escroto.

Alysson - @alyssonhp 24/09/2014minha estante
Engraçado como a maioria das pessoas que conheço começaram Harry Potter pelo terceiro livro. Eu fui uma dessas pessoas. Inclusive foi meu primeiro livro lido na vida! Eu tinha 12 anos e amei cada página escrita pela Rowling e graças a ela hoje sou um leitor voraz. E tenho orgulho de dizer que cresci com Harry Potter. Até hoje não me esqueço que chorei ao virar a última página de Harry Potter e as Relíquias da Morte, eu tinha a idade do Harry no livro(17 anos rsrs) , não por que foi um livro triste mas por tinha acabado... Ótimo texto o seu e o sexto livro também foi um dos meus favoritos!... Hoje venho reparando que HP já atingiu o status de Clássico da Literatura, pois apesar de sete anos do lançamento do último livro conheço muitas crianças e jovens que estão lendo Harry Potter e descobrindo esse mundo fantástico criado por Rowling e o prazer de ler! só por esse motivo ela merece todo o respeito do mundo!

ricardopilatti 02/01/2015minha estante
Minha história também é mais ou menos parecida. Eu era muito novo e lembro de ter retirado "Harry Potter e a Pedro Filosofal" na biblioteca da escola. Como não tinha gosto pela leitura naquela época e muito menos noção do mundo maravilhoso de HP, li algumas poucas páginas. Tenho até hoje na minha cabeça a cena das corujas entregando as milhares de cartas.

Grisi 12/08/2015minha estante
Meu primeiro livro foi Harry Potter e as Relíquias da Morte. Eu já tinha assistido todos os filmes! Gosto de Harry Potter desde pequeno, quando assisti um filme da saga pela primeira vez, mas não me interessava em ler. Um dia eu ganhei o último livro da saga e aí eu pensei: se eu já conheço a história, vou ler logo o último. Daí em diante já li quase todos! Estou agora no: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Craotchky 22/07/2016minha estante
Resenha muito boa, parabéns!

Iury 15/06/2019minha estante
Adorei a resenha :)

Lívia 27/06/2020minha estante
O primeiro livro não é o "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" o primeiro livro da saga e o primeiro a ser lançado é"Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Lívia 27/06/2020minha estante
Mais o filme é muito modificado da saga de livros "Harry Potter" tem muitos detalhes que não tem no filme e também modificações extremas, então se você ler os livros primeiro e assistir o filme depois você vai perceber as mudanças.

Lívia 27/06/2020minha estante
Grise, você está lendo do último para o primeiro?

Grisi 27/06/2020minha estante
Não. Eu tinha começado a saga desde o primeiro

Gil 21/05/2020

Eu queria muito saber fazer uma resenha descente, mas eu não sei escrever sobre Harry Potter, só sei amar

Ryan Colossal | @ryancolossal 06/07/2020

Inesperado
Estou extremamente impactado com a leitura, ao mesmo tempo que imagino, como deveria ser a sensação de quem leu tudo isso antes da adaptação, de como a história cresceu tanto e tornou-se uma fantasia crescente de modo que todas as experiências anteriores são importantes para o desenvolvimento de tudo que acontece no livro, como a magia ganha forças imensuráveis em uma narrativa crescente. Diversos acontecimentos inesperados, muita dor e múltiplas sensações. Incrível!

Jenickson (@ler.parasaber) 26/05/2020

O melhor livro de todos!
Não tem muito o que falar deste livro. Os últimos quatro capítulos foram lidos com lágrimas derramando dos meus olhos. Simplesmente perfeito. Ainda lerei o sétimo e último livro, mas este aqui, até agora, é o meu preferido. Perfeito, perfeito!
Arthur 27/06/2020minha estante
Enigma do Príncipe é meu favorito de longe da saga, tô relendo tudo agora e muito animado pra reler essa perfeição em forma de livro. O primeiro livro que eu chorei lendo, fora todas as cenas do Harry com a Gina que eu amo de coração. Seja bem-vindo ao clube dos fãs incondicionais de Enigma do Príncipe

@rafaa_oliveiraa2 27/07/2020

Melhor livro da saga, muito emocionante. Mostra a evolução dos personagens de forma magnífica. Ameeeeei .

Julioocss 09/04/2020

O melhor
Sem dúvidas esse foi o melhor volume até então, explicando toda vida do Lord das trevas.. sensacional

Débora 03/05/2020

Amadurecimento do protagonista
A saga de Harry Potter, para quem não leu, pode parecer muito juvenil. Mas, é possível tirar dela muitas lições e reflexões para a vida.

Neste volume, em específico, pode-se observar o quanto o protagonista amadureceu a custas de muito sofrimento.

LPotter 25/07/2020

"Se não for no amor, vai ser na amortência"
O melhor livro de toda a saga, para ser sincera. Podemos ver o passado de Voldemort, além do Harry e seu amadurecimento e conflitos internos (tal como Rony e Hermione), e um suposto traidor. Ação, mistério e até romance. Harry finalmente tem a sua última tarefa revelada antes de enfrentar Voldemort cara a cara.

Duda 18/05/2020

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Começo essa resenha dizendo que o melhor do livro está nas últimas 70 páginas, o que é uma pena porque na minha opinião, no restante da história poderiam ter acontecido situações mais relevantes e interessantes, porém no final meio que valeu a pena. Gostei do modo como as coisas foram reveladas e como tudo se encaixou. A autora não erra e já estou com muitíssima vontade de ler a continuação.
Raul 18/05/2020minha estante
????????

Evelyn Ruani 31/07/2013

O melhor da Saga Harry Potter!
Sou suspeita para escrever sobre Harry Potter porque sou fã incondicional. Sempre achei que a autora foi hiper criativa na invenção do mundo mágico e muito detalhista (sem com isso deixar a história cair na chatice e monotonia) quando se tratava de explicar o mundo bruxo e todas as suas maravilhas. Além disso a história é encantadora e é impossível não se apaixonar por suas personagens tão bem elaboradas. Nesse ínterim preciso deixar claro meus favoritos no mundo mágico são e sempre serão: Rony Weasley e Severus Snape. E é também por esse motivo que meu livro favorito de toda essa maravilhosa saga é O Enigma do Príncipe, o terceiro livro da saga onde Harry Potter não aparece no primeiro capítulo.

O livro começa com duas situações já muito interessantes que são as reuniões do Ministro dos Trouxas com o Ministro da Magia e o encontro das irmãs Belatrix e Narcisa com um dos fieis servos de Voldemort. Eu acho que esse livro é o divisor de águas. É quando a trama se torna intensa e madura. Quando Voldemort para de ser apenas aquele espectro do mal rondando Hogwarts e o mundo bruxo e se torna um perigo real e amedrontador. A narrativa é sombria, como tão bem demonstrado na adaptação ao cinema (que adorei!).

O ponto central da história gira em torno de um livro de poções usado que é dado a Harry pelo Prof. Slughorn cujo antigo usuário se auto-intitulava Príncipe Mestiço e que graças às suas anotações, Harry passa a ser o melhor aluno em Poções, superando (para espanto de muitos) até mesmo a Hermione. Para culminar o que já parecia fantástico o livro ainda traz diversos feitiços que foram criados pelo próprio Príncipe Mestiço e que ajudam Harry em várias situações.

Outro ponto forte da história são as aulas particulares de Dumbledore a Harry mostrando-lhe lembranças relacionadas a Voldemort na Penseira. Mas como sou uma apaixonada pelo lado negro da força (ah vai, os vilões não são bem mais interessantes? rs), o que realmente me chamou atenção no livro é a luta interna do Draco se debatendo com a missão tão importante e tão terrível que lhe foi dada pelo próprio Lord das Trevas. Achei que ele ficou charmoso demais carregando toda aquela responsabilidade permeada por medo e tristeza.

E entre todos esses fatos interessantíssimos está o casal mais fofo do planeta: Rony e Hermione, cujos sentimentos nutridos um pelo outro ganham destaque e chegam ao ápice com uma crise de ciúmes. Muito fofo! Resumindo, a autora foi mestre neste livro, arrancando sorrisos, suspiros, lágrimas, enfim... Realmente MARAVILHOSO. Meu favorito sem dúvidas.

site: http://lyani.wordpress.com/2013/08/01/resenha-harry-potter-e-o-enigma-do-principe/
Suzi 03/02/2011minha estante
Oi Lyani!

Ótima sua resenha e concordo com você, sem dúvida é o melhor!

Carla 01/08/2013minha estante
é o meu favorito tbm. esse e a ordem da fenix. adoro quando eles começam a contar a história do Voldemort.
Acho a autora foda tbm. super criativa.

Letícia 27/05/2020

Sexto livro e, claro, mais um 5 estrelas...
Penúltimo volume da saga concluído e o sentimento é uma mistura de felicidade por certos acontecimentos com um profundo pesar/tristeza por outros, os quais confesso que não esperava... Em suma, "O Enígma do Príncipe" esclarece muitos mistérios e pontas soltas que havia na saga até então e nos permite conhecer um pouco mais sobre o passado de Você-Sabe-Quem e o que fez até se tornar o tão temido Lorde das Trevas. Que venha "Relíquias da Morte". aaaaah!

Amanda 29/05/2020

A saga mágica
Quando criança eu tinha medo de Harry Potter (sempre fui medrosa), mas com o tempo eu me tornei uma Potterhead. Já marotonei os filmes, tinha os 4 primeiros em DVD, já fui a Londres fazer o tour do Harry Pottter, mas nunca tinha tido a oportunidade de ler. Então consegui meu primeiro emprego, juntei dinheiro e observei o preço do box do castelo, o que eu mais queria. Comprei todos em agosto de 2019 e comecei a ler logo em seguida.

A sensação de ler toda a saga foi maravilhosa, foi como realizar um sonho.

O primeiro livro é bem uma introdução. Harry Potter descobre que é um bruxo, não só um bruxo, o menino que sobreviveu. Ele começa já tendo muita coisa para enfrentar e num mundo que ele nem conhecia. Cria laços de amizades muito importantes e "encontra seus inimigos".

Com uma narrativa mais feliz, não tão séria nem cheia de detalhes nas informações, em a Câmara Secreta e em o Prisioneiro de Azkaban, Harry vai entendendo a sua importância ainda de forma superficial. Na minha opinião, os 3 primeiros são livros mais voltados para crianças, o que faz sentido, dado que Harry tinha 11, 12 e 13 anos.

Já em Cálice de Fogo se vê um transformação muito grande, parece que uma nova era está surgindo na narração. Uma história mais rica em informação, mais intensa. Aqui se percebe os personagens ficando mais velhos, com mais características únicas, com detalhes que os filmes não apresentam.

No livro seguinte, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry já entende que precisa agir de alguma forma, mas ao mesmo tempo é possível ver como ele ainda não compreende a sua significância para o mundo mágico. A ideia é estar preparado para lutar contra Voldemort, mesmo o Ministério intervindo na escola.

Em o Enigma do Príncipe, se vê os personagens mais maduros, mais corajosos, mais determinados. A quantidade de explicações dadas e a forma como elas são feitas são de uma grandeza magnífica, por mais que ainda tenha muita dúvida sobre tudo. Para mim esse é um dos melhores livros da saga.

site: https://www.instagram.com/galaxy.of.book/?hl=pt-br

Isis.Albuquerque 04/07/2020

Enigma do príncipe, Harry Potter
Livro perfeito, chorei tanto com o final não merecido de alguns personagens mas né...Enfim eu achei um dos melhores livros da saga real, que me empolgou tanto que meu Deus. Ai eu recomendo muito, é uma leitura bem leve e rápida, comparada aos outros livros.

Andrus ( @andrus05 ) 19/04/2020

O Enigma do Príncipe
Eu considero esse como o livro mais pesado da saga. Os personagens ainda sofrendo com uma grande perda e na sequência vem outra, o clima sombrio da escola e das ruas. Muitos elementos no livro (clássico da J.K., grandiosa escritora).
RjNegreiros 20/04/2020minha estante
Exato! É um livro de crescimento, perda. De compreensão.

Andrus ( @andrus05 ) 20/04/2020minha estante
Sim. Acho a narrativa da JK perfeita