Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter e o Enigma do Príncipe J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Victor Hlebetz 31/12/2009

Engraçado como as coisas aconteceram pra mim...
Há anos atrás, acho que em 2000 (exatamente 1 década atrás!), um amigo meu me emprestou o primeiro livro - "Harry Potter and the Sorcerer's Stone - em inglês, dizendo que era muito bom e que tava bombando lá fora. Como ainda não tinha muito costume de ler, e menos paciência ainda para ler um livro em inglês, acabei deixando-o de lado. Parei nas primeiras 15 páginas.
Pouco tempo depois, o livro de fato se tornou um sucesso e, de repente, todos ao meu redor faziam mil comentários sobre o Harry Potter e se empolgavam com o filme que estava prestes a estrear. Fui ao cinema, assisti e me diverti. Após a estréia do segundo filme, decidi ler um dos livros antes de ir ao cinema novamente.
O primeiro que li foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Vi que as histórias tinham realmente seu valor. Não fiquei mais surpreso em ver milhões de crianças totalmente encantadas pela fantasia criada por J.K. Rowling. Passei a compreendê-las. Aliás, não só crianças como adolescentes e adultos! Comecei a admirar a autora, não pelo fato dela escrever divinamente bem (ela escreve com uma fluência invejável, mas é aquilo, literatura infanto-juvenil; acho que não faz parte do objetivo dela ser uma escritora incrível) mas sim pelo fato dela conseguir despertar nas crianças modernas a vontade de devorar livros de 500 páginas, além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?
Resumindo, mesmo deixando escapar a oportunidade de "sair na frente" e conhecer a história antes dela virar febre, o que com certeza me proporcionaria uma leitura mais imparcial, consegui gostar bastante do universo de Hogwarts (o suficiente para querer ir até o fim da série) com algum tempo de defasagem. O sexto livro da série foi o que mais gostei até então, daí o fato de eu ter escrito essa "resenha-não-resenha" logo aqui.
Mamães e papais: se seus filhos pedirem para lhes comprar os livros do Harry Potter, não neguem (a não ser que eles os queiram para servir de calço para o monitor do PC). Algum tempo depois vocês podem estar se esgueirando pelos quartos deles atrás dos livros, só por curiosidade...
Tullia 23/09/2011minha estante
Quando li sua resenha, lembrei um pouco da minha história com Harry Potter! Meu primeiro livro da saga foi "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban". Acho que era muito nova, pois achei a obra uma chatice e com muitas palavras difíceis... Anos depois, dei uma segunda chance ao livro e simplesmente adorei!! Depois disso, comprei outros da saga!! E ainda não sei como pude não gostar na primeira vez! :)

AtílioSkoob 24/06/2012minha estante
O meu primeiro foi Harry Potter e o Cálice de Fogo, depois Ordem da Fênix e aí li tudo na ordem correta :)

laasmile 06/10/2012minha estante
"...além de atingir uma das maiores riquezas da Inglaterra vendendo... livros!! Em pleno século XXI, com tanta coisa mais atrativa do que papel. Algum respeito ela merece, não?"
Faço das suas palavras as minhas.

Marina 14/10/2012minha estante
esse livro é dos melhores -com muita revelação.
Pena que o filme foi escroto.

Alysson 24/09/2014minha estante
Engraçado como a maioria das pessoas que conheço começaram Harry Potter pelo terceiro livro. Eu fui uma dessas pessoas. Inclusive foi meu primeiro livro lido na vida! Eu tinha 12 anos e amei cada página escrita pela Rowling e graças a ela hoje sou um leitor voraz. E tenho orgulho de dizer que cresci com Harry Potter. Até hoje não me esqueço que chorei ao virar a última página de Harry Potter e as Relíquias da Morte, eu tinha a idade do Harry no livro(17 anos rsrs) , não por que foi um livro triste mas por tinha acabado... Ótimo texto o seu e o sexto livro também foi um dos meus favoritos!... Hoje venho reparando que HP já atingiu o status de Clássico da Literatura, pois apesar de sete anos do lançamento do último livro conheço muitas crianças e jovens que estão lendo Harry Potter e descobrindo esse mundo fantástico criado por Rowling e o prazer de ler! só por esse motivo ela merece todo o respeito do mundo!

ricardopilatti 02/01/2015minha estante
Minha história também é mais ou menos parecida. Eu era muito novo e lembro de ter retirado "Harry Potter e a Pedro Filosofal" na biblioteca da escola. Como não tinha gosto pela leitura naquela época e muito menos noção do mundo maravilhoso de HP, li algumas poucas páginas. Tenho até hoje na minha cabeça a cena das corujas entregando as milhares de cartas.

Khalil Grisi 12/08/2015minha estante
Meu primeiro livro foi Harry Potter e as Relíquias da Morte. Eu já tinha assistido todos os filmes! Gosto de Harry Potter desde pequeno, quando assisti um filme da saga pela primeira vez, mas não me interessava em ler. Um dia eu ganhei o último livro da saga e aí eu pensei: se eu já conheço a história, vou ler logo o último. Daí em diante já li quase todos! Estou agora no: Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Craotchky 22/07/2016minha estante
Resenha muito boa, parabéns!

Evelyn Ruani 31/07/2013

O melhor da Saga Harry Potter!
Sou suspeita para escrever sobre Harry Potter porque sou fã incondicional. Sempre achei que a autora foi hiper criativa na invenção do mundo mágico e muito detalhista (sem com isso deixar a história cair na chatice e monotonia) quando se tratava de explicar o mundo bruxo e todas as suas maravilhas. Além disso a história é encantadora e é impossível não se apaixonar por suas personagens tão bem elaboradas. Nesse ínterim preciso deixar claro meus favoritos no mundo mágico são e sempre serão: Rony Weasley e Severus Snape. E é também por esse motivo que meu livro favorito de toda essa maravilhosa saga é O Enigma do Príncipe, o terceiro livro da saga onde Harry Potter não aparece no primeiro capítulo.

O livro começa com duas situações já muito interessantes que são as reuniões do Ministro dos Trouxas com o Ministro da Magia e o encontro das irmãs Belatrix e Narcisa com um dos fieis servos de Voldemort. Eu acho que esse livro é o divisor de águas. É quando a trama se torna intensa e madura. Quando Voldemort para de ser apenas aquele espectro do mal rondando Hogwarts e o mundo bruxo e se torna um perigo real e amedrontador. A narrativa é sombria, como tão bem demonstrado na adaptação ao cinema (que adorei!).

O ponto central da história gira em torno de um livro de poções usado que é dado a Harry pelo Prof. Slughorn cujo antigo usuário se auto-intitulava Príncipe Mestiço e que graças às suas anotações, Harry passa a ser o melhor aluno em Poções, superando (para espanto de muitos) até mesmo a Hermione. Para culminar o que já parecia fantástico o livro ainda traz diversos feitiços que foram criados pelo próprio Príncipe Mestiço e que ajudam Harry em várias situações.

Outro ponto forte da história são as aulas particulares de Dumbledore a Harry mostrando-lhe lembranças relacionadas a Voldemort na Penseira. Mas como sou uma apaixonada pelo lado negro da força (ah vai, os vilões não são bem mais interessantes? rs), o que realmente me chamou atenção no livro é a luta interna do Draco se debatendo com a missão tão importante e tão terrível que lhe foi dada pelo próprio Lord das Trevas. Achei que ele ficou charmoso demais carregando toda aquela responsabilidade permeada por medo e tristeza.

E entre todos esses fatos interessantíssimos está o casal mais fofo do planeta: Rony e Hermione, cujos sentimentos nutridos um pelo outro ganham destaque e chegam ao ápice com uma crise de ciúmes. Muito fofo! Resumindo, a autora foi mestre neste livro, arrancando sorrisos, suspiros, lágrimas, enfim... Realmente MARAVILHOSO. Meu favorito sem dúvidas.

site: http://lyani.wordpress.com/2013/08/01/resenha-harry-potter-e-o-enigma-do-principe/
Suzi 03/02/2011minha estante
Oi Lyani!

Ótima sua resenha e concordo com você, sem dúvida é o melhor!

Carla 01/08/2013minha estante
é o meu favorito tbm. esse e a ordem da fenix. adoro quando eles começam a contar a história do Voldemort.
Acho a autora foda tbm. super criativa.

Deb 22/12/2009

Meu mundo
Sou suspeita pra falar, mas não importa. Eis o meu mundo, o melhor livro da minha vida. Minhas aventuras, meus amores, meus ideais. Minha ficção, não importa: Harry Potter é inesquecível.
Porque escolhi justamente o Enigma para uma resenha? Não por ser o melhor, pois em uma série perfeita não há como eleger o "rei". Mas por ser o último ano "normal" na vida de Harry antes da Grande Guerra, merece o comentário.
Na série onde muitos julgam ficção sem justificativa, alguns leigos e tolos julgam-na demoníaca, enfim, nessa sérieaprendi o conceito de amor. Amor pela vida, amor pelos outros, amor pela ideia e amor pela bondade. Amor pelo Bem Maior.
E esse é o meu mundo, o lugar que eu gostaria de escolher para viver. Não há outra autora que tenha criado um mundo tão mágico e único quando minha adorada "Tia Jô". Ninguém nunca me fez sentir tão adequada a um lugar quanto ela, ninguém. Mesmo que eu adore outras autoras e autores, são gêneros diferentes, e a criatividade da brilhante Jô ficará pra sempre na memória daqueles que entendem a magnitude de sua obra.

- brenda 03/01/2009

pra mim,o melhor da série até agora.Ainda não li RdM então,pra mim,é o melhor.
Com um começo já atribulado,realizando um sonho antigo meu:ver uma interaçaõ total entre mundo bruxo e não-bruxo (não gosto de usar o termo "trouxa",me sento ofendida AHAHA).Uma coisa qe eu sonho desde PF.
Apresentando ao leitor um Harry mais maduro e mais humano.Ele já não é mais aquele garotinho orfão perfeito e ingenuo,que tinha apenas "sorte".Ele agora tem momentos de depressão,tristeza,fraqueza,humanidade.
O cenario de romance é constante,e na verdade,eu adoro isso,porqe até essa parte da saga eu achava qe eles seriam santinhos ate o final,mas estava enganada AHAU
Definitivamente,J.K Rowling acertou em cheio =D
My 05/01/2009minha estante
Considero o segundo melhor livro da série, perdendo apenas para Relíquias da Morte. É interessante, quanto mais se lê, mais se tem vontade de acompanhar. São feitas descobertas importantes e grande parte do mistério é desvendada, conhecemos melhor e mais de perto o nosso vilão (que na minha opinião, é um personagem incrível), suas origens e família. Muita coisa é esclarecida, é o tipo de livro que se torna a "chave" da série, não se pode ler o resto se pular esse!

Anderson Brito 28/04/2010

...
O pernultimo livro de qualquer saga, para os que já a amam, é pior que o primeiro em termo da aflição "Ahhh! Ja vai acabar!".

Acho que Harry Potter e o Enigma do Principe é o mais simples de todos os sete. Pois a história é meramente investigativa e faz um apanhado geral de tudo que aconteceu até aqui para daí entao podermos ir pro final e descobrir como acabar com a situação problema do nosso bruxo herói, ou seja, Lord Voldemort. É como se Harry tivesse que amadurecer a força e encarar o problema sem a proteção que desde então sempre tivera.

O pernultimo livro da saga Harry Potter representa o famoso "O que lerei pós Harry Potter?". Muitos fãs ja sentem a angustia da perca. Mas é memorável, lindo, triste, angustiante e perder Alvo Dumbledore é como perder um pai para aqueles que amam seu personagem.

Resumindo é nota 10, até por que melhor como qualquer fim de guera é o inicio dela não é?

Thais Fraccari 01/08/2010

PERFEITOOOO!!!!!!!!!! *-*
Preciso dizer mais alguma coisa além do que o título da minha resenha já diz????

HARRY POTTER É HARRY POTTER!
E pelo menos para mim, é insuperável!

Este é o meu livro favorito da série junto com o "Relíquias da Morte".

J.K. Rowling nunca me decepciona! Isso é incrível!
Gabi 04/02/2011minha estante
Vc falou tudo!

Fa3io 19/12/2009

HArry Potter.
O que dizer sobre esse aprendiz de Bruxo que dominou o mundo inteiro, o que dizer sobre esse Best-seller. Posso afirmar que é um livro fantástico cheio de magia e aventura, um mundo novo completamente diferente da visão que tinhamos sobre bruxos. Mas o que dizer sobre as mensagens subliminares do livro, certas pessoas só tiram o que é de mal do livro e não buscam as coisas boas. A Amizade é um ponto forte do livro, amizade de Harry, Rony e Hermione mostra uma amizade que não existe muito nos dias de hoje, mostra o amor de uma família unida, um mestre que ama o que faz e ensina o aluno com prazer e paciência. Um livro que eu indico sem contra indicações.

Lááh... 23/01/2012minha estante
A saga harry potter é a melhor saga do mundo...? ñ consegui ler esse livro inteiro +pq eu tsva na semana de prova ..e o estudo a cima de tudooo...+ ja asssiti o filme e minhas amigas falam q é d+..entãooooo..HP S2 S2

Larissa 31/12/2009

Meu coração caiu junto com o Dumbledore daquela Torre.
Adorei a trama desse livro, conhecer as origens de Lorde Voldemort.
Sem falar na idéia fantástica das Horcruxes e o fatp dp Harry decidir procura-las passa uma sensação de jornada se iniciando, adorei.
E ótimo as relações entre os personagens, os ciúmes, os "romances". Você em um determinado momento se dá conta que eles cresceram e nos acompanhamos tudo isso ao longo dos anos. É emocionante!

tatialooca 01/07/2009

Chorei que nem bebe
não consigo acreditar ainda nesse livro, chorei que nem um bebe no final, o melhor, com toda certeza o melhor!
eu mal posso esperar para começar a ler o "Reliquias da Morte"

titaah 28/12/2009

um dos livros mais esperados por mim, as vezes até confundo o nome real dele com a tradução exata do inglês, que divulgaram na internet meses antes dele ser lançado.
Sim, eu era aquela fã doida que entrava no site, pesquisava de tudo pra saber o nome do livro, como ia ser, enfim, saber um pouquinho mais.

pra mim, o segundo melhor livro da série, perdendo apenas para o último.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe é um livro emocionante, que mostra a grande aproximação de Harry com o tio Dumb, a luta entre ele e Draco, o tal Príncipe Mestiço, enfim.
leiam, leiam, leiam, devorem, é emocionante demais!

BIA 18/09/2009

meu preferido.

Mar 23/12/2010

Continua surpreendente, de fato. Não me aprofundarei muito porque muitos já fizeram suas resenhas mais detalhadas: Harry, neste ano mais sombrio de todos em Hogwarts e no mundo com tantas ocorrências, começa a ter reuniões na sala de Dumbledore - em que o diretor o leva para 'viajar' em sua penseira. Harry e Rony são admitidos nas aulas de poções - que serão realizadas pelo prof. Slughorn, excêntrico e cheio de segredos - e terão de aguentar Snape na parte das Artes das Trevas. Ironicamente ele pega emprestado um livro usado na biblioteca, onde tudo sobre feitiços e poções que até mesmo jamais tinham sido inventados pertencem a um Príncipe Mestiço. Neste meio de tempo, como era de se esperar da inesperada Rowling, ocorrem muitas novidades (tanto ruins, como boas) que se desenrolam para um final de querer fechar o livro e chorar no cantinho do quarto.

Olha, tudo muito lindo e estupendo, Jô (a.k.a J.K. Rowling), mas para romances você precisa se especializar. Não me refiro a escolha dos pares, mas sim a descrição dos sentimentos (quis mais rir do que me emocionar quando você escreveu que o "monstro dentro de Harry" levantou a cabeça e farejou o ar).

Juliana 11/09/2012

Harry Potter e o Enigma do Princípe - J.K.Rowling
Creio que esse seja o livro mais triste de todos.
Nesse livro,com a ajuda de Alvo Dumbledore,Harry viaja pelas lembraças de algumas pessoas fundamentais na vida de Lord Voldemort o que ajuda Harry a conhecê-lo melhor.E ele precisa conseguir uma coisa fundamental para destrui-lo.Cheio de aventuras,nesse livro Harry tem grandes descobertas,arruma sua primeira namorada e continua lutando para acabar com o Voldemort.
Empolgande do início ao fim...
Paulo Silas 12/07/2010minha estante
Concordo Juliana. o MAIS TRISTE QUE JÁ LI.

nessacardoso 05/07/2011

Eu odeio esse livro, realmente odeio. Odeio mais até do que os livros ruins. Os livros ruins se permitem serem abandonados, trocados e esquecidos, mas esse não. Esse é egoísta, te faz criar um vínculo, seja lá qual for com cada personagem, suga sua atenção até a última gota, te da esperanças de que no fim algo bom irá acontecer, tudo irá se solucionar e você terminará sorrindo como nos outros... mas não. Não tem volta, as palavras não voltam atrás. É aquilo e pronto, e você meu querido, ah, você que se dane!

Paty 30/01/2010

O "Eleito"
Ótimo!!! Aliais mais um excelente livro da Rowling. Aliais acho difícil surgir uma série tão bem feita como a serie do Harry Potter, digo isto analisando cronologicamente os fatos, o amadurecimento dos personagens com o passar dos anos e detalhes que ao longo da historia sempre se entrelaçam levando leitores ( apaixonados como eu) a ler os livros mais de uma vez com a certeza de que não será a ultima!

Este sexto livro, conhecemos a fundo a vida Daquele-que-não-deve-ser-nomeado e começamos a pensar em uma maneira de Harry destruir o Lord das Trevas sem precisar se sacrificar. Além disso, neste livro surge revelações e acontecimentos importantíssimos!! Rony finalmente demonstra em várias partes do livro seu interesse por Hermione e vemos o amor de Harry por Gina nascer de forma intrigante uma vez que ele nunca prestou muita atenção a garota. Ficamos extremamente furiosos com Snape e ainda não acreditamos que ele realmente fez o que fez para ajudar Harry. Enfim é um mix de ação, amor e magia.

ACONSELHADISSIMO!!!