O papel de parede amarelo

O papel de parede amarelo Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - O Papel De Parede Amarelo

stella 04/12/2023

Achei as metáforas muito explícitas, tive que me forçar a terminar, e olha que é um livro relativamente curto

LadyVox 27/11/2023

O conto é interessante, me deixou um pouco confusa mas demonstra bem a negligência sofrida por uma mulher que sofre com problemas psicológicos. Não estava com muita expectativa e me prendeu, é uma boa leitura rápida.

Danuza3 25/11/2023

Ele precisava de um pouco mais
Esse foi um livro com uma escrita muito ágil e perspectivas simplistas, que por sua vez aparentava que iria dar bem mais do que de fato deu. O famoso "foi bom, mas poderia ser muito mais". Triste.

mari 22/11/2023

O papel de parede amarelo
3,5 ??

?[?] apesar de toda a oposição, nunca chega de fato a se libertar. Suas intuições e tentativas desesperadas de definir e assim curar a si mesma, ao traçar o padrão desconcertante do papel e decifrar seu significado, são armas insignificantes contra a certeza masculina do marido?

Mais um livro lido esse ano em que o terror e a angústia tem origem nas formas de ser mulher no mundo e de se perceber como tal.

Ray 16/11/2023

Pode ser bem difícil entender no começo, mas esse livro aborda muita coisa importante, o jeito que as mulheres viviam na época ou como eram tratadas, adorei como o livro colocou o papel de parede amarelo como uma metáfora e o incrível é a escrita mesmo que seja muito antigo a escrita é fluida e você consegue entender

Gabrielle450 07/11/2023

Um dos melhores contos de todos os tempos
O "Papel de parede amarelo" é definitivamente um dos pontos mais altos da literatura inglesa. O uso da descrição em primeira pessoa faz com que o leitor acompanhe a história toda pela perspectiva da protagonista, trazendo a sensação de lentamente sentir sua sanidade esvair muito mais assustadora. O livro todo é uma grande analogia a como as mulheres eram tratadas quando diagnosticadas injustamente com histeria e o final é uma bela metáfora, a protagonista se tornando a mulher presa dentro do papel de parede. Encontrando a liberdade de um mundo patriarcal através da loucura. Charlotte Gilman é realmente uma gênia, uma inspiradora autora, principalmente para mulheres.

Marcos606 30/10/2023

Detalha a deterioração da saúde mental de uma mulher enquanto ela está em uma "cura de descanso" em uma propriedade rural com sua família. Sua obsessão pelo papel de parede amarelo em seu quarto marca sua queda na psicose devido à depressão ao longo da história.

A narradora começa a história discutindo sua mudança para uma bela propriedade durante o verão. Seu marido, John, também é seu médico, e a mudança visa, em parte, ajudar a narradora a superar sua “doença”, que ela explica como depressão nervosa, após o nascimento do bebê. A irmã de John, Jennie, também mora com eles e trabalha como governanta.

Embora o marido acredite que ela vai melhorar com o descanso e sem se preocupar com nada, a narradora tem imaginação ativa e gosta de escrever. Ele desencoraja sua admiração pela casa e descarta seus interesses. Ela menciona seu bebê mais de uma vez, embora haja uma enfermeira que cuida do bebê e a própria narradora esteja nervosa demais para cuidar dele.

A narradora e o marido mudam-se para uma sala grande com papel de parede amarelo feio que a narradora critica. Ela pergunta ao marido se eles podem mudar de quarto e descer as escadas, e ele a rejeita. Quanto mais ela fica na sala, mais cresce seu fascínio pelo horrível papel de parede.

O papel de parede torna-se a obsessão da narradora e, portanto, reflete e representa sua instabilidade mental. Não é apenas um muro impenetrável onde termina o pensamento racional e começa a loucura, mas também uma superfície sobre a qual a narradora pode projetar suas próprias fantasias, da liberdade criativa, da repressão dessa liberdade e da loucura que se segue.

Lizzie.Alice 29/10/2023

Clássico, mas tem poréns
Tanto O Papel de Parede Amarelo quanto a maioria dos outros contos é divina, porém, conhecendo o que eu conheço da autora, eu simplesmente não tive paz pra ler.
Me dói dar uma nota alta pra esse livro, simplesmente porque a autora é um ser humano horrível. Uma mãe, mulher e pessoa horrível. A única qualidade que a redime é a escrita, e mesmo assim ela jurava que não escrevia literatura (o que ela escrevia então? Essa é uma pergunta que eu não sei responder)
Tudo que eu lia eu lembrava quem ela era, e, assim, apesar dos contos serem bem escritos, foi uma LUTA terminar o livro, exatamente por isso, eu não consegui desconectar a autora da obra (sinceramente não sei se isso é possível de forma geral)
Uma autora genial, um ser humano detestável.
Recomendo a leitura? Sempre. Mas, por favor, pesquisem sobre a autora antes ou depois da leitura, porque muita coisa vai fazer mais sentido (e também porque é o cúmulo do absurdo ler esse livro e achar que a autora é incrível, na minha humilde opinião)

gaIaxysope 26/10/2023

Parece tão recente pra algo escrito já há tanto tempo. Absurdo de bom e tão simples, mas metafórico. Muito muito bom.

Finmrk 23/10/2023

Não entendi muito bem quando li mas já achei um absurdo, passei o livro todo assim ??? irei ler de novo um dia

Stephanie214 21/10/2023

Imaginação, Obsessão, Loucura ou Sanidade?
Neste conto conhecemos uma esposa e mãe que se muda para uma casa que fica no campo junto com seu marido e seu filho, essa mulher começa a pensar que aquela casa é mal assombrada e cria uma obsessão pelo papel de parede amarelo de seu quarto no qual diz enxergar uma mulher aprisionada.
O conto é super curtinho e a história é contada no formato de diário com a protagonista escrevendo e relatando tudo que acontece em sua vida como a tristeza que sente, angústia, insônia e essa obsessão que começa a fazer parte do seu dia-a-dia.
Ao longo do livro começamos a pensar se tudo que a personagem enxerga e ouve é mesmo real ou se é fruto de sua imaginação por conta da obsessão.
Um conto que nós faz pensar em como o isolamento, a tristeza, imaginação e obsessão afeta a saúde mental de uma pessoa, o quanto nossa imaginação pode nos afetar se nos deixarmos levar por ela. Será que é real ou imaginação? É loucura e sanidade? Realmente tem uma mulher por trás do papel de parede amarelo ou a personagem a imaginou para se sentir menos sozinha? A casa é realmente mal assombrada?
Esse foi meu primeiro contato com a autora e amei a maneira como a história é contada senti como se a história estivesse acontecendo diante dos meus olhos e com certeza vou ler mais livros dessa autora.

orpheuus 19/10/2023

" ? Durante o dia, tudo isto é cansativo e intrigante "
O Papel de Parede Amarelo é um conto denso, mas de escrita simples; Um livro que permite múltiplas interpretações, o que é genial; Apesar de ser uma leitura curta traz uma crítica sutil e inteligente ao machismo e ao tratamento à saude mental na época, principalmente em relação às mulheres que eram tratadas como "histericas". Em Suma, Este é um classico que vale muito a pena a leitura e que deve ser lida por homens e mulheres. Sem dúvidas, mais do que recomendado.

Delaine.Ferreira 13/10/2023

Não é um estilo de escrita com a qual estou acostumada, às vezes confuso, às vezes intrigante de certa forma, mas a metáfora é interessante.

Cassia_kk 13/10/2023

Terro psicológico
Sempre revoltante ver como mulheres eram tratada na sociedade. Como a palavra de seus maridos era quase que lei. Muito interessante a metáfora do conto.