As Gêmeas do Gelo

As Gêmeas do Gelo S.K. Tremayne

Resenhas - As Gêmeas do Gelo

anaviepaula 03/09/2019

Penetrante.
O livro tem uma escrita e uma história que prende o leitor de uma forma inusitada. O começo, na minha experiência, foi surreal. Sério. Sentia a história na minha alma, penetrando nos meus ossos. Foi louco. Mas criei expectativas demais, esperando algo a mais e não aconteceu. Isso não tira todo o valor do livro, que tem muito potencial. O cenário, e o modo que foi contado, fez eu entrar de uma forma na leitura que foi o que me fez dar três estrelas (o que é, bom).

Fabio Pedreira 23/08/2019

As Gêmeas do Gelo
Fala galera, como prometido, vim trazer para vocês a resenha do livro As gêmeas do gelo, do autor S.K. Tremayne. Um livro com grande potencial, mas apenas parcialmente alcançado.

As gêmeas (sinopse)
Um ano depois de Lydia, uma de suas filhas gêmeas idênticas, morrer em um acidente, Angus se muda com sua mulher, Sarah Moorcroft, para a pequena ilha escocesa que ele herdou da avó, na esperança de conseguirem juntar os pedaços de suas vidas destroçadas.

Mas quando sua filha sobrevivente, Kirstie, afirma que eles estão confundindo a sua identidade - que ela é, na verdade, Lydia - o mundo do casal desaba mais uma vez.

O inverno chega, Sarah se sente sozinha, e Kirstie (ou será Lydia?) fica cada vez mais abalada. Quando uma violenta tempestade deixa mãe e filha confinadas naquela ilha, Sarah é torturada pelo passado - o que realmente aconteceu naquele dia fatídico em que uma de suas filhas morreu?

Tempestade
O livro começa justamente como a sinopse descreveu, com o casal principal se mudando para uma casinha em uma ilha na Escócia, com o principal objetivo de superar a morte de uma de suas filhas. De um lado, temos Angus, um homem decidido, mas um pouco impaciente; do outro, temos Sarah, uma mulher calada que busca por um novo começo longe de onde o acidente de sua filha aconteceu.

Existe uma tensão entre o casal, coisa que é fácil de notar com o decorrer da leitura. A perda de uma das filhas é claramente um dos motivos e é fácil de compreender, mas logo você nota que além disso os dois escondem segredos um do outro. Isso começa a causar dúvidas na cabeça do leitor, fazendo com que a gente comece a desconfiar das coisas e criar teorias do que pode realmente ter acontecido.

E esse é o ponto chave do autor. Tremayne não foca em uma investigação sobre o caso como muitos thrillers, o foco dele é o psicológico dos personagens. É interessante ver como as ações de Sarah, Angus e de sua filha sobrevivente mexem com o comportamento de cada um, seja por suas mentiras ou por descobrir alguma verdade escondida.

A principal afetada em tudo isso é Sarah, principalmente após sua filha sobrevivente - Kirstie - contar para a mãe que, na verdade, ela era Lydia e que ela e o pai se confundiram esse tempo todo. Claro que isso iria mexer e muito com a personalidade da mãe, mas é aí que acho que o autor comete o primeiro erro. Tremayne sabe como mexer com o psicológico, mas acaba pecando no excesso, o que acaba deixando Sarah meio enjoada, parecendo algo um pouco novelesco demais em alguns momentos.

Por outro lado, Kirstie/Lydia é a melhor personagem do livro. É fácil se apegar à personagem e graças a ela temos outro ponto forte do autor. Uma das coisas que ele gosta de fazer é descrever os lugares onde se passa a história, geralmente locais que contenham algum tipo de lenda ou história. E ele as aproveita- sejam elas criadas por ele ou lendas contadas de verdade - e joga no livro, dando um ar de suspense.

unto com isso vem o fato de que Kirstie/Lydia começa a ver sua irmã morta e a conversar com ela. E esse é o outro ponto forte do autor, porque ele gosta de flertar com o sobrenatural. Você fica na dúvida se o que está acontecendo é real, da imaginação do personagem ou se é um livro de terror. Mas para você que não gosta de terror, fique tranquilx. Ele não faz nada assustador, consegue transitar na medida certa, lhe deixando curioso com os acontecimentos.

E falando em acontecimentos, cada fim de capítulo tem algum pequeno plot twist que te deixa curioso para o próximo. Eles são divididos em dois pontos de vista, tanto o de Sarah como o de Angus. Toda vez que o ponto de vista muda, o capítulo é separado por alguma foto do local onde se passa a história. O que eu acho bem legal, pois assim vamos nos ambientando.

Mas apesar desses plot twists, o autor às vezes peca em repetições, e, juntando isso a alguns outros pequenos defeitos, As gêmeas do gelo acaba se tornando um daqueles clássicos livros Ame x Odeie. Apesar de ter ficado uma sensação de que o livro poderia ter sido muito melhor e ter sido aproveitado de uma forma muito mais envolvente, ele funcionou para mim.

Consegui me divertir lendo e gostei da trama no geral. É um livro que dou 3 estrelas por ficar justamente no meio termo da coisa, transita entre o regular e o bom. Porém, vai variar de cada leitor e só mesmo lendo para saber de que lado você vai estar, Amar x Odiar, Kirstie x Lydia. Leiam e venham me dizer o que acharam. beijos e até a próxima.
JuhVogel 02/09/2019minha estante
Tô lendo faz quase 2 meses, mas n consigo avançar...a história não tem me empolgado tanto...

Fabio Pedreira 03/09/2019minha estante
?. Esses livros são complicados. O outro é pior ainda jkkkk

JuhVogel 05/09/2019minha estante
Viuxiii bom saber rs

Fabio Pedreira 05/09/2019minha estante
Kkkk Pois. Esse das gêmeas até achei legal. Mas o outro não recomendo não. Só por curiosidade mesmo kkkk

Rose.Agra 21/08/2019minha estante
Tbm gostei muito do livro. Quanto ao final, entendi que a mãe tentou matar a filha. Por isso os fios de cabelo.

Letícia 22/08/2019minha estante
Puts, será? Eu não cheguei a pensar nisso. Até faz sentido Sarah querer matar a filha, mas não faz sentido a Kirstie ter conseguido se salvar e ter voltado pra casa sozinha, na tempestade. A nao ser que ela tenha tentado (e conseguido) matar o fantasma da Lydia. Foi isso q vc entendeu? Kkkkk

Rose.Agra 23/08/2019minha estante
A filha viu que a mãe estava louca e que iria morrer com ela caso não se salvasse... Sei lá! Esse livro dá asa para muita coisa.

Mari M. 11/08/2019

LegalZINHO...
Bem escrito, envolvente.Queria acabar logo pra ter uma enorme surpresa, mas o final ficou bem a desejar...Muitos detalhes,afim de confundir,foram demais,o livro podia ter se resumido no inicio,e depois nas ultimas 80 paginas.
****
spoiler:

****

Muita coisa ficou bem bizarra,pq como uma aluna no primeiro dia de aula,revela que seu nome é outro,e a mãe dá corda,e a diretora acata...e os papeis? certidão ? impossivel.

No fim,o lance sobrenatural, pra mim, desnecessário.
Era um fantasma o tempo todo? E afinal pq a menina fingiu mudar a personalidade? tava possuida?? passou a ir mal em matematica e ler que era uma beleza....enganou até o cachorro.E tudo isso um ano depois?

A mãe simplismente teve amnésia? só na ficção mesmo, que um luto apaga tudo da mente da pessoa! Tomava remedios, traia o marido, e esqueceu...

a traição do marido com a melhor amiga foi BESTA heim!?

E as consultas do psiquiatra pelo telefone ( aff )
Letícia 21/08/2019minha estante
Não é que ela simplesmente teve amnésia porque quis rs ela se sentia culpada pela morte da Lydia (e com razão, na minha opinião) e tudo aquilo foi demais pra ela. Da mesma forma que uma pessoa que sofre um trauma grande demais acaba apagando as coisas da memória (é uma coisa do próprio cérebro, tipo uma proteção, para não se auto destruir).

E ficou bem claro que quem confundiu a Kirstie foi o próprio pai. Ele quem disse que a Lydia ainda estava ali com ELA. Não com eles, mas com ELA. Então toda vez que ela se olhava no espelho, acabava vendo a irmã e lembrando do que o pai disse. ? totalmente aceitável pra mim que ela, assim como a mãe, sofreu um mega trauma e lidou com aquilo daquela forma, não assumindo a identidade da irmã, mas sim "dividindo" o corpo com ela. E foi essa atitude da Kirstie que acabou com a Sarah, porque além de todo o trauma da mãe, quando ela viu tudo que a filha dizia (se referindo a ela como nós ao invés de eu, dizendo que Kirstie estava ali brincando com ela e falando sozinha), ela meio que acreditou. Ela queria a filha de volta e teve. Não acredito que fora, de fato, um fantasma... foi tudo a cabeça, tanto da mãe, quanto da filha.
MAAAAS..... O final me deixou com uma pulga atrás da orelha. Primeiro, porque ela viu a filha sorrindo no espelho com o ursinho, e virou para trás ela estava sem o urso e com a cara fechada. E quando ela foi encontrada morta, estava com fios de cabelo na mão, como se tivesse tentado salvar sua filha. E não acredito que ela teria saído de casa sozinha, deixado a menina na tempestade se a casa estava comprometida. E o Angus, mesmo bêbado, VIU duas pessoas nos lodaçais. Enfim... Não sei. Hahahaha

Os Livros e Filmes da Bá 28/06/2019

SUSPENSE PSICOLÓGICO FENOMENAL!!
Há 14 meses a família Moorcroft passou pelo horror dos horrores: Perdeu em um acidente fatal a filha Lydia de 6 anos, irmã gêmea idêntica de Kirstie.
A história inicia com Sarah e o marido Angus vendendo sua casa em Londres a fim de reformar e se mudarem juntamente com sua filha sobrevivente, Kirstye, para uma casa herdada pela avó de Angus.
A casa fica em uma ilhota inóspita e sombria na Escócia. Além do afastamento da ilha, todo esse clima soturno é recheado de folclore e lendas locais sobrenaturais, o que acaba por dar um ar ainda mais pesado ao livro, perguntamo-nos a todo momento: Isso é real? Imaginação? Ou o terrível sobrenatural?
Agora, a família tenta juntar os cacos em uma nova vida longe de tudo e de todos, em um local completamente isolado, podendo, inclusive, ficar sem contato com o continente caso haja algum forte temporal... e é exatamente o que acaba ocorrendo, quem duvidaria disso?!
O trio se muda para a ilha e Kirstie desenvolve um estranho comportamento: Ela insiste em dizer que se chama Lydia e que quem realmente morreu foi Kirstie. Passa a se comportar exatamente igual à gêmea falecida, e até o cachorro a trata como tratava a irmã morta.
Temos a maior parte da narrativa contada pela mãe, Sarah, uma mulher visivelmente perturbada, que passa a adotar a nova identidade da filha: a sua preferida Lydia que haviam pensado ter morrido.
A trama se desenvolve num clima tenso, sombrio, onde nada é o que parece ser, por alguns momentos temos a visão de Angus sobre os fatos e do início ao fim não sabemos quem tem razão, parece que todos são culpados, inclusive as crianças!
Cada personagem esconde seus segredos e suas deduções, gerando culpas e acusações veladas que permeiam todo o livro.
Kirstie passa a ser a estranha do local, pois seu comportamento desperta o pavor nas outras crianças, ninguém quer chegar perto da menina louca que conversa com a irmão morta.
Além da confusão de identidade da menina, temos mais um dilema: será que foi verdadeiramente um acidente? Se não, de quem é a culpa?
LINK PARA A VÍDEO RESENHA AQUI ABAIXO.

site: https://www.youtube.com/watch?v=bmV3uxCv-9Q&lc=UgwjNLsL2t6V1qWd6jZ4AaABAg

Rosi C. Caleffi 21/05/2019

Fui fisgada pela história
As gêmeas do gelo

Lydia e Kirstie sempre chamam a atenção de todos. As meninas são gêmeas idênticas, de aparência angelical, daquelas que fazem questão de andar sempre iguais. Gêmeas idênticas, com cabelos loiros quase brancos e grandes olhos azuis. O que as diferencia é a personalidade. Enquanto Lydia é calma, gosta de ler e é mais próxima da mãe, Kirstie é extrovertida, animada e tem mais afinidade com o pai.

Buscando reconstruir a vida após a tragédia da perda de uma de suas filhas, o casal Moorcroft esbarra no horror quando a filha sobrevivente diz que ela, na verdade, é a gêmea que eles deram como morta. No momento em que uma delas cai da sacada na casa dos avós, a mãe acredita nas palavras da menina sobrevivente que dizia que Lydia havia caído. O mundo desaba quando Kirstie diz que ela é Lydia.

Acontece que a gêmea sobrevivente passa a efetivamente se comportar como a irmã falecida deixando os pais confusos. A filha parece também não compreender quem é e não consegue relacionar-se com outras crianças parecendo cada vez mais perturbada.

Afinal, quem é Kirstie, qual gêmea realmente morreu e porque tudo isso está acontecendo?

A confusão na cabeça de Sarah, em especial, é o que torna tudo ainda mais real. A maneira como ela está incomodada com a situação, a falta de segurança em relação ao marido, a falta de confiança em si mesma, a preocupação com o estado da filha, a dúvida sobre seus atos... tudo pode ser sentido pelo leitor.

Ao longo do livro vamos tecendo várias teorias sobre o que realmente aconteceu. O final me deixou agoniada, precisei reler para assimilar o que verdadeiramente aconteceu e a ambiguidade acrescenta um ar místico e sobrenatural, ou seria loucura e desespero, ou apenas ao amor? 4 estrelas (4/5)

ju 07/05/2019

Meio triste né...
É um livro que te prende. Achei que nao iria gostar pelo que vi nas outras resenhas mas fiquei surpresa de nao conseguir largar ate o fim. Estava a procura de um a suspense e achei mais triste do que misterioso mas ainda acho que vale uma boa leitura.

Carla Sol 03/05/2019

Nem Bom, Nem Ruim
Sinceramente, não sei o que pensar sobre esse livro.

Ao mesmo tempo que a história super me prendeu devido a cada personagem mostrar o seu ponto de vista dos acontecimentos, por ficarmos na dúvida sobre quem é a gêmea que sobreviveu, por ser uma leitura sinistra e sombria, também não me agradou, pois o final foi extremamente fantasmagórico e simplista para o meu gosto.

Todo o mistério sobre a confusão da personalidade da menina foi desvendado por meio de uma soluçao fácil de se dar, sem muita criatividade. Muito sem graça se comparado a todo o envolvimento que a leitura me proporcionou.

O motivo que levou à morte de uma das meninas, igualmente, foi bem previsível, pois logo no início imaginava que a mãe tinha alguma culpa, uma vez que nos primeiros capítulos isso fica bastante evidente. Sendo assim, o grande plot twist não foi tão interessante assim.

Houve algumas encheções de linguiça para confundir o leitor, o que para mim não tinha necessidade alguma de estar ali. Como o caso amoroso do pai, a desconfiança da mãe em relação ao relacionamento entre pai e filha...na verdade, o que isso acrescentou ao livro? A meu ver, nada...

Resumindo, gostei do desenvolvimento do enredo, mas não da solução encontrada para justificar todo mistério e nem do motivo que levou à morte de uma das gêmeas. Tudo muito simplista. Deixou a desejar. No entanto, foi um bom entretenimento. Dou 3,5 estrelinhas.
Bela resenha. Parabéns.
E foi exatamente isso que eu senti pois foi enrolação demais para uma trama que previa algo que não aconteceu.
achei um pouco parecido com outros que eu já li e sem contar que essa história é exatamente igual rsrs cópia do A criança do fogo

Carla Sol 03/05/2019minha estante
Tbm achei exatamente isso, Alcione. Acho que prometeu muito, mas o final deixou a desejar. Achei forçado o lance da paranormalidade no último capítulo. Não curti...E achei super fraco tbm o plot twist do amante...muito sem graça se comparado a todo o bom desenvolvimento do livro. Esperava muito muito mais do final... uma pena!

Alcione13 03/05/2019minha estante
O msm que eu. Não teve paranormalidade aquilo foi loucura dela!!!
Colocar o cara o livro todo como malvado e daí vir com aquele final besta foi demais

Alcione13 03/05/2019minha estante
Repito que o mesmo ocorre no próximo livro.

Erika 30/04/2019

As gêmeas do gelo
Angus e Sarah tentam reconstruir suas vidas e o que restou de sua família após um trágico acidente que acarretou na morte de uma de suas filhas gêmeas. Tendo que lidar com o luto e com o comportamento da outra gêmea se tornando cada vez mais estranho Eles resolvem se mudar para a ilha de Torran, tentando retomar uma rotina familiar mais tranquila. Mas aonde vamos nossos problemas nos acompanham. E o casal passa a achar que se mudar pode não ter sido uma boa ideia. Um livro repleto de conflitos familiares e suspense. O que terá realmente acontecido no dia da morte da garota? Quem será o culpado?
A narrativa nos leva à várias direções do que realmente aconteceu. Vale a pena a leitura.

Flavi 21/02/2019

Boa leitura
Comecei a ler esse livro por sugestão de um clube do livro. A sinopse me interessou, e a leitura fluiu muito bem pois sempre havia a curiosidade de desvendar a trama. Eu diria que é um suspense que não chega a causar medo, mas por algumas situações assustam por se tratar de crianças. Na minha opinião, e na opinião do clube, o final permite múltiplas interpretações.

Señorita Li 07/01/2019

Viciante
Não consegui largar o livro até entender o desenrolar da história bem no final. Não achei cansativo como li em outras resenhas.
Tem melhores, sim, mas super valeu a leitura!
Suspense viciante!