As Gêmeas do Gelo S.K. Tremayne

Resenhas - As Gêmeas do Gelo

Alynne Scott 22/12/2016

Kirstie ou Lydia?
A premissa das gêmeas do gelo é sensacional, imagine só uma mãe que não sabe qual das suas filhas gêmeas morreu. A princípio pensei em considerar a história um pouco maçante, mas realmente 90% do que está escrito serve para ambientar e fornecer o caminho para solucionar o mistério.
As fotos nos finais dos capítulos ajudam a construir o ambiente escocês, a Eilean Torran.
A alternância de narração (primeira pessoa para a mãe, terceira pessoa para o pai) deu um ótimo resultado para a atmosfera do livro, bem como serviu um de "resposta" ao outro; sem falar no capítulo final, em que o autor fez uma jogada com o óbvio.
Muitas e muitas vezes me peguei profundamente angustiada por causa de kirstie/Lydia, a visão infantil - histórias com crianças no geral - me emocionam demais e doeu verdadeiramente ver o quão perturbada essa criança estava.
O mistério todo da história tem um desfecho satisfatório, embora não seja tão surpreendente, até porque ele é revelado ao longo do livro e, ao que me pareceu, não pretendeu ser o centro dos questionamentos.
Esse "centro" seria na verdade a inquietante incerteza do final e do elemento sobrenatural do livro. Era um fantasma? Ela uma alucinação coletiva? A gêmea morta realmente estava ali? A casa tinha mesmo uma conexão "com o outro mundo?
Enfim, um bom livro, uma boa trama e um final em aberto bem executado. O único ponto que deixou a desejar foi a edição e, às vezes, a tradução que estavam bem porcas, principalmente no capítulo 17, parece que pularam o coitado.
Leitura recomendada.
Conexões Singulares 11/02/2017minha estante
undefined

Alediane 15/12/2016

As gêmeas do gelo
No início a história promete, mas começa a ficar uma história maçante, com muitos detalhes desnecessários. A mãe narra grande parte da história e deixa a desejar pois se apresenta uma pessoa sem profundidade, sem graça e chata.
A história é muito enrolada e o fim é muito esperado e não corresponde a expectativa que tive.
Hellen.Santos 07/06/2017minha estante
Também não curti, decepcionada...

Michelle 14/12/2016

As Gêmeas do Gelo
Um ano depois de uma de suas filhas gêmeas idênticas, Lydia, morrer em um acidente, Angus e Sarah Moorcraft mudam-se para a pequena ilha escocesa herdada da avó de Angus, na esperança de reconstruir suas vidas destruídas.
Mas quando a filha sobrevivente, Kirstie, afirma ser, de fato, é Lydia - seu mundo desaba novamente.
Quando o rigoroso inverno invade, Angus é forçado a viajar para longe da ilha a trabalho, Sarah está isolada, e Kirstie (ou seria Lydia?) está cada vez mais perturbada. Quando uma violenta tempestade deixa Sarah e sua filha trancadas na sua antiga casa, Sarah se vê torturada pelo passado - o que realmente aconteceu naquele fatídico dia em que uma de suas filhas morreu?

Roberta Galdino 20/11/2016

As Gêmeas do Gelo
O que dizer desse livro? Além de uauuuu... showww!!!
Que livro, sensacional, a escrita de Tremayne é instigante, e nos proporciona uma sensação de euforia, em que você precisa ler o livro para desvendar a trama, o mais rápido possível.
A obra é perturbadora e, ao mesmo tempo, empolgante. É aquele tipo de história que você vai acompanhando e julgando os personagens o tempo todo, então uma hora você está odiando um personagem e na outra, está até com certo remorso por ter pensando aquilo.
A história se passa nas ilhas híbridas da costa oeste da Escócia, e no livro contém algumas ilustrações em preto e branco, o que contribui bastante para o clima de suspense.
A narrativa é construída de maneira geral linear, contudo se passa 1 ano após um grave acidente coma as gêmeas Lidya e Kirstien Moorcroft, além de conter flashbacks em torno dos acontecimentos que permeou esse incidente. O enredo é narrado pelos personagens principais o casal Sarah e Angus Moorcroft, sendo que por Sarah, em primeira pessoa, e por Angus, em terceira pessoa.
O enigma da história só é de fato revelado durante o desfecho da obra e tem um ritmo eletrizante (eu li o final correndo e prendendo a respiração!), um componente da construção narrativa que achei intrigante é o fato de não conseguirmos definir se algumas situações ocorrem por distúrbios mentais ocasionados por um grande trauma, ou se devido à presença do sobrenatural, ou será que o sobrenatural causa um grande trauma levando a distúrbios mentais?
As Gêmeas do Gelo é um livro perturbador, assustador e enigmático. Eu adorei e super recomendo, Nota 10.

Kau 18/11/2016

Diferente
Esse é um livro que eu amei, a leitura é bem fluída, o autor sabe te prender na trama, sabe criar um suspense gostoso e te faz ficar em dúvida até o ultimo minuto, mais do que recomendado.

SahRosa 17/11/2016

Resenha Exclusiva do Blog Da Imaginação à Escrita
Uma das minhas metas neste mês das bruxas, é ler o máximo de thrillers que eu conseguisse e claro, As Gêmeas do Gelo não podia ficar de fora, esse livro estava parado na estante já tinha um tempo e agora me sinto até mal por ter negligenciado a obra, pois me envolvi tanto que em dois dias terminei As Gêmeas de Gelo, foi uma das leituras mais rápidas que fiz esse ano, tamanha foi a fluidez do enredo e o gratificante suspense que encontramos na trama de S.K. Tremayne. Eu estava até com um pouco de receio, pensando que seria um thriller pouco atrativo, principalmente por conta da minha última leitura, mas As Gêmeas do Gelo se mostrou uma grata surpresa.

Narrado tanto em primeira, quanto terceira pessoa, a obra nos conta sobre o mistério envolta de uma família destruída pela tragedia. Um ano atrás, Sarah e Angus, perderam sua pequena filha Lydia, desde então, o casal tem tentado juntar os cacos da felicidade que lhes foi tirada. No entanto, tudo muda quando Kirstie, a filha sobrevivente, afirma ser Lydia, revelando que os pais confundiram sua identidade com a irmã gêmea que morreu. O casal revive novamente a dor, mas o pior ainda esta por vir, afinal, sua filha começa a apresentar um estranho comportamento. Para tentar restaurar o pouco do que resta da vida da família, Angus leva a esposa e filha para viverem na ilha que herdou da avó, um local que ele era feliz e passou dias maravilhosos, a vista é linda e o leva a crer que ali é o lugar ideal para começar de novo e enterrar de vez o passado.

No entanto, Kirstie contínua dizendo que é Lydia e seu comportamento piora a cada dia, ela não consegue começar novas amizades e lhe resta apenas a irmã morta para lhe fazer companhia e brincar. Tentando descobrir como salvar sua menina, Sarah começa a desvendar as lacunas do passado, mas seria a verdade que ela esta buscando? Ou uma forma de trazer sua filha favorita de volta?

Possuindo uma escrita fluida, Tremayne nos apresenta uma obra cheia de suspense e reviravoltas, além de brincar com sanidade de seus personagens, o leitor começa a se perguntar o que de fato esta acontecendo com Sarah, Angus e Kristie/Lydia, o fato de trazer uma criança para uma trama que tem uma pegada sobrenatural, acaba deixando tudo muito intenso, principalmente quando essa mesma criança, não é um personagem em que se possa confiar. Em vários momentos, comecei a tecer teorias sobre as respostas de As Gêmeas de Gelo, afinal, tudo gira em torno das meninas, havia algo ali e isso acaba abalando até o psicológico dos pais das gêmeas e acredito que essa sacada do autor, foi algo genial, pois acaba por esconder totalmente o real motivo da trama e do que aconteceu um ano antes, no acidente que matou uma das garotas, mas talvez o desfecho do livro, possa não agradar a todos. Apesar do final fechado, Tremayne não nos dá uma explicação do que realmente aconteceu com Kristie/Lydia após o acidente, seria um evento sobrenatural ou apenas uma alucinação? Eu particularmente aposto em algo não tão tangível, pois gosto mais do que não pode ser explicado pelo concreto, mas essa conclusão acaba ficando a cargo do leitor, o autor nos deixa pistas, mas elas não levam a algo totalmente certeiro, deixando uma certa incógnita no ar: O que houve com Kristie? Lydia realmente estava viva ou era um fantasma? Qual a verdade dos eventos que houve na ilha?

Algumas questões realmente ficam sem respostas, mas o principal, sobre o acidente, é revelado na história e foi bem surpreendente e posso concluir, que em As Garotas no Gelo, não devemos confiar em ninguém e isto acabou sendo um estopim grande, no último dia da leitura, eu estava tão envolvida, que não queria largar o livro antes do fim, a adrenalina, o suspense e mistério que a obra traz são fortes, aquela tensão tão características dos thrillres é marcante em As Gêmeas do Gelo, fazendo o leitor praticamente devorar o livro. A cada capítulo, um gancho intenso, desses que te deixa louco por mais e quanto mais eu lia, mais a trama ficava boa e mesmo o inicio parado que a história tem, assim que o mistério ao redor das gêmeas começa a ter forma, a obra revela seu real impacto e a partir daí, o leitor não tem mais escapatória, a não ser que chegue ao final para desvendar os segredos desta família marcada pela morte.

Além desse começo arrastado, também não gostei das imagens inseridas em algumas partes do livro, talvez a intenção fosse dar um ar mais sombrio ao livro, no entanto, a própria obra já traz esse elemento, que é forte, por isso as imagens foram desnecessárias, afinal, a atmosfera já tinha sido criada pela ótima escrita do autor, que consegue situar seu leitor com as descrições, sentimentos e emoções que foram incorporadas no texto. Mas mesmo com essas ressalvas, As Gêmeas do Gelo foi um dos melhores thrillers que tive a oportunidade de ler, sua trama envolvente e com ar sobrenatural, foram incríveis, revelando que este é um livro que todos os amantes do gênero devem ler!

Encontrei alguns erros na revisão do livro, mas nada que de fato comprometesse a minha leitura, quanto a diagramação, segue o padrão da editora, a fonte é super confortável e as páginas amarelas, a respeito da capa, ela tem uma composição interessante e combina com a história. Para concluir, recomendo muito As Gêmeas do Gelo, um livro espetacularmente sinistro.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2016/10/resenha-as-gemeas-do-gelo-sk-tremayne.html

Loraine 08/11/2016

Gostei muito
Para mim esse livro cumpriu perfeitamente o seu papel de entretenimento. Fiquei absorvida pelo mistério das gêmeas, por horas, e até a última página. Um suspense muito bem estruturado, e com um texto claro e fluído, que me levou a querer saber mais e mais. Fiz várias hipóteses no decorrer da leitura e mesmo assim o final foi um tanto surpreendente. Gostei da trama e da narrativa. As descrições dos cenários são bem feitas e atraentes, sem serem maçantes e sem prenderem o desenrolar da história. E as gêmeas são encantadoras, o que facilitou o meu apego como leitora. Recomendo!

Elda.Pimentel 15/10/2016

Muito bom!
"Tudo ali é mais malévolo e sinistro do que parece à primeira vista. Às vezes, as coisas não são como se imagina. Às vezes o que se julgava realidade não existia."

Basta você saber isto!!!
Bruna 15/10/2016minha estante
Fiquei super confusa com o final desse livro

Elda.Pimentel 15/10/2016minha estante
sim sim, meio confuso, mas gostei muito do livro

leilakelly 29/09/2016

5 estrelas, por que não?!
Sabe aquele livro que você não quer parar de ler mas tem medo de continuar??? Esse é um desses livros.
Uma trama muito bem costurada, um trhiller psicológico de arrepiar, de fazer o coração bater mais rápido. O autor consegue levar a história até o final sem te dar a menor dica do que está por vir, nos levando até a última página sem ter a menor idéia do que pode acontecer.

Não sou de escrever resenhas, mas precisava compartilhar essa com vocês.
Le 17/01/2017minha estante
Concordo com a Leilakelly... Mas o meu medo de continuar era porque eu não queria que o livro acabasse. Foi o melhor thriller que já li nos últimos anos. E olha que sou viciada neste gênero. Muito bom, muito bom, muito bom. Tomara que façam o filme!

Bárbara 19/09/2016

Perturbador!
Gente, socorro! Quase fico sem fôlego. Não sou uma pessoa fácil de se impressionar. Sou amante do suspense, do terror. Não tenho medo de nada, ou quase nada...mas preciso admitir que esse livro me desestabilizou.
leilakelly 29/09/2016minha estante
Bárbara!!!!! to com você nessa resenha!!! super assustador, sem ser assustador. Maravilhoso!

Isa - @livros_em_mente 17/09/2016

As Gêmeas do Gelo.
Sarah e Angus estão passando por um momento muito difícil, eles perderam uma das filhas gêmeas há 14 meses, e não ta sendo nada fácil superar essa morte. Sarah lembra há todo momento daquele dia fatídico, de como encontrou a filha estirada no chão. Ela tinha caído do primeiro andar, bom, pelo menos era isso que todos pensavam.
Eles resolvem vender a casa que tem na cidade, para se mudar para uma ilha misteriosa que Angus herdou de sua avó, faz tempo que não ia lá. A casa não está em boa condições, mas mesmo assim eles querem ir, por isso vão vender a casa da cidade, pra poder reformar a da ilha.

Porém, algo estranho começa a acontecer, quando a filha (Kristie) deles que está viva, começa a dizer que na verdade ela é a filha (Lydia) que faleceu, e confunde as identidades. Será que eles se enganaram em relação à elas (por que elas são gêmeas idênticas, sem nenhuma diferença)? Será que enterraram uma, achando que era a outra?

"? Por que você continua me chamando de Kirstie, mamãe? Kirstie está morta. Quem morreu foi a Kirstie. Eu sou Lydia."

Já na ilha, começa há acontecer várias coisas estranhas, e o passado de todos eles vem átona. Todos pensam que Kristie (ou Lydia) está louca, na escola ninguém quer ficar perto de uma menina que conversa sozinha. Será que ela realmente conversa sozinha? Ou o fantasma da irmã está com ela?

Bom, eu realmente nunca tinha lido um livro assim antes (sim, eu li " A garota no trem", e amei), mais esse realmente é diferente, um livro com tantos sentimentos de culpa, repulsa, remorso, traição, e loucura (principalmente loucura), o que eles fazem com essa menina que sobreviveu pra mim é demais, muita coisa para uma menininha de 7 anos entender. Nossa, eu sou mãe e me vi ali, naquele cenário, confesso que no livro todo tive pena da Sarah e da Krirstie (ou Lydia), e raiva do Angus, nem sempre ele estava errado, mas eu me colocava no lugar de mãe (e confesso que chorei praticamente o livro todo).

Eu realmente amei esse livro, nunca tinha lido um que me deixasse com medo (e com aquele friozinho na barriga) e ainda me fizesse chorar ao mesmo tempo, há cada página.

E o final contribuiu para eu gostar mais ainda, porque eu nunca imaginava aquilo que realmente tinha acontecido no dia em que Lydia (ou Krirstie) morreu.

O livro é bem especificado, porque é escrito em primeira e terceira pessoa, então você sabe o que se passa dos dois lados (um pouco confuso, mas você entende no final).

Eu super recomendo ele, ainda mas para quem gosta de um suspense dos grandes ( rsrsrs )

Quer ver mais resenha?? Corre lá no meu blog pra dar uma olhada, tem várias postagens legais lá..

@aangeladani 07/09/2016

Esse é um thriller psicológico criativo, a narrativa é alternada em primeira e terceira pessoa, conseguindo fazer o leitor se sentir próximo e, ao mesmo tempo, distante dos fatos narrados. Os capítulos são ligeiros, conseguiram envolver e fazer as muitas páginas passar sem sentir. A trama instigante tinha tudo pra ser excelente, mas achei que houve muitas descrições em excesso e o desfecho não foi bem o que eu esperava...

Nota: 3,5/5 (bom)
Rejiane 13/09/2016minha estante
Parece bom, coloquei na minha lista ;)

@aangeladani 14/09/2016minha estante
Eu gostei bastante, Rejiane. ;)

Kennedy.Alves 02/09/2016

Indico: Gêmeas do gelo
Eu gostei muito livro, ainda mais que é um livro do tipo thriler e eu gosto bastante, é um livro que irá contar a história de duas irmãs que são gêmeas em que uma delas morreu não sabe se foi Kristye ou Lidya o livro só dirá no final dando mistério. É um livro que irá tratar de traição, "assasinato", suspense, alcoolismo. É realmente um livro muito bom super indico.

Nana 31/08/2016

Quem está dizendo a verdade?
Este livro me prendeu desde o comecinho, apesar de eu não ter simpatizado com nenhum dos personagens. A trama é bem desenvolvida, o cenário da ilha é meio assustador e isso deu mais realidade ao clima de suspense .
Angus e Sarah são os pais das gêmeas e são personagens que não inspiram confiança, bebem muito e escondem segredos um do outro o tempo todo. Nem mesmo a criança que sobreviveu é confiável (será Lydia ou Kirstie??)
​A cada capítulo vem uma nova revelação e o leitor fica sem saber em quem acreditar. Em alguns momentos tive raiva do pai, em outros achei que a mãe era negligente com a filha e até mesmo a menina consegue ser bem irritante em seus ataques. No final, fui surpreendida pelo desfecho, realmente eu não esperava. Valeu a pena a leitura!
Jeanne 31/08/2016minha estante
Com essa resenha, não dá para não ler!

Drica 29/06/2019minha estante
Nana, vc me convenceu...vou ler!