Mundo Sem Fim

Mundo Sem Fim Ken Follett

Resenhas - Mundo Sem Fim

Diego 16/02/2015

NÃO LEIA FOLLET!
Sim! O título realmente é este pois, se você ler qualquer livro de Ken Follet, será elevado a um grau de criticidade para com os próximos livros que fará com que, ao final de cada leitura, aquele gostinho de "foi bom, mas poderia ter um algo a mais" será cada vez mais frequente.
A minuciosidade de Ken Follet com relação aos detalhes históricos torna cada livro seu inesquecível. Até aqui li apenas dois de seus livros: "Os Pilares da Terra" e o próprio "Mundo Sem Fim", - que acaba sendo uma continuação do primeiro - e posso dizer que apesar dos tamanhos - ambos com mais de 900 páginas - a leitura flui com uma leveza impressionante! Sou fascinado por livros épicos, romances históricos e qualquer outra literatura que me transporte para a Era Medieval, e foi exatamente isto que aconteceu quando li seus dois livros! Acompanhei alguns documentários a respeito da Era Medieval e sobre a Peste Negra, e todas as informações batem detalhadamente com os relatos descritos em "Mundo Sem Fim", desde a doença até os costumes e valores morais da época. Os dilemas éticos são frequentes e acabam nos criando várias interrogações do tipo "O que será que eu faria no lugar dele(a)?". No fim das contas percebemos que todos possuímos um pouco de Caris, Merthin, Godwyn, Philemon, Thomas, Gwenda e até mesmo Ralph Fitzgerald! Enfim, é uma leitura maravilhosa e que agrega conhecimento histórico, altamente recomendada à todos!
Fabiana Pessoa 24/03/2015minha estante
Leia também a trilogia O Século, provavelmente você vai " pirar " nesse autor, mais ainda né? :) .

Carolina.Louise 22/09/2022

Mundo sem fim vol. 1
Nossa! Como demorei pra ler esse livro, mas puramente pela minha rotina. O livro é muito bom; prende o leitor e tem muitas reviravoltas. Ken Follet consegue fazer com que fiquemos com raiva de alguns personagens, pois aguça nossa imaginação e nos transporta para a história narrada.
Agora, preciso arrumar um tempinho para ler o volume 2.

AnaLaura 29/03/2021

Envolvente
Tão envolvente quanto os Pilares da Terra. Tão atual com uma pandemia que devassa o mundo. Romance com encontros e desencontros ditados pelas regras da igreja e dos mais poderosos.

Aline 27/05/2022

A continuação da sala de Os Pilares da terra é muito bom. Trás uma nova prospectiva da cidade, fala de novos costumes e desafios. Recomendo.

Francisco 16/08/2021

O segundo livro sobre Kingsgridge traz a história do construtor Merthin e da freira Caris.

Diferente do primeiro livro, a história não gira em torno de uma obra específica, embora as construções sejam algo bastante presente.

Mas igualmente ao Os Pilares da Terra, Mundo Sem Fim é repleto de personagens carivantes, vilões desprezíveis, conspirações marcantes e reviravoltas que prendem o leitor da primeira a última página.

Walber 08/06/2014

Meu livro favorito! *---*
Mundo Sem Fim, do autor Ken Follett é um romance histórico que se passa na Inglaterra do século XIV, cujo cenário principal é o priorado de Kingsbridge.
O livro mistura com maestria religião, amor, pecado, ganância, intrigas, medicina medieval, castelos, guerras e ainda dá noções de arquitetura antiga. Com certeza o autor fez uma pesquisa sem igual antes de escrever o livro.
Mundo Sem Fim não fica chato em momento algum. É incrivelmente empolgante do começo ao fim, mesmo com suas 941 páginas.
O enredo gira em torno de cinco personagens: Caris, Merthin, Gwenda, Ralph e Godwyn. Acompanhamos suas vidas ao longo de cerca de quarenta anos de história, passando por parte da Guerra dos Cem Anos e pela Peste Negra.
Falando em Peste Negra, o autor não sente o menor remorso em matar sem piedade os seus personagens. No melhor estilo George Martin, Ken Follett vai matando os moradores de Kingsbridge um atrás do outro, incluindo personagens importantes para a história do livro.
Tudo porém, de forma bem realista. Não acontece nada no livro que se possa dizer que é impossível. Fatos históricos, doenças, os métodos medicinais, as punições da igreja. Tudo tem compromisso com a verdade.
Voltando ao enredo, Caris e Merthin se conhecem na infância e desde então vivem um amor capaz de resistir a qualquer adversidade. Resistiu a mentiras, ao tempo, à peste, ao convento e principalmente resistiu à determinação de Caris em ignorá-lo.
Ralph, irmão de Merthin, é um guerreiro, corajoso e ambicioso, que passa por cima dos próprios princípios para ter o que deseja. É um típico vilão, embora eu o entenda e não guardo mágoa. É um dos meus personagens favoritos no livro.
Gwenda, a mulher que ama. E ama muito. É inteligente e corajosa, mas igualmente inconsequente. Ela age sem pensar e acaba passando por muita coisa ruim na vida.
E por fim, Godwyn, a criatura mais odiável de todos os tempos. Começa o livro como um monge ambicioso e conservador. Ele é extremamente fiel à Igreja, mas isso não o impede de fazer as piores maldades para chegar a seu objetivo: se tornar prior de Kingsbridge.
Não faltam personagens magníficos e bem construídos em Mundo Sem Fim, como por exemplo, Petranilla, a mãe do Godwyn, Sir Thomas, Wulfric, Mattie e mais um sem número de outros. Personagens que amamos, que odiamos, por quem torcemos ou por quem comemoramos quando enfim é contaminado com a peste.
Há quem diga que o único erro de Follett foi incluir demasiadamente cenas de sexo no livro. De fato, há sim, e com detalhes bem descritivos, mas na verdade não acho que isso prejudique. Pelo contrário, as cenas de sexo deixaram o livro ainda mais realista.
Sexo, estupro, pedofilia e homossexualismo ilustram dezenas de cenas ao longo do livro. Ao lado de mortes, de intrigas e demonstrações de amor.
Mundo Sem Fim é também uma crítica ao fanatismo religioso. Ele fala de fé, e fala de abuso de poder, de pecado, de sexo gay dentro da Igreja, e... Tá, espero que isso não mude suas opiniões sobre a religião.
O fim do livro é espetacular! Sem spoilers, infelizmente haha...
Bem, a resenha ficou grande, eu sei, mas não tinha como falar de um livro tão grande e tão majestoso em poucas palavras. Tenho muito ainda a comentar sobre Mundo Sem Fim, mas o post não pode ficar maior que isso. Tudo que digo é: LEIA!!!

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2014/05/mundo-sem-fim-meu-livro-favorito.html

24/08/2010

Meu interesse por Mundo Sem Fim começou quando minha irmã comprou o livro por incríveis R$ 9,90. Incríveis mesmo, considerando que o preço normal do livro é só sete vezes mais. Isso foi uma daquelas promoções malucas da internet. Quando chegou, li a sinopse e, louca pela Idade Média que sou, claro que tinha que ler de imediato. Uma coisa me incomodava. O livro era continuação de Os Pilares de Terra. E agora?, pensei eu, mas já com aquele comichão de querer ler logo. Então fui fuçar no site do autor (www.ken-follett.com), vi que se passava duzentos anos depois e decidi: “What the hell”, e no mesmo dia que chegou já comecei a ler.

Mais em: www.natrilhadoslivros.blogspot.com
SuKa 13/09/2010minha estante
eu tbem comprei o livro em promoçao no submarino, nem acreditei pq ele custava em torno de R$ 75,00 e comprei por R$ 9,90!!!! ficou guardado um bom tempo no meu armario e ontem eu comecei a ler...estou bem no comecinho, mas já está mantendo meu interesse....

Silver Se7e 16/10/2010minha estante
também comprei por 9,90. Foi um dinheiro muito bem investido, e também seria se tivesse pago 75,00, pois o livro é excelente. Mas antes eu li Os Pilares da Terra, que também são livros caros mas paguei uns 15,00 reais em cada um, tão bom quanto o mundo sem fim, na verdade acho que gostei mais.

Laila 12/12/2013

Não espere para ler!
Foi o primeiro livro do Ken Follett que li, antes mesmo de ler "Os Pilares da Terra". Não consegui parar de ler, a história é sublime e o autor é genial. Com certeza é meu livro preferido.

Erika 10/09/2013

Só preciso dizer uma coisa: o livro é tão bom que deixei de viver enquanto não terminava de lê-lo!

K.Lima 24/05/2010

Mergulho
Esse livro, sem a menor sombra de dúvidas, foi um dos melhores , se não o melhor, livro que já li. Depois de tantas pesquisas sobre o século XIV, Ken Follett conseguiu produzir um livro perfeito sobre o assunto.
Os personagens, o ambiente, a história, imaginados pelo autor tem uma profundidade de detalhes tão grande que te fazem mergulhar na história completamente. Eu, quando terminei de ler o livro, tive que levantar a cabeça e olhar para o meu quarto apenas para verificar se ainda me encontrava alí.
O livro trata de todo tipo de assunto. Tanto assuntos muito atuais como o sexo e também de assuntos da época como o feudalismo e a peste negra.
Estou muito empolgado com a história. Queria que ouvesse uma continuação... na verdade, não tenho certeza se há ou não. Se houver, ótimo! Mas de qualquer forma irei ler outros livros do autor.
Vale muito a pena ler este livro. Quem eu era quando comecei a ler o livro não é mais quem sou.

Bruno T. 04/11/2010minha estante
Follet não escreveu,até o momento, uma continuação para "Mundo sem fim".
Na década de 90, porém, ele lançou seu grande sucesso, "Os pilares da terra", obra protagonizada pelos antepassados dos personagens de "Mundo sem fim".

Carolina.Louise 24/11/2022

Mundo Sem Fim - volume II
Simplesmente adorei! Ken Follet agora é um dos meus escritores favoritos.
A forma como ele conta a história de suas personagens e ao mesmo tempo conta fatos históricos é incrível e envolvente.
Na trama há muitas disputas de poder envolvendo tanto a monarquia, os religiosos, os camponeses e os mercadores.
E em meio a isso tudo as personagens precisam enfrentar uma epidemia (o que fez lembrar bastante os acontecimentos, e alguns pensamentos antiquados, da pandemia da Covid 19).
Valeu a pena ler, ainda que eu tenha demorado, os dois volumes de Mundo Sem Fim.
Já me preparando para as próximas obras do escritor.

Maurinho 17/05/2012

O mestre da ficção histórica
O nome Ken Follett na capa é selo de qualidade. Se for escrevendo sobre ficção histórica, então nem se fala. Este livro tem TUDO: grandes personagens, aventura, romance, sexo, violência, fé, traição, mesquinharia,.... obrigatório em qualquer estante, em lugar de honra.
Silvia 17/10/2012minha estante
Amei este livrooooooooooooooooo.

Roberta 06/01/2012

Deixa a desejar...
Motivada pelo fantástico livro "Os Pilares da Terra", li o "Mundo sem Fim" logo em seguida. Infelizmente, me decepcionei...
O livro é bem escrito: o enredo é envolvente e as 900 e poucas páginas se esvaem bem rapidinho... O problema é que fiquei com a sensação de "mais do mesmo", sabe???
E, na comparação com "Os Pilares", os personagens não me deixaram saudades... Caris, Merthin, Ralph e Gwenda não chegaram nem perto de Phillip; Tom, o Construtor; Aliena e Jack; o pérfido William, personagens tão bem construídos de "Os Pilares"...
Talvez seja uma questão de empatia ou, infelizmente,da inevitável comparação.
De qualquer forma, Mundo sem Fim é um bom livro. Pode ser lido tranquilamente...
André 12/11/2012minha estante
Obrigado pela resenha negativa! Eu li o livro e adorei, mas sempre gosto de ver opiniões diferentes, e além do que, eu não li os Pilares da Terra (apenas vi o seriado, que é maravilhoso) então a sua perspectiva é muito diferente da minha.

EU sinceramente também não vou sentir muita falta de Merthin, Caris, Gwenda e Ralph. Pra mim todos eles tiveram pontos negativos que eu considerei muito sério. Caris é a minha favorita, mas não senti por ela aquela afeição que podia ter sentido caso ela mudasse algumas COISINHAS BÁSICAS!

Dee Teixeira 18/02/2013minha estante
Sabe Roberta
eu estou terminando agora o mundo sem fim e achei os personagens parecidos demais com os protagonistas de Pilares da Terra.
Achei Ralph cópia de William por exemplo
O livro é bom e envolvente mas tive a impressão de que o autor não conseguiu construir personagens tão sólidos como em Pilares da Terra.

Cdmm 18/03/2021

Diário da peste.
Bem apropriado para o momento atual, o livro se passa 200 anos após os acontecimentos de " Os Pilares da Terra". Os personagens principais são muito parecidos com os personagens principais do livro anterior. O que importa é que parece um relato bem fidedigno da vida privada e das instituições na Idade Média durante o evento da Peste bubônica, o que enriquece as tramas.