Mundo Sem Fim

Resenhas - Mundo Sem Fim

fae.francine 07/02/2022

Part I
Que leitura deliciosa!

Eu adoro como o autor entrelaça os acontecimentos e os personagens, nos fazendo entrar realmente na história.

Gostaria de ter lido em inglês mas acabei me encantando pela edição da arqueiro que dividiu a obra em dois volumes (ajudou também a levar o livro comigo para os lugares).

Pena não ter conseguido ler Os Pilares da Terra primeiro? mas já vai entrar na lista.

Flor 11/01/2022

Excelente continuação
Livro maravilhoso, Ken Follett fez um excelente link com Pilares da Terra ! Amo acompanhar a passagem do tempo, o crescimento e amadurecimento dos personagens.

vida cotidiana 10/04/2009

Livro maravilhoso. O autor descreve de forma espetacular a vida no século XIV. Os detalhes da arquitetura, as paixões e a ganância do clero, faz o leitor se apaixonar.

Geraldo 21/05/2011

Mundo sem Fim - VALE A PENA SIM
Sabe aquela frase que diz: "Nunca julgue um livro pela capa". Eu complemento como: NUNCA JULGUE O LIVRO PELA GROSSURA; afinal são 939 páginas.

Este livro foi o primeiro que resolvi a ler de Ken Follet depois de assistir a mini-série PILARES DA TERRA, e vi que se passava com os descendentes da mesma. Quatro crianças que resolvem ir brincar numa floresta assistem escondidas a uma perseguição onde presenciam um assassinato. Diante disso, ficam a volta de um segredo que decidem não contarem a ninguém. Está ai um prato cheio de situações, intrigas, jogo de poder que se passam em pleno priorado de Kingsbridge em meados de 1300.

Se você está a procura de uma historia que tenha:

Intrigas de familia;
Situações de superação;
Reis, condes, e toda a realeza só pensando no bem estar deles mesmos;
O cotidiano de um mosteiro medieval; e
Com tudo isso a PESTE BUBONICA vem para colocar cada um nobre ou plebeu em seu devido lugar. Onde a unica cura é o pagamentos das indulgências a igreja católica medieval.

Se eu fosse dar uma nota de zero a dez, sem duvida daria 11. Afinal o autor conseguiu me colocar em plena Europa medieval, sofrendo e vivendo junto com os personagens tão humanos.

Vale a pena sim!!!!

edvar_j 05/02/2012

Um dos melhores romances que já li. A narrativa te prende do inicio ao fim. Você se assusta com as 900 páginas, mas elas passam e você nem percebe. É um livro extremamente caro, como todos os do Ken Follett (não entendo o motivo), dificilmente pagará menos que 50 reais nele, mas vale MUITO a pena. É uma história que se passa na era medieval e fala de romances, intrigas, injustiça, ambição e basicamente sobre um casal que durante toda a vida encontraram obstáculos para ficar junto. A história é muito mais complexa que um livrinho de romance literal, é uma trama muito bem desenvolvida.
André 12/11/2012minha estante
Sinceramente o dinheiro da compra nesse caso nem faz diferença. Só o tempo que você perde pra ler vale muito mais que 50 reais! haha (seguindo a tradicional frase "tempo é dinheiro").

Além do que, se você for ver tem muito livrinho bem menor e de escritores bem mais desconhecidos que saem pelo mesmo preço, então eu não considero esse livro caro.

Nat 27/12/2015

Adendo
A história prende, sem dúvida, li as 900 e tantas páginas em menos de 1 semana. Apenas ressalto que a quantidade de erros de digitação e concordância é enorme, o que, para mim, empobreceu a percepção.

Greice Negrini 15/01/2016

Um Mundo de Descobertas!
Kingsbridge é uma cidade da Inglaterra com quase sete mil habitantes. É praticamente a segunda maior cidade do país e é onde se encontra uma das maiores catedrais também. Há dois séculos atrás ela foi construída em meio a muito esforço e luta e após isto os moradores precisaram se acostumar a viver como um cidade comandada por padres, em que Deus era quem tomava conta de tudo e, mesmo que faltasse muitas coisas diversas vezes por culpa dos próprios administradores do priorado, era Deus quem deveria prover esta necessidade.

No ano de 1327 Caris, Gwenda, Ralph e Merthin eram apenas crianças entre 8 e 11 anos. Estas mesmas crianças estavam aproveitando o domingo após a missa para brincar no meio da floresta, quando Merthin queria mostrar a eles como era usar um arco e flecha. Foi neste mesmo dia que um cavaleiro provido de uma carta que continha um grande segredo apareceu. E não estava sozinho, estava sendo perseguido e pelo que se percebia, seria morto facilmente. Mas com a ajuda de Ralph e de Merthin, o cavaleiro foi salvo e depois levado ao priorado. Um mistério e um segredo ficaria com aquelas crianças.

Depois de passados mais de dez anos, Caris se tornou uma ajudante de seu pai, o regedor da guilda da cidade, Merthin tornou-se um ajudante de carpinteiro, Ralph um cavaleiro e Gwenda infelizmente ainda tentava desviar de ser escrava dos homens que seu pai a vendia. Gwenda era apaixonada por Wulfric, um camponês que tinha suas próprias terras junto com seus pais mas que era noivo de Anne, a bela moça que teimava em flertar com diversos outros homens.

Caris e Merthin eram apaixonados e viviam um amor escondidos. Caris não fazia ideia do que desejava para sua vida, mas não imaginava ser casada e que um homem pudesse mandar nela. Mas também não podia imaginar se tornar freia no priorado. Até que um dia tudo mudou. Ralph brigou com Wulfric e com isto o seu destino estaria desgraçado para sempre. Gwenda conseguiu se desfazer de seu pai e Caris precisou se distanciar de Merthin.

A verdade é que a ligação destas quatro pessoas seria o início de uma grande história. A pobreza, a necessidade de melhorias na cidade, as guerras e a peste terão um domínio sobre a cidade de Kingsbridge e através dos anos os quatro personagens vão mostrar como tudo pode afetar o seu coração e a coragem que cada um deles carrega consigo, até que o segredo esteja salvo eternamente.

O que falo sobre o livro?

Meu coração sempre bate mais forte quando preciso fazer uma resenha ou falar a respeito de Ken Follett. Não que eu seja fã absoluta dele como pessoa, já que não o conheço, mas pelas histórias que escreve, é necessário admitir que são impressionantes.

Algumas pessoas me disseram que seria necessário ler Os Pilares da terra para poder começar a ler Mundo sem Fim, que seria uma continuação da vida da cidade. Para quem já se imagina tendo este mesmo pensamento, a verdade é que muita pouca coisa é retratada sobre o início da catedral de Kingsbridge neste livro. Algumas pessoas são citadas para indicar parentesco ou relembrar um fato passado, mas de forma alguma o leitor fica perdido ou então desinteressado por não estar a parte de algum fato que ficou solto, pois o autor consegue ligar tudo no contexto histórico. Deu para ler do início ao fim e mesmo assim não ter o livro anterior entregue e este compreendido completamente.

Posso dizer que não sou muito fã de livros sobre a idade média. Sempre fico imaginando muitas coisas diferentes e muitas vezes até por falta de visualização sobre o cenário. Fiquei preocupada com esta questão ao ler o livro, mas por sorte ou talento do Ken Follett ele é tão meticuloso e tão detalhista em relatar as construções, casas, vestimentas, ferramentas e coisas afim que me vi em um mundo muito tempo atrás e visualizando todas as dificuldades daquele tempo.

A magia foi ter os personagens principais de Caris, Gwenda, Ralph e Merthin com vidas diferenciadas para que assim se pudesse mostrar os pontos diferentes da nobreza, das aldeias de camponeses e da vida no priorado. É engraçado como naquele tempo a medicina era nada evoluída e as pessoas temiam muito o que os padres falavam e isso se converte em comparações com o nosso século atual.

A Peste Negra foi um relato constante em Mundo sem Fim e mostra como a doença afetou de uma forma trágica ao longo de décadas. Não somente pela forma como ela atacava, mas pela forma como afetava a falta de pessoas, trabalhadores, o cultivo de plantações e todo o restante.

É um clássico cultural. Você aprende sobre as guerras entre o Reino Unido e a França, a peste, as construções, as formas de arrendamentos da época e a forma como tudo acontece. Mas também aprende e entende um pouco mais da sagacidade humana. A vantagem da nobreza sobre as pessoas, a utilização da palavra de Deus para assustar todos e a incidência de muitos pecados capitais.

Como não poderia deixar de ser, é mais um livro para se aprender enquanto se lê um livro com um romance entremeado de dramas. São mais de mil páginas envoltas em riqueza literária. Passa tão rápido quando você se envolve que quando percebe muita coisa aconteceu em um passar de horas.

Não se limite a deixar de ler pela quantidade de páginas, já que o livro é dividido em dois volumes. Pense mais no que vai tirar de proveito cultural disto tudo e entrar em um mundo onde não é sempre que se consegue ficar com tanto prazer.

site: www.amigasemulheres.com

Rose 11/02/2016

Vou começar dizendo que minha primeira experiência com Ken Follet foi pra lá de satisfatória. Mundo Sem Fim me deixou pregada em suas páginas até o término da leitura, e tenho certeza que será assim com vocês também!
Estamos na Inglaterra do século XIV, e posso afirmar que ser mulher e pobre nesta época era um pesadelo!
Gwenda é um bom exemplo disso. Filha de um trabalhador rural sem terras próprias, logo cedo aprendeu a roubar para que sua família não passasse tanta fome. Seu pai foi seu professor, e quando não correspondia, ela sabia que o castigo seria ainda pior que a própria fome.
No dia 1º de novembro de 1327, aos 8 anos, ela e sua família estavam reunidos na Catedral de Kingsbridge para a celebração do Dia de Todos os Santos. Na lotada Catedral, ela conheceu Caris, uma menina rica e gentil, filha de Edmund, um dos mais prósperos comerciantes locais.
Juntas elas conhecem Merthin, com 11 anos e Ralph, com 10 anos. Merthin e Ralph são filhos de Sir Gerald, um cavaleio que acabou sendo rebaixado e obrigado a viver da caridade dos monges do Priorado de Kingsbridge. Uma vergonha sem tamanho para o bravo cavaleiro.
Apesar de Ralph ser o mais novo, era ele que detinha o talento das armas e por conta disso foi designado para ser um cavaleiro a serviço do Rei anos mais tarde. Já Merthin, que aparentemente não tinha muitos talentos, recebeu ordens de se tornar um aprendiz de carpinteiro. Mais uma vergonha, do ponto de vista de seu pai.
Estas 4 crianças resolveram brincar na floresta e acabaram sendo testemunhas de um crime. Ciente de que se descobrissem sobre eles, se meteriam em apuros, firmaram um pacto de nunca revelar aqueles fatos para ninguém. Acontece que Gwenda, Caris e Ralph, não imaginavam que Merthin foi o único que testemunhou um segredo que colocava a vida de todos em perigo, e poderia mudar a História da Inglaterra.
Dez anos depois do começo da nossa história, aos 21 anos, Merthin está quase terminando seu aprendizado em carpintaria. Apesar disso, já é notório que mesmo novo e ainda não formado, seu talento supera e muito o do seu mestre Elfric, que nutre muitos ressentimentos sobre isso.
Caris tornou-se o braço direito do pai. Com uma mente rápida , ela está sempre tendo ideias para que a cidade evolua. Mas sendo mulher, muito do que é dito é levado pelo vento. Ela e Merthin mantém um namoro as escondidas.
Ralph agora era escudeiro do Conde Roland, e sua natureza fria, cruel e mesquinha estava mais acentuada do que nunca. Ele nutria um amor secreto por Phillippa, esposa de William, um dos filhos do conde.
Gwenda que se matava de trabalhar nas plantações, ou em qualquer lugar que aparecesse nutria um amor não correspondido por Wulfric, que era comprometido com Anete, uma piriguete fútil da época.
O encontro entre Wulfric e Ralph acabou selando uma rixa que persistiria por vários anos e que estaria para sempre ligando e afetando a vida não só deles, como a de Gwenda.
Kingsbridge estava vivendo um impasse. Com a mente tacanha de seu Prior, a cidade sofria com a falta de investimentos, fazendo com que seus cidadãos sofressem as maiores consequências.
Edmund e Caris, os maiores representantes do comercial local vivam batendo de frente com o Prior Anthony (irmão de Edmund), mas não conseguiam muitos avanços, pois todo o poder era dado à Igreja, e neste caso, a Anthony.
Mas um trágico acidente põem a s engrenagens do destino a andarem e a luta pelo poder estava apenas começando... Na surdina e prometendo mudanças nas diretrizes do Priorado, Godwin (sobrinho de Edmund) tomou o lugar de seu tio, tornando-se o novo Prior de Kingsbridge. Com o auxílio de Philemon (irmão de Gwenda), que queria ser monge, ele conseguiu o poder que tanto desejava. Como todo bom político suas promessas eram apenas palavras bonitas, e em pouco tempo todos notaram que o priorado continuava engessando o progresso da cidade, atento apenas a seus próprios interesses.
Merthin que travava uma batalha pessoal contra Elfric, foi um dos que mais sofreu com o poder de Godwin, quando em um golpe de mestre ele acabou simultaneamente com dois sonhos dele. De mãos atadas e sem muitas opções, Caris tenta se adaptar a sua nova vida, e da forma que pode, luta contra a sede de poder que está destruindo sua amada cidade.
Ralph tem em suas mãos a vida de Wulfric e com a maior crueldade tira o que lhe é mais sagrado. Wulfric vai ao fundo do poço, mas Gwenda não sai do seu lado, provando toda a força de seu amor. Em um gesto desesperado, que mais tarde vai lhe custar caro, ela acaba caindo em mentiras, e vê comprovado mais uma vez que neste mundo quem manda mesmo é o dinheiro.
Quando um pouco de justiça parece ser possível, eis que uma guerra é declarada e muitas mudanças ocorrem. Já não bastassem os problemas gerados por uma guerra, a população ainda vai sofrer com os efeitos da praga, uma doença que levará muitas vidas, sem fazer distinções.
Na reta final da nossa história, Merthin resolve voltar com sua filha Lolla para Kingsbridge. Rico e muito reconhecido por suas construções, ele tem na cidade dois projetos inacabados.
Apesar de uma boa parte de sua vida dirigida em ajudar a população de Kingsbridge, Caris é mais uma vez vítima o preconceito e do machismo. Ela está a um passo de tomar uma decisão importantíssima, que poderá trazer de volta uma história tantas vezes interrompida.
Ralph e Wulfric estão novamente frente a frente, tendo Ralph alcançado todos os seus objetivos, menos o de dobrar o Wulfric. Mas ele tem o poder de decisão e fará Wulfric pagar muito caro por todos os anos de sua vida. Ele só não esperava que Gwenda tivesse uma carta na manga, fazendo com que sua vingança fosse um tiro no próprio pé, e que isso resultaria na sua tão merecida derrocada.
As coisas estavam se encaminhando para um final feliz, mas Philemon ainda tinha uma jogada. Agora só a inteligência do nosso Merthin poderá reverter esta situação, e fazer com que a cidade de Kingsbridge possa crescer em paz.
Vocês podem imaginar a quantidade de informações contidas em um livro com mais de mil páginas não é mesmo? Mas espero ter conseguido dar um apunhado geral de todo o enredo. Só posso dizer que os fatos foram magistralmente amarrados ao longo dos anos. As coisas vão acontecendo conforme nossos 4 personagens principais vão crescendo e trilhando seus caminhos. São 4 fortes personagens que enriqueceram a história.
Caris é uma mulher a frente de seu tempo. Uma guerreira que não aceitava o fato de ser apenas uma mulher, e que muitas vezes teve que negar os próprios desejos para seguir em frente. Talvez por isso tenha sofrido tanto nas mãos dos anseios e jogos políticos da Igreja.
Gwenda tinha tudo para ser mais uma mulher pobre com uma renca de filhos, mas ela não se conformou com este destino, e foi atrás do que queria. Sofreu, e muito, mas conquistou o amor de Wulfric.
Ralph era o mais cruel de todos, capaz de atos covardes. Nutria um sentimento de amor e ódio por seu irmão, e não tinha a menor ideia que justamente o lado que sempre fez pouco caso do irmão, foi justamente o lado que conquistou o que ele mais desejava.
Merthin é um doce. Sereno, inteligente, bondoso e leal, faz tudo o que está a seu alcance para ajudar a todos. Mesmo as trombadas que levou da vida não foram capazes de endurecer seu coração.
Um enredo maravilhoso que eu recomendo. Aviso também para não se assustarem com o tamanho do livro, que aliás, a editora inteligentemente dividiu em dois volumes únicos vendidos em conjunto dentro de um box. Ao longo da leitura não sentimos a quantidade de páginas.
*No início do livro temos um mapa para entendermos melhor onde tudo se localiza.

*Eu fiquei sabendo que o livro deu origem a uma série, ao qual pretendo assistir. Mas pelo que pude ver no trailer, está um pouco diferente do livro.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br/

Nick 03/05/2016

Incrível
Sem palavras para esse maravilhoso livro!
Com uma narrativa detalhada e marcante, Ken Follett consegue fazer com que queiramos devorar uma página atrás da outra sem parar. Não há partes mais cansativas ou que dão sono! Você simplesmente se vícia.
A história se passa na Inglaterra medieval, em Kingsbridge, em 1327, logo após quatro crianças assistirem um acontecimento que poderia mudar muitas coisas na Europa, e como o destino delas se cruzam até o ano de 1361.
Acho que nunca aprendi tanto de História dessa maneira. É um livro fiel aos acontecimentos históricos, apesar da história em parte fictícia, que mostra a Guerra dos Cem Anos, a Peste Negra, os costumes das pessoas, a culinária, a arquitetura, as vestimentas, a influência da Igreja Católica e sua hierarquia... nossa! O mais incrível depois de ler é você refletir o tanto que aprendeu História sem de fato estudar, e também as lições tiradas com os personagens que tanto nos cativaram (ou não) e que pudemos observar as evoluções e aprendizados da vida...
Simplesmente recomendo para todas pessoas que gostem de um bom romance medieval e de História.

Sabrina Tamelini 05/04/2024

Resenha
Baixei esse livro após terminar a leitura do livro Pilares da Terra, do mesmo autor. Mas ao contrario do Pilares da Terra, a leitura não fluiu ficou cansativa, além do fato do autor colocar cenas excessivas de sexos.

Erika 08/08/2020

MUNDO SEM FIM
Dei 3 estrelas, não porque não gostei do livro, é talvez porque li logo em seguida dos pilares da terra e em mundo sem fim os personagem não mecheu tanto com meus sentimentos como no pilares da terra, a Caris é chata não consegui gostar dela e o vilão não conseguiu me deixar com tanto ódio como no outro livro ele é aprendiz perto do vilão dos pilares da terra, mas... O livro não é de todo ruim, quando a peste chega e você vê o comportamento dos "médicos" da época, ou até mesmo como a igreja se comportou é de deixar qualquer um indignada, eu gostei sim só não amei

Cecilia 21/09/2020

Mais uma obra fantástica
Ah, Ken Follett! Sempre arranja um jeito de surpreender.
História magnífica, gostei mais ainda que Pilares da Terra.
Destaque para as figuras femininas. Sempre há uma protagonista forte nas tramas de Follett. Ponto pra ele! Sou fã.

Luciana 15/12/2020

Surpreendente
Mundo sem fim, é um segundo romance ambientado em Kingsbridge, mas se passa mais de cem anos após a primeira história, tornando esse um romance independente. É um novelão com muitos personagens, algumas tramas e um belo fundo histórico, tudo muito bem desenvolvido. O livro aborda inclusive o período da peste negra, que me deixou ainda mais apaixonada pela história, acho que hoje consigo compreender melhor o que se passou na época que a doença começou a disseminar. Uma leitura que, com certeza, vale muito a pena.

Christian Homem de Melo 30/12/2020

A grandeza de detalhes e a narrativa rica de Ken Follett faz com que o leitor se envolva juntamente aos personagens nas tramas e dramas contidos no romance, que apesar de narrar costumes dos anos 1300 não poderia ser mais atual

Gigi 27/01/2021

"Mundo Sem Fim" Surpreende Por Sua Imensa Trama.
Percebi o quanto o mundo é sem fim, as intrigas em famílias, as intrigas por poder, a ganância, arrogância, a inteligência, a pobresa, a riqueza, as doenças, os amores e paixãos assim como o ódio nunca deixarão de existir.
Principalmente após ler os livros anteriores, "Os Pilares da Terra" e "Coluna de Fogo", pude ver o quanto a humanidade continua sendo como a humanidade é, levada por um conflito eterno entre o bem e o mal.
Amei o livro, o modo como os personagens nos é mostrado, os conflitos super bem construídos e inteligentes, tudo kkk. Você não vai se arrepender ao ler esse "Épico Medieval".