A Cabana

A Cabana William P. Young

Resenhas - A Cabana

Vivik Oliveira 09/06/2017

Impactante e Diferente de Tudo
Não espere ler um livro como A Cabana e permanecer indiferente. Abra sua mente e aceite essa história como um dos mais profundos ensinamentos sobre a vida e o relacionamento entre Deus e o homem.
“Nada nos deixa tão solitários quanto nossos segredos. Paul Tournier” Posição 268
Mackenzie Allen Philip cresceu em um lar conturbado. Seu pai era alcoólatra e agressivo, razão que o faz fugir de casa aos 13 anos.
Agora adulto e casado com Nan, Mack possui uma relação estritamente religiosa com Deus. Ele acredita em toda a bíblia e a divindade, mas nunca conseguiu se sentir próximo ou entender todos os ensinamentos de Deus. Já sua mulher Nan trata Deus como Papai, de tão íntima que se sente com Ele.
“Mack não é muito religioso. Parece ter uma relação de amor e ódio com a religião e talvez até com Deus, que ele imagina como um ser mal-humorado, distante e altivo.” Posição 89
A vida de Mack era bem comum com sua mulher e seus filhos Jon, Tyler, Josh, Katherine (Kate) e Melissa (Missy). Mas tudo muda drasticamente quando Missy desaparece durante um acampamento da família, A Grande Tristeza, como é tratada no livro.
“Às vezes ele podia sentir a Grande Tristeza se apertando lentamente ao redor do peito e do coração, como os anéis esmagadores de uma jibóia” Posição 281
Após muitas buscas a polícia localiza somente o vestido que Missy usava quando sumiu abandonado em uma poça de sangue em uma cabana abandonada.
A vida de Mack desmorona e mais do que nunca sua relação com Deus é abalada. A grande questão do livro é: Como Deus permite que coisas tão ruins aconteçam com as pessoas boas?
Durante uma nevasca uma carta chega a Mack embora o correio não estivesse funcionando e nela o seguinte bilhete:
"Já faz um tempo. Senti sua falta. Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar. Papai."
Como explicar tal bilhete? Mack não conta a ninguém de sua família, é um assunto doloroso demais para se falar, mas ele não tira da cabeça o assunto e decide ir à cabana e descobrir quem poderia ter escrito tal bilhete. O único a quem ele confia o segredo é seu amigo Willie o escritor do livro que embora achando tudo muito estranho e perigoso ajuda Mack em tal viagem.
O que acontece quando Mack chega à cabana transcende qualquer história que você já leu.
''Se você odiar esta história, desculpe, ela não foi escrita para você. '' Prefácio
Uma obra polêmica por tratar de um assunto muito particular, a fé. Você vai amar ou odiar esse livro, mas não ficará indiferente.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://wp.me/p7PjBd-Az
Lorena 09/06/2017minha estante
Não cheguei a ler o livro, fiquei com um pouco de preconceito mesmo. Mas hoje assisti ao filme... QUE COISA MAIS LINDA E PROFUNDA!!!!!

Vivik Oliveira 10/06/2017minha estante
Pois é, a gente faz isso às vezes, mas é uma obra linda mesmo! Que bom que assistiu :)

Gramatura Alta 02/07/2017

A história de A CABANA pode ser dividida em dois temas distintos, mas convergentes: superação e religião. O primeiro tema, trata da difícil superação da perda de uma filha, morta por um maníaco estuprador. O segundo tema, faz a ligação dessa superação com a ajuda da religião. Enquanto o primeiro é plenamente satisfatório e entrega uma carga emocional que prende o leitor, o segundo falha a partir do momento em que apresenta uma propaganda religiosa que não entrega uma solução aceitável para o que se propõe.

Metade de A CABANA mostra o relacionamento de Mack, o personagem principal, com sua família, a viagem que fazem para acampar, o acidente da canoa no centro do lago, o desparecimento da menina mais nova, a busca por ela realizada pela polícia e a constatação de que ela foi assassinada por um estuprador. Toda essa parte não deixa de lado a religião, pelo contrário. Em todas as páginas, o leitor é convidado a acreditar que existe algo mais, tanto na vida dos personagens, quanto na sua própria vida.

A outra metade do livro, quando Mack recebe um convite para encontrar Deus na cabana onde foram encontradas as evidências de que a filha foi morta, parte para um lado teológico que tenta fazer o leitor compreender que Deus não é responsável pelas desgraças humanas, e que Deus não irá salvar ninguém dessas desgraças. Entretanto, isso não quer dizer que Deus não estará ao seu lado quando elas acontecerem.

Toda a conversa de Mack com Deus, Jesus e o Espírito Santo sobre responsabilidades, especificamente sobre o motivo de Deus não ter salvo uma criança das mãos de um assassino, é plenamente satisfatória, lógica, independente da religião de quem está lendo. Entretanto, a partir do ponto em que o autor parte para o julgamento das não ações, ou seja, se Deus é culpado por não interferir, a narrativa passa a transmitir uma propaganda religiosa que destrói o que foi lido até então.

O autor tenta fazer o leitor aceitar que Deus não abandona uma pessoa, mesmo que ela tenha cometido um pecado, porque todos nós somos seus filhos, e ele, como pai, trata todos de forma igual. Ou seja, todo pecado pode ser perdoado. E ponto. Mas aí reside o erro, porque não existe um ponto no final dessa afirmação, mas, sim, uma vírgula. Todo pecado pode ser perdoado, desde que o pecador se arrependa de coração. Não é o caso de A CABANA. E esse é o ponto falho da narrativa. Não existe arrependimento no pecador da história.

E o exemplo dado para ilustrar isso é a parte mais absurda e incoerente da narrativa. É dito a Mack que ele deve escolher um dos seus filhos para ser condenado ao Inferno por seus pecados. Ele, obviamente, se recusa e diz que não consegue, que não vai fazer. E então, é feito um comparativo com Deus, que age da mesma forma conosco, com seus filhos. Acontece que os filhos de Mack não assassinaram e estupraram uma menina indefesa. O autor coloca qualquer crime, seja ele de qual teor for, no mesmo patamar, para forçar uma ideia que não tem fundamento próprio. E quando você força uma ideia sem fundamento, vira propaganda. A partir desse ponto, o livro perde qualquer credibilidade com sua mensagem.

Pior ainda, o autor simplesmente muda as atitudes de Mack, um personagem que até o momento se recusava a aceitar a impunidade do monstro que matou a filha. Com esse exemplo incoerente, Mack muda de ideia de uma linha para a outra, perde sua tristeza interior e compreende aquilo que o autor não conseguiu encontrar uma forma de fazer compreender.

A CABANA acaba não funcionando como uma história de superação, porque a concretização dessa superação se dá sobre fundamentos mal construídos e mal explicados; e também não funciona como mensagem religiosa, porque subverte os ensinamentos através de uma interpretação errada sobre o que é pecado, julgamento e perdão. A única coisa que o autor acerta, é que nós sempre estamos acompanhados, nunca estamos sozinhos, desde que tenhamos fé.

site: http://www.gettub.com.br/2017/07/a-cabana-livrofilme.html
Vivi 12/07/2017minha estante
Eu tive impressões parecidas com as suas. Eu peguei este livro pois tenho intenção de ver o filme e queria ler a história antes.Eu peguei como se fosse um romance qualquer, com a mente e o coração abertos, sem levar em conta minhas crenças ou coisa do tipo e simplesmente não gostei do livro. Achei mal escrito, não me envolveu e mesmo nas cenas que eu achava que ia me lavar de chorar os personagens não me passaram essa sensibilidade deles pra me fazer sentir algo também.
A questão das regras e tal achei bem contraditório e do perdão então....puts! Argumentos e diálogos fraquinhos mas que pareciam transformar a vida do personagem principal da água para o vinho.
A questão dele com o pai resolvida assim num estalar de dedos e sem um fundamento, sério, não convence.
Porém eu entendo quem gostou do livro e não acho que seja por motivo religioso e sim porque de alguma forma despertou algo diferente em seu coração. Pra mim não teve esse efeito talvez porque eu precise de outros gatilhos.

Jonathan.Ames 21/08/2017minha estante
Acabei de desistir de ler, obrigado Vivi e Carlos :P

Jessé 26/02/2017

Estória pra boi dormir !
Livrinho bem mais ou menos, e não entendo o porquê de tanto sucesso. Estória rasa, personagens rasos. A estória de assassinato do livro é até interessante, Mas o as qualidades do livro param por aí
Samara Cristina 29/03/2017minha estante
Achei a mesma coisa! Eu vidrei nos primeiros capítulos, mas quando ele foi pra cabana... Eu me arrastei nas páginas, quase 1 mês lendo o livro! Por pouco eu não abandonei.

Jessé 30/03/2017minha estante
Samara, demorei bastante para ler também. Muito chato. Ele é curtinho, Mas a leitura não flui. Muito enfadonho!

Rafaela 24/07/2017

Experiência incrível
Esse livro trouxe mais certeza do que sempre imagino e digo às pessoas, que Deus é simples e está em tudo e todas as partes da nossa vida.
Me identifiquei com Mack, pois em nossa jornada diária passamos por muitas dificuldades e sofrimentos, e que quase sempre decidimos resolver por nós mesmos. Acabamos esquecendo do óbvio, que nossa caminhada poderia ser mais leve com Jesus ao nosso lado.
Recomendo essa experiência inesquecível de visitar a cabana para todos aqueles que desejam ter suas vidas transformadas pelo amor de Deus.

Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6)
Érica 29/07/2017minha estante
undefined

bil 07/08/2017minha estante
adorei esse livro

Ray 09/11/2010

A Cabana
Como começar a resenhar um livro que mudou minha vida? Um livro que me fez enxergar uma outra perspectiva de fé, Deus e espiritualidade.
Mackenzie é casado e pai de três filhos. O patriarca vive uma vida distante de Deus e quase de descreça. Durante uma viagem de férias a filha mais nova do casal desaparece e há sinais de que ela fora sequestrada por um serial killer. O culpado não é encontrado.
Quatro anos mais tarde Mackenzie recebe um bilhete assinado por ''Papai'' o convidando a passar um fim de semana na cabana onde as roupinhas de sua filha haviam sido encontradas à época do desaparecimento.
O sentimento de um pai aflito e necessitado de respostas fala mais alto que a lucidez. Mackenzie vai ao encontro de Deus e vive a experiência mais incrível de sua vida.

Apesar de abaixo do selo Sextante estar escrito: FICÇÃO, eu me perguntei umas 30 vezes se aquilo tudo não era real. Acredito que os livros não são bons ou ruins, eles apenas tem momento certo para serem lidos. A Cabana apareceu em minha vida no momento mais que certo. A narrativa faz você se sentir o próprio Mackenzie, faz com que você sinta a brisa, o cheiro das flores e sinta o amor que Deus sente por ele.
Não vou contar o que acontece, mas fique sabendo.. todos os seus paradigmas sobre Deus serão quebrados. Os últimos capítulos me fizeram chorar feito uma criança que perdeu o brinquedinho novo, mas fechei o livro com um sorriso imenso nos lábios. Recomendadíssimo!
Rafael Moss 26/11/2010minha estante
Se você se sentiu tocada pela livro e quer continuar essa mudança, sugiro que comece a ler e estudar o Novo Testamento.
O impacto na sua vida será ainda maior. =D

Patricia 03/12/2010minha estante
Realmente, todos os velhos paradigmas são quebrados! Na verdade, me fez ter ainda mais certeza sobre a minha visão sobre Deus: um ser iluminado que vive dentro de todos, um ser que não se coloca acima de ninguém, e que prega aquilo que realmente importa: o amor, a fraternidade e a harmonia. Afinal, todos os nossos sofrimentos, quem mais causa somos nós mesmos.

viieiraalicee 18/05/2020

Um pouco cansativo
Parei durante algum tempo por ser uma leitura um tanto repetitiva e um pouco confusa mas eu fiquei todo o tempo com vontade de retomar a leitura e chegar ao fim.
Livro com uma proposta interessante, chamativa mas com a escrita um pouco arrastada.
Ray 18/05/2020minha estante
Muito bom esse livro. Vale a pena retomar.

viieiraalicee 19/05/2020minha estante
Sim, eu cheguei a terminar! ate que valeu

Adê 04/09/2016

A Cabana é definitivamente o tipo de livro que é "ame ou odeie", e para minha não tão surpresa assim, posso dizer que amei, me surpreendi, me emocionei. Não é tão difícil arrancar lágrimas desses olhos aqui, mas A Cabana além de emocionar, te induz a refletir, quando trata a redenção, a cura e o perdão de maneira tão delicada e inebriante. Isso tudo ao mesmo tempo. Caraca! Que livro bom!
Pri 04/09/2016minha estante
Amei sua resenha!!

Adê 07/09/2016minha estante
Obrigada Pri! Esse tá na lista daqueles que quero ler novamente.

DehbyTR 28/04/2019

Poesia
Um livro incrível que parece até poesia de tão lindo! O relacionamento mostrado nele, desperta uma vontade de ter com Deus também... Aquele relacionamento sincero, único e verdadeiro, sem religiosidades.
Para aqueles sensíveis, preparem-se para se emocionar!
Rayra.Trangnago 07/05/2019minha estante
Um dos melhores que ja li. Perfeito!

DehbyTR 20/05/2019minha estante
Também amei a leitura, cunhadinha! Lindo livro! ?

Douglas P Da Silva 04/06/2010

bastante repetitivo!
O livro é bastante repetitivo, fica dando voltas sobre o mesmo tema. Eu esperava mais.Quando vc acha que vai acontecer alguma coisa, não acontece nada.esperava um histório fascinante, mas acabei me decepcionando... Enfim... Tem muitas pessoas que disseram que gostaram, mas eu esperava algo muito melhor.

Silvia 22/05/2012minha estante
Putz temos a mesma opinião, tbm esperava mais. Gostei do final foi a melhor parte.

Day! 24/06/2013minha estante
Também esperava mais desse livro, gostei só do começo.

Lanfredi 24/11/2020

Até Que Vale a Pena
Respondeu algumas perguntas. Ainda acho que é um delírio, mas ainda assim é gracioso de seu jeito
Ana 24/11/2020minha estante
Victoria; tive a mesma opinião sobre...

Lanfredi 30/12/2020minha estante
muito bom saber ^^

Katia.Regina 25/08/2020

Emocionante!!!
Impossível não se emocionar com esse livro, as emoções que Mack passa são muito fortes e nos envolvem. Não há como não fazer os mesmos questionamentos e acusações que ele faz. Mas por fim o amor prevalece, o amor mais puro e verdadeiro que deveria guiar toda a humanidade, o amor de Deus.
manu_menezes 25/08/2020minha estante
Livro apaixonante ?

Katia.Regina 25/08/2020minha estante
Demais Manu ??

Lili 08/09/2020minha estante
??????Show sua resenha !!!

Suellen vieira 10/09/2020minha estante
Obrigado

Mendes_ 15/01/2021

Citação:
"Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido"
OsLivrosDaTha 15/01/2021minha estante
Oie, queria convidar você a conhecer meu Instagram literário @oslivrosdatha ?

vicqs 15/01/2021minha estante
Esse é um dos meus livros favoritos da vida

Pri 19/01/2011

Péssimo
Haviam me alertado que a leitura era massante mais não esperava que fosse tanto... Abandonei no final já porque me dei conta que estava perdendo meu tempo.

Parece aula de evangelização dominical para crianças!
Fala sério...

A única coisa que gostei é o fato de o autor confrontar os estereótipos religiosos da maioria das pessoas ditas como 'religiosas' é só.

manu 12/02/2011minha estante
Eu acho, na minha opinião, uma pessoa que nao gostou desse livro, ta precisando ler um pouco mais e aprender a compreender certas coisas. A cabana pode ser interpletado de várias maneiras. Mas, uma é a correta e acho que nao é um auto ajudo, e sim uma reflexao de certas coisas que deixamos de lado!

Rafaelle 10/06/2011minha estante
Nossa, o melhor de tudo é ter que aguentar gente que achou esse livro o melhor de todos os tempos tentar mudar a opinião alheia. Tbm acho este livro uma piada, pega louco como já vi definirem por aqui.

Alex 29/04/2020

Divisor de águas!
Esse livro explica muito sobre o amor de Deus para com seus filhos, pra mim serviu como um divisor de águas na minha vida, um dos melhores livros que já li!
Laryssa.Belo 01/05/2020minha estante
Preciso muito ler esse livro. Todos falam muito bem???

Alex 01/05/2020minha estante
Leia, vale muito a pena!