A Cabana

A Cabana William P. Young

Resenhas - A Cabana

Gabi 15/10/2012

A Cabana - William P. Young
A Cabana era um livro muito comentados e isso me fez querer muito lê-lo. Eu tinha várias expectativas, algumas foram correspondidas outras não.
O livro trata mais de um cunho religioso, depois de ter sua filha morta brutalmente por um Serial Killer o protagonista é convidado a voltar a cena onde ocorreu o crime e passa um final de semana com três simbolos religiosos.
No livro são mostradas algumas teorias sobre a vida e sobre o que realmente acreditamos.
Vou ser franca, eu senti falta, no livro, de saber mas sobre o assassino e como foi a morte da filha dele.
É de fato um bom livro e nos faz refletir em certos aspectos! Se eu recomendo? Com toda certeza se você quer uma leitura mais séria e que vai te fazer refletir.
Já tô com 'De Volta a Cabana ' em mãos e vamos ver o que nos aguarda!
Aline 19/02/2013minha estante
Achei interessante a abordagem do perdão, é sempre uma questão a ser discultida!

Braulio 17/11/2012

Talvez eu vá para o inferno por ter escrito isso. Mas nem o inferno seria pior que ler novamente esse livro.
Pode a perda de tempo ser espalhada pelo papel e posta numa estante entre duas capas azuis? Se a perda de tempo em questão tiver Deus na história, não só pode, como vira best-seller.
O livro conta a história de Mack, e sua tragédia pessoal, na qual sua filha mais nova é raptada, violentada e morta por um psicopata que nunca foi encontrado, assim como o cadáver da garota. Mackenzie perde sua fé em Deus por ter permitido que tal coisa ocorresse.
Essa tragédia é tratada como um pano de fundo, um detalhe introdutório da história. Tivesse Mack perdido as lentes de contato e blasfemado por conta disso, a história poderia ter seguido do mesmo modo. O fato é que, anos depois do ocorrido, Mack recebe um convite de retornar à cabana em que sua filha foi assassinada.
Nessa cabana, Deus, que é um cara que gosta de se vestir de mulher e ser chamado de "papai", cozinha legumes e tenta convencer Mack, com a ajuda de Jesus, um sujeito feio e narigudo com alguma habilidade para carpintaria e do Espírito Santo, uma chinezinha que se diverte vendo pessoas correrem atrás de peixes, de que ele é uma pessoa boa, compreensiva, legal prá caramba. Nisso, Deus entrega para Mack o cadáver de sua filha e joga uma caminhonete nele quando está de saída, deixando-o três dias entre a vida e a morte. Coisa que só almas bondosas fazem com seus amigos...
Como já foi dito em várias resenhas, "A cabana" tem tudo para agradar a pessoas de todas as religiões, desde que, é claro, sejam cristãos luteranos, que acreditem na teoria do Design Inteligente, que não se incomodem com erros na tradução/diagramação/ortografia/etc.
Principalmente, o livro reafirma antigos dogmas. Dizer que ele é um ponto de ruptura na vida de uma pessoa pode ser verdadeiro, mas só se esse ponto de ruptura for a redefinição do que seria um livro ruim.
Fati 19/11/2012minha estante
Adorei sua resenha, muito verdadeira.

Thamires 27/01/2013

Mudou minha vida!
Confesso que fico surpresa com o tanto de pessoas que não gostaram desse livro. Já o li e reli várias vezes, e eu amo esse livro. Me ajudou a me aproximar de Deus de verdade! Acho um livro cheio de ensinamentos, um livro sensível, e me fez chorar várias vezes. Não é um livro religioso, ele é totalmente o oposto! Tem um espaço no meu coração, com certeza!
Aline 13/03/2013minha estante
Tambem não entendo com algumas pessoas não consegue gostar desse livro. Amei!!

Prosasuzana 27/06/2013

Um livro que não me convenceu
Comecei a ler o livro junto à um amigo meu que não tem religião e depois de discutirmos sobre, tirei algumas conclusões:

O romance é bem inofensivo e o excesso de sentimentalismo dele tem uma força maior do que se imagina. O autor consegue expor de maneira explícita os sentimentos de um pai que perdeu sua filha. Logo, ele apresenta Deus e a trindade como figuras totalmente distorcidas da impressão das pessoas. Deus, por exemplo, era uma mulher grande e negra, e chamada de "papai". Enquanto meu amigo leu o livro em poucos dias, cada vez mais entusiasmado com o fim, eu demorei porque achei a trama entediante. Isso é um exemplo nítido de como ela pode ser interpretada de maneiras diferentes por quem conhece, e por quem não tem conhecimento na bíblia, a palavra de Deus. E apesar da estória bonita, esse fato me preocupou e até hoje me incomoda muito.

E essa distorção ocorre na trama toda. Um Cristão que vê lindos quotes e frases marcantes no livro, como ficção, ao indicar a uma pessoa sem conhecimento, tudo isso pode ser interpretado de maneira totalmente fora de contexto por essa pessoa. E isso é um perigo.

No decorrer da estória, se você reler com atenção, poderá perceber que o autor investiu no sentimentalismo, porque sabemos, quando uma pessoa é tocada nesse ponto, tudo parece lindo e certo. Já ouviu aquela frase: "as pessoas não querem conselhos, elas querem que alguém diga que estão certas"? Então, é mais ou menos assim. Deus se apresenta, nesse livro, como uma figura de amor e paz, deixando seu lado de justiça. Tudo que ele indica é que: Deus dá imperfeições as pessoas e nossos erros só acontecem porque Deus pretende fazer coisas boas através deles, sendo que, nossos erros são sementes que sempre trazem frutos ruins à nossa vida.

Além disso, o inferno não é sequer citado nesse livro e o pai de Mack, um homem terrível, é mostrado no céu em uma parte do livro!! Acreditar no deus que é descrito nessa ficção é como esquecer da nossa salvação. Mesmo que Willian tenha a intenção de mostrar um Deus bondoso e amável nesse livro, coisa que muitos de nós cristãos deveríamos conhecer melhor, não podemos nos deixar levar pelos "bons sentimentos" que esse livro oferece.

Então, acho importante você ter uma base bíblica se quer ler esse livro, e o encare totalmente como uma ficção. Pois sim, tem quotes bonitos e passagens bem tocantes, que são interessantes. Mas não leve tudo ao pé da letra.

Sei que haverão pessoas que vão discordar da minha resenha, pois ela foi feita como crítica a cristãos que "mudaram suas visões de Deus após ler esse livro", para essas pessoas só posso dizer que a fonte mais confiável para você conhecer plenamente Deus e suas vontades é através da bíblia.
Jhones 02/07/2013minha estante
Concordo plenamente com vc! Tudo o que nós precisamos saber sobre Deus está na Biblia Sagrada. Gostei da história do livro, fala sobre a cura interior e é lindo o que Deus faz numa vida despedaçada pela culpa e feridas antigas.
Porém parece que o autor tenta dar uma "complementação" à bíblia dando "uma nova visão de Deus". Fora outras heresias e o teor liberalista que o livro contém... A Palavra de Deus deixa bem claro que Deus é amor mas é justiça também, portanto Ele não age só no amor, pois Ele é santo.
Não há citação de inferno ou o juízo de Deus, essas questões são frisadas diversas vezes na bíblia. Essa é a realidade e não há como fugir dela! Sem a santificação ninguém verá o Senhor!
Ao ler esse livro me perguntei se a Bíblia de William é diferente da minha...
Graça e paz!

Anderson.Pissinate 21/04/2013

A Cabana - Resumo
Uma obra fascinante onde Mackenzie Allen Philip, ou simplesmente MACK é o personagem central. De uma infância difícil e dolorosa ao lado de seu pai, MACK passa por muitos problemas ao longo da vida, mas nada comparado à perda de sua filha MISSY em um acampamento de férias. Evidências dão conta de que a menina foi brutalmente assassinada, mas a falta de seu corpo e a culpa por ter “permitido” que isso acontecesse deixa uma marca dolorosa em MACK. Alguns anos depois a perda, MACK recebe uma correspondência suspeita em sua residência que aparentemente teria sido enviada por Deus, com um convite para retornar a CABANA, onde anos antes se encontrou o vestido vermelho que MISSY usava no dia do seu desaparecimento. Ignorando evidência e suspeitas de que o convite poderia ser do assassino de sua filha, MACK retorna ao pior cenário de sua vida, e tal retorno muda a sua vida para sempre. Em um final de semana inteiro MACK experimenta um novo relacionamento com Deus, Jesus e o Espírito Santo e as respostas e experiência vividas por ele nos faz refletir sobre o nosso relacionamento com o Todo Poderoso e transforma a sua vida e a de quem lê o livro. Excepcional leitura.
Aline 21/10/2013minha estante
Adoro livros que me fazem refletir e este me fez refletir em algo que eu vejo como um das coisas mais difíceis de fazer, perdoa.

Roselaine 08/01/2013

bom mas com resalvas
muito bom o enredo,nos prende até chegar ao fim da historia!mas algumas questoes abordadas sobre Deus são de deixar qq um q conhece as Escrituras de cabelo em pé!!Pra quem tem um conhecimento de Deus,não abalará em nada sua fé e em algumas questões nos faz repensar sobre como servir e andar com Deus.Pra quem ainda é leigo no assunto,em alguns momentos se fará certa confusão mas de um modo geral acaba por incentivar a procura por este Deus q vive em nós!!!Basta querer,como diz a Escritura q Deus viva em nós!!!!!Fiquei muito aflita com relação ao sofrimento da pequena Missy,mas como em varias areas da nossa vida,Deus está presente conosco ou com aqueles q amamos e não podemos naquela determinada ocasião cuidar!isso me fez lembrar de varias situações dificeis q passei e Deus esteve sempre ao meu lado,mesmo sem vê-lo,fisicamente falando!!!
Bre 08/01/2013minha estante
Você está certíssima!

Mari 08/09/2013

A Cabana | Sem Querer me Intrometer
Já fazia muito tempo que eu queria ler esse livro, e acho que esperava tanto dele, que acabei me decepcionando. Achei que A Cabana me ensinaria muitas lições e me emocionaria muito, mas não foi exatamente isso que aconteceu.

A Cabana conta a estória de Mackenzie Allen, pai dedicado de cinco filhos, marido apaixonado por sua mulher Nan e um maravilhoso amigo para o escritor Willie. Apesar de nunca ter sido alguém muito comunicativo, Mack cativava à todos com suas boas conversas, até que uma tragédia apagou qualquer felicidade da alma desse homem.

Mack tinha viajado com seus três filhos mais novos (ainda crianças) para acampar em um belo local onde várias famílias costumavam passar um tempo juntos. Tudo estava tranquilo e encantador, e Mack percebia cada vez mais o quanto era apaixonado por seus filhos, principalmente, sua caçula, Missy, uma menina muito inteligente apesar da pouca idade.

Mas uma tragédia marcou a viagem da família: Com exceção de Missy, os outros filhos de Mack resolveram fazer um passeio de canoa no rio que cercava o local onde estavam acampando, quando de repente, a pequena canoa virou, colocando a vida dos dois em risco. Ao se deparar com aquela situação, Mack deixou Missy brincando próxima ao local e correu para ajudar os outros filhos.
O acidente foi evitado, mas ao voltar para onde a caçula estava, ela havia sumido.

Depois de investigações policiais, descobriu-se que Missy foi assassinada por um serial killer que costumava fazer vítimas daquela idade. Embora o corpo não tenha sido encontrado, a morte da pequena menina foi confirmada pelos investigadores.

A partir de então, Mack desligou-se totalmente de qualquer esperança na sociedade, inclusive, deixou de acreditar em Deus. Até que um dia, o protagonista recebe uma estranha carta, assinada por Papai, pedindo que ele o encontrasse na cabana onde Missy fora assassinada.
O pai de Mack, com quem ele nunca se deu bem, havia morrido há muitos anos, então, no início, Allen considerou aquela carta apenas uma brincadeira de péssimo gosto. Porém, ao lembrar-se que sua mulher, Nan, costumava referir-se à Deus como Papai, Mack resolveu que iria à cabana tentar entender o que estava acontecendo.

Chegando à cabana, Mack encontra-se com Deus, Jesus e o Espírito Santo, e passa dias aprendendo sobre a humanidade, a esperança, a maldade do mundo e a atuação divina na Terra.
Deus pretende fazer com que Mack volte a ter fé e comece, de fato, a encarar sua vida após a morte da filha.

A Cabana é um livro extremamente religioso. Embora muitas pessoas consigam desvincular as mensagens transmitidas na obra da filosofia cristã, eu sinceramente não consigo.
Até para mim, que acredito em Deus, foi extremamente difícil "engolir" algumas passagens de A Cabana. Achei a obra, em vários momentos, bastante forçada.

A narrativa é bastante complexa e exige muita atenção do leitor, o que atrasa um pouco a leitura. Porém, com a narração em primeira pessoa de Mack, temos acessos à várias emoções que fazem o livro valer a pena.

Volto a dizer que me decepcionei muito com o livro. Não consegui encontrar a mensagem positiva que procurava, infelizmente. Ainda sim, acredito que a leitura seja super válida para quem é cristão, ou simplesmente acredita em Deus.

site: http://www.semquerermeintrometer.com
Aline 15/09/2013minha estante
Amei este livro.
Também acho um livro religioso, onde o PERDÃO é algo que nós devemos cultivar diariamente, mesmo quando passamos por coisas terríveis como a família de Mack.

Fernanda 28/08/2013

Uma historia real !
A Cabana é lindo ! Emocionante, nos ensina um pouco sobre o mundo, as pessoas. Nos ensina como agir, e como aceitar melhor as coisas ! Entretanto "se você ler e não gostar, esse livro não foi escrito para você" !
Vlademir 31/08/2013minha estante
Com certeza Fernanda, este não foi escrito para mim, pois não gostei do livro. Ao contrario do que tenho lido em algumas resenhas e comentários, este não é um livro cristão e sim espírita. Traz um conceito de Deus que você não encontra de forma nenhuma na bíblia, para mim banaliza a imagem de Deus e tudo que um bom cristão deve seguir. Para mim quando se usa o nome de Deus não pode ser em vão, ao usá-lo, use-o com consciência e dentro do que está escrito em Sua Palavra.

Lelys 10/08/2013

Eu gostei!
Já vi muitas resenhas em que dizem que o livro é horrível, que não responde as perguntas teólogas e coisas do tipo..
Mas gente.. Quem foi que falou que o livro foi feito pra responder perguntas? É ficção.. uma historia inventada.. Mas que nos faz pensar em muitas coisas, perdão, em nossa relação com Deus.. e coisas do tipo...
Eu comecei a ler o livro sem pretensão de encontrar nada.. Apenas absorver a historia e tirar o melhor dela.. como faço com todos os outros livros.. e gostei bastante do que li..
Wilklecia 11/08/2013minha estante
Concordo com você; vi muitas resenhas criticando o livro por motivos errados, este livro não é de auto-ajuda, este livro mostra o valor do perdão e a nossa intimidade com Deus... gostei muito do livro e recomendo...

Ingrid 18/10/2013

Ruim de mais!
Bruna 14/01/2014minha estante
Bem ruinzinho mesmo :)

Manu 16/10/2015minha estante
"Mas é chata!"

Flávio 23/09/2013

A cabana é um livro que te enche de questionamentos, e que te surpreende em alguns pontos. Livro muito religioso e que pode se tornar ira de muitos fanáticos e não é nem de longe recomendado para ateus.
Ka Yen 26/09/2013minha estante
flávio, leia minha resenha. sou ateu e gostei do livro. =)

Taciane 17/07/2013

Livro ruim pra sempre, muito ruim, muito ruim, muito ruim!
Kálita 28/08/2013minha estante
Gostei! Bastante!

Monica 07/01/2013

INCRIVEL
ESSE LIVRO ME SURPREENDEU NAO CONSEGUIA PARAR DE LE, INCRIVEL COMO PODEMOS TER VISOES DIFERENTES DA MESMA CENA.
Bre 08/01/2013minha estante
Eu também.

larissa 11/04/2012

A história gira em torno de Mackenze Allen Phillips, um pai de família totalmente apaixonado por sua esposa, que tem a responsabilidade de educar cinco filhos sem poder falhar, isso porque, em sua infância, Mackenzie passou pelo trauma de ser espancado por seu pai, um homem totalmente entregue ao vício da bebida, e não queria, de maneira alguma, passar a mesma imagem aos seus filhos.

Contudo, em uma viagem bucólica, algo inesperado mudou totalmente o sentido da vida deste homem. Sua filha mais nova, Missy, foi seqüestrada e assassinada por um maníaco de garotas. Em uma incessante procura ,com a ajuda da polícia, por algum vestígio de sua pequena , Mack encontrou o vestido que sua filha usava no dia do sequestro, em uma cabana abandona.

Mackenzie se considerava o verdadeiro culpado pelo ocorrido e entrou em uma depressão profunda, chamada de Grande Tristeza. Este triste período fez com que sua relação com Deus se tornasse algo inexpressível em sua vida, pois o grande senhor nada havia feito para evitar aquela tragédia, e sua santidade havia se tornado um conceito frio e estéril.

Após três anos e meio da morte de Missy, Mack recebe um bilhete com a assinatura de Papai, modo carinhoso que sua esposa usava para se referir a Deus, com a seguinte frase: Já faz tempo. Senti sua falta. Estarei na cabana no fim de semana que vem, se você quiser me encontrar. "Papai".

No começo, Mack imaginava que isso seria apenas uma uma brincadeira de mau gosto, todavia não conseguia parar de pensar no bilhete, então decidiu ir até à cabana onde sua filha havia sido brutalmente assassinada.

Depois de fazer uma estafante viagem durante uma noite negrume, Mack chegou à velha cabana e se deparou com o mesmo cenário que havia lhe proporcionado a cena mais triste de sua vida, virou as costas e foi embora, insultando Deus de todas as formas possíveis. Entretanto, um vento forte fez com que ele virasse e reparasse, totalmente aparvalhado, com o cenário mais deslumbrante que já havia visto...

Não acreditando que aquele cenário poderia ser tangível, Mack se aproximou e adentrou-se à cabana. Sem palavras para descrever o que estava acontecendo, o homem encontrou três pessoas dentro do recinto: Deus, Jesus e seu Espírito Santo, todos representados por um estereótipo totalmente diferente que Mack imaginava.

Daí por diante, começa um enredo indescritível, por isso, apenas aconselho todos a lerem esta obra magnífica.

Raquel 12/05/2012minha estante
Uau! Que resenha detalhada! Gostei!