O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Babí 01/05/2020

Me tirando da ressaca literária
O Feiticeiro de Terramar é o tipo de aventura que adoça seu dia e, assim como fez comigo, tem a capacidade de acabar com uma ressaca literária.
É uma leitura cativante, rica e prazerosa, longe de ser a melhor ficção mas com certeza te faz viajar e aproveitar cada momento e cada personagem.

Caroline 14/04/2020

Uma história de além-mar
Gosto bastante do gênero de ficção-fantasia ambientado em era medieval. No início fiquei mais reticente com o protagonista, pois este se mostrava egoísta e ambicioso de maneira petulante e aborrecida. Justamente por isso, erra várias vezes, mas após o incidente que lhe garante a tão famosa cicatriz, Ged amadurece e torna-se pessoa muito melhor de acompanhar durante sua fuga/caçada para além do mar.
Além disso, a saída encontrada pelo personagem é muito interessante, mas achei o clímax meio corrido quando de fato o feiticeiro e a sombra se encontram.

Apesar de menor tamanho que os livros do gênero, os elementos de uma boa fantasia estão aí incorporados e nos deixam com curiosidade de seguir para o próximo livro.

Ewelin 07/04/2020

Uma surpresa
Gostei muito do livro, ele tem um passo interessante, e, embora tenha elementos comuns a outros livros de fantasia, consegue surpreender pela forma diferenciada que aborda, tanto o personagem, quanto a sequência de fatos que ocorrem na estória. Não gostei do segundo livro da coleção.

bayer_yago 01/04/2020

O feiticeiro de Terramar
Adorei esse livro,como a busca do personagem principal levou ao seu amadurecimento e como ele cresceu como pessoa e como mago.

Rose Gleize 14/03/2020

"Resenha provisória".
Adorei acompanhar a jornada e as viagens (que pareciam não ter fim) do protagonista Duny/Ged, o Gavião.
A escrita do texto para mim, que não estou acostumada a ler e nem sou uma amante de livros de fantasias, por vezes, foi muito complexa e a leitura, lenta e arrastada, por isso é um livro que, claro, dependendo do leitor, exige silêncio total ao redor e muita concentração para conseguir pegar e guardar cada pequeno detalhe para ser lembrado depois, necessariamente. As descrições das cenas são compridas e é possível perder-se muitas vezes enquanto está na metade delas, tendo que voltar ao início dos trechos e reler várias vezes até entender ou fazer sentido. Mas é um livro que vale a pena ser lido. Às vezes entediante, chato, desanimador, às vezes lento, repetitivo, às vezes calmo, doce e apaixonante, cativante, familiar, inspirador, motivador. Acalentou meu coração.
Depois de Ged, meu personagem favorito ficou sendo o Ogion, um homem (e mago) calmo, doce e pacífico (o primeiro mestre de Ged, em termos de magia, depois de sua tia, com quem Ged aprendeu os primeiros feitiços, e que lhe deu esse nome).
Ursula Kroeber Le Guin foi uma grande escritora mesmo! Admiro-a!

O Feiticeiro de Terramar — Ciclo Terramar — Livro I, de Ursula K. Le Guin.
176 páginas.
Editora Arqueiro.
2016.

Virginia Barros 05/03/2020

A viagem do auto-conhecimento
Ged é um aprendiz de feiticeiro com muito potencial, porém também está cheio de vaidade. Para provar seu poder diante dos colegas, realiza um feitiço proibido e acaba liberando uma sombra mortal que o persegue durante muito tempo. O mago precisa viajar por uma infinidade de mares e ilhas para desfazer o que começou. Uma história de fantasia em que o inimigo principal está dentro do próprio heroi.

site: https://umaloucadoslivros.blogspot.com/2020/04/resenha-o-feiticeiro-de-terramar-ursula.html

Mirele 07/02/2020

Um clássico da fantasia
Como um clássico, muitos clichês são descritos na história. Na verdade, muitos deles foram criados exatamente aqui. É engraçado ver o que inspirou alguns dos autores de fantasia que mais gosto. Como eles criaram seus mundos a partir de diferentes pontos de vista sobre essa obra. Uma das coisas mais interessantes é a forma como a autora é direta. Rothfuss se inspirou bastante nessa obra (talvez até descaradamente), mas com certeza não pegou essa parte. Apesar de tudo, não me senti envolvida o suficiente para continuar a saga. Ainda assim, uma ótima leitura.

Dark Schneider 31/01/2020

Se inspirou o Neil Gaiman, merece respeito...
Nunca tinha ouvido falar da autora, e teria passado batido a não ser por uma citação na capa:

"Ursula incutiu o conceito de magia na minha cabeça' -Neil Gaiman"

Cara! O Neil Gaiman é um dos meus escritores favoritos e um dos caras mais "mágicos" que já li, pra ele remeter sua inspiração pra escrever sobre coisas mágicas pra alguém, a pessoa deve ser muito boa mesmo!!!!

-E ela faz juz, e vai além.

É muito bom ler um livro sem saber nada sobre ele, gosto de ser surpreendido pela história, pelos personagens, e esse ganhou meu respeito. O livro trata de um rapaz chamado Ged, "o Gavião" destinado a ser o maior mago do mundo (Timothy Hunter? Harry Potter?), mas que começou mal... Muito mal... Ele tem as inquietações e dúvidas que toda criança/adolescente tem, e por isso faz merda... Com gosto, uma merda de proporções bíblicas que vai assombrar o resto de sua vida...

Terramar é um mundo estilo "One Piece" : Tudo oceano, com muitas ilhas e pouca terra, onde um mago é mais útil por saber chamar o vento e controlar a chuva do que lançando bolas de fogo...

Vejo nesse lvro também a inspiração pra outro personagem que adoro, Raistlin Majere (Dragon Lance, D&D)
, que, acredito, é uma cópia descarada de Ged, muito descarada mesmo... Mas não vejo bem como cópia na verdade, e sim como inspiração, homenagem... Já li muito isso e repito volta e meia, mas é muito verdade "As boas histórias já foram todas contadas, os bons escritores as contam de novo de forma melhor."

Mas o melhor de tudo no livro: É RÁPIDO DE LER!!! Não tem enrolação, ela não perde tempo demais descrevendo as cenas ou diálogos, é tudo rápido e fluido, e ficou ótimo!!! O único outro autor que conheço com esse estilo de prosa rápida é o Michael Moorcook, de "Elric", que também não é de enrolação.

Me conquistou essa senhora que eu não conhecia, e agora admiro pra caramba e recomendo!!! ;-)

Nat: 27/09/2019

Regular
A história pode ser boa, mas a narrativa em terceira pessoa não me agradou. O desenvolvimento é muito lento, e os personagens não são cativantes. Não foi uma boa experiência.

suzi 27/09/2019

gostei muito, escrita simples e direta , história encantadora e vc termina rapidinho.

Ely 07/09/2019

"Um homem que sabe que seu verdadeiro ser está inteiro não pode ser usado ou possuído por poder nenhum além de si mesmo."
A história de Ged é singular, e a construção desse livro é inovadora. Foi brilhante a ideia da autora em pensar: existem grandes magos, sim, mas como eles chegaram lá? E esse livro narra justamente essa passagem na vida do jovem mago Ged. É simples, com passagens de tempo bem diretas, mas que, de certa forma, cativam o leitor. É uma aventura de magia e descobrimento que vale a pena viver.

No início, não vou mentir, pensei muito sobre os detalhes, imaginando que aqui e ali poderia ter tido mais explicações, mas ler o posfácio me clareou a mente. A autora fala da época da criação da história e de suas convicções, tanto em mostrar ao mercado editorial um personagem principal sendo negro (quando a maioria, sabemos, não o é), quanto a ideia de apresentar uma historia de aventura sem a presença de guerras como pico de agitação, como a grande luta do bem com o mal; mais do que isso, ela nos faz parar para pensar em um outro tipo de revelação: nossa luta contra nós mesmos para moldarmos o nosso ser, a aceitação do bem e do mal que há dentro de nós para que sejamos completos.

Comprei esse livro em uma promoção, sem nunca ter ouvido falar nele e, com toda sinceridade, não me arrependo: Ged, o Gavião, sua amizade com Vetch, sua amabilidade com Ogion, o Silencioso, sua parceria com o pequeno Otak - Hoeg, sua esperteza com as mais variadas situações me proporcionou momentos bons com sua leitura e sabedoria.

"Mas somente a necessidade não era suficiente para libertar o poder: precisava haver conhecimento."

Leyne 29/07/2019

UM LIVRO ENCANTADOR
Fazia um tempo que eu estava travada na leitura, então decidi ler esse livro e confesso que eu não estava esperando muito. Mas logo de cara me deparei com um história simplesmente e completamente ENCANTADORA. Eu amei tudo nessa história, não só as aventuras e fantasias, mas também o crescimento e amadurecimento do Ged, um personagem intenso e profundo. Além da escrita ser maravilhosa e ter me cativado muito. Simplesmente apaixonada.

Rita625 17/07/2019

Uma leitura viciante e cheia de aventuras
O livro é fantástico e viciante. Adorei. Ged é um personagem muito carismático e mesma nas poucas páginas o amadurecimento do personagem é bem convincente. Uma das coisas q mais gostei é q ele é direto, possui uma escrita simples e objetiva. É um excelente livro pra começar nesse gênero de livros fantásticos pra quem não está acostumado. E outra coisa, o livro não tem nem 200 páginas, então a leitura é bem rápida. O posfácio é outro detalhe a parte, onde a autora narra sua trajetória na escrita do livro e suas considerações pessoais. Pra mim, especialmente, tem um gostinho muito singular saber que estou lendo um livro que foi lançado a mais de 50 anos, o que para leitores mais desatentos podem desconsiderar esse detalhe e concluir que a obra é uma cópia descarada de tantos outros livros do gênero, o que é totalmente oposto, o livro é considerado um clássico e fonte de inspiração para tantas obras que surgiriam anos depois. Mais do que um excelente passatempo, eu adorei, vou guardar esse livro e essa serie com muito carinho no meu coração.

Senpai 01/07/2019

Um pouco sobre o livro
O livro é bem legal apesar da demora para que a historia venha a ser entendida pelo leitor, apesar de pensar que isso possa variar de leitor para leitor ainda acredito que a forma que o livro foi construído leve a essa demora de compreensão do mundo em que se passa a historia,
temos pontos levantados pela autora muito interessantes mas que o leitor só passa a entender depois que ler o posfácio do livro, que por sinal na minha opinião foi a melhor parte do livro em si mesmo que não focasse directamente na historia.
Todos devem dar uma chance a esse livro, para o primeiro livro de fantasia da autora está realmente de parabéns.